FMO janeiro 2020

29/05


2012

Prefeitos pernambucanos estão na mira do MPPE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fenelon: Câmaras Municipais podem não estar cumprindo as suas funções

 

Rivânia Queiroz

O procurador-geral do Estado, Aguinaldo Fenelon, informou há pouco que mais prefeitos pernambucanos podem ser afastados do cargo por improbidade administrativa, até o final do ano. A lista deve crescer em virtude de manobras políticas que foram identificadas através de um relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O documento constatou que, nos últimos 15 anos, deixaram de ser julgadas pelos legislativos municipais 181 prestações de contas de prefeitos, cuja recomendação era pela rejeição. Em Pernambuco, os gestores dos municípios de Araçoiaba, Araripina e Maraial já tiveram seus mandatos cassados e foram afastados por improbidade.

O Ministério Público de Pernambuco expediu ontem uma recomendação aos promotores de justiça para que as Câmaras Municipais julguem, num prazo de 60 dias, as contas de todos os prefeitos que tiveram suas despesas rejeitadas pelo TCE.

O procurador adiantou que vai acompanhar de perto todos os casos e vai esperar dos legislativos municipais que justifiquem as razões pelas quais aprovaram contas consideradas irregulares. “Isso é uma falta de respeito à sociedade e a lei. O que queremos é que essas despesas sejam apreciadas dentro do parecer do Tribunal e não a partir de uma visão política”, declarou.

Aguinaldo Fenelon ainda explicou que se for entendido que as Câmaras Municipais estão criando dificuldades para a Justiça, bem como artifícios para suspender a fiscalização, por terem um entendimento apenas político, elas serão rigorosamente punidas. “Cabe, inclusive, uma anulação da aprovação das contas pelas Câmaras. Nesse caso, o representante do legislativo poderá responder por improbidade”, avisou.

A União dos Vereadores de Pernambuco também será acionada para que ajude no sentido de orientar os seus vereadores a não passar por cima das recomendações dos órgãos fiscalizadores.

Lista – Pelo menos 54 municípios estão com contas abertas. Sendo dez delas com mais de três prestações pendentes. Segundo Fenelon, há contas de 1994 que ainda não foram apreciadas. “Eles não podem deixar uma conta de 1994 parada. É preciso saber se essas Câmaras estão de fato cumprindo suas funções”, advertiu o representante do Ministério Público, em entrevista à Rádio Folha.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sergio Murilo Pereira Araujo

Serra Talhada tem sete contas rejeitadas pelo TCE.

JULYANE CHRISTINY MATIAS PEREIRA DOS SANTOS

Em Itaquitinga os vereadores terão que justificar porque aprovaram as contas rejeitadas, o TCE está de olho. Agora não cai o prefeito só não, leva os colegas. Tem neguinho ser dormir, se a farmácia tiver medicamento controlado está bom, senão ...

JULYANE CHRISTINY MATIAS PEREIRA DOS SANTOS

O TCE e o MPPE diz que o município está com as contas rejeitadas e ainda querem enganar o povo. Além do mais que agora não irá só julgar as contas do prefeito querem também saber porque o TCE rejeitou as contas e os vereadores aprovaram. Por que será que os vereadores aprovaram! A casa caiu papai.

Mariana

Se o MPPE investigar direitinho, encontrará cidade no sertão do São Francisco onde o Gestor paga salário (altíssimos)as esposas de vereadores, para que estes aprovem todas as contas.


Prefeitura de Jaboatão

29/05


2012

Inocêncio diz que em Iguaracy apoia ex-prefeito

O deputado Inocêncio Oliveira (PR) apresentou, há pouco, ao blog, uma nova versão sobre a crise política em Iguaracy, a 360 km do Recife, onde disputam o apoio do parlamentar o prefeito Albérico Rocha (PR) e o ex-prefeito Francisco Dessoles (PSC).

Segundo o líder republicano, o seu candidato ali será Dessoles, pelo fato do prefeito ter comunicado a ele, durante encontro ontem, no Recife, que abandonaria a vida pública.

Albérico, entretanto, reafirma que não desistiu da reeleição e que acabou de receber o apoio da Frente Popular, formada no município pelo PT, PDT e PSB. ''Eu disse a Inocêncio que estava desapontado com a vida pública, mas não falei que não seria candidato'', afirmou.

