Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Brasil 21.05.2022 20:00

Uma permanente zona de conflito

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Fenômeno presente na vida política, pelo menos, desde o início do atual mandato presidencial, em 2019, o clima de tensão entre o Executivo e o Judiciário esquentou mais uma vez nos últimos dias, com os recentes embates entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a cúpula do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da Folha de Pernambuco.

Depois de apresentar uma notícia-crime na própria Corte contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news que investiga o mandatário e apoiadores, o chefe do Governo Federal se voltou novamente contra membros da instituição.

Temos três ministros que infernizam, não é o presidente, mas o Brasil: [Edson] Fachin, [Luís Roberto] Barroso e Alexandre de Moraes. Esse último é o mais ativo”, afirmou, em entrevista divulgada na sexta-feira.

Na visão de analistas ouvidos pela Folha de Pernambuco, a conduta do presidente não só é parte da própria personalidade do líder político desde quando era deputado, como deve permanecer enquanto estratégia de confronto para a campanha de reeleição.

Tensão permanente

A crise entre os Poderes aberta nesta semana é reflexo de um embate que vem se estendendo nos últimos anos em meio a trocas de farpas e notas de repúdio. Relator do inquérito que investiga o presidente, entre outras pessoas, por espalhar notícias falsas e incentivar ataques à democracia e ao Estado de Direito, o ministro Alexandre de Moraes tem sido um dos alvos principais. Ainda no ano passado, durante as manifestações organizadas por apoiadores no feriado da Independência, o mandatário já tinha pedido o impeachment do ministro. 

Em janeiro, os ânimos voltaram a se acirrar quando o presidente descumpriu uma intimação expedida por Moraes para depor no inquérito sobre o vazamento de uma investigação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante uma live. Cinco meses depois, na última terça, Bolsonaro enviou à Suprema Corte uma notícia-crime contra o magistrado por suposto abuso de autoridade na condução do caso sobre as fake news.

 A ação foi rejeitada na quarta-feira pelo ministro Dias Toffoli, que reiterou que não havia crime na conduta de Moraes.

Tática eleitoral

A recente fala sobre ministros que “infernizam” o País tem um componente a mais neste ano eleitoral, visto que Barroso, Fachin e Moraes são, respectivamente, ex, atual e futuro presidentes do TSE. O último, inclusive, é quem estará no cargo em outubro, quando ocorrem as eleições, outro alvo constante de contestações por parte de Bolsonaro, que põe em dúvida a contagem de votos na urna eletrônica e já se declarou favorável à volta da votação em papel.

“Esse clima de eterno confronto contra as instituições e, mais especificamente, o Judiciário faz parte da narrativa que ele usou para ser eleito e que utiliza para manter o seu grupo de eleitores fiéis”, observa o cientista político José Mário Wanderley Gomes.

“O bolsonarismo, desde o início, se baseia no argumento de que Bolsonaro é um ‘outsider’ da política e das instituições e que ele, sua família e seus apoiadores estariam sempre sendo perseguidos”. Zona de conflito Além de se antecipar a qualquer decisão desfavorável, descredibilizando de antemão a Justiça, essa postura reforça o perfil que fez de Bolsonaro um personagem em ascensão na política brasileira.

Nesse sentido, na avaliação da cientista política Priscila Lapa, os embates com os ministros do STF mantêm o presidente no que ela chama de “zona de conflito”. “Ele não foi forjado no discurso programático, de conciliação, mas num contexto de enfrentamento, e, por meio disso, busca afirmar sua personalidade e liderança. Isso gera, sim, uma identificação em um conjunto do eleitorado, que enxerga isso como protagonismo político”, afirma. A especialista lembra que Bolsonaro, ainda no início do mandato, também tensionava com o Congresso, até se aliar ao Centrão.

“Ele começou fazendo esse discurso muito voltado para o Legislativo, mas precisa dele para governar, fazendo, hoje, o jogo clássico do presidencialismo de coalizão. Entendeu essa regra do jogo, trouxe o Centrão para dentro do governo por pressão. Ele encontra no Judiciário a fonte de se manter nessa zona de conflito, desgastar as instituições e animar a sua base”, analisa.

Combate aos “inimigos”

Extrapolando os limites das disputas comuns na política, o presidente e o grupo que o endossa acabam por reproduzir um discurso maniqueísta. “Não há adversários políticos democráticos, mas inimigos de um projeto que ele diz representar.

Com os inimigos você não dialoga, você enfrenta com todas as armas que tiver”, avalia o professor José Mário Wanderley Gomes. Essa tática também alimenta o descrédito nas instituições e, em particular, nos órgãos judiciais. “Isso fica evidente quando as últimas pesquisas mostram o ceticismo de parte da população com o Supremo. É o reflexo bolsonarista”, diz o cientista político Alex Ribeiro. Reações da Justiça Ao subirem o tom contra os magistrados, o presidente e seus auxiliares também assistem, por vezes, a uma reação mais firme dos ministros.

“Você provoca tanto alguém, que, em algum momento, perde a razão, e você diz: ‘Tá vendo que eu sou vítima? Olha o ministro falando fora dos autos ou abrindo um inquérito onde não deveria abrir’. É uma postura que, diante da iminência da disputa eleitoral, já prepara o discurso de que, caso perca, a culpa é do árbitro”, analisa o professor Wanderley Gomes.

À medida que os confrontos se acirram, a radicalização também aumenta.

“Existe aí a ação de um, a reação de outro. Enquanto não houver um rompimento mais drástico desse conflito, vai sempre um avançando no terreno do outro naquela tentativa de medir forças”, afirma a professora Priscila Lapa.  “Acho que a Justiça tem o papel de agir dentro da legalidade. Essa vai ser sempre a linha discursiva-argumentativa do Judiciário de encontrar saídas judiciais para essa crise que é política”.

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 27.06.2022 14:00

Mais um vereador do PSB declara apoio à Marília e deve ser expulso

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ligado ao grupo político comandado pelo deputado federal e pré-candidato a vice-governador de Pernambuco, Sebastião Oliveira, o vereador de Gravatá Cabritinha, o mais votado do PSB no município e terceiro mais votado entre os eleitos, aderiu ao palanque de Marília Arraes (SD).

"Marília é a melhor opção para governar o nosso Estado. Acredito que com ela, Pernambuco vai reencontrar o caminho do desenvolvimento. Nos últimos anos, ficamos estagnados no tempo", destacou Cabritinha.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 27.06.2022 13:00

Lula vem a Pernambuco no Festival de Inverno de Garanhuns

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

EXCLUSIVO

O ex-presidente Lula, pré-candidato ao Planalto pelo PT, já deu o sinal para a data que estará em Pernambuco no primeiro ato para encher o balão de Danilo Cabral, pré-candidato do PSB ao Governo do Estado. Será no final da primeira quinzena de julho durante o Festival de Inverno de Garanhuns. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Pernambuco 27.06.2022 12:30

Líder FM Recife 93,5 no Frente a Frente

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A partir de hoje, Líder FM Recife  93,5, com sede em Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana, passa a integrar a Rede Nordeste de Rádio, transmitindo, no horário das 18 às 19 horas, o Frente a Frente, programa ancorado por este blogueiro em rede para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia.

À equipe da Líder FM Recife, sob o comando de André Silva, as nossas boas vindas!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 27.06.2022 12:00

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O poeta Ronaldo Cunha Lima, então governador da Paraíba, homenageando, em versos, os 25 anos de mundo poético do grande repentista Sebastião Dias, em setembro de 1996. A foto é do arquivo de Sebastião, eleito mais na frente prefeito de Tabira. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 27.06.2022 11:45

Confirmado por Bolsonaro, Braga Netto deve focar atuação no RJ e em MG

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Confirmado por Jair Bolsonaro para o posto de candidato a vice-presidente, o general da reserva Walter Braga Netto deve deixar, nesta semana, o cargo que ocupa no governo federal e fazer viagens ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais. As informações são do portal CNN.

A legislação eleitoral estabelece que servidores da administração direta ou indireta que queiram ser candidatos precisam deixar seus cargos na iniciativa pública três meses antes do primeiro turno, ou seja, até 2 de julho.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Pernambuco 27.06.2022 11:30

Pré-candidata a Câmara Federal, Iza Arruda prestigia São João de Vitória

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A presidente do MDB Mulher Pernambuco e pré-candidata a deputada federal, Iza Arruda, prestigiou o São João de Vitória de Santo Antão, neste final de semana. Ao lado do prefeito Paulo Roberto, ela celebrou a volta dos festejos juninos. A festa, que leva o nome “Vitória do Pé de Serra”, segue até a próxima terça-feira com atrações locais e nacionais. 

Para Iza, além de valorizar as tradições nordestinas, a festa é uma oportunidade para o comércio local. "Com muita alegria a gente volta a celebrar o São João. Vitória faz uma festa linda, celebrando o nosso forró. Além disso é uma grande oportunidade de gerar emprego e renda para nossa população. Ganha a população e ganha nosso comércio", contou. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 27.06.2022 11:00

Marília e Sebastião recebem apoio do prefeito de Chã Grande

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Durante encontro realizado, ontem, em Gravatá, que teve Sebastião Oliveira como anfitrião, o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre (Avante), carimbou o seu apoio ao projeto político encabeçado pela deputada federal e pré-candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes.

"Diogo Alexandre é um gestor de destaque, que tem realizado um excelente trabalho em Chã Grande. O seu apoio fortalece bastante a nossa missão de recolocar o Estado no lugar que sempre ocupou no cenário nacional. Vamos, juntos, melhorar a qualidade do de quem mais precisa", destacou o líder do Avante na Câmara Federal e pré-candidato a vice-governador, Sebastião Oliveira. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 27.06.2022 10:30

Planalto monta ofensiva para implodir CPI do MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ao blog da Andréia Sadi, hoje, que vai aguardar o requerimento da CPI do MEC para se pronunciar sobre a instalação da comissão que quer apurar um esquema de corrupção na pasta.

Pacheco, que está fora do país, diz que vai discutir o tema a partir de amanhã, quando volta ao Brasil. “Não vou me precipitar, vamos aguardar o requerimento”, disse.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 27.06.2022 10:00

Público força entrada após pátio lotar em Petrolina

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um tumulto foi registrado, na noite do último sábado, na entrada principal do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, onde ocorre o São João de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a confusão começou após o fechamento dos portões devido à lotação máxima do espaço (100 mil pessoas). As informações são do JC Online.

No sábado, penúltima noite da festa, as atrações eram Pedro Cavalcante, Simone (da dupla com Simaria), Pedro Sampaio, Gusttavo Lima e Ávine Vinny. Segundo a PM, o público que não conseguiu entrar começou um tumulto na entrada principal do pátio para forçar a entrada, "com arremesso de pedras, garrafas de vidro, pedaços de ferro e madeira" contra o policiamento e seguranças do evento.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 27.06.2022 09:30

João Campos e os desertos recifenses

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Alvíssaras! O prefeito João Campos enviou projeto à Câmara Municipal para desapropriar os imóveis abandonados nos desertos de Recife, revela o bicho-grilo Adalbertovsky. Dizei-nos, periodista, existem desertos nesta cidade lendária? “Claro que sim. As avenidas Guararapes, Imperador, os bairros centrais da cidade são desertos urbanos. O Saara é aqui. O decreto do prefeito institui a cobrança do IPTU Progressivo com alíquota dobrada a cada ano sobre imóveis abandonados”.

“Se o IPTU Progressivo motivar interesse dos proprietários em negociar com a prefeitura para adequação com fins de moradias sociais, beleza. Mexer com gente de dinheiro e de poder é complicado, todos sabemos. Os velhos pardieiros abandonados dos bairros centrais de Recife constituem um flagrante urbanístico de falta de serventia em termos de moradia e comércio. Os tradicionalistas poderão falar em valor arquitetônico ou histórico.  Fazer o que com os pavimentos vazios dos prédios da Av. Guararapes? Restaram apenas os versos de Carlos Pena Filho nas paredes do Bar Savoy. Os blocos de concreto da avenida hoje são apenas inútil paisagem”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 27.06.2022 09:00

Discriminado pela ditadura, Miguel Arraes foi posto na Galeria dos Ex-governadores no Palácio das Princesas por Marco Maciel

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Capítulo 13 

Durante o regime militar que dirigiu o Brasil de 1964 a 1985 havia o clamor pela volta de líderes forçados a buscar exílio no Exterior. Com a Lei da Anistia, finalmente sancionada em agosto de 1979, personagens que tiveram seus direitos políticos cassados pela Revolução puderam retornar ao País. Em Pernambuco, Miguel Arraes, que havia governado o Estado, cassado no golpe de 64, era um deles.

...



compartilhamentos
Coluna 27.06.2022 00:00

Coluna da segunda-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pobreza de vergonha, vergonha da pobreza

O Imds (Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social), entidade fundada e financiada pelo economista Armínio Fraga, acaba de divulgar um importante estudo sobre a pobreza no Brasil. Para tristeza geral, revelou-se que 47,3 milhões de brasileiros terminaram o ano passado na pobreza. Isto equivale a 22,3% do total da população brasileira, o maior percentual em dez anos.

...



compartilhamentos
Brasil 26.06.2022 21:00

Situação econômica piorou nos últimos meses para 67% dos brasileiros

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pesquisa do DataFolha, divulgada, hoje, pela Folha de S. Paulo, aponta que para 67% dos brasileiros, a situação econômica do país nos últimos meses piorou. E, com a inflação generalizada dos preços e a queda da renda do trabalho, 63% dos brasileiros sentem que não ganham o necessário para cobrir as despesas do dia a dia. O instituto entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades na quarta-feira (22) e quinta (23). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.

O instituto aponta que 63% dos brasileiros afirmam não ganhar o necessário e têm problemas financeiros em casa. Desse contingente, 37%, declaram que o dinheiro da família hoje não é suficiente, e que às vezes até falta. Outros 26% afirmam que ganham muito pouco, o que traz dificuldades.

...



compartilhamentos