Lavareda

18/03


2008

Ouça Magno Martins na Rádio Olinda

Clicando aqui , você escuta, sempre de segunda-feira a sexta-feira, o
comentário deste blogueiro no programa do radialista Edivaldo Moraes, um dos maiores comunicadores de Pernambuco, na Rádio Olinda. Meu comentário vai ao ar por volta das sete da manhã.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

18/03


2008

Coluna de hoje na Folha

     Lá se foi o ''pregão da cartolina''

João Paulo cancelou, de imediato, o pregão eletrônico da Secretaria de Educação denunciado, ontem, nesta coluna, como a “farra da cartolina”. Os números expostos no edital eram estarrecedores. Só de folhas de papel de cartolina, para uso dos estudantes da rede municipal, seriam compradas 45 milhões de unidades.

Para transportar tanto papel seriam necessárias 82 carretas. “O pregão foi cancelado porque continha erros no quantitativo do material explicitado (cartolinas) no termo de referência do edital. Após conferir integralmente todo o pregão, a Secretaria de Educação irá definir uma nova data”, esclarece a nota, distribuída, ontem, pela assessoria do prefeito.

Entre os erros identificados, a Secretaria cita, ainda, “que o número de cartolinas é de 450 mil para atender 145 mil estudantes até o final do ano letivo de 2008. Já as caixas de 50 mil unidades se referem a grampos e não grampeadores”. Não restava ao prefeito outra decisão, mas vale uma perguntinha: se o assunto não tivesse chegado à Imprensa, como ficaria?

Estamos diante de uma fraude e, certamente, alguém deve ter agido de má-fé! É bom João Paulo abrir os olhos, porque o edital contém vícios que indicam um caminho de “cartas marcadas”.

AÇÃO PARA DERRUBAR  - Se o prefeito não tivesse cancelado o pregão da cartolina, certamente ele seria impugnado na justiça. Ao ler, ontem, nesta coluna, os erros aberrantes do edital, a Imediata Distribuidora e Papelaria Ltda, com sede no Recife, apresentou ao pregoeiro Tiago Alves Guimarães Muniz uma ação impugnatória. E ali relacionou outros itens que não foram mencionados por falta de espaço nesta coluna. João Paulo se antecipou porque o processo é cabeludo.

O reino dos “cabeludos” - Depois de dobrar o ex-ministro José Dirceu, a cabeleira do ministro José Múcio, que tanto sucesso faz em Brasília, conseguiu fazer a cabeça de outro político com presença no cenário nacional. É o deputado Inocêncio Oliveira, que ontem confirmou consulta agendada com o médico milagreiro Fernando Bastos logo após a Semana Santa.

A culpa é do PT lambuzado - Depois que o PT chegou ao poder e se corrompeu, o eleitor perdeu a identidade com os partidos e hoje vota muito mais influenciado nas propostas e nas pessoas. Segundo pesquisa do Datafolha, o percentual de desapontados com siglas partidárias no País subiu de 42% para 54%, ou seja, mais da metade da população. Se o PT tivesse sido ético, como no passado, o quadro seria diferente.

País das maracutaias - No País das maravilhas do PT, a corrupção parece ter se enraizado nas prefeituras em Pernambuco. Só no ano passado, o Tribunal de Contas rejeitou mais de 90 prestações de contas de prefeitos, número considerado um recorde na história daquela corte. Mas como o Brasil é o reino da impunidade, só vai para o xadrez ladrão de galinha.

Um bom exemplo - O ex-prefeito de Moreno, Vavá Rufino (PSDB), parece ser uma exceção a esta regra. Na semana passada, ele se antecipou e foi à Câmara se oferecer para uma sabatina das contas referentes aos 12 anos que administrou o município. Seu objetivo foi tirar alguma dúvida entre os vereadores para acelerar a votação dos pareceres do TCE.

 

Curtas

E A PONTE? -  A estrada que liga Rio Formoso a Tamandaré foi pavimentada no Governo Jarbas. Resta apenas a ponte sobre o rio, que não depende da Secretaria de Transportes, mas da Pasta de Turismo. A bola está com Sílvio Costa Filho.

EM JABOATÃO  - O Pastor Collins almoçou, ontem, com o deputado Inocêncio Oliveira e já contabiliza o apoio do PR a sua candidatura a prefeito de Jaboatão. É provável que Inocêncio ande mais rápido em Jaboatão do que no Recife.

EM BONITO  - Em Bonito, o PSDC fechou com o candidato do PR, Rolph Casalle. Segundo a presidente do partido naquele município, Casalle foi acolhido por unanimidade entre os filiados. “Ele é o melhor nome para Bonito”, afirma.

'' Os provérbios dos sábios são profundos demais para serem entendidos pelos tolos; quando são discutidos assuntos importantes, os tolos não têm nada para dizer''. (Provérbios 24-22)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

joao daniel neto

quem déra eu ter o poder delo...

joao daniel neto

inocêncio pode ser cangaceiro,coitero,pistoleiro,bagunceiro,estradeiro,macunbeiro,financeiro,violeiro,mas o povo do interior gosta delo fazer u quelo....feliz mente ou infeliz mente ele manda no interior...

joao daniel neto

tajmaral deixa de ser besta eduardo campos so é governo infelismente, por causa de inocêncio oliveira,o gago pode ser ruim mais tem voto cara...serra talhada pe

joao daniel neto

edinaldo deixa de ser idiota o próximo presidente da republica chama-se JOSÉ SERRA(PSDB)...não exite terceiro mandato aki no brasil não tem ditadura não...

joao daniel neto

sr grangeiro à palavra de DEUS diz:que ele é amor mas também é fogo,cuidado!vai usando o nome dele ai em vão e tú vai ver ai,tu e tua galinha virar cinzas no fogo do inferno...


O Jornal do Poder

18/03


2008

Prefeito larga na frente em Barra de Guabiraba

Na primeira parcial da enquete para prefeito de Barra de Guabiraba, o prefeito Bebeto Albuquerque (PMDB) largou bem folgado, com 74% dos votos, enquanto a candidata do PR, Valéria Lima, está em segundo com 21%. Mas a briga está apenas começando. Lembrando que enquete não é pesquisa eleitoral, conforme resolução do TSE. E que, para votar, é necessário fazer antes o seu cadastro. Vamos votar, gente!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

mario filho

EM Jabaoatao dos Guararapes para vereador é Professor Custodio ou Dr. Custodio delegado de prazeres, esse sim tem um passado limpo!! Educar é um ato de amor!! Mario FIlho

mario filho

Para vc guilherme que nao conhece Barra, já existe computador sim e celular vai pegar apartir de Abril no municipio! O Municipio na gestao de bebeto cresce a cada dia, nao é desmerecendo Valeria que foi uma prefeita que lutou pelos interesses de Barra mas, Bebeto no momento merece a reeleicao!!

guilherme alves

Tem pesquisa mais surrealista que essas. Quem usa a internet no município? O povo tem acesso? O universo da pesquisa é mínimo e privilegiado.


Abreu no Zap

18/03


2008

Chico Coelho sai na frente em Ouricuri e Biu é o segundo

Já em Ouricuri, a briga está mais equilibrada entre Chico Coelho, do PDT, que largou na frente com 49% dos votos e Biu Ramos, do PSDB, que vem em seguida com 36%. Vamos votar, gente! Mas faça antes o seu cadastro se você, claro, não for ainda cadastrado no blog. É só clicar em Cadastro no canto esquerdo da página. E bom voto!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/03


2008

Faculdade de Medicina de Garanhuns fechada pelo MEC

 O município de Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife, pode dar adeus ao título de sede do primeiro curso de medicina da região Agreste. Depois de receber críticas do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), agora o Ministério da Educação (MEC) desautorizou o funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg). De acordo com o parecer emitido pelo MEC, a escola superior de ensino - ligada ao Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) - apresenta três graves irregularidades. As atividades da Fameg, inaugurada em dezembro do ano passado, estão suspensas. Por conta das denúncias feitas em janeiro pelo Cremepe e pela OAB, nenhuma turma foi aberta.

Além de não obter credenciamento e autorização de funcionamento do MEC, a instituição privada também não possui o consentimento do Conselho Nacional de Saúde. O parecer é imprescindível para a abertura de novas graduações de medicina no país. "Já expedimos notificação para impedir o funcionamento da Fameg. Caso os diretores insistam em dar continuidade aos trabalhos, a Procuradoria Geral da União entrará com uma ação contra eles", explicou a chefe da consultoria jurídica do MEC, Maria Paula Dallari. O Ministério deu início às fiscalizações após receber denúncias da Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades Isoladas e Integradas (Abrafi).


A Fameg foi inaugurada em 19 de dezembro de 2007, com a presença do governador Eduardo Campos. Na época, ele elogiou a iniciativa dos empresários mineiros que administram o ITPAC e citou os benefícios que a região teria com a abertura de uma nova graduação em medicina no estado. Apenas quatro instituições oferecem o curso em Pernambuco: UFPE, Universidade de Pernambuco, Universidade Vale do São Francisco e Faculdade Boa Viagem. (Informações do Diario de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JANDILSON DE ALBUQUERQUE CORDEIRO

Meu Caro Magno. Enquanto a OAB e MEC, fecham faculdades com essa de GARANHUS, reduzem as vagas para Direito em 14.0000, estão querendo construir um complexo peneitenciário em ITACETINGA-PE CUSTO DE 23,000.000,00, que tem até piscina, não sei onde nós vamos parar, Quem está por traz desse vergonha?

Audálio Ramos Machado Filho

A imprensa pode dar grande contribuição a verdade investigando o que realmente está por trás dessa ação contra a implantação da FAMEG. A Faculdade tem excelente estrutura, teve parecer unânime do Conselho Estadual de Educação, tem o apoio do Governador. Porém a sua existência contraria interesses...

Tajmahal Cruz

Convenhamos o município em que pese seu crescimento e o desenvolvimento propiciado pela atual administração, hoje, não tem condições de abrigar uma faculdade de medicina. Formar-se-iam profissionais de segunda classe. E os professores?

marcos

Que palhaçada desse MEC, é o poder dos R$ funcionando, NUNCA NA ESTORIA DESSE PAIS, SE FEZ TANTO ESQUEMAS COMO AGORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

josé arnaldo amaral

Que vergonha !


Banco de Alimentos

18/03


2008

Lula e as MPs: ''''Se FHC pode, porque eu não posso?''''

 No meio de um duro embate com o Legislativo em torno do excesso de MPs (medida provisória), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não vai abrir mão de continuar editando MPs e reclamou que Fernando Henrique Cardoso usou muito mais o recurso quando estava na Presidência, informa o blog do Josias de Souza.

''Se o Fernando Henrique podia [lançar mão das MPs], por que eu não posso? Todos os meus antecessores usaram. Por que não reclamaram antes?'', disse Lula, segundo um auxiliar consultado pelo blog.

O desabafo de Lula ocorreu após a reclamação de congressistas de que as MPs trancam a pauta e impedem a votação de outras medidas legislativas. ''Vivemos sob a ditadura do Executivo'', resume José Aníbal (SP), líder do PSDB na Câmara. ''No ano passado, produzimos muito pouco, quase nada. Em 2008, só votamos MPs.''

As medidas provisórias são baixadas pelo presidente e têm peso de lei a partir do instante em que são publicadas no ''Diário Oficial'', antes mesmo de votadas pelos congressistas. Por lei, elas têm preferência absoluta na pauta de votação.

O governo quer tentar um acordo com o Congresso para que a PEC (proposta de emenda constitucional) que altera o rito das MPs não acabe por definitivo com a possibilidade de as MPs trancarem a pauta de votações tanto na Câmara e no Senado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sérgio J. Cadena Bandeira de Melo

AINDA HOJE O JOSUÉ MUSSALEM CONFIRMOU QUE PLANO ECONÔMICO DO GOV lula É A CONTINUIDADE DO F H C.QUE PERDESTE COM A VENDA VALE CABIDE DE EMPREGO RIO DOCE ?QUANTO ERA UM LINHA TELEFÔNICA? E POR QUANTO ESTÁ?, É SÓ SABER USAR QUE GASTA POUCO, E O CELULAR QUANTO ERA ? QUEM NÃO TEM UM CELULAR? PARABÉNS

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Lula só não copiou de FHC (graças à Deus) a farra da privataria que transferiu dinheiro do bolso da Viúva para a turma da banca e o fracasso da política do câmbio fixo que quase levou o país a uma crise econômica sem precedentes. Também não copiou o descaso para com o NE.

JANDILSON DE ALBUQUERQUE CORDEIRO

O Lula é tão analfa e incompetente, que até as medidas provisória de FHC, ele copia, vejam que até nisso ele não inovou, é na verdade o 4ºmandato fe FHC, por que mostra que funcionou o governo dele,tudo que FHC fez é copiado, PARABENS! O pt QUE PELO menos reconhece e copia.

roberto de pessoa

HA... HA... HA... - não tenho outra coisa a dizer. e pt saudações...

josé arnaldo amaral

O Mulá não desencarna de FHC... E vice versa...A emulação entre cozinha e camarinhas... G.Freyre explica...



18/03


2008

Espanha discrimina imigrantes que a ajudam a crescer

 Os imigrantes da América Latina, da África e do Oriente Médio que contribuíram para o boom da construção civil que alavancou o forte crescimento econômico da Espanha dos últimos anos são tratados com discriminação pelo governo. A advertência foi feita pelo relator especial da ONU para Moradia, o indiano Miloon Kothari, que está deixando o cargo e em breve será substituído pela brasileira Raquel Rolnik. Em seu último relatório, apresentado na ONU, em Genebra, Kothari faz duras críticas ao governo espanhol.

"Enquanto a economia se beneficia enormemente do trabalho dos imigrantes, muitas vezes sabidamente ilegais, eles continuam a viver em condições inadequadas", disse Kothari, que visitou áreas pobres do país para fazer o relatório. Segundo ele, o governo foi advertido pela ONU sobre o problema em 2003, mas pouco fez para seguir as recomendações. Entre elas, a principal era a de providenciar subsídios para o aluguel de moradias para imigrantes de baixa renda.

Ele disse ter presenciado discriminação contra imigrantes que buscavam moradia e condições bem abaixo dos padrões aceitáveis. Além de apartamentos com superpopulação, constatou o sistema da "cama quente", em que o mesmo quarto é alugado por algumas horas para cada imigrante revezar. "Em casos extremos vi imigrantes vivendo em construções inacabadas e protegidos por sacos plásticos", disse ele, que comparou as condições às favelas brasileiras. "E além de tudo eles ainda correm o risco de serem presos por serem ilegais e estarem vivendo na rua."  (Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/03


2008

Só aumentar Bolsa Família não é a solução, diz estudioso

 A expansão do Bolsa Família a jovens de 16 e 17 anos é apoiada por estudiosos da educação brasileira. Mas eles são unânimes em dizer que, isoladamente, a medida não basta. O sociólogo Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, defende o programa, mas diz que ele não pode "reproduzir condições de vulnerabilidade".

"Isso significa que, para esses jovens com idade de 16 e 17 anos alcançarem sua autonomia por meio da educação, eles deveriam ter tido um nível de investimentos que não têm", complementa Cara. José Marcelino Rezende, da USP de Ribeirão Preto e autor de "Custo Aluno-Qualidade", diz ser preocupante a queda de matrículas no ensino médio. "E estão caindo no momento que se esperaria um crescimento. Nesse sentido, qualquer medida que estimule a presença do jovem é positiva", afirma.

Para Marcelino, a medida pode ter um "cunho oportunista e partidário", mas esse não é o único problema. "Há outros, como a necessidade de desenvolver uma escola de qualidade. O Brasil tem metade das matrículas no ensino noturno". Daniel Cara conclui: "A melhor propaganda seria a participação radical da União em educação básica de qualidade. Essa propaganda o governo Lula, infelizmente, não pode fazer".(Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/03


2008

Bolsa Família cresce mais e é arma eleitoral temível

 A menos de sete meses das eleições municipais, marcadas para outubro, o governo federal iniciou ontem o pagamento do Bolsa Família para jovens de 16 e 17 anos, num limite de dois por família. No Brasil, o voto é facultativo entre 16 e 18 anos.

Com a ampliação do benefício, o valor máximo mensal pago para uma família do principal programa social do governo petista passou de R$ 112 para R$ 172. Neste mês, dos 11 milhões de famílias que já recebem o Bolsa Família, 1,1 milhão terão seus benefícios ampliados com a nova modalidade -o limite era de 15 anos para o jovem receber o benefício.

O valor extra, de R$ 30 por adolescente nessa faixa etária e com pelo menos 75% de freqüência escolar, será creditado no cartão do responsável pela família que já é beneficiária do programa. Com a inclusão dessa cota extra (de até R$ 60 por família), o volume mensal de recursos ao programa saltou de R$ 865,7 milhões para R$ 900,4 milhões (avanço de 4%), enquanto o valor médio do benefício subiu de R$ 75,38 para R$ 77,06 (crescimento de 2,2%).

Para receber o teto de R$ 172, a família deve ter renda per capita de até R$ 60, três filhos de até 15 anos e ao menos dois adolescentes de 16 e 17 anos. Ela receberá R$ 58 como benefício básico, R$ 18 por filho (num limite de três) e R$ 30 por adolescente (limite de dois).(Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha