Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Brasil 19.05.2022 18:00

Tyndaro Menezes é demitido da Globo sob suspeita de corrupção

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Tyndaro Menezes, ex-chefe do núcleo de jornalismo investigativo da Globo, é alvo de investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por suspeita de envolvimento com Ângelo Ribeiro de Almeida Júnior, ex-titular da Delegacia Fazendária fluminense, denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro na compra de insumos médicos. De acordo com informações obtidas pelo colunista Lucas Pasin, do UOL, Menezes foi demitido da emissora carioca ontem.

Em trechos de conversas obtidas pelo MPRJ e incluídos em um documento que será enviado ao Ministério Público Federal, o delegado diz que Menezes deve “receber sua parte em dinheiro” apesar de “não integrar nenhuma empresa”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Brasil 18.05.2022 13:30

Impasses marcam tentativa de construir terceira via

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Está previsto para hoje mais um capítulo da novela sobre o impasse entre o PSDB e o pré-candidato do partido à Presidência João Doria. Ontem, a sigla terminou a reunião da Executiva com um chamamento ao ex-governador: eles querem encontrá-lo hoje para tentar demovê-lo da ideia de disputar o Planalto e, finalmente, poder anunciar o nome da terceira via que faria frente ao ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos. As informações são do O Globo.

O episódio é mais um da lista de idas e vindas dos postulantes que, desde o ano passado, tentam se cacifar para enfrentar o cenário polarizado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Brasil 18.05.2022 13:00

TCU retoma hoje julgamento que pode viabilizar privatização da Eletrobras

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Tribunal de Contas da União (TCU) retoma hoje o julgamento da segunda e última etapa do processo de privatização da Eletrobras, estatal que atua nas áreas de geração e transmissão de energia. As informações são do G1.

O governo aguarda o aval definitivo do tribunal para fazer a venda da companhia de energia elétrica ainda este ano. Se confirmada a operação, será a primeira grande estatal a ser privatizada pelo governo Bolsonaro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Brasil 18.05.2022 12:30

Senado confirma volta de bagagem grátis em voos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em uma nova derrota do governo, o Senado aprovou ontem a Medida Provisória do “Voo Simples” reafirmando a volta do despacho grátis de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e até 30 quilos em voos internacionais. Com alterações, a MP volta à Câmara dos Deputados e precisa ser votada até 1º de junho, ou perderá os efeitos. As informações são do Valor Econômico.

O relator, senador Carlos Viana (PL-MG), que chegou a dar entrevistas defendendo a bagagem grátis, cedeu à pressão das empresas do setor aéreo e do governo e suprimiu o trecho, mantendo a cobrança existente. “Não devemos nos juntar a Venezuela e Coreia do Norte. Nenhum país onde a economia é aberta tem gratuidade de bagagem. Não há gratuidade, vai aumentar o preço da passagem”, argumentou.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 18.05.2022 11:30

MP que permite renegociação de dívidas do Fies é aprovada

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a Medida Provisória 1090/21, que permite a renegociação de débitos junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) relativos a contratos formulados até o segundo semestre de 2017, momento a partir do qual o programa foi reformulado. A MP será enviada ao Senado. As informações são do Congresso em Foco.

Segundo o governo, o estoque de contratos dessa época é de 2,4 milhões, com um saldo devedor total de R$ 106,9 bilhões perante os agentes financeiros exclusivos de então (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil). A taxa de inadimplência desses contratos em atraso de mais de 90 dias gira em torno de 48,8%, somando R$ 7,3 bilhões em prestações não pagas pelos financiados.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Brasil 17.05.2022 13:00

O jogo perigoso de Jair Bolsonaro com a vida dos adversários

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por José Casado

Jair Bolsonaro acha que o adversário Lula, do PT, andou bebendo na fonte da soberba, perdeu a “humildade” e supõe já ter garantido a vitória na eleição.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Brasil 17.05.2022 11:30

Congresso promulga emenda que aumenta idade máxima para nomeação de magistrados

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Congresso Nacional promulga, hoje, às 15 horas, a emenda constitucional que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima dos nomeados aos cargos de juízes e ministros de tribunais regionais federais e de tribunais superiores. A Emenda Constitucional 122 refere-se à PEC 32/21, aprovada pela Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

A PEC 32/21, de autoria do deputado Cacá Leão (PP-BA) e outros, abrange os indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), aos tribunais regionais federais (TRFs), ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), aos tribunais regionais do Trabalho (TRTs) e ao Tribunal de Contas de União (TCU).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Brasil 17.05.2022 10:30

Moro terá que prestar depoimento à PF sobre domicílio eleitoral em São Paulo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de São Paulo determinou à Polícia Federal a instauração de inquérito para investigar se o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) cometeu fraude na mudança de seu domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo. As informações são do O Globo.

O promotor solicitou ainda que o casal preste depoimento. A denúncia feita pela empresária Roberta Luchsinger afirma que Moro e Rosângela fizeram a mudança de domicílio sem ter “qualquer vínculo” com São Paulo.
Os dois se filiaram recentemente ao União Brasil e cogitam ser candidatos à Câmara dos Deputados ou ao Senado Federal pelo estado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Brasil 17.05.2022 10:00

Piso dos agentes comunitários de saúde não pode ser inferior a dois salários mínimos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Emenda Constitucional nº 120, de 2022, foi promulgada, no início deste mês, em sessão especial no Congresso Nacional, e estabelece que o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias não será inferior a dois salários mínimos.

O deputado federal Luciano Bivar (União-PE), que atua como 1º Secretário da Mesa da Câmara, robusteceu a luta das categorias de agentes que tanto lutaram pela conquista e que ainda têm papéis relevantes no âmbito dos cuidados com a saúde de milhares de brasileiros.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Brasil 15.05.2022 21:00

Cúpula tucana avalia que Doria pode romper com PSDB

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O comando nacional do PSDB está irritado com a iniciativa do ex-governador João Doria (PSDB-SP) de questionar a decisão do partido de tentar uma aliança com o MDB. A aliados, o presidente da legenda, Bruno Araújo, disse que a carta enviada por Doria a ele, ontem, acusando a sigla de “golpe” e “tapetão”, é um sinal de “quase rompimento” com o PSDB.  Ao fazer isso, Doria “politicamente assume que não tem um partido” e que ele está entrando “em guerra” contra toda a Executiva tucana. As informações são do Estadão.

Após receber a carta, Araújo reagiu convocando reunião da Executiva Nacional do partido para a terça-feira, a fim de discutir o teor do documento. Dentro da cúpula tucana, a avaliação é de que uma candidatura presidencial de Doria, por sua rejeição no País, “mata” o governador Rodrigo Garcia (PSDB-SP) e consequentemente a chance de o partido permanecer governando o maior Estado do Brasil.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Brasil 15.05.2022 20:00

Em pleito indireto, aliado de Lula e Renan é eleito governador de Alagoas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Paulo Dantas, do MDB, foi eleito governador de Alagoas, hoje, em um pleito indireto realizado na Assembleia Legislativa do estado. O vice-governador eleito é José Wanderley Neto. A chapa eleita teve 21 votos, em maioria absoluta. A Assembleia Legislativa de Alagoas tem 27 parlamentares. Com informações do Congresso em Foco.

Os novos mandatários exercerão os cargos até o dia 31 de dezembro de 2022, o que se chama de “mandato-tampão”, com validade apenas pelo período que faltava para conclusão do mandato de seus antecessores.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Brasil 15.05.2022 16:00

Entregadores de aplicativos entram no radar dos pré-candidatos à Presidência

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Apontada como uma alternativa para quem perdeu emprego e renda na pandemia, a prestação de serviço por aplicativos de entregas e transporte tornou-se tema recorrente da pré-campanha à Presidência. Os quatro pré-candidatos mais bem colocados nas pesquisas reconhecem problemas na relação entre trabalhadores e plataformas e propõem como solução desde o descanso remunerado até a regulamentação da profissão. As informações são do O Globo.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), o país tem 1,4 milhão de pessoas que trabalham no ramo. São, em sua maioria, homens negros, entre 19 e 30 anos, e que ganham menos de um salário mínimo por mês.

...



compartilhamentos
Brasil 15.05.2022 14:00

Política econômica do próximo governo preocupa investidores

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O mercado não quer ver no País retrocessos institucionais e de política econômica no próximo governo, diz o economista-chefe do Itaú Unibanco e ex-diretor do Banco Central, Mário Mesquita. Segundo ele, que esteve em Nova York para o Latam CEO Conference, promovido pelo Itaú BBA, os investidores estrangeiros estão preocupados, mas têm uma visão de Brasil de “neutra para construtiva”. As informações são do Estadão.

Essa visão se explica por alguns motivos. Os principais, segundo Mesquita, são o fato de o Brasil ter avançado na vacinação da covid-19 e de não ter interferência direta na questão da guerra entre Rússia e Ucrânia.

...



compartilhamentos