Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Blog 02.01.2009 16:43

Prefeito de Juazeiro faz reunião com secretariado

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito de Juazeiro(BA), Isaac Carvalho ( PCdoB), fará a primeira reunião de Governo com os secretários e assessores diretos, amanhã, às 9h, no Paço Municipal. Ele entregará os relatórios elaborados durante o Seminário da Mudança ao seu secretariado. Os seminários realizados em dois finais de semana em outubro e novembro tiveram como proposta construir ações emergências para os 120 primeiros dias do novo governo. Na oportunidade os secretários apresentarão ao prefeito a situação encontrada no primeiro dia de trabalho e quais medidas deverão ter prioridade diante do quadro encontrado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Blog 02.01.2009 16:01

Giro pelo Interior: Araripina luta contra inadimplência

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

O novo prefeito de Araripina, Lula Sampaio (PTB), teve na manhã de hoje a primeira reunião com o seu secretariado. Ele cobrou agilidade para colocar a Prefeitura em funcionamento e atender ''como for possível'' os problemas dos mais pobres. Mas deixou claro que vai ter que suar a camisa para tirar o município da inadimplência e, com isso, conseguir recursos do governo federal para implantar programas que foram barrados durante os últimos 12 anos, como o saneamento básico e outras obras que recebem o apoio do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC.

Mas no primeiro momento, Sampaio quer mesmo é resolver os problemas criados na Autarquia Educacional do Araripe (Aeda), entidade mantenedora das faculdades, a exemplo da Faculdade de Formação de Professores, pioneira no Araripe. A situação ficou tão grave que o Conselho Estadual  de Educação sugeriu que a unidade de terceiro grau fosse fechada.  

Uma equipe do novo prefeito apurou que houve muita desordem administrativa, como distribuição desmedida de bolsas de estudo,o que quase inviabilizou o funcionamento da entidade. O prefeioto não tem mágoas do seu antecessor, Valdeir Batista (PR), com quem se relaciona bem. O que não ocorre com o ex-prefeito e hoje deputado Emanuel Bringel (PSDB), responsável pelos problemas que o município enfrenta gerados pela inadimplência.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Blog 02.01.2009 16:00

Elias quer redução de cargos e desativação de empresas

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), entregou hoje, à Câmara dos Vereadores, o projeto da reforma administrativa que sua gestão promoverá criando novo modelo de gestão para o município. A expectativa é de que a proposta passe pelas comissões temáticas e seja aprovada, ainda na próxima semana, pelo Poder Legislativo Municipal.

 

''Vamos promover mudanças radicais na forma de gestão'', resumiu o prefeito. O projeto reduz em quase 60% os cargos comissionados, desativa quatro empresas da Administração Indireta (Emdeja, Urj, Relume e EMTT) e cria a nova estrutura do Poder Público Municipal, incluindo a Secretaria de Coordenação das Administrações Regionais.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Blog 02.01.2009 15:27

Labanca denuncia roubo de equipamentos da Prefeitura

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ettore Labanca (PSB) ao assumir, ontem, a Prefeitura de São Lourenço da Mata denunciou o roubo de equipamentos da Prefeitura e mandou um recado para os saqueadores.“ Estou sabendo que funcionários levaram computadores da Prefeitura e do colégio municipal. E digo logo que devolvam, porque eu vou entrar na Justiça”, enfatizou o novo prefeito. Entretanto, Ettore reafirmou que a sua postura como gestor não será a de “perseguição política”. “Estou preocupado em trazer o desenvolvimento ”, disse ele. Foto Flávio Jeremias.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Blog 02.01.2009 15:20

Veja quem se elegeu presidente de Câmara no Pajeú

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

Conheça alguns presidentes de Câmaras de Vereadores eleitos, ontem, na região do Pajeú. O levantamento está no site do radialista Nill Júnior, da Rádio Pajeú:

Tabira - Tadeu Sampaio (DEM)

Carnaíba - Jeovani Adriano (PSB)

Ingazeira - Argemiro (PSB)

Iguaracy - José Carlos dos Correios (PR)

Sertânia - Zuza do Padre (PSB).

Afogados da Ingazeira - Renon de Ninô (PT) 

Arcoverde - Luciano Pacheco (PTB)

Flores - Luiz Pereira de Lima (PSDB)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Blog 02.01.2009 14:51

Giro pelo Interior: mulher preside Câmara em Salgueiro

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

Numa verdadeira ''virada de mesa'', a vereadora Raimunda Barros, a Mana (PDT), foi eleita presidente da Câmara Municipal de Salgueiro. Mana, que já presidiu a Câmara Municipal, fez uma estratégia de mestra. Escondeu por todo o tempo o seu desejo de disputar a presidência, enquanto outros pré-candidatos, como Biu Benício (PSB), Antonio Pires (DEM) e Paulo Afonso (DEM)  fizeram campanha durante todo o mês de dezembro, ao contrário do ex-presidente Alvinho Patriota (PT), que não demonstrou nenhum interesse pela continuidade no cargo.

E também não declarou qual o candidato de sua preferência. O candidato do novo prefeito, Marcones Sá (PSB), era o vereador Biu Benício, visto como o mais ''fiel''  dos cinco eleitos pela Frente Popular de Salgueiro, além de ser pai do secretário de infra-estrutura do município, Fábio Cavalcanti, e tio do secretário de Agricultora, Nilton Cavalcanti. Outro que também manteve sua candidatura à presidência da Casa Epitácio Alencar até o fim foi o vereador estreante, o radialista Ednaldo Barros (PTB).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Blog 02.01.2009 14:42

Giro pelo Interior: vice diz que Coelho não comanda PSDB

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

A propósito da nota "fogo amigo", postada hoje pela manhã no blog,  o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, disse que Luiz Eduardo Coelho não responde mais pela presidência do partido no município. A comissão provisória em Petrolina deveria ter sido renovada até o  dia 15 de dezembro do ano passado e não foi. Segundo Domingos, o comando do PSDB no Estado já procurou os partidários municipais para  a renovação da nova comissão, que deverá ocorrer ainda este mês.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Blog 02.01.2009 14:34

João da Costa empossa os novos secretários

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito do Recife, João da Costa, aproveitou a posse do novo secretariado,hoje, para dar o mote do primeiro ano de sua administração, dizendo que a unidade da equipe e o cumprimento de metas serão os elementos mais buscados.

 

O prefeito também não perdeu a oportunidade de voltar a falar de crise. “Vamos ter, em 2009, o ano mais difícil dos últimos cinco porque não teremos o mesmo crescimento da receita e isso vai exigir a busca pela eficiência da gestão e a melhoria do custeio da máquina pública”, resumiu.

 

Assim como fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a inauguração de parte do Parque Lindu, João da Costa prometeu que os mais pobres não iriam pagar o pato da crise. O prefeito garantiu que quer manter os empregos dos recifenses e, se possível, aumentar o postos de trabalho na cidade. “A prioridade deste momento é garantir emprego e renda para o povo brasileiro. Vamos procurar dar nossa contribuição”, finalizou.

 

Confira os nomes dos secretários empossados hoje :

 

Secretaria de Turismo – Samuel Oliveira;

 

Secretaria de Cultura – Renato L. Jornalista;

 

Secretaria de Assuntos Jurídicos – Ricardo Soriano. Foi assessor jurídico na campanha de João da Costa;

 

Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação – Lygia Falcão;

 

Secretaria de Educação, Esporte e Lazer – Cláudio Duarte;

 

Secretaria de Saúde – Gustavo Couto;

 

Secretaria de Habitação – Heraldo Selva. É do PSB e foi candidato a vice-prefeito na chapa de André Campos, em Jaboatão dos Guararapes;

 

Secretaria de Saneamento – José Marcos;

 

Chefe de Gabinete – Félix Valente;

 

Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Amir Schvartz;

 

Gabinete de Planejamento Participativo e Gestão – Milton Botler;

 

Secretaria de Finanças – Marcelo Barros;

 

Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas – Fernando Nunes;

 

Secretaria de Assistência Social – Karla Menezes. É presidente do PT no Recife;

 

Secretaria de Serviços Públicos – José Humberto Cavalcanti. É secretário-geral do PTB;

 

Secretaria de Relações Institucionais – Roberto Arraes;

 

Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã – Amparo Araújo. É presidente do Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco;

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – José Bertotti.

 

(pernambuco.com)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Blog 02.01.2009 14:00

João sinaliza nome de Geddel ao governo

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito João Henrique evitou ser explícito, mas deu o sinal de que o ministro Geddel Vieira Lima pode começar a construir sua candidatura ao governo do Estado ao afirmar que "certamente a Bahia saberá reconhecer a competência e a capacidade de Geddel". Durante o ato de posse, ontem, na Câmara Municipal, o prefeito, que inicia seu segundo mandato, destacou o crescimento do PMDB nas últimas eleições e evitou polemizar com o governador Jaques Wagner, mesmo provocado pela imprensa. Wagner, aliás, como previsto não compareceu à solenidade de posse de João Henrique, segundo o jornal Tribuna da Bahia.

Alegando que não poderia estar presente na posse de todos os prefeitos baianos, o governador preferiu não ir a nenhuma. Em seu lugar foi designado o secretário estadual de Infra-estrutura Antônio Carlos Batista Neves, que pertence aos quadros do PMDB. O ministro Geddel, citado várias vezes pelo prefeito como um dos principais responsáveis pela sua vitória, justificou a ausência de Wagner. "O governador já tinha uma outra agenda e ele também tem o direito ao descanso", disse.


Contudo, o discurso do prefeito João Henrique, entrecortado por lágrimas, pode ter revelado algumas mágoas estampadas durante a campanha eleitoral, inclusive a troca de farpas com o próprio governador. Talvez por julgar-se injustiçado, ou pela emoção do momento e os desafios que terá pela frente, o prefeito peemedebista deixou nas entrelinhas um tom de alegria e desabafo. Atento, o ministro Geddel ouvia o prefeito agradecer a todos, mas o salão lotado percebeu também um agradecimento feito de forma especial a ele próprio.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Blog 02.01.2009 13:15

“Déda degolou o amigo e melhor secretário”

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

"Déda criou três meses de suspense e expectativa na sociedade falando em promover uma reforma no seu governo para degolar o seu amigo e o melhor secretário do seu governo, Nilson Lima", comentou o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), líder da oposição na Assembléia Legislativa. Segundo ele, o governador evitou colocar o dedo na ferida ao não escutar os reclames da população e mexer, sobretudo, nas pastas de Segurança Pública, Educação e Saúde. "Nilson foi o único que fez um trabalho de destaque e conseguiu juntar dinheiro: R$ 1 bilhão", disse o parlamentar, voltando a lamentar a falta de projetos de outros secretários para investir o dinheiro amealhado por Nilson Lima, segundo o Jornal da Cidade.


Venâncio explicou que Nilson Lima cresceu não só dentro do governo, mas também do próprio partido e passou a ser um nome forte para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2010. Isso, salientou o deputado, passou a incomodar possíveis concorrentes. "Para disputar a Câmara Federal, o PT tem Rogério Carvalho e Zé Eduardo, sem falar que ainda tem Iran Barbosa. Então, perceba que não tem vaga para todos, sem falar dos aliados. Como Nilson se destacou, conquistando espaço, o governador fez como se diz na gíria popular: quebrou suas pernas. Não se importou se ele estava trabalhando. Entre os interesses do Estado e os políticos, Déda ficou com a segunda opção", entende.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Blog 02.01.2009 12:40

Vereador assume interinamente prefeitura de Londrina

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

O vereador do PTB José Roque Neto, eleito nesta quinta-feira (1º) presidente da Câmara de Vereadores de Londrina (PR), assumirá interinamente a gestão do município no lugar do prefeito eleito, Antonio Belinati (PP), que teve o registro da candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia de transmissão de cargo ocorrerá na tarde de hoje (2).

 

Antonio Belinati (PP) teve o registro da candidatura cassado pelo TSE em 28 de outubro por ter contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná em 2000, quando era prefeito de Londrina. Embora o candidato tenha recorrido da decisão, o pedido foi negado pelo TSE na madrugada do dia 19 de dezembro, por 5 votos a 1. A orientação do TSE foi consolidada no sentido de que fossem anulados os votos dados a Belinati nos dois turnos.

 

Com base na decisão, a juíza eleitoral do município, Denise Hammerschmidt, enviou ao TRE-PR uma solicitação de agendamento de nova eleição em segundo turno entre os candidatos Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT), respectivamente 2º e 3º colocados no primeiro turno, com 23,61% e 22,92% dos votos válidos. Belinati teve 36,38%. (Agência Brasil)

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Blog 02.01.2009 12:20

Elias Gomes envia projeto da Reforma para a Câmara

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

O novo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), não esperou nenhum dia após a posse para começar a trabalhar. Hoje, o tucano vai apresentar a reforma administrativa que preparou para o município na Câmara de Vereadores. Ele também vai acompanhar os trabalhos de limpeza de vias e canais do Mutirão Vida Nova para Jaboatão, despachar no Palácio da Batalha e fazer uma avaliação com os secretários do primeiro dia de gestão.

 

Hoje, Elias Gomes acompanha a varrição, capinação e pintura do meio-fio da Avenida Bernardo Vieira de Melo. A preocupação do prefeito é retirar, em 30 dias, todo o lixo que está nas ruas da cidade e regularizar a coleta de lixo. Em seguida, segue para a Câmara, onde apresenta o projeto de lei do novo modelo de gestão, que tem foco na descentralização dos serviços da Administração Municipal e na racionalização dos cargos comissionados. Segundo o prefeito, além de aproximar a Prefeitura de Jaboatão da população, a reforma trará uma economia de R$ 6 milhões ao ano para o município, poupança que será aplicada em obras de infra-estrutura.

 

À tarde, Elias volta a conferir o andamento dos trabalhos do Mutirão Vida Nova para Jaboatão. A partir das 17h30, o prefeito faz uma avaliação com os secretários das primeiras horas de gestão. Por volta das 19h30, despacha na Prefeitura de Jaboatão. (pernambuco.com)

...



compartilhamentos
Blog 02.01.2009 11:45

De férias, Lula se encontra com tubarão

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Folha de São Paulo traz na sua edição de hoje que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de férias em Fernando de Noronha, se deparou com um tubarão após mergulhar em uma praia. Segundo o jornal, Lula - que está com a família no arquipélago, visitou ontem duas praias da ilha, no qual, em uma delas se encontrou com um pequeno tubarão, que passou em sua frente e foi embora.

 

O encontro aconteceu na praia de Atalaia, que tem acesso restrito e controlado pelo Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Lula usava um snorkel (tubo de respiração na água) e uma máscara de mergulho. Três funcionários do Ibama o acompanhavam. Cercado por recifes de corais, a praia é uma grande piscina natural de águas claras e pouca profundidade.

...



compartilhamentos