Ipojuca 2021

15/04


2021

Deputado tenta garantir vacinação de professores

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) segue na luta em defesa dos professores na Câmara dos Deputados e apresentou uma emenda, hoje, ao projeto 5595/2020 visando garantir a vacinação de professores e servidores de escola antes do retorno às aulas presenciais.

O projeto, de autoria das deputadas Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Adriana Ventura (Novo-SP), prevê o reconhecimento da educação presencial, como serviço essencial. Se a proposição for aprovada e virar lei, os professores terão que retornar imediatamente às salas de aula. “Isso é um risco e uma irresponsabilidade sem tamanho. Colocar os professores nas salas de aula sem que eles sejam vacinados é expor a categoria à gravidade da pandemia. Apresentei uma emenda em caráter de urgência tentando evitar que esse projeto seja aprovado”, disse o deputado.

O projeto foi alvo de intensos debates no plenário, mas acabou saindo de pauta por falta de acordo. A sua discussão deverá ser retomada na próxima semana. “Quero dizer aos professores que estou vigilante. Esse debate requer urgência, mas não vamos permitir que ele seja aprovado de braços cruzados”, finalizou Fernando Rodolfo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina abril 2021

15/04


2021

Vilabela FM faz live para ajudar artistas

Para ajudar os artistas locais em meio à pandemia, a Escopo Comunicação e Rádio Vilabela FM organizam a live solidária Estrelas de Serra Talhada, que está programada para o dia 1º de maio. A iniciativa contará com a participação de músicos dispostos a se unir aos realizadores para contribuir com os colegas que necessitam de auxílio.

Com o lema “Queremos que as nossas estrelas continuem brilhando”, o projeto está recebendo cestas básicas e alimentos na sede da Vilabela FM. Além disso, uma conta bancária será disponibilizada em breve para doações via Pix. Para ser contemplado, o artista deve realizar um cadastro prévio.

A Fundação Cultural Cabras de Lampião é uma das parceiras da live solidária e garantiu a apresentação do cantor Assisão. O cantor Henrique Brandão e o DJ Berg Calixto também já confirmaram suas participações, de forma gratuita.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

15/04


2021

Sebá lança Neto e diz que é unanimidade

Faltando um ano e sete meses para as eleições, o líder do Avante na Câmara dos Deputados, Sebastião Oliveira, resolveu meter a mão no vespeiro da aliança governista, hoje enxergando 22 apenas pela ótica da candidatura a governador do ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Em entrevista ao blog, há pouco, lançou a candidatura do secretário de Governo, José Neto, homem da mais absoluta confiança do governador Paulo Câmara e que ganhou visibilidade política ao assumir a articulação do Governo.

"Faça uma pesquisa na base do Governo na Assembleia Legislativa. Vais constatar que José Neto é um nome consensual. Nelson Rodrigues falou que toda unanimidade é burra, mas Neto é uma notável exceção, abre um paradigma na ampla aliança que elegeu e reelegeu Câmara", disse Sebá, como é mais conhecido. Segundo ele, José Neto não tem arestas com nenhum partido ou líder partidário da coligação e por isso mesmo seu nome pode crescer e prosperar.

"Nunca vi alguém tão talhado para vida pública. Sério, fiel, leal e jeitoso, Neto resolveu todas as crises na relação da Assembleia com o Governo depois que assumiu a Secretaria de Governo", disse, acrescentando que a aliança vive, hoje, um momento de tensionamento que só uma pessoa hábil e capaz com o perfil de José Neto poderia reacender a unidade construída com muito sucesso por Eduardo Campos lá atrás.

Sobrinho do ex-governador Joaquim Francisco, por quem foi alçado à vida pública como auxiliar de gabinete, José Neto é auditor do Tribunal de Contas do Estado, concursado na mesma turma de Paulo Câmara. A amizade com o governador floresceu na corte e ganhou a fortaleza de uma baraúna com o tempo. No atual Governo, é considerado um auxiliar polivalente, um coringa, com passagens e missões cumpridas nas Secretarias de Administração, Recursos Humanos e na Fazenda.

José Neto e Paulo Câmara tomaram posse juntos no TCE em 15 de março de 1995. A partir dali, se tornaram amigos próximos, de almoçar um na casa do outro. Em 2007, quando Paulo virou secretário no primeiro governo Eduardo Campos, o advogado não imaginava que um dia veria o colega chefiar o Palácio do Campo das Princesas.

Foi para ajudar e acabou se consolidando como homem de confiança de Paulo. Avalia o amigo governador como uma pessoa que tem um olhar diferenciado para as contas públicas, fundamental no momento político e econômico que o Estado e o País vivem. (O perfil contém  informações apuradas pelo repórter Paulo Veras, do JC Online)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes 2021

15/04


2021

João Neto entra na Academia Nordestina de Poesia

O escritor e pesquisador pernambucano João Monteiro Neto assumiu a cadeira número 55 da Academia Nordestina de Poesia. Entre suas obras, está o livro “Aboio, Poesia, Improviso, Cantoria-Origens”, publicado em 2017.

"É fruto de 40 anos de peregrinação pelo mundo civilizado e sertões, à procura de nossas raizes culturais. Durante esse período, me mantive calado, sempre, acompanhando no silêncio da crítica o real sentido de sua inquietude em não comentar o trabalho finalizado. Sinto