Inocêncio, por sua vez, garantiu que já deu a palavra a Dessoles e que Rocha não terá a legenda para disputar. ''O prefeito não tem o controle da comissão provisória, que está entregue aos quatro vereadores do PR já fechados com Dessoles'', disse o parlamentar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

LAURO SOUSA

Magno, o que leva vc a publicar ESSA IMUNDICIE que prefiro não citar o nome no seu blog?


Cabo de Santo Agostinho

29/05


2012

Serra: PSDB define eixos de mobilização

O coordenador de mobilização da campanha tucana em São Paulo, Walter Feldman, diz que o recém-criado Núcleo Sindical do PSDB terá papel destacado na campanha de José Serra, segundo o Poder Online.

Se inicialmente o público jovem tem recebido um tratamento especial do ponto de vista estratégico, com atenção a áreas como ensino profissionalizante e redes sociais e a necessidade de imprimir a Serra um discurso que dialogue com esse setor, outros quatro eixos comporão a base do trabalho de mobilização na campanha do PSDB.

Os tucanos trabalharão com o Núcleo Sindical, com os secretariados do Negro e da Mulher e também buscarão diálogo com segmentos populares.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

29/05


2012

Lei regulariza área urbana em Petrolina

















O prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), regularizou a área urbana do loteamento Terras do Sul, onde vivem 1,5 mil famílias, que passam a partir de agora a ter a posse da terra definitivamente. O ato de assinatura da lei foi prestigiado pelo vice-prefeito Domingos Sávio (PSDB), os vereadores Raimunda Sol Posto (DEM), Alvorlande Cruz (PRTB) e Major Enfermeiro (PTC), além de líderes 
comunitários.

Na ocasião, o prefeito surpreendeu o vereador Alvorlande Cruz ao cobrar a promessa, segundo ele, de que o vereador teria feito para votar nele (Lossio) caso resolvesse a pendência. O parlamentar, entretanto, afirmou que não tem “nenhum alinhamento político” com Lóssio

“Em nenhum momento, falei que votaria no prefeito”, enfatizou. O vereador, que conseguiu por meio de emenda R$ 5 milhões para o orçamento do município a serem investidos na regularização fundiária, disse que, na verdade, sua promessa foi a de que se o prefeito regularizasse a situação, ele compareceria à solenidade. Na verdade, bateu fofo!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/05


2012

Demóstenes tem ''missão impossível'', diz líder do PSDB

















O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), classificou de "missão impossível" a tentativa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) de se livrar da cassação de mandato, tanto no Conselho de Ética quanto no plenário da Casa, segundo o Estadao.com.br. Acusado de integrar o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira, Demóstenes apresenta nesta terça-feira (29) sua defesa no processo disciplinar a que responde no conselho.

"É uma missão impossível. Os fatos falam mais alto do que qualquer discurso que ele possa pronunciar no Conselho de Ética. Não creio que ele consiga apresentar algum dado novo que reverta essa expectativa de perda de mandato", disse o tucano.

Para Alvaro Dias, a tendência de cassação de mandato deve ser confirmada também no plenário, onde o voto dos senadores é secreto. "Eu creio que, mesmo com o voto secreto, em que pese que tenhamos trabalhado pelo voto aberto, prevalecerá a defesa da instituição", disse.

Demóstenes ainda não chegou à sala da comissão. Ele deve fazer uma defesa técnica nesta terça-feira pela manhã, alegando que não mentiu aos pares quando, em março, fez um discurso no qual minimizou sua relação com Cachoeira. Ele deve também realçar sua biografia e a sua contribuição em discussões dentro do parlamento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

jose silva antonio

O SENADOR DEMOSTENES É A CARA DA OPOSIÇÃO TODOS CORRUPTOS


Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

29/05


2012

Inocêncio marca novo encontro para unir palanque em Iguaracy

O deputado Inocêncio Oliveira (PR) disse, há pouco, ao blog, que não conseguiu selar um entendimento entre o prefeito de Iguaracy, Albérico Rocha (PR, e o ex-prefeito Francisco Dessoles(PSC). Patrono da eleição de Rocha, Dessoles rompeu com a criatura e quer agora, a todo custo, disputar a Prefeitura, mesmo o sucessor fazendo uma gestão muito bem avaliada pela população. Iguaracy fica no Sertão do Pajeú, a 360 km do Recife.

Segundo Inocêncio, uma nova tentativa de acordo será feita na próxima semana, mas a tendência do deputado é apoiar Dessoles, caso não consiga unir as duas lideranças no mesmo palanque.

Foto: blog do Nill Junior


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

29/05


2012

Comissão nacional do PT só chegará ao Recife à noite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Frateschi ficará à frente da comissão de organização da segunda prévia do PT

 

Rivânia Queiroz

A comissão nacional que vai coordenar a segunda prévia do PT no Recife só chegará à capital pernambucana na noite de hoje. Estava prevista a chegada do grupo ainda nesta manhã, quando ocorreria a primeira reunião, juntamente com os membros dos diretórios estadual e municipal. Mas é possível que o encontro fique apenas para amanhã, a depender do horário que desembarquem por aqui.

Segundo o secretário-geral do PT estadual, Rosano Carvalho, o atraso da comissão não implicará em prejuízo para a organização do evento eleitoral do domingo, uma vez que toda a parte burocrática está em andamento. "Eles (a comissão nacional) ficarão atentos basicamente a duas coisas: a lista, que gerou toda aquela polêmica na primeira prévia, e a organização para o dia da eleição. O resto a gente tem dado prosseguimento, como por exemplo, a questão das urnas e dos locais de votação”, explicou o petista.

A expectativa com a vinda da comissão tem aumentado. Isso porque o grupo também estaria com a missão de convencer os candidatos à prévia, o secretário licenciado Maurício Rands e o prefeito João da Costa, a desistirem da disputa, abrindo mão para um terceiro nome. O que é improvável para alguns petistas. Interlocutores mais próximos dos dois candidatos argumentam que essa tarefa caberia apenas ao presidente nacional do PT.

Ontem, o deputado Fernando Ferro disse que apenas Rui Falcão teria condições de convencer um ou outro a deixar o embate. O mesmo pensamento tem Rosano Carvalho. “Me surpreenderia muito se essa comissão estivesse vindo para cá com esse objetivo. Não acredito! Até porque, acho que é tarefa do Rui Falcão”, argumentou.

Comissão - O secretário de Organização Nacional do PT, Paulo Frateschi, está à frente do grupo que desembarcará no Recife para cuidar de perto da nova prévia agendada para o próximo domingo, dia 3.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

o povo da de olho

Não vamos sair de casa.


O Jornal do Poder

29/05


2012

PSB lança candidato em Pesqueira

















Em Pesqueira, aa 215 km do Recife, o PSB lançou a candidatura do ex-prefeito Evandro Chacon para concorrer às eleições para prefeito. O ato contou com a presença do líder do Governo na Alepe, Waldemar Borges, que festejou: "''O governador quer eleger prefeitos capacitados sobre os trilhos do progresso que vem implantando em todos os segmentos sociais com a ajuda do Governo Federal'', afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

29/05


2012

Governo aumenta frota de carros pipas na área da seca


















O Ministério da Integração Nacional vai reforçar a distribuição de água por meio de carros-pipa, além de construir e reformar diversos poços Nordeste afora. A decisão foi tomada após reunião sábado (26), em Petrolina (Sertão, a 722 km do Recife), no auditório da superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba. Na ocasião, estiveram presentes representantes das defesas civis de cinco estados (Sergipe, Pernambuco, Bahia, Piauí e Paraíba) e do Exército.

A ação vai atender 622 municípios e é uma parceria do Ministério da Integração Nacional com a Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Exército. O Governo Federal já liberou R$ 164 milhões para a ação, somente em 2012. O perfuramento de poços está sujeito a relatório da Codevasf, que vai mapear os pontos mais crônicos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

o povo da de olho

É a velha industria.....



29/05


2012

Jingles históricos: Armando, o senador mais votado em 2010

O blog traz, hoje, o jingle do senador Armando Monteiro Neto (PTB), o mais votado no Estado nas eleições de 2010. Reviva esta emoção. Clique abaixo. Se você tem algum documento histórico como este nos envie: magno@blogdomagno.com.br


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha