Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Brasil 24.05.2022 09:30

PSDB sai menor que Doria e caminha para a irrelevância

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Vera Magalhães, O Globo

A desistência de João Doria em participar da sucessão presidencial é uma derrota para alguém que viveu para essa candidatura nos últimos quatro anos, mas o PSDB saiu menor que seu agora ex-pré-candidato desse episódio dos mais lamentáveis da política nacional recente -- e olha que a concorrência é extensa.

O que se viu no último ano foi um partido fingindo que desejava fazer prévias inéditas para escolher seu candidato, depois de décadas fazendo essa definição num pequeno grupo de caciques.

O fingimento tinha propósito: os dirigentes tucanos imaginavam que conseguiriam vencer Doria, ainda visto como um cristão-novo nas artes da política, e que teria dificuldade de inserção para além das fronteiras de São Paulo.

Só que uma marca do ex-governador é a obstinação diante de um desejo. Além disso, Doria contou com o empenho de seu então vice-governador, Rodrigo Garcia, ávido para que a cadeira do Palácio dos Bandeirantes fosse logo desocupada para que ele pudesse colocar em prática o próprio projeto eleitoral.

Com uma máquina poderosa acionada no único Estado no qual o PSDB ainda é grande, Doria venceu as prévias, para muxoxo da cúpula do partido, que continuou trabalhando contra ele.

A partir daí, o que se viu foi um show de horrores da baixa política. Se você faz uma prévia tem de estar preparado para acatar seu resultado, que pode ser a vitória daquele com quem você não vai com a cara.

O PSDB passou a ser mais ativo que Jair Bolsonaro na campanha de destruição da imagem do próprio candidato, levando a antiga tendência ao tucanocídio ao estado da arte.

A falta de traquejo político do então pré-candidato só agravou o quadro. Tanto que, mesmo sendo claramente sabotado, Doria não conseguiu angariar simpatia interna nem solidariedade do eleitor, que continuou arredio ao seu nome nas pesquisas.

É difícil imaginar que um partido que chegou a esse grau de corrosão das regras básicas de ética e civilidade na convivência interna possa fazer a diferença na candidatura de quem quer que seja.

Ainda que esteja na chapa de Simone Tebet -- isso se a senadora vencer sua própria prova interna diante de outra legenda propensa à traição e ao sacrifício dos seus quadros -- que PSDB será esse? Certamente não o que governou o país por oito já longínquos anos, dos quais resta um saudosismo meio vintage e não muito mais.

Nos Estados, o quadro é de terra arrasada. Candidatos a governador acovardados diante da polarização entre Lula e Bolsonaro se dedicam a um "mimimi" vitimista segundo o qual sua falta de chances seria culpa de Doria, e não da completa ausência de projeto da sigla da qual fazem parte.

Mesmo em São Paulo, onde Garcia acabou sendo um dos algozes finais do declínio de Doria, as chances de manter a "cidadela tucana" nunca foram tão duvidosas. A máquina certamente conta, haja visto que Márcio França foi ao segundo turno em 2018. Mas ali não havia, como hoje, a nova dicotomia PT-bolsonarismo, traduzida em solo paulista nas candidaturas de Fernando Haddad e Tarcísio Gomes de Freitas.

O entorno de Rodrigo Garcia parecia enxergar em Doria o elemento radioativo a impedir o (neo)tucano de crescer. Mas a associação com Bolsonaro e Lula pode ser um elemento mais forte do que essa análise rasa supõe, e deixar o governador fora do radar de uma parcela relevante do eleitorado.

Caberá a ele tentar capitalizar os bons resultados do governo sem creditar a Doria o que é de Doria, apagando de certa maneira o titular da chapa de 2018 da fotografia. Isso já começa a ser feito. Tanto que a ausência do sucessor na melancólica despedida do ex-governador se fez notar. No mesmo momento, Garcia estava sorridente numa agenda no interior do Estado, com o semblante de quem tirou um peso das costas.

Doria certamente perdeu nessa sucessão de puxadas de tapete. Achou, de forma que mistura doses iguais de arrogância e ingenuidade, que seria possível replicar no Brasil seus sucessos semi-empresariais no PSDB paulista, sem se dar conta da diversidade e da complexidade da política nacional, e sem mensurar o tamanho do estrago que Bolsonaro conseguiu operar em sua imagem, mesmo com a vacina.

Mas o PSDB sai bem menor e com a calça mais apertada, além de furada nos fundilhos. Se tornou um partido nanico não só na relevância e no tamanho, mas pela pequenez dos gestos e a mesquinharia dos propósitos. Um partido que não anseia de fato defender a democracia e pensar o futuro não merece a confiança do eleitor. E a sigla que um dia se dissociou do PMDB com esse sonho agora é uma sombra canhestra do que já foi.

*Jornalista e colunista

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 27.06.2022 14:00

Mais um vereador do PSB declara apoio à Marília e deve ser expulso

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ligado ao grupo político comandado pelo deputado federal e pré-candidato a vice-governador de Pernambuco, Sebastião Oliveira, o vereador de Gravatá Cabritinha, o mais votado do PSB no município e terceiro mais votado entre os eleitos, aderiu ao palanque de Marília Arraes (SD).

"Marília é a melhor opção para governar o nosso Estado. Acredito que com ela, Pernambuco vai reencontrar o caminho do desenvolvimento. Nos últimos anos, ficamos estagnados no tempo", destacou Cabritinha.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 27.06.2022 13:00

Lula vem a Pernambuco no Festival de Inverno de Garanhuns

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

EXCLUSIVO

O ex-presidente Lula, pré-candidato ao Planalto pelo PT, já deu o sinal para a data que estará em Pernambuco no primeiro ato para encher o balão de Danilo Cabral, pré-candidato do PSB ao Governo do Estado. Será no final da primeira quinzena de julho durante o Festival de Inverno de Garanhuns. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Pernambuco 27.06.2022 12:30

Líder FM Recife 93,5 no Frente a Frente

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A partir de hoje, Líder FM Recife  93,5, com sede em Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana, passa a integrar a Rede Nordeste de Rádio, transmitindo, no horário das 18 às 19 horas, o Frente a Frente, programa ancorado por este blogueiro em rede para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia.

À equipe da Líder FM Recife, sob o comando de André Silva, as nossas boas vindas!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 27.06.2022 12:00

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O poeta Ronaldo Cunha Lima, então governador da Paraíba, homenageando, em versos, os 25 anos de mundo poético do grande repentista Sebastião Dias, em setembro de 1996. A foto é do arquivo de Sebastião, eleito mais na frente prefeito de Tabira. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 27.06.2022 11:45

Confirmado por Bolsonaro, Braga Netto deve focar atuação no RJ e em MG

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Confirmado por Jair Bolsonaro para o posto de candidato a vice-presidente, o general da reserva Walter Braga Netto deve deixar, nesta semana, o cargo que ocupa no governo federal e fazer viagens ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais. As informações são do portal CNN.

A legislação eleitoral estabelece que servidores da administração direta ou indireta que queiram ser candidatos precisam deixar seus cargos na iniciativa pública três meses antes do primeiro turno, ou seja, até 2 de julho.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Pernambuco 27.06.2022 11:30

Pré-candidata a Câmara Federal, Iza Arruda prestigia São João de Vitória

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A presidente do MDB Mulher Pernambuco e pré-candidata a deputada federal, Iza Arruda, prestigiou o São João de Vitória de Santo Antão, neste final de semana. Ao lado do prefeito Paulo Roberto, ela celebrou a volta dos festejos juninos. A festa, que leva o nome “Vitória do Pé de Serra”, segue até a próxima terça-feira com atrações locais e nacionais. 

Para Iza, além de valorizar as tradições nordestinas, a festa é uma oportunidade para o comércio local. "Com muita alegria a gente volta a celebrar o São João. Vitória faz uma festa linda, celebrando o nosso forró. Além disso é uma grande oportunidade de gerar emprego e renda para nossa população. Ganha a população e ganha nosso comércio", contou. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 27.06.2022 11:00

Marília e Sebastião recebem apoio do prefeito de Chã Grande

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Durante encontro realizado, ontem, em Gravatá, que teve Sebastião Oliveira como anfitrião, o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre (Avante), carimbou o seu apoio ao projeto político encabeçado pela deputada federal e pré-candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes.

"Diogo Alexandre é um gestor de destaque, que tem realizado um excelente trabalho em Chã Grande. O seu apoio fortalece bastante a nossa missão de recolocar o Estado no lugar que sempre ocupou no cenário nacional. Vamos, juntos, melhorar a qualidade do de quem mais precisa", destacou o líder do Avante na Câmara Federal e pré-candidato a vice-governador, Sebastião Oliveira. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 27.06.2022 10:30

Planalto monta ofensiva para implodir CPI do MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ao blog da Andréia Sadi, hoje, que vai aguardar o requerimento da CPI do MEC para se pronunciar sobre a instalação da comissão que quer apurar um esquema de corrupção na pasta.

Pacheco, que está fora do país, diz que vai discutir o tema a partir de amanhã, quando volta ao Brasil. “Não vou me precipitar, vamos aguardar o requerimento”, disse.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 27.06.2022 10:00

Público força entrada após pátio lotar em Petrolina

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um tumulto foi registrado, na noite do último sábado, na entrada principal do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, onde ocorre o São João de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a confusão começou após o fechamento dos portões devido à lotação máxima do espaço (100 mil pessoas). As informações são do JC Online.

No sábado, penúltima noite da festa, as atrações eram Pedro Cavalcante, Simone (da dupla com Simaria), Pedro Sampaio, Gusttavo Lima e Ávine Vinny. Segundo a PM, o público que não conseguiu entrar começou um tumulto na entrada principal do pátio para forçar a entrada, "com arremesso de pedras, garrafas de vidro, pedaços de ferro e madeira" contra o policiamento e seguranças do evento.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 27.06.2022 09:30

João Campos e os desertos recifenses

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Alvíssaras! O prefeito João Campos enviou projeto à Câmara Municipal para desapropriar os imóveis abandonados nos desertos de Recife, revela o bicho-grilo Adalbertovsky. Dizei-nos, periodista, existem desertos nesta cidade lendária? “Claro que sim. As avenidas Guararapes, Imperador, os bairros centrais da cidade são desertos urbanos. O Saara é aqui. O decreto do prefeito institui a cobrança do IPTU Progressivo com alíquota dobrada a cada ano sobre imóveis abandonados”.

“Se o IPTU Progressivo motivar interesse dos proprietários em negociar com a prefeitura para adequação com fins de moradias sociais, beleza. Mexer com gente de dinheiro e de poder é complicado, todos sabemos. Os velhos pardieiros abandonados dos bairros centrais de Recife constituem um flagrante urbanístico de falta de serventia em termos de moradia e comércio. Os tradicionalistas poderão falar em valor arquitetônico ou histórico.  Fazer o que com os pavimentos vazios dos prédios da Av. Guararapes? Restaram apenas os versos de Carlos Pena Filho nas paredes do Bar Savoy. Os blocos de concreto da avenida hoje são apenas inútil paisagem”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 27.06.2022 09:00

Discriminado pela ditadura, Miguel Arraes foi posto na Galeria dos Ex-governadores no Palácio das Princesas por Marco Maciel

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Capítulo 13 

Durante o regime militar que dirigiu o Brasil de 1964 a 1985 havia o clamor pela volta de líderes forçados a buscar exílio no Exterior. Com a Lei da Anistia, finalmente sancionada em agosto de 1979, personagens que tiveram seus direitos políticos cassados pela Revolução puderam retornar ao País. Em Pernambuco, Miguel Arraes, que havia governado o Estado, cassado no golpe de 64, era um deles.

...



compartilhamentos
Coluna 27.06.2022 00:00

Coluna da segunda-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pobreza de vergonha, vergonha da pobreza

O Imds (Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social), entidade fundada e financiada pelo economista Armínio Fraga, acaba de divulgar um importante estudo sobre a pobreza no Brasil. Para tristeza geral, revelou-se que 47,3 milhões de brasileiros terminaram o ano passado na pobreza. Isto equivale a 22,3% do total da população brasileira, o maior percentual em dez anos.

...



compartilhamentos
Brasil 26.06.2022 21:00

Situação econômica piorou nos últimos meses para 67% dos brasileiros

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pesquisa do DataFolha, divulgada, hoje, pela Folha de S. Paulo, aponta que para 67% dos brasileiros, a situação econômica do país nos últimos meses piorou. E, com a inflação generalizada dos preços e a queda da renda do trabalho, 63% dos brasileiros sentem que não ganham o necessário para cobrir as despesas do dia a dia. O instituto entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades na quarta-feira (22) e quinta (23). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.

O instituto aponta que 63% dos brasileiros afirmam não ganhar o necessário e têm problemas financeiros em casa. Desse contingente, 37%, declaram que o dinheiro da família hoje não é suficiente, e que às vezes até falta. Outros 26% afirmam que ganham muito pouco, o que traz dificuldades.

...



compartilhamentos