08/03


2012

PCR: diagnóstico de telefonia móvel sai em 15 dias

 

 

 

 

 

 

 

 

Rivânia Queiroz

Representantes das quatro operadoras de telefonia móvel que atuam na cidade do Recife (TIM, Claro, Oi e Vivo) se reuniram, nesta manhã, com uma comissão formada pelas secretarias de Meio Ambiente, Assuntos Jurídicos e Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras. O grupo discutiu os processos de regularização e instalação de novas antenas na cidade.

Dentro do roteiro de atividades, as empresas ficaram de atualizar o número de antenas a serem regularizadas e o volume de novas antenas a serem instaladas para atender a demanda. Em 15 dias, a comissão formada pela PCR irá concluir o diagnóstico da situação e apontar o que pode ser feito para melhorar o serviço de telefonia móvel.

Desde o ano passado, a Prefeitura vem fiscalizando a atuação dessas operadoras e já identificou que pelo menos 70% das antenas de transmissão funcionam sem licença ambiental, o que fere a lei 17.246/2006. Das 732 antenas de telefonia celular instaladas no Recife, 516 estão irregulares.

Marcelo Rodrigues, secretário de Meio Ambiente, avisou que a Prefeitura continua fiscalizando e multando as empresas que não se adequam à legislação ambiental. A multa, segundo ele, é de R$ 5 mil por cada aparelho fora de padrão. Já o secretário de Assuntos Jurídicos, Cláudio Ferreira, procurou saber das dificuldades das empresas em prestar um bom serviço. “Queremos saber quais são as dificuldades delas para que o poder público, dentro do possível, possa intervir e garantir a instalação de mais antenas”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo 2021

08/03


2012

Minha heroína!

Mulheres heroínas merecem uma saudação, uma homenagem especial neste Dia Internacional da Mulher. Margarida, a minha amada mãe, hoje aos 86 anos, povoa essa galáxia. Sertaneja de Afogados da Ingazeira, minha mãe, como se diz lá no sertão, é do tempo antigo, no qual não se ouvia falar em emancipação das mulheres.

Tempo em que obedeciam aos homens. Primeiro, tinham que obedecer às ordens do pai. Depois, as do marido. Adoro ouvir as estórias do seu tempo, de preferência na calçada da nossa casa, em Afogados da Ingazeira, contemplando a lua quando ela se abre para iluminar as noites e inspirar o nosso papo.

No tempo da minha mãe nem antes de casar as mulheres estavam livres. Estavam à mercê da vontade dos pais. Seu pai Severo, meu avô, era severo na verdadeira expressão da palavra. Duro no trato, implacável na disciplina familiar. Era ele que decidia com quem a filha se casaria, quando e com quem.

Não se trata de exclusividade da minha família. Naquele tempo era assim: as mulheres não tinham a liberdade de se decidir por uma profissão sequer. Lugar de mulher era na casa, no fogão, na máquina de costura. As mulheres não eram donas do seu corpo, não mandavam no seu destino.

Mamãe, portanto, foi uma prisioneira. Primeiro, do pai, de disciplina feroz; depois de papai, com quem teve nove filhos e a quem se dedicou a vida inteira, sem ter direito a ser dona do seu nariz. Doméstica, mamãe cozinhou tanto na vida que, hoje, diz que sente tédio quando ainda é obrigada a ir à cozinha.

É compreensível. Numa época em que o sertão vivia praticamente isolado das civilizações, sem energia, sem comunicações, enfrentando secas periódicas, parir e educar nove filhos não são tarefas fáceis. Para manter a prole viva, papai foi obrigado a migrar para Bom Conselho, em busca de dias melhores, em lombo de cavalo.

Antes de conhecer papai, mamãe foi retirante também. Meu avô Severo foi tangido pela seca em direção a Garanhuns. Motorista de caminhão, conseguiu emprego na Suíça pernambucana por pouco tempo. Bastou chover, ter notícias de fartura para regressar ao torrão do Pajeú.

Dona Margarida é uma heroína, sim! Daí, a razão de prestar esta homenagem a quem abriu a janela do mundo para mim. Ela amou e foi amada! Pelo marido e filhos. Talvez dos nove herdeiros eu seja o mais apegado a ela, porque garoto não perdia uma só ida dela à missa na catedral de nossa Afogados. Sabe para que? Dormir no seu colo enquanto o padre fazia o sermão.

Era o momento de sentir o aroma de mãe. Aroma de mãe rima com felicidade, doçura, harmonia, ternura. É a comunicação direta com Deus! Mãe se satisfaz em ensinar a viver a vida de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral.

Amor de mãe é mágico. Mãe é o nosso anjo da guarda. Olho para a minha mãe e vejo que ela conversa com os olhos. Ela consegue mudar de assunto com apenas um olhar. E é com o seu olhar que ela me ensina e me encanta. Qualquer um que ama a sua mãe eternamente e de forma efervescente se aproxima de Deus, porque aquilo que o coração ama e deseja, como uma mãe, fica eterno.

Que nessa data em que celebramos as mulheres sejam reverenciadas as nossas heroínas sertanejas, como a minha mãe, e concluir: todo jardim começa com uma história de amor. A margarida do meu jardim é sertaneja!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

LAURO SOUSA

" O CHEIRO DE MÃE". Que frase feliz Magno. Mesmo que a minha tenha partido há 08 anos, ainda sinto o cheiro dos cabelos do CANGOTE dela, onde eu me embriagava de tanta ternura. Parabéns à todas as mulheres/mães...

Mariana

Belíssima a homenagem. Fiquei tão emocionada que chorei. Parabéns a todas as mulheres que lutam pelos seus ideais, que dá a vida pela sua família. Mulher que ama incondicionalmente.

Soraya da Cruz Plácido

Que lindo Magno esta sua homenagem a sua querida mãe, sua sensibilidade e amor é de profunda grandeza. Parabéns amigo por esta grande mulher d. Margarida, parabenizo tb a minha mãe Celeste e a todas as mulheres GUERREIRAS e que são somadoras de MUITO AMOR. FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES !!!

Tarciso Antonio de Medeiros Calado

Caro Magno. Parabens pelo belo Texto. Mãe é TUDO

Guilherme Robalinho

Caro Magno Estou com saudades de Dona Margarida. Um abraço carinhoso, nesta pernambucana do Pajeu,num dia tão especial Guilherme Robalinho



08/03


2012

Gilberto Carvalho diz que relação com base está tensa

O governo vive um momento tenso na relação com a base aliada, afirmou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, durante cerimônia de abertura de um seminário sobre a Convenção da Organização Internacional do Trabalho, em Brasília. Para Carvalho, a derrota no Senado ontem, quando foi rejeitada a recondução de Bernardo Figueiredo para a diretoria-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), significa que será preciso fazer uma análise cautelosa sobre a situação atual.

"A relação com a base, a relação com parlamento, requer que não se tenha cabeça quente, que não se tenha reações imediatas, que se analise com muito cuidado cada um dos processos. As nossas relações com partidos são relações duráveis que passam por momentos tensos e por momentos mais calmos", disse o ministro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021 IPTU

08/03


2012

PPS pede investigação ao MMPE contra Prefeitura

Rivânia Queiroz

O ex-deputado e prefeiturável do PPS, Raul Jungmann, foi ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) dar entrada na representação contra o prefeito do Recife, João da Costa (PT), por crime de responsabilidade. Ele quer que o órgão investigue a aplicação de recursos na Saúde e na Educação abaixo do limite constitucional.

O PMN prometeu ao PPS subscrever a ação, já que não ouve tempo para entrar juntamente com o recurso. Raul chamou a atenção para o fato de o Recife ter investido apenas 20,67% de sua receita na área de ensino, em 2009, e disse que a cidade enfrenta os piores indicadores da Educação. “Temos um ensino de péssima qualidade, segundo as avaliações do IDEB. O prefeito é o coveiro do futuro. Devia receber o prêmio de inimigo da Educação”, falou Raul. Ele espera providências do Ministério Público e penalidades para o chefe do executivo municipal.

O prefeiturável lembrou que não são apenas essas duas áreas que sofrem com a falta de investimentos. Também esclareceu que há enormes disparidades na atual gestão. “Enquanto a administração municipal gasta valores exorbitantes com os seus seis mil cargos comissionados – em todo o Governo Federal são 22 mil - a grande maioria dos recifenses aguarda por uma oportunidade de emprego”. E o que chama a atenção é que não faltam vagas. “Existe hoje no Recife de 15 a 25 mil vagas não preenchidas”, garante Raul.

Outro ponto crítico que chama a sua atenção são as dispensas de licitações. “Temos 1.800 contratos de bens de serviços com dispensas. Um verdadeiro desperdício de dinheiro público com superfaturamento de lonas, de fogos de artifícios e outros bens”, relembrou. Raul Jungmann argumentou que não dá para deixar passar as irregularidades porque elas são recorrentes. “Isso é algo sequencial. A rigor, começou com o ex-prefeito João Paulo e teve continuidade com João da Costa”, acusou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


08/03


2012

Caruaru: Destra anuncia greve

Os servidores da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru – Destra – decidiram, há pouco, em assembleia geral, que entrarão em greve por tempo indeterminado. Eles não aceitaram a proposta salarial enviada pela prefeitura e iniciam a paralisação na próxima terça-feira (13). A prefeitura propõe um reajuste de 12,8% na reposição das perdas, mais 2,2% de ganho real nos salários, 15% de auxílio-alimentação e estudo da redução da carga horária. Uma comissão de servidores foi criada para negociar diretamente com o prefeito José Queiroz (PDT).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão Março 2021

08/03


2012

PCR continua enviando documentos incompletos ao TCE

Rivânia Queiroz

Ainda sobre o relatório do conselheiro Carlos Porto (do TCE), que apreciou esta semana as contas da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), referentes ao exercício 2009, foi observado que a exemplo de exercícios anteriores, o prefeito João da Costa (PT) encaminhou suas contas em desacordo com a Resolução 19/2008 do TCE-PE.

Segundo o conselheiro relator do processo, vários documentos exigidos para a análise das contas do ano mencionado foram apresentados pela PCR em desconformidade. O fato foi detectado em auditoria realizada pelo Ministério Público de Contas, que apontou pelo menos 13 documentos encaminhados de forma incompleta, sem a assinatura necessária ou apresentando inconsistências.

A equipe de auditoria do TCE identificou irregularidade em quatro desses documentos. Dois dos quatro documentos incompletos são relativos a licitações realizadas e a contratos celebrados. A falta dessas informações pode impedir a detecção de fraudes nas licitações e contratações da PCR. O Tribunal de Contas entende isso como uma irregularidade grave, “pois pode estar sendo usado para acobertar falhas ou até mesmo fraudes”, informa o relatório de Carlos Porto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

altamir jose bezerra rodrigues

Carlos porto,este eu conheço,Direita volver,se bobear dá o golpe,igual Andréia nunes e Nilton nery,quiseram fazer lembram?


Petrolina 2021

08/03


2012

Relatório expõe baixos índices da educação municipal

Rivânia Queiroz

A Prefeitura da Cidade do Recife parece despreocupar-se com o desempenho do conjunto das áreas que englobam a gestão. Pelo menos no que dizem respeito à Educação, os índices mostram falta de investimentos que resultam em baixa qualidade do ensino municipal.

Essa semana as contas do prefeito João da Costa (PT), referentes ao exercício 2009, foram contestadas pelo conselheiro Carlos Porto, na 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Isso porque o relator do processo 1002427-0 entendeu que a administração municipal não estava cumprindo metas constitucionais em áreas como Educação e Saúde.

