Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Brasil 24.05.2022 13:00

Nova troca de comando na Petrobras pode ferir Lei das Estatais

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Terceiro nomeado para comandar a Petrobras no governo de Jair Bolsonaro, Caio Paes de Andrade assume a empresa sem experiência no setor, o que pode levar à judicialização da sua nomeação por ferir a lei das estatais, e em meio a uma nova onda de críticas do presidente à política de preços da empresa, que está atrelada ao mercado internacional. Os repasses e altas recorrentes do preço na bomba afetam a popularidade do presidente, que busca a reeleição. As informações são do O Globo.

Esse movimento do mercado externo é mais pressionado pela guerra na Ucrânia, que elevou o preço do petróleo no mundo todo. O governo também trava uma queda de braços com os estados para conseguir reduzir o preço dos combustíveis na marra, sobretudo do diesel, que contamina mais a inflação já acelerada.

Por fim, ele assume a estatal quando o governo decide começar os estudos para a privatização da empresa. Citada como prioridade do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, a privatização da Petrobras tem pouca chance de sair do papel neste governo. Veja os desafios do novo presidente da Petrobras.

Falta de experiência no setor

Paes de Andrade não tem experiência no setor, conforme exige a Lei das Estatais. Essa não foi a primeira indicação de alguém sem o currículo necessário para o cargo: o general Joaquim Silva e Luna também não tinha atuado no setor de petróleo e possuía curta experiência no setor de energia.

O novo comandante da Petrobras traz como trunfo o vasto conhecimento de política econômica e alinhamento com outras pastas, principalmente com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Adolfo Sachsida (Minas e Energia). Mas a falta de experiência no setor energético pesa negativamente e pode promover uma judicialização da sua nomeação por ferir a lei das estatais.

Política de preços é criticada por Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro elevou o tom das críticas à política de preços da Petrobras, que classificou de “crime”. Ele também disse que o lucro da estatal, que marcou resultado de R$ 44,6 bilhões no primeiro trimestre era um estupro. As sucessivas altas nos preços dos combustíveis já tinham levado o presidente a trocar o ministro Bento Albuquerque – no início deste mês, ele demitiu Bento Albuquerque e substituiu por Adolfo Sachsida. A preocupação do presidente é com o impacto do preço dos combustíveis em sua popularidade, já que tentará a reeleição em outubro.

A política de preços da Petrobras mantém paridade com a cotação do petróleo no mercado internacional. Isso quer dizer que à medida que o preço do petróleo sobe lá fora, repasses são feitos por aqui. O resultado é que gasolina e diesel acabam custando mais caro. O presidente cobra mudanças, mas não diz o que poderia ser feito. No Congresso, havia um projeto que promovia mudanças na política de preços da estatal e a criação de um fundo de estabilização de preços, que não era bem visto pela equipe econômica.

Guerra da Ucrânia e mercado de petróleo

O preço dos combustíveis na bomba aqui no Brasil depende da cotação do petróleo no mercado internacional, que atualmente está mais pressionado pela guerra da Ucrânia. A Rússia é um dos grandes países produtores de petróleo e vem sofrendo diversas sanções econômicas por causa da invasão da Ucrânia, num contexto em que a oferta mundial da commodity já não acompanhava a demanda na retomada da economia no pós-pandemia. Todos esses fatores fazem com que a cotação do barril de petróleo suba.

Além da oscilação do preço da commodity, o câmbio também vai afetar o custo final dos combustíveis no Brasil. Após um período de queda do dólar, em março, a moeda americana voltou a subir, o que faz com que esse custo fique ainda mais pressionado. A Petrobras não represa esses aumentos e repassa a elevação dos custos ao consumidor final.

ICMS e tributação do setor

Na composição do preço dos combustíveis, os tributos têm peso grande. Nesse momento, o governo trava uma disputa com os estados para tentar diminuir o custo dos combustíveis na bomba. Após zerar PIS e Cofins, tributos federais, do diesel até o final do ano, o governo mira em mudanças mais substanciais no ICMS, principal tributo estadual e que influencia mais o preço final.

A nova empreitada está em curso no Congresso, onde o governo articula a aprovação de uma proposta que limita as alíquotas do ICMS sobre combustíveis a 17%. Se aprovada, a medida trará impactos significativos nas contas públicas de estados e municípios, que poderão perder até R$ 100 bilhões em arrecadação. Esses entes já sugerem que seja rediscutida a tributação do setor, com sugestão de cobrança de impostos mais elevados de petrolíferas, por exemplo.

Processo de privatização

Prioridade do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, a privatização da Petrobras será ponto central na agenda do novo presidente da estatal. O processo de venda de empresas menos complexas, como Correios e Eletrobras, ainda não saíram do papel e comprovam que a desestatização da petroleira pode levar anos e não deve avançar neste governo.

Mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, já solicitou o início dos estudos para o conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), primeira etapa. Interlocutores da Economia avaliam que Paes de Andrade terá atuação importante junto a Sachsida nesse processo.

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Coluna 02.07.2022 00:00

Coluna do sabadão

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

PSB detona aliados fiéis

Na ânsia de se manter no poder, o PSB tem jogado o legado de Arraes e de Eduardo Campos no lixo. E mais um sinal trágico desse desvio foi dado no episódio que assegurou a presença do PP e do Pros na Frente Popular. Saíram sacrificados, sem a menor cerimônia, os históricos e fiéis militantes do PSB: Milton Coelho (deputado federal e candidato à reeleição), e Gustavo Melo (presidente da Ceasa e um dos melhores quadros de mobilização das últimas campanhas vitoriosas de Eduardo Campos, Geraldo Júlio, Paulo Câmara e João Campos).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 01.07.2022 21:30

Aos 100 anos, papai ganha nova homenagem em Afogados da Ingazeira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Meu pai centenário Gastão Cerquinha da Fonseca rompeu, hoje, a sua rotina de reclusão em casa para receber uma homenagem. Foi um dos agraciados com a Medalha Dom Francisco, em solenidade no Cine São José, parte das comemorações pelo transcurso da festa de 113 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira.

A comenda foi entregue pelo prefeito Alessandro Palmeira, o Sandrinho (PSB), na presença de dois dos nove filhos – Augusto e Tarso Martins. Devido a compromissos inadiáveis no Recife, não pude acompanhar esse momento de tamanha emoção. Mas em nome dos meus irmãos Tarso, Maria José, Maria de Fátima, Ana Regina, Marcelo, Gastão Filho e Denise, escrevi o discurso de agradecimento, lido por Augusto. Confira!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Pernambuco 01.07.2022 21:15

Ligado a Bivar, prefeito de São Caetano adere a Danilo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Mais um prefeito do União Brasil, partido de Miguel Coelho, declarou apoio a Danilo Cabral para governador de Pernambuco. Foi o gestor de São Caetano, Josafá Almeida, que, hoje, em entrevista aos blogs da região, anunciou seu lado na disputa. “Vamos fazer de Danilo o governador mais votado da história de São Caetano”, cravou o prefeito, que foi mais votado da história da cidade, quando elegeu-se em 2020.

A relação política de Josafá com Danilo é antiga. O prefeito lembrou que seu pai votava no pai de Danilo, Adalberto Farias, que foi deputado estadual. “Você tem o respeito do povo de São Caetano. Quando muitos desacreditavam a nossa campanha de prefeito, você estava ao meu lado. E eu devo essa gratidão a você. Fui até Brasília lhe pedir ajuda e você ajudou São Caetano com uma retroescavadeira e uma emenda com nossa saúde. Você não é nenhum estranho aqui, não”, destacou.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 01.07.2022 21:00

Acusação de assédio sexual deve derrubar mais um executivo da Caixa

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

As acusações de assédio sexual na Caixa Econômica Federal devem derrubar mais um executivo do banco. Segundo integrantes da Caixa, a saída deve ser formalizada na próxima segunda-feira. Depois do pedido de demissão do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em razão das denúncias de assédio sexual de várias funcionárias, agora a vez é do vice-presidente de Negócios de Atacado, Celso Leonardo Barbosa.

Considerado até então o vice mais próximo de Pedro Guimarães, Barbosa foi citado nas denúncias de assédio sexual por funcionárias da Caixa. Hoje, Celso Leonardo Barbosa teria se despedido da equipe, segundo relato de um funcionário do banco.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 01.07.2022 20:45

Anderson virou centro das atenções

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Gostem ou não os adversários, mas o pré- candidato a governador de Pernambuco pelo PL, Anderson Ferreira, tem sido o centro das atenções nesta fase de campanha não oficial.  Segundo observadores da cena política, consegue ser crítico, propositivo e bolsonarista com muita harmonia e disposição.

Sem dúvida, é o que tem a gestão mais reconhecida, inclusive pela ONU e, recentemente, pela mais respeitada agência de Rating do Brasil, justamente num município tão difícil de administrar como Jaboatão. Fontes ligadas ao blog confidenciaram que Anderson e Gilson ainda têm mantido conversas e não descartam que a vaga de vice possa ser ocupada por um dos postulantes no campo da oposição.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Pernambuco 01.07.2022 20:30

Prefeita do Ipojuca apresenta pacote de ações

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Hoje, a Prefeitura do Ipojuca lançou um conjunto de ações para o próximo ano, anunciado um total de investimento na ordem de R$121 milhões. Além de obras, o "Acelera" vai trabalhar em intervenções como iluminação, qualificação, saúde, turismo, segurança, empregabilidade. Foi a primeira vez na história do município que uma prefeita convidou a população para discutir a gestão.

A iniciativa é dividida em duas modalidades: "Acelera no Fazer", que inclui o Programa Trabalho, Obras e Progresso (TOP2), que abrange a construção de oito escolas incluindo o centro educacional em Porto de Galinhas, a pavimentação de mais 95 ruas e o "Ilumina TOP" para troca e cobertura de 170 km de vias iluminadas. Já o "Acelera no Cuidar" vai focar no fortalecimento do projeto "Agora Itinerante", ampliar as escolas de tempo integral, nova Casa do BEM da Assistência Social (já existe em Porto e a nova unidade será em Nossa Senhora do Ó), será criado o Clube do Idoso em Serrambi, entre outros projetos de ampliação da oferta de cursos para a empregabilidade. Outra ação é a implantação de câmeras de monitoramento no fardamento da Guarda Municipal.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 01.07.2022 20:00

Pernambuco segue sem reduzir ICMS

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Até agora, pelo menos onze estados já anunciaram a redução do imposto para tentar frear o aumento no preço dos combustíveis. Os governos do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais anunciaram, hoje, a redução do ICMS sobre combustíveis seguindo a lei federal que impôs um teto para o imposto estadual com o objetivo de conter a inflação e o impacto dos preços altos aos consumidores.

Nesta linha, Pernambuco segue sendo cobrado por parlamentares de oposição para cumprir a lei sancionada pelo Governo Federal. Através de um ofício que foi entregue, hoje, no Palácio do Campo das Princesas, o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa cobrou que o governador Paulo Câmara cumpra a lei complementar que reduz o ICMS.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 01.07.2022 19:30

Vereador declara apoio à Marília e pede retirada da pauta a concessão de medalha a Bolsonaro

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A proposta da entrega da medalha José Mariano, considerada a maior honraria da Câmara dos Vereadores do Recife, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, não será mais colocada em votação na casa, como estava prevista para próxima terça-feira. Após reunião com lideranças do seu partido, durante a semana, o vereador e pré-candidato a deputado federal, Dilson Batista (AVANTE), reconsiderou a sua posição e decidiu pela retirada de pauta. Para ele, no momento, o mais importante é "o respeito às lideranças partidárias e à fidelidade ao partido".

Dilson Batista aproveitou o momento para declarar o seu incondicional apoio à candidatura de Marília Arraes (Solidariedade) ao Governo do Estado de Pernambuco. "Vejo em Marília Arraes uma líder com a melhor proposta para a segurança do Estado, principalmente para os policiais ativos e aposentados. Ela é uma mulher sensível às necessidades das forças policiais e às suas famílias. Acreditamos muito na sua capacidade de administrar. Junto com sua equipe de programa de governo estamos colaborando na elaboração de uma concepção avançada de defesa social, que dentro em breve será apresentada ao povo pernambucano.", declarou Dilson.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 01.07.2022 19:00

Ouça agora o Sextou em homenagem a Paulo Diniz

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o instrumentista Renato Bandeira, em homenagem ao cantor e compositor Paulo Diniz ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 01.07.2022 18:45

Dudu da Fonte mantém apoio a Danilo e indica secretário da Agricultura e os diretores do IPA e Ceasa

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, o Dudu, ainda não formalizou seu apoio à candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao Governo de Pernambuco, mas é do seu partido o advogado Cláudio Asfora nomeado, hoje, pelo governador Paulo Câmara, para a Secretaria de Agricultura. É da cota do PP também o novo diretor do IPA, o Instituto Agronômico de Pernambuco, José Bartolomeu Monteiro de Lima.

O novo presidente da Ceasa, Bruno Rodrigues, presidente estadual do Pros, é também indicação de Dudu da Fonte. Como vence amanhã o prazo para nomeações, conforme a legislação eleitoral, é possível que já na segunda-feira Dudu anuncie sua permanência na Frente Popular, apoiando Danilo para governador e Teresa Leitão, do PT, para o Senado.  

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 01.07.2022 18:30

Em Barreiros, pré-candidato acompanha instalação de projeto de iluminação e rede Wi-Fi

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e pré-candidato a deputado estadual, Tiago Pontes, visitou o município de Barreiros, na Mata Sul, hoje para acompanhar a instalação de um novo projeto tecnológico na cidade, o Conecta 5G. Instalado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), agência vinculada ao Ministério da Economia, o projeto garante iluminação LED, postes inteligentes, com múltiplas funcionalidades, com câmeras e rede Wi-Fi integradas.

As soluções irão garantir mais segurança para a população. Com a instalação, Barreiros se posiciona entre as primeiras cidades do país a ter esses investimentos, graças ao trabalho realizado por Tiago, junto ao Governo Federal. Além de Pontes, participaram do evento de lançamento o vice-prefeito, João Marreca, a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional, Sandra Holanda, representantes da ABDI, além de vereadores e lideranças da cidade.

...



compartilhamentos
Brasil 01.07.2022 18:00

Regras eleitorais são conhecidas por todos e devem ser respeitadas, diz Fachin

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou, hoje, que as regras eleitorais são conhecidas por todos e devem ser respeitadas. Fachin deu a declaração ao discursar na sessão de encerramento do semestre. Durante os últimos meses, o presidente do TSE fez frequentes discursos a favor da democracia, do processo eleitoral e em defesa das urnas eletrônicas.

O ministro tem dito, por exemplo, que não se pode transigir com ameaças à democracia; que o país não consente mais com "aventuras autoritárias"; que a comunidade internacional precisa estar "alerta"; e que atacar a Justiça Eleitoral é atacar a própria democracia.

...



compartilhamentos
Pernambuco 01.07.2022 17:45

Daqui a pouco tem tributo a Paulo Diniz no Sextou

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Sextou de hoje, produzido e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio no horário do Frente a Frente, das 18h às 19h, será um tributo ao cantor e compositor Paulo Diniz, que morreu no último dia 22, aos 82 anos. Natural de Pesqueira, Paulo Diniz marcou uma geração entre os anos 70 e 80 com grandes sucessos, como “Pingos de amor”, “Quero voltar para Bahia”, “Um chopp pra distrair” e “E Agora, José".

O entrevistado será o instrumentista Renato Bandeira, do Som de Madeira, que tocou guitarra e violão por mais de 20 anos na banda de Paulo Diniz. Aos 40 anos, com 30 de carreira, Renato Bandeira é professor de música e toca em bandas de vários artistas, como Silvério Pessoa e até o Spokfrevo.

...



compartilhamentos