Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Blog 02.01.2009 09:09

Prefeitos tomam posse e anunciam cortes de gastos

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

A crise econômica esfriou a posse dos prefeitos das principais capitais do país, muitos dos quais já anunciaram cortes ou contingenciamento nos gastos públicos. Embora ninguém admita que terá de recuar em suas promessas de campanha eleitoral, é consenso entre eles a avaliação que o ano de 2009 será de aperto.

Em São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), 48, afirmou que ''é preciso navegar com cautela nessas águas turvas'' e anunciou congelamento em todas as áreas da prefeitura, excetuando saúde, educação e transportes. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), 39, assinou decretos ''anticrise'' com o objetivo de economizar, neste ano, R$ 1,3 bilhão -o Orçamento-2009 da cidade é de R$ 10,2 bilhões. Uma das medidas prevê a redução dos salários de cargos de confiança. (Folha S. Paulo)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Blog 02.01.2009 06:00

Coluna de hoje na Folha

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

        Evocação ao Recife

 

João da Costa começou diferente. No discurso de posse, ontem na Câmara, fugiu dos discursos convencionais, cansativos e recheados de promessas que muitas vezes não se cumprem para evocar Paulo Freire no seu belo poema Sempre Recife. Emocionado, chegou a chorar na tribuna durante a leitura do texto com voz embargada.

 

Quem esperava um catatau de compromissos com o Recife, certamente se surpreendeu. Não era para menos. Aliás, todos foram pegos de calças curtas. Se a memória não me trai, talvez seja a primeira vez na história da cidade que um prefeito eleito democraticamente optou por ler uma declaração de amor ao Recife diante do Poder Legislativo.

 

E, diga-se de passagem, não sendo de sua autoria. Não foi também de um poeta qualquer, mas do imortal educador Paulo Freire, que deixou um legado para tantas gerações no Brasil com o seu método de ensino revolucionário. Resgatando um poema tão primoroso, João da Costa emocionou e se emocionou.

 

Ele poderia ter buscado inspiração em tantos outros poetas que cantaram e decantaram o Recife, como João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e Carlos Pena Filho. Mas já havia se fixado em Paulo Freire. Recitar Paulo Freire na Câmara do Recife como prefeito era um  sonho que acalentava há dois anos, como disse. E concretizou.

 

RADICALISMO – O clima de radicalismo e confronto da campanha em Caruaru ainda não foi superado. Na posse de José Queiroz, ontem, o ex-prefeito Tony Gel levou uma estrondosa vaia, que partiu, segundo seus aliados, de claques organizadas pelos adversários do democrata. Na condição de vereador mais votado, Gel presidiu a sessão que elegeu a nova mesa diretora da Câmara. O novo presidente é, surpreendentemente, o petista Rogério Menezes, poeta dos bons, das bandas do Pajeú.

 

A crise é braba - É muito mais grave do que se possa imaginar a situação financeira da Prefeitura de Caruaru. Na sua posse, ontem, o prefeito eleito José Queiroz (PDT) teve que arcar com as despesas até dos fogos de artifício para o show pirotécnico, porque o prefeito Neguinho Teixeira (PSDC) mandou avisar que não tinha como pagar.

 

Faixas, claques e personalidades - Na posse, ontem, os vereadores do Recife capricharam nas faixas exibidas no plenário da Casa. O campeão foi Múcio Magalhães (PT), eleito presidente, que levou também uma claque bem barulhenta. Entre os convidados especiais que chamaram mais atenção a viúva do ex-governador Miguel Arraes. Foi lá para aplaudir a chegada ao parlamento da neta Marília Arraes.

 

No poder - Dos seis prefeitos impedidos de tomar posse, ontem, em Pernambuco, apenas um conseguiu liminar do TRE, assumiu e ainda fez uma baita festa: José Luiz de Sá Sampaio, o Sampainho (PSB), de Caetés. Sampainho não está entre os fichas-sujas. O TSE cassou seu diploma por ser filho do seu antecessor, Zé da Luz.

 

Voto misterioso - O que se diz na Câmara é que os votos dados a João Arraes, Marília Arraes, Aerton Luna e Roberto Teixeira para presidente não se constituíram surpresas para o presidente eleito Múcio Magalhães. Ele sabia que não contava com João Arraes, mas ficou surpreso com o único voto de Marília, que garante que votou nele.

 

Curtas

 

UNANIMIDADE– A única unanimidade na Câmara do Recife é Francismar Pontes (PTB), eleito primeiro-vice-presidente da mesa diretora com a totalidade dos votos dos 37 integrantes do Poder. Francismar é bom camarada.

 

SEM RESSACA– No dia mundial da ressaca – 1 de janeiro – sabido mesmo foi o prefeito reeleito de Palmeirina, no Agreste, Eudson Catão (PSB). Tomou posse na madrugada de ontem, logo após romper 2009 com a família.

 

DE ALMA NOVA – João Paulo manteve a tradição de amanhecer o primeiro dia do ano na praia. Deu um mergulho profundo nas águas de Boa Viagem para, segundo ele, purificar a alma pecaminosa e lavar a alma para 2009.

 

''Confia no Deus eterno de todo o seu coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.'' (Prov. 3:5-6)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Blog 02.01.2009 05:51

João Paulo diz que "é soldado" e aguarda ordens de Lula

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 “O soldado vai montar o escritório”. Foi com essa frase que o ex-prefeito João Paulo (PT) se referiu ao seu futuro político. O petista disse que viajará de férias, do dia 9 ao 15 deste mês,  mas não revelou para onde irá. Contou que, quando retornar, terá um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). “Dia 20 vou para Brasília conversar com o presidente Lula e com a ministra Dilma, e ver minha responsabilidade no que eu posso ajudar o partido, no âmbito nacional, principalmente, com os prefeitos eleitos no Brasil inteiro”, contou. Ele desconversou se a reunião seria para tratar da possibilidade de ele assumir algum ministério.

João Paulo disse que o caminho do Senado vai depender da conjuntura eleitoral de 2010. “Se mantido este cenário daqui até lá, eu acredito que sim (que será candidato ao Senado)”, comentou, frisando que é “um soldado” pronto para cumprir ordens. “Sou de infantaria. Estou pronto para o papel que o partido me der”, declarou.(Da Folha de Pernambuco)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Blog 02.01.2009 05:50

Eduardo teme sombra de João Paulo em 2010, diz jornal

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 O jornal Folha de São Paulo informa na sua edição de hoje ter apurado que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), teria pedido ao presidente  Lula que não coloque o ex-prefeito João Paulo em cargo de visibilidade. Campos, segundo o jornal, temeria  que João Paulo se fortaleça para concorrer contra ele ao governo. A ideia é que o ex-prefeito dispute uma vaga ao Senado, mas o PT quer fazer dele o próximo governador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diz a Folha, ''''começa 2009 sob pressão para acomodar no governo petistas que saíram das urnas derrotados ou acabaram seus mandatos e ficaram desempregados''''. A lista inclui, segundo o jornal paulista, além de João Paulo, os ex-prefeitos Fernando Pimentel (Belo Horizonte) e José de Filippi (Diadema), que conseguiram fazer seus sucessores, saíram fortalecidos das eleições municipais e têm pretensões eleitorais em 2010. Com prestígio em alta e bom relacionamento com Lula, os três já articulam espaços que garantam que fiquem na vitrine pelos próximos dois anos.

Para contornar problemas com aliados e ao mesmo tempo trazer políticos de sua confiança para perto do governo, a alternativa em discussão é transformá-los em coordenadores da campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à sucessão presidencial: João Paulo no Nordeste, Pimentel, em Minas, e Filippi no ABC Paulista.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Blog 02.01.2009 05:21

João da Costa não descarta contenção de despesa na PCR

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 Sem mencionar em seu discurso medidas ou ações administrativas para conter impactos da crise econômica em sua gestão, João da Costa (PT) foi empossado ontem como prefeito de Recife em cerimônia na Câmara Municipal.Momentos antes da solenidade, no entanto, o petista falou à imprensa que não descarta um contingenciamento de despesas. Segundo ele, o município deve sofrer reflexos na receita e no ritmo do desenvolvimento diante da "alteração na dinâmica da economia".

"É possível, sim, que haja ajustes. Pode ser que o cenário se agrave, então é preciso nos prevenirmos", afrmou o prefeito. Ele não falou sobre nenhuma medida concreta. Segundo Costa, sua primeira tarefa será analisar o perfil dos gastos e "mergulhar" na estrutura da prefeitura. "Temos que diminuir o custeio para garantir investimentos e parcerias."(Folha de S.Paulo)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Blog 02.01.2009 04:41

Vaias a Tony Gel marcaram posse de Queiroz em Caruaru

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 A posse do novo prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), ocorrida na tarde de ontem, no plenário da Câmara Municipal, foi marcada por duas etapas distintas. Na primeira, quando da escolha dos integrantes da nova Mesa Diretora para o biênio 2009/2010, não faltaram vaias e provocações do público contra o ex-prefeito Tony Gel (DEM) - que, na condição de vereador mais votado, presidiu os trabalhos. Em seguida, com a saída do democrata e já sob o comando do novo presidente, o vereador Rogério Menezes (PT), após a chegada do novo prefeito e do vice, Jorge Gomes (PSB), não faltaram aplausos e festa da militância. Até mesmo para evitar maiores constrangimentos, Tony Gel deixou a Câmara pelas portas do fundo, minutos antes da chegada do novo prefeito.(Folha de Pernambuco - Ricardo Perrier)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Blog 02.01.2009 03:59

Yves critica imprensa e diz que não é prefeito itinerante

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 No discurso de posse do seu sexto mandato de prefeito, Yves Ribeiro (PSB) criticou a Imprensa e os adversários que o acusaram de não ter identidade com a população de Paulista - município que ele comandará pela segunda vez, depois de já ter administrado, também por duas vezes, Itapissuma e Igarassu. Com os olhos marejados, o socialista rechaçou, em tom de desabafo, a pecha de “prefeito itinerante”. “Sou um homem metropolitano que defende os interesses do povo”, disparou Yves, destacando o “orgulho” de ter as contas de suas gestões aprovadas pelos órgãos de controle. “Nos meus 40 anos de vida pública, tive 22 contas aprovadas pelas câmaras de Itapissuma, Igarassu e Paulista, além da Assembléia Legislativa”, assegurou.(Folha de Pernambuco)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Blog 02.01.2009 03:30

Sopapos em Araçoiaba. "O bicho vai pegar", avisa Cuscuz

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 Tumulto, discussão, troca de tapas, quebra-quebra e intervenção policial marcaram a cerimônia de  posse, na Câmara dos Vereadores de Araçoiaba, ontem. A confusão começou quando o vice-prefeito Carlos Uchôa (PSDB) iniciou uma discussão com o vereador Zeca da Kombi (PSB) em torno da escolha do novo presidente da Casa. A deixa para o entrevero foi a tensa situação política do município, que elegeu para prefeito Hildemar Alves Guimarães (PSB) - o Cuscuz -, mas terá como chefe do executivo o segundo colocado e atual prefeito, Severino Alexandre Sobrinho (PMDB). Isso porque Cuscuz teve as contas rejeitadas pelo TCE e foi impedido pela Justiça de assumir o mandato.

Apesar de ausente do município, ontem, Cuscuz  também se manifestou. “Alexandre é um impostor, será conduzido ao cargo já com 70% de rejeição. A posse e o diploma dele são provisórios”, disparou. Cuscuz ainda atacou o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto. “Ele está legislando em causa própria. Entramos com recurso extraordinário, mas ele não encaminhou para o STF, porque sabe que está errado. Estamos aguardando a publicação da decisão monocrática para recorrer”, afirmou Cuscuz, garantindo ter como trunfo um abaixo-assinado em seu favor “com 4.500 assinaturas de populares”. “Até ontem tínhamos conseguido mais 1.400. O bicho vai pegar”, avisou. (Folha de Pernambuco)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Blog 02.01.2009 03:18

João da Costa reúne todo o secretariado segunda-feira

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 O primeiro dia efetivo de trabalho do prefeito do Recife, João da Costa (PT), seguirá uma agenda interna. Hoje, às 10h, o prefeito estará no evento de posse do seu secretariado, no 15° andar da Prefeitura, para no período da tarde, realizar reunião em caráter individual com cada um dos auxiliares. “Confiamos na equipe que montamos. Não queremos perder o ritmo do funcionamento da Prefeitura”, disse. Mas será na próxima segunda-feira que João da Costa fará a primeira reunião com todo o seu secretariado.(Da Folha de Pernambuco)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Blog 02.01.2009 02:40

Partidos da base de Lula privilegiados antes da eleição

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 Antes da disputa, a média de repasse de verbas para investimento desde janeiro de 2005 era de R$ 80 por habitante para os municípios aliados ao Planalto, contra R$ 42 para os administrados pela oposição. Em São Paulo, onde Gilberto Kassab (DEM) foi reeleito, a média era de R$ 32 por cabeça. Todas as siglas que comandam as prefeituras beneficiadas com repasses milionários chefiam algum ministério ou estatal. A Presidência negou motivação partidária.(Folha de S.Paulo)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Blog 02.01.2009 01:58

Lula turbina caixa para 2009 de prefeitos aliados

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 Em meio à crise econômica que provoca cortes em série nos orçamentos das administrações municipais pelo país, o governo Lula turbinou, após as eleições, o caixa de um grupo de prefeituras que serão comandadas por aliados em 2009.
Na lista dos principais beneficiados com dinheiro da União para tocar obras e programas sociais despontam cidades cujos prefeitos foram eleitos por PT e PMDB, respectivamente o partido do presidente e o aliado preferido do Planalto para a disputa de 2010.
Das 20 cidades que mais receberam verbas nos últimos meses, 18 estão em 2009 sob a tutela de siglas aliadas do Planalto. Dessa lista, 65% delas serão chefiadas por PMDB (7) e PT (6). As demais serão administradas por PTB (2), PSB (2) e PC do B (1).   (Folha Online)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Blog 02.01.2009 01:20

Raul Castro diz que EUA são ''''agressivos e traiçoeiros"

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 O presidente de Cuba, Raúl Castro, assegurou nesta quinta-feira que ter chegado ao 50º aniversário da revolução foi uma vitória dupla por ter acontecido em meio ao "ódio doentio" dos Estados Unidos.

Raúl liderou o ato principal em lembrança do 50º aniversário da revolução em Santiago de Cuba, onde destacou que o acontecimento representa "uma vitória duplamente meritória porque foi atingida apesar do ódio doentio e vingativo do poderoso vizinho".

O presidente disse que os Estados Unidos "nunca deixarão de ser agressivos, dominador traiçoeiro". Ele disse, no entanto, que está disposto a conversar com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que assume o governo no dia 20 deste mês.

"Todos os governos americanos não pararam de tentar forçar uma mudança de regime em Cuba empregando uma ou outra via com maior ou menor agressividade", disse o presidente cubano, acompanhado pela cúpula do governo e figuras históricas do processo político que triunfou em 1º de janeiro de 1959. (Folha Online)

...



compartilhamentos
Blog 01.01.2009 20:08

São Paulo: Kassab pede apoio de vereadores

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 O prefeito eleito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), tomou posse na tarde de hoje (1º), em cerimônia na Câmara Municipal. Num rápido discurso, Kassab fez um balanço dos programas de sua última administração e pediu apoio dos vereadores para aprovação de projetos de seu novo governo. “Nós tivemos com a Câmara a melhor e relação possível no último mandato. E esperamo que agora continue assim”, disse.

Durante a cerimônia, o vereador eleito Jamil Murad (PC do B) quebrou o protocolo, exibindo uma faixa com os dizeres “Israel pare o massacre contra o povo palestino”. Depois, foi ao microfone e conclamou os colegas a apoiarem as ações em favor da paz na Faixa de Gaza.
(Agência Brasil)

...



compartilhamentos