Há um entendimento de que 40% da receita dos municípios sejam investidos nessa duas áreas. Mas Recife não vem atendendo a esse requisito e investiu, em 2009, apenas 35% no total. Sendo, 20,67% em gastos com o ensino, quando o percentual deveria ser de 25%, e 14,33%, com a Saúde, ao invés de 15%.

O relatório do voto do conselheiro Carlos Porto se ateve também a avaliações da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), do Prova Brasil e do IDEB, todas de 2009, que comprovaram o fraco desempenho do Recife na pasta mais crítica, a Educação. Segundo o FIRJAN, no quesito Educação, o Recife ficou no 30º lugar do País, com nota 0,71 - abaixo da média nacional, que foi de 0,75, e até abaixo da mediana, de 0,72.

No Prova Brasil os alunos da rede municipal do Recife, dos primeiros ciclos, tiveram a 2ª mais baixa nota entre as capitais no Nordeste, à frente apenas de Natal, recebendo 4,4, enquanto a mais alta foi de 5,56, em Terezina. As notas da rede municipal também ficaram abaixo das avaliações do ensino estadual, que teve média 4,8. No IDEB de 2009, os alunos do Recife atingiram nota 4,1. As maiores notas chegaram a 8.

Limites do Recife:

Limites:                                Previsto                  Verificado

Despesas com Pessoal            54%                        41,94%
Despesas com Ensino              25%                        20,67%
Despesas com Saúde              15%                        14,33%


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

08/03


2012

Mais de 15% dos candidatos em 2010 não prestaram contas

Levantamento realizado pelo portal iG mostra que 3.437 candidatos que concorreram aos cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual em 2010 em todo Brasil deixaram de prestar contas à Justiça Eleitoral. O número corresponde a 15,3% do total de 22,5 mil candidatos que disputaram as últimas eleições. Outros 18 mil candidatos tiveram as contas reprovadas. No entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatos que deixaram de apresentar suas contas ou que tiveram as informações desaprovadas ficam automaticamente inelegíveis para as eleições de 2012.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

08/03


2012

Petrolina: Univasf faz parceria com universidade norte-americana

 

 

 

 

 

 

 

 


A Universidade Federal do Vale do São Francisco firmou convênio de cooperação técnica com a Universidade de Washington, nos Estados Unidos. O acordo foi assinado pelo reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, e a chanceler da University of Washington, Debra Friedman. Segundo o representante norte-americano, o acordo é amplo e possibilita o estabelecimento de parcerias para desenvolver interesses múltiplos em ensino, pesquisa e extensão.

“O convênio estimula a interação entre as instituições, o que já estamos fazendo recebendo dois alunos de computação da Univasf, selecionados para intercâmbio por meio do programa Ciências sem Fronteiras”. Para o reitor Julianeli, a proposta da Univasf é estreitar os laços com várias instituições, inclusive as internacionais. “O objetivo é facilitar ações como o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, além de professores, para adquirir novos conhecimentos que serão usados aqui”, completou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

08/03


2012

Elias assina edital para construção de maternidade em Jaboatão

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, em um ato conjunto com o lançamento do plano municipal de políticas para as mulheres, assina nesta tarde o edital de licitação para a construção da maternidade municipal de Jaboatão. A unidade servirá como referência para a Região Metropolitana do Recife na especialidade de parto de alto risco. O projeto está estimado em R$ 20 milhões, onde boa parte dos recursos estão garantidos através de parcerias com o Ministério de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Gessyane Paulino, “a unidade terá 90 leitos, sendo 60 obstétrico e 30 de unidade intermediaria de cuidado neonatal, destinada as crianças”. O local da instalação já foi definido, ficará em Sucupira, na divisa de Jaboatão Centro com Cavaleiro.  O inicio das obras tem previsão para os próximos três meses.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores