Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Brasil 23.06.2022 00:00

Coluna da quinta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Vai ficando tudo parecido  

Com a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, da Educação, cai por terra a retórica anticorrupção do presidente Bolsonaro que estaria pronta para ser explorada na campanha frente a Lula e o PT, carimbados na testa pelo símbolo da roubalheira. Nunca houve tantos escândalos no Brasil quanto na era PT.

A lamentável tolerância do eleitorado brasileiro com a corrupção em qualquer governo fica menor quando uma autoridade ligada a ele é presa em momento de crise econômica, como é o caso agora, turbinando, assim, o desgaste do presidente, cuja popularidade já vinha sendo afetada pelo preço dos combustíveis e pela inflação.

O esforço de contenção de danos de Jair Bolsonaro diante da prisão preventiva do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro começou, então, com a exploração dos mesmos métodos usados pelo PT quando petistas eram presos: o de vangloriar-se das supostas iniciativas do governo em prol de investigações e da suposta independência da Polícia Federal, duas alegações diversionistas que insultam a inteligência alheia.

Na verdade, o escândalo do “Bolsolão do MEC” foi revelado graças ao trabalho investigativo de repórteres do Estadão, não da CGU (Controladoria-Geral da União), como tentou alegar Bolsonaro. A ordem de prisão, aliás, veio do juiz Renato Borelli depois da imensa repercussão negativa que pressionou a PF a correr atrás da imprensa, inclusive em razão dos detalhes sórdidos que misturam exploração da fé e propina com Educação.

As mais de vinte trocas de delegados que atingiram interesses bolsonaristas não se apagam com um caso sensível que, até o momento, ninguém conseguiu abafar. Desgasta ainda mais Bolsonaro o fato de ter dito, em 22 de março, que colocaria a “cara no fogo” por Ribeiro, narrativa que se apressou em alterar após a prisão, dizendo “que ele responda pelos atos dele”. O episódio apenas confirma que ninguém queima Bolsonaro como ele próprio.

O escândalo – O Estadão revelou em março que, sem possuir vínculos com o setor de ensino ou cargo público, um grupo de pastores passou a comandar a agenda do ministro da Educação, formando uma espécie de “gabinete paralelo” que interferia na liberação de recursos e influenciava diretamente as ações da pasta. O grupo era capitaneado pelos pastores Gilmar Silva dos Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil, e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da entidade. A dupla agia como lobistas, atuando para liberar e/ou acelerar o empenho de recursos a determinados municípios.

Ilha para ancorar – O cenário de possível vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no 1º turno das eleições presidenciais deste ano, apontado, ontem, pela pesquisa do Data Poder, deflagrou uma onda de pessimismo entre aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL). A esperança alardeada no início do ano deu lugar à preocupação de levar a disputa para o segundo turno. No Palácio do Planalto usa-se uma metáfora: a candidatura à reeleição de Bolsonaro é um barco à deriva e é preciso encontrar uma ilha para ancorar.

Estrago grande – No Partido Liberal, a área que cuida da campanha de reeleição de Bolsonaro avalia o “tamanho do estrago” com monitoramento das mídias sociais. A equipe costuma recorrer a pesquisas qualitativas e quantitativas para medir a recepção de grupos da população. No Palácio do Planalto, Bolsonaro e aliados modulam o discurso para defender a atuação da Polícia Federal e dizem que colaboram com a investigação. Outro grupo busca criticar o juiz que prendeu o ex-ministro. Renato Borelli, da 15ª Vara Federal de Brasília, já deu outras decisões contra políticos de diferentes partidos.

Driblando a mídia – A PF montou um esquema para que Ribeiro deixasse a delegacia longe dos olhos da imprensa. Perto das 13h30 de ontem, um carro Honda HRV entrou na garagem, na Rua XV de Novembro, e saiu cerca de dois minutos depois com a mala do ex-ministro. Enquanto isso, ele deixou o prédio pela entrada do serviço de expedição de passaportes, em um carro preto descaracterizado, provavelmente de escolta. Milton Ribeiro seguiu direto para Brasília, conforme determinação da Justiça Federal. A defesa havia pedido que o ex-ministro não fosse transferido, mas a solicitação foi negada pelo juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal.

O outro lado – O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Eduardo Fontes, disse, em entrevista à Rádio Gaúcha, que as investigações sobre as mortes de Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips indicam que o indigenista brasileiro chegou a dar cinco tiros após ser baleado pela primeira vez. Ambos desapareceram em 5 de junho e, 11 dias depois, os corpos foram achados na região do Vale do Javari.

CURTAS

MAIS CHUVAS – Moradores do Grande Recife, Zona da Mata e Agreste devem ficar atentos para um novo alerta de chuvas com intensidades de moderadas a fortes. O aviso é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Na tarde de ontem, as precipitações provocaram deslizamentos e alagamentos na Região Metropolitana. Pessoas ficaram ilhadas, mas não houve vítimas pelo menos até o fechamento desta coluna.

FATALIDADE – A Marinha do Brasil confirmou, ontem, que o navio de cargas Thaís IV afundou no litoral paraibano, a 60 milhas (aproximadamente 120km) de Cabedelo. A embarcação tinha saído do Recife com destino a Fernando de Noronha, quando apresentou problemas. Ainda não se sabe a causa do acidente, mas as fortes chuvas podem ter contribuído com o naufrágio. Dos oito tripulantes que estavam a bordo, quatro já foram resgatados pelo navio mercante Nazanin, que passava próximo ao local na hora do incidente. Os demais seguem desaparecidos.

Perguntar não ofende: O discurso anticorrupção ainda vai pegar no PT saindo de Bolsonaro?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 27.06.2022 15:30

Pernambuco receberá nova fábrica da Vivix Vidros Planos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O governador Paulo Câmara e o presidente da Vivix Vidros Planos, Henrique Lisboa, assinaram, hoje, um protocolo de intenções para construção da sua segunda linha de produção no Estado, ao lado da atual planta, localizada no município de Goiana, Mata Norte. O investimento é de R$ 1,3 bilhão. A empresa passará a fabricar vidros extras claros, além das linhas já produzidas atualmente – vidros planos incolores, coloridos, espelhos, laminados, pintados e de proteção solar. Os produtos fabricados nas duas plantas serão comercializados em todo o Brasil, além de uma parcela destinada à exportação.

O novo forno da Vivix terá capacidade de produção equivalente a mil toneladas por dia, o maior do setor em operação no País e um dos maiores do mundo. “A implantação dessa segunda linha de produção mostra a confiança de que investir em Pernambuco vale a pena. Temos uma infraestrutura adequada, benefícios fiscais que alcançam a todos e uma mão de obra que dá conta do recado”, destacou o governador Paulo Câmara. Com a expansão, a empresa ampliará sua capacidade de produção para 1.900 toneladas/dia.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 27.06.2022 15:00

Ministra envia à PGR pedido da oposição para que Bolsonaro seja investigado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou, hoje, para análise da Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido apresentado pela oposição para que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado no caso conhecido como escândalo do MEC.

O pedido foi apresentado ao STF pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), e o envio à PGR é praxe nesse tipo de caso. Isso porque cabe ao Ministério Público analisar se há indícios para abrir uma investigação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Pernambuco 27.06.2022 14:00

Mais um vereador do PSB declara apoio à Marília e deve ser expulso

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ligado ao grupo político comandado pelo deputado federal e pré-candidato a vice-governador de Pernambuco, Sebastião Oliveira, o vereador de Gravatá Cabritinha, o mais votado do PSB no município e terceiro mais votado entre os eleitos, aderiu ao palanque de Marília Arraes (SD).

"Marília é a melhor opção para governar o nosso Estado. Acredito que com ela, Pernambuco vai reencontrar o caminho do desenvolvimento. Nos últimos anos, ficamos estagnados no tempo", destacou Cabritinha.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 27.06.2022 13:00

Lula vem a Pernambuco no Festival de Inverno de Garanhuns

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

EXCLUSIVO

O ex-presidente Lula, pré-candidato ao Planalto pelo PT, já deu o sinal para a data que estará em Pernambuco no primeiro ato para encher o balão de Danilo Cabral, pré-candidato do PSB ao Governo do Estado. Será no final da primeira quinzena de julho durante o Festival de Inverno de Garanhuns. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 27.06.2022 12:30

Líder FM Recife 93,5 no Frente a Frente

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A partir de hoje, Líder FM Recife  93,5, com sede em Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana, passa a integrar a Rede Nordeste de Rádio, transmitindo, no horário das 18 às 19 horas, o Frente a Frente, programa ancorado por este blogueiro em rede para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia.

À equipe da Líder FM Recife, sob o comando de André Silva, as nossas boas vindas!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Pernambuco 27.06.2022 12:00

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O poeta Ronaldo Cunha Lima, então governador da Paraíba, homenageando, em versos, os 25 anos de mundo poético do grande repentista Sebastião Dias, em setembro de 1996. A foto é do arquivo de Sebastião, eleito mais na frente prefeito de Tabira. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 27.06.2022 11:45

Confirmado por Bolsonaro, Braga Netto deve focar atuação no RJ e em MG

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Confirmado por Jair Bolsonaro para o posto de candidato a vice-presidente, o general da reserva Walter Braga Netto deve deixar, nesta semana, o cargo que ocupa no governo federal e fazer viagens ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais. As informações são do portal CNN.

A legislação eleitoral estabelece que servidores da administração direta ou indireta que queiram ser candidatos precisam deixar seus cargos na iniciativa pública três meses antes do primeiro turno, ou seja, até 2 de julho.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 27.06.2022 11:30

Pré-candidata a Câmara Federal, Iza Arruda prestigia São João de Vitória

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A presidente do MDB Mulher Pernambuco e pré-candidata a deputada federal, Iza Arruda, prestigiou o São João de Vitória de Santo Antão, neste final de semana. Ao lado do prefeito Paulo Roberto, ela celebrou a volta dos festejos juninos. A festa, que leva o nome “Vitória do Pé de Serra”, segue até a próxima terça-feira com atrações locais e nacionais. 

Para Iza, além de valorizar as tradições nordestinas, a festa é uma oportunidade para o comércio local. "Com muita alegria a gente volta a celebrar o São João. Vitória faz uma festa linda, celebrando o nosso forró. Além disso é uma grande oportunidade de gerar emprego e renda para nossa população. Ganha a população e ganha nosso comércio", contou. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 27.06.2022 11:00

Marília e Sebastião recebem apoio do prefeito de Chã Grande

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Durante encontro realizado, ontem, em Gravatá, que teve Sebastião Oliveira como anfitrião, o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre (Avante), carimbou o seu apoio ao projeto político encabeçado pela deputada federal e pré-candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes.

"Diogo Alexandre é um gestor de destaque, que tem realizado um excelente trabalho em Chã Grande. O seu apoio fortalece bastante a nossa missão de recolocar o Estado no lugar que sempre ocupou no cenário nacional. Vamos, juntos, melhorar a qualidade do de quem mais precisa", destacou o líder do Avante na Câmara Federal e pré-candidato a vice-governador, Sebastião Oliveira. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 27.06.2022 10:30

Planalto monta ofensiva para implodir CPI do MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ao blog da Andréia Sadi, hoje, que vai aguardar o requerimento da CPI do MEC para se pronunciar sobre a instalação da comissão que quer apurar um esquema de corrupção na pasta.

Pacheco, que está fora do país, diz que vai discutir o tema a partir de amanhã, quando volta ao Brasil. “Não vou me precipitar, vamos aguardar o requerimento”, disse.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 27.06.2022 10:00

Público força entrada após pátio lotar em Petrolina

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um tumulto foi registrado, na noite do último sábado, na entrada principal do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, onde ocorre o São João de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a confusão começou após o fechamento dos portões devido à lotação máxima do espaço (100 mil pessoas). As informações são do JC Online.

No sábado, penúltima noite da festa, as atrações eram Pedro Cavalcante, Simone (da dupla com Simaria), Pedro Sampaio, Gusttavo Lima e Ávine Vinny. Segundo a PM, o público que não conseguiu entrar começou um tumulto na entrada principal do pátio para forçar a entrada, "com arremesso de pedras, garrafas de vidro, pedaços de ferro e madeira" contra o policiamento e seguranças do evento.

...



compartilhamentos
Pernambuco 27.06.2022 09:30

João Campos e os desertos recifenses

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Alvíssaras! O prefeito João Campos enviou projeto à Câmara Municipal para desapropriar os imóveis abandonados nos desertos de Recife, revela o bicho-grilo Adalbertovsky. Dizei-nos, periodista, existem desertos nesta cidade lendária? “Claro que sim. As avenidas Guararapes, Imperador, os bairros centrais da cidade são desertos urbanos. O Saara é aqui. O decreto do prefeito institui a cobrança do IPTU Progressivo com alíquota dobrada a cada ano sobre imóveis abandonados”.

“Se o IPTU Progressivo motivar interesse dos proprietários em negociar com a prefeitura para adequação com fins de moradias sociais, beleza. Mexer com gente de dinheiro e de poder é complicado, todos sabemos. Os velhos pardieiros abandonados dos bairros centrais de Recife constituem um flagrante urbanístico de falta de serventia em termos de moradia e comércio. Os tradicionalistas poderão falar em valor arquitetônico ou histórico.  Fazer o que com os pavimentos vazios dos prédios da Av. Guararapes? Restaram apenas os versos de Carlos Pena Filho nas paredes do Bar Savoy. Os blocos de concreto da avenida hoje são apenas inútil paisagem”.

...



compartilhamentos
Pernambuco 27.06.2022 09:00

Discriminado pela ditadura, Miguel Arraes foi posto na Galeria dos Ex-governadores no Palácio das Princesas por Marco Maciel

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Capítulo 13 

Durante o regime militar que dirigiu o Brasil de 1964 a 1985 havia o clamor pela volta de líderes forçados a buscar exílio no Exterior. Com a Lei da Anistia, finalmente sancionada em agosto de 1979, personagens que tiveram seus direitos políticos cassados pela Revolução puderam retornar ao País. Em Pernambuco, Miguel Arraes, que havia governado o Estado, cassado no golpe de 64, era um deles.

...



compartilhamentos