FMO - Previnir é a melhor forma de lutar

17/10


2021

Os grandes escultores pernambucanos (2)

Da coluna de João Alberto

Nicola: As figuras de anjos e santos predominam nas peças de Jaime Nicola de Oliveira, que têm grande influência da arte barroca, de uma maneira especial das esculturas de Aleijadinho. Suas criações são esculpidas em madeira ou pedra de calcário e estão em importantes galerias, do Brasil e exterior. Ele tem uma grande coleção de prêmios, que começou na primeira Bienal de Artesanato do Nordeste.

Mestre Nuca: Manuel Borges da Silva nasceu em Nazaré da Mata e depois se mudou para Tracunhaém, onde virou o consagrado Mestre Nuca. Ao lado da esposa, Maria, fazia bois, bonecas, peixes, galinhas, anjos, além dos leões, que se tornaram ícones do artesanato pernambucano. Foi ao lado dela que criou todos os detalhes desses leões cheios de charme, de cabelos encaracolados, que estão espalhados em várias partes do Recife. Tornaram-se uma referência ao Leão do Norte, símbolo da força política, econômica e cultural do estado. O maior deles está em frente à Estação de Passageiros do Porto do Recife. É uma das peças da arte popular pernambucana mais vendidas. Dos seus seis filhos, três seguiram sua profissão e são os responsáveis por produzir, atualmente, os leões.

Cavani Rosas: escultor, desenhista e artista plástico Ricardo Cavani Rosas começou como ilustrador do Diario de Pernambuco e em agências de publicidade. Ao longo de toda a carreira, sempre criou espaço para a convergência entre as espécies ao desenhar criaturas combinando características humanas, animais e vegetais. Uma das suas peças mais conhecidas é o touro que fica em frente ao restaurante Spettus. Inicialmente no Derby e agora em Boa Viagem.

Ana das Carrancas: Filha de uma artesã e um agricultor, Ana Leopoldina Santos nasceu em Santa Filomena, distrito de Ouricuri, em Pernambuco. Na infância, usava o barro para fazer panelas, potes, brinquedos, boi-zebus, cavalinhos e santinhos, para ajudar sua mãe, que vendia utensílios de barro na feira, para sustentar a família. Com o objetivo de melhorar de vida, mudou-se para Petrolina. Devota de São Francisco das Chagas e do Padre Cícero, pediu que eles lhes mostrassem uma forma de ganhar dinheiro. No dia seguinte, foi até o Rio São Francisco buscar barro para fazer panelas. Diante da imensidão das águas, sentiu uma forte inspiração, ao ver as carrancas de madeira multicoloridas das barcaças que aportavam às margens do rio. E lá confeccionou sua primeira carranca de pequeno tamanho. Levou-a para casa, onde todos gostaram e aprovaram a ideia.

A partir de então, além dos potes e jarras que fazia, passou a fazer carrancas de barro em grande quantidade, que passaram a ser muito procuradas, especialmente devido à lenda de que afastavam os maus espíritos. Suas obras são peças de aspectos grosseiros, criadas no estilo próprio da artesã, com formas simples, primitivas e com um detalhe importante: possuem os olhos vazados, em homenagem ao marido, José Vicente, que era cego, e sempre participou ativamente de seus trabalhos, fazendo os bolos de barro para a confecção das peças. Na sua carreira participou de várias exposições no Brasil e na Europa. Até hoje, as peças feitas pelos seus herdeiros fazem sucesso.

Alex Mont’Elberto: Formado em design pela UFPE, tem mais de quatro décadas da carreira. Quando começou, em 1978, não se falava em ecologia, muito menos em produtos ecologicamente corretos. E ele já se preocupava em utilizar resíduos no processo de confecção de suas obras, hoje conhecidas pelo conceito de ecodesign. Trabalha com esculturas em inox e se notabiliza pela qualidade e primor na execução de suas criações. Seus trabalhos têm reconhecimento internacional, usando madeira de reflorestamento e metais, sucatas de alumínio e aço. Sua obra tem três pilares: artesanato, móveis e, mais recentemente, náutica com a produção de embarcações em fibra de vidro e madeira. Já participou de vários eventos internacionais e coleciona muitas premiações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão - regularizacao-fundiaria

17/10


2021

Luciana Santos é reeleita presidente nacional do PCdoB

A vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos foi reconduzida, hoje, à presidência nacional do PCdoB. Ela continuará a comandar a sigla pelos próximos quatro anos. A reeleição ocorreu durante o Congresso da legenda, que se encerrou neste domingo (17), após três dias de deliberações.

No evento, foi aprovada também uma resolução política com foco no fortalecimento da agremiação e na luta da legenda contra o governo Bolsonaro. Luciana chegou à presidência nacional do seu partido em maio de 2015. Foi a primeira mulher a ocupar tal posição.

Em 2017, teve o mandato renovado, algo que se repetiu hoje. A dirigente assumiu a liderança dos comunistas em um momento difícil para as forças progressistas, que incluiu o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a ascensão da direita.

Sob sua condução, o PCdoB oficializou, em 2019, a incorporação do Partido Pátria Livre, o que lhe permitiu superar a cláusula de barreira e manter seu pleno funcionamento institucional. A dirigente também liderou o movimento pela aprovação das federações partidárias no Congresso Nacional, uma inovação democrática que incide para preservar o pluralismo político no Parlamento.

Sobre o Congresso do PCdoB

O 15° Congresso Nacional do PCdoB aconteceu de forma virtual, com a participação de mais de 600 delegados. No sábado (16), ocorreu o ato político da atividade, com a participação de personalidades de diversos partidos, a exemplo do ex-presidente Lula (PT); o ex-ministro Ciro Gomes (PDT); os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL), à frente da CPI da Covid; e o ex-candidato à Presidência da República Guilherme Boulos (PSOL).

Ao fim do Congresso, o PCdoB aprovou uma resolução que irá nortear a sua atuação pelo próximo período. Segundo o partido, no centro do documento, está a "necessidade de construir uma frente ampla contra o governo Bolsonaro e de fortalecer a sigla para que tenha maior influência na vida do país".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

17/10


2021

Leite: “Espero que o Bolsodoria não esteja voltando”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), comparou comportamentos recentes do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), seu principal adversário nas prévias do partido, ao jeito do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de fazer política. A afirmação ocorreu porque Doria sugeriu que não iria participar do debate marcado para terça-feira (19) —o governador, no entanto, voltou atrás ontem.

Leite também se referiu a questionamentos de pessoas ligadas a Doria sobre o aplicativo que vai servir para votação. "Levantar suspeitas sobre o modelo de votação e não participar de debate é coisa de Bolsonaro. Espero que o Bolsodoria não esteja voltando aí. Que bom que ele desfez este caminho e está se apresentando para ir ao debate", disse Leite.

Presidente do PSDB em São Paulo e integrante da campanha de Doria nas prévias, Marco Vinholi reagiu a declaração. "Leite vem a São Paulo e ataca Doria mais uma vez. Diálogo na teoria, agressão na prática. É momento de termos candidato para unir o partido e o pais, não para dividir".

Debate na terça-feira

As declarações de Leite foram dadas neste domingo em um hotel São Paulo, onde esteve para um evento da campanha das prévias tucanas. Ele disse que lamentou a postura de Doria em relação aos debates porque o governador de São Paulo reclamou do formato, mas sem detalhar os problemas.

"Reclamou do formato, mas não disse o que no formato o incomodava. Não tem nada de diferente do que é um debate normal, apresentar as ideias", disse.

O debate está marcado para terça-feira (19), no Rio de Janeiro, e também contará com Arthur Virgílio Neto, o terceiro nome das prévias tucanas, mas que tem menos recebido adesões.

Disputa acirrada

A escolha do nome do PSDB está se tornando uma disputa acirrada entre Doria e Leite. O primeiro turno das prévias está marcado para 21 de novembro.

O governador do Rio Grande do Sul tem mais diretórios estaduais a seu lado. Ele tenta avançar em São Paulo, partido onde o PSDB é maior —26% dos filiados estão no estado.

Doria aposta no tamanho do estado que governa para ser indicado como o nome do PSDB que vai concorrer à presidência da República. Ele recebeu uma carta de apoio assinada por 230 prefeitos paulistas tucanos e 120 vice-prefeitos.

Como acontece no começo de candidaturas, ambos pregam otimismo. Leite chegou ao hotel onde ocorreu o evento com discurso de quem vai vencer. Afirmou que está recebendo apoios em todo o Brasil. Também ressaltou a presença de líderes políticos no evento que acontece na terra de Doria, e projetou um bom resultado no estado.

A matéria completa está disponível no UOL.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

17/10


2021

Não aprendemos nada

Por José Nilvaldo Júnior, de O Poder

Os historiadores gostam de falar que quem não aprende com os próprios erros tende a repeti-los. Isso não é o pior. Danado é a humanidade não aprender sequer com os seus acertos. Se a pandemia trouxe algo de positivo foi educar a população a usar máscara e higienizar as mãos com frequência e, o mais importante, evitar o tradicional aperto como cumprimento.

Os benefícios complementares são evidentes. Levante o dedo quem encontrou pessoas gripadas nos últimos meses. Eu mesmo, este ano, não lembro de ninguém. Não, não é ciência (ainda) caro Patrulheiro Toddy do conhecimento. É empirismo. Por onde a ciência teve origem.

PEGOU

Como todo mundo sabe, tem coisas que pegam e coisas que não pegam. As máscaras pegaram, apesar de alguns inconvenientes e eventuais esquecimentos. Pois bem: os governos ao invés de aproveitarem o embalo e estimularem a permanência do adereço até que ele se torne tão normal como cuecas e calcinhas, entraram numa corrida alucinada para ver quem libera primeiro o seu uso. Claro que nada deve ser imposto. Mas já que a pandemia ainda está causando estragos e o uso da máscara foi bem incorporado, por que não manter por mais tempo?

E simultaneamente fazer uma campanha ampla e constante sobre os seus benefícios, até que as pessoas se convençam de que ganham mais usando máscaras do que roupas íntimas. Alô, desmoralizada OMS. Que tal começar a recuperar o conceito jogado na lata do lixo durante a pandemia, propondo e coordenando uma campanha mundial sobre isso?

MÃO AO ALTO

Li na revista "SERA?" desta semana artigo de Paulo Gustavo sobre o tema. Cita um livro recente, lançado na Inglaterra e ainda sem tradução no Brasil, de Ella Al-Shamani, bióloga e paleoantropóloga. ("The handshake, a gripping history"). Pelo resumo, a autora viajou na maionese. Delirou. Disse, sem qualquer suporte factual, que o aperto de mão vem de tempos imemoriais, da pré-história. Conversa fiada. Quem já viu índios esquimós, mongóis ou qualquer povo primitivo trocando apertos de mão? Onde Darwin, Engels ou o nosso Darcy Ribeiro, que estudaram sociedades primitivas, registram esse costume na pré-história?

O gesto é antigo, mas não tanto. A evidência mais distante da prática, pesquisei no Google, vem da Assíria, no século IX a C. Persistiu como um gesto de paz ou acerto entre governantes e pessoas importantes. Só se popularizou no Ocidente a partir do século XVIII. No Oriente, não é usado de jeito nenhum. Os orientais preferem o asséptico "nemastê", aquela simpática inclinação guardando distância regulamentar.

AVISOS ANTES DA PANDEMIA

Sempre registro que, muitos anos atrás, o papa do colunismo no Nordeste, João Alberto, considerou "OUT" apertar mãos em restaurante. Fez uma campanha para acabar com o péssimo hábito. Apesar da força do DP, deu em nada. Todo mundo sabe que os apertos de mãos são grandes transmissores de doenças infecciosas. Estudos científicos ao longo do tempo mostram isso. Propõem o fim do hábito. Ate agora, em vão Até porque existe coisa mais mal educada do que deixar alguém de mão estendida?

A coluna está disponível na íntegra no jornal O Poder.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/10


2021

CPI da Pandemia adia leitura do relatório

A CPI da Pandemia no Senado transferiu o último depoimento de amanhã (18) para a terça-feira (19). Com isso, adiou a leitura do relatório final. Por ora, os senadores não definiram uma nova data para a apresentação e a votação do parecer, a cargo do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão.

Segundo o parlamentar, a decisão de mudar o cronograma foi do presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM). “Acho que essa ampliação dos prazos ajuda a construir uma unidade interna no grupo, um denominador comum“, afirmou Calheiros ao Poder360.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

17/10


2021

Caminhoneiros propõem greve em 1º de novembro

Entidades que representam os caminhoneiros reuniram-se, ontem, e deram prazo de 15 dias para que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) atenda as reivindicações da categoria. Caso contrário, os motoristas prometem parar a partir de 1º de novembro. As informações são do Poder360.

Entre as demandas estão o estabelecimento e cumprimento de um frete mínimo, redução do preço do diesel e revisão da política de preços da Petrobras. Estiveram reunidos a CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), o CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas) e a Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores).

As entidades são ligadas aos caminhoneiros autônomos que participaram da greve de 2018. “O governo Bolsonaro teve o prazo de 3 anos para melhorar a vida do transportador autônomo e nada foi cumprido”, declarou Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTTL

“Daremos mais 15 dias para que a nossa pauta, que é de conhecimento do ministro Tarcísio [de Freitas, da Infraestrutura] e do governo Bolsonaro, seja aplicada de fato para os caminhoneiros”, afirmou.

Segundo ele, os caminhoneiros enfrentam dificuldades nunca vistas. Litti Dahmer destacou que a situação vem piorando ao longo dos últimos 3 anos de “desgoverno” Bolsonaro. “Nosso chamado de paralisação tem o respaldo de 1 milhão de caminhoneiros e a sociedade virá conosco”, disse.

REIVINDICAÇÕES

As entidades divulgaram a lista de demandas para suspenderem a paralisação:

  • redução do preço do diesel e revisão da política de preços da Petrobras, conhecida como PPI (Preço de Paridade de Importação);
  • constitucionalidade do Piso Mínimo de Frete;
  • retorno da Aposentadoria Especial com 25 anos de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e a inclusão do desconto do INSS pago pelo caminhoneiro (PL2574/2021) na Lei do Documento de Transporte Eletrônico;
  • aprovação do novo Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas (PLC 75/2018);
  • aperfeiçoamentos na proposta do voto em trânsito no Senado.
  • melhoria e criação de Pontos de Parada e Descanso (Lei 13.103/2015)

A matéria completa está disponível no Poder360.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Outubro

17/10


2021

Garanhuns promove mutirão de cirurgias de catarata

A Prefeitura de Garanhuns iniciou, ontem, a triagem de pacientes para realizar um mutirão de cirurgias, que irá beneficiar garanhuenses a partir de 60 anos de idade e/ou com hipótese diagnóstica de catarata. Os procedimentos cirúrgicos vão acontecer em novembro e serão executados pela equipe da Oftalmo PE, através de contrato com o município. A expectativa é de que cerca de 250 pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa.

A secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório, acompanhou o primeiro dia de triagem em uma das clínicas especializadas. Ela esteve acompanhada do presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Johny Albino, e do secretário-geral do Consórcio de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Cayo Albino.

“Este mutirão é muito importante para atender a uma grande demanda de pacientes em Garanhuns. Cuidar bem das pessoas é uma das prioridades da Prefeitura, e trabalhamos constantemente para isso, contando com todo apoio do prefeito Sivaldo Albino”, destaca a secretária.

Os exames laboratoriais e cardiológicos pré-operatórios, necessários para as cirurgias, serão feitos pelo município nos laboratórios conveniados e no Centro de Especialidades Luís Lessa (Cell). Os demais exames pré-oculares acontecem na própria Oftalmo PE.

Por meio da Central de Regulação, a Secretaria de Saúde traçou o perfil dos pacientes para realizar este procedimento, que é considerado um tratamento de alto custo. Desta forma, todos pacientes são de uma demanda já existente e estavam sendo acompanhados pelas suas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Transparência em 1° Lugar

17/10


2021

Mercado de Itapissuma vai passar por nova vistoria

Até a próxima quarta-feira (20), a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) irá divulgar um laudo sobre o Mercado de Artesanato de Itapissuma, no Grande Recife, destruído por um incêndio nesta semana. Técnicos da companhia e da Prefeitura estiveram ontem no local.

Além de avaliar a estrutura do local para elaboração de um projeto de reconstrução, o estudo também analisará a possível reabertura dos restaurantes do Polo Gastronômico da caldeirada. A análise da área pela Cehab foi uma solicitação da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Prefeitura de Itapissuma.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

arnaldo luciano da luz alencar ferreira

Se o Pessoal da Prefeitura entrar em contato com o Ministro Gilson Machado, do turismo que é pernambucano, em menos de seis meses esse prédio vai está totalmente recuperado, ele é do ramo e é bom no que faz.


Serra Talhada 2021

17/10


2021

Ao meu primeiro e amado filho

Meu primogênito Felipe Martins está apagando 34 velinhas neste 17 de outubro. Mora nos Estados Unidos desde garoto, toca guitarra num grupo musical em Washington e trabalha numa empresa de TI - Tecnologia da Informação. Veio ao mundo em Brasília, fruto do meu segundo casamento com a jornalista Regina Beltrão, residente em Nova York.

Meu outro filho americano, também com Regina, André Gustavo, dois anos mais novo, mora em Salem, na costa norte de Massachusetts, acima de Boston, célebre pelos julgamentos de bruxas de 1692, durante os quais vários habitantes foram executados sob suspeita de prática de bruxaria. 

Felipe, o aniversariante, é músico desde criança. Não sei a quem puxou, mas, além de guitarra e violão, toca flauta. É um jovem que vive se renovando o tempo todo em busca de novos desafios. Formado em Psicologia e Música, adora o Brasil, embora venha muito pouco por aqui. Já estive em Washington para visitá-lo algumas vezes, mas depois da pandemia a gente tem matado a saudade pelas ferramentas online.

Neste dia, meu filho Felipe, gostaria de dizer que todos os dias são ideais para cantar ao Senhor um cântico novo, em agradecimento pela vida. Viver é muito bom, uma benção celestial. Deus opera maravilhas a todo momento em nossas vidas, manifestando-se no pequeno botão que desabrocha na chuva que cai, no sol que brilha, e na lua com os seus mistérios.

O milagre da vida se faz presente nos instantes em que olhamos ao nosso redor e nos sentimos vivos, e Jesus é o nosso refúgio de geração em geração. Que louvemos o seu nome e todas as suas obras!

Parabéns, meu filho, e que as glórias de Jesus sejam as linhas que contornem seu destino.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

17/10


2021

Waldonys retorna a Pernambuco em grande estilo

O músico Waldonys volta a Pernambuco no próximo dia 23. Ele será a grande atração do Alameda Sunset, uma badalada casa de shows em Caruaru. 

Para obter outras informações ou já fazer a reserva de mesa, é possível entrar em contato pelo WhatsApp do Alameda: (81) 99198-2555.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Outubro 2021

17/10


2021

Asfabe promove eleição

Entre os dias 18 a 20 de outubro, a Asfabe (Associação dos Funcionários Aposentados do Bandepe) vai promover uma elição para escolher a nova diretoria. Há duas chapas concorrentes:

Chapa 1 (situação) - "Lutas e conquistas", encabeçada pelo atual presidente da Asfabe, Reginaldo Dias, que está no poder há mais de 20 anos;
Chapa 2 (oposição) - "Nova Asfabe, Novos Tempos", liderada pela primeira vez por uma mulher, Maria do Carmo Calado.

A eleição será híbrida: ocorrerá de modo presencial entre 18 e 20/10, das 9h às 18h, na sede da Asfabe, localizada na Madalena, Zona Oeste do Recife. Também pelos Correios: os votos devem ser postados até às 18h do dia 18/10.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

17/10


2021

Na volta aos palcos, Adilson Ramos arrasou

Aos 76 anos, quase dois anos fora dos palcos por causa da pandemia, o cantor Adilson Ramos fez, ontem, em Caruaru, o reencontro com seus fãs apreciadores da boa música e do romantismo. Por mais de duas horas, cantou seus maiores sucessos, como "Olga", "Relógio", "Sonhar contigo" e "A chuva me lembrou você". Adilson ainda cantou com seu filho Cristian, voz tão linda quanto a dele, o dono dos teclados da banda do pai.

O ambiente da volta do rei do romantismo se encaixou como uma luva ao momento: a nova, charmosa e aconchegante casa de espetáculos Dom Vitallino, no Alto do Moura, em Caruaru, decorada com peças do mestre do barro. É resultado de uma aposta no mercado da diversão pelos empresários Zezo e Carlos Augusto. O espaço é amplo, com dois pisos, serviço de bar e restaurante e excelente atendimento. 

Antes de o show começar fui, ao lado de Nayla e Carlos Augusto, ao camarim dar um abraço em Adilson e agradecer pelo excelente Sextou com ele no Frente a Frente. Adilson continua com uma energia contagiante. Dança, pula e brinca com a plateia ao longo de todo o espetáculo, que não considera um show, mas uma reunião de amigos. Abriu sua apresentação cantando "Olga", depois falou da sua emoção de estar de volta aos braços do seu público, chegando a se emocionar e igualmente encher de lágrimas os olhos dos seus fãs.

O momento mais emocionante, entretanto, foi quando chamou seu filho Cristian ao palco para cantar com ele. O sucessor mostrou que tem talento, voz, charme e empatia com o público, como o pai, conforme você pode conferir no vídeo. Zezo e Carlos Augusto têm planos para levar grandes atrações a Caruaru. No próximo dia 30 será a vez de Petrúcio Amorim, que deu um show aos ouvintes do Frente a Frente no Sextou da última sexta-feira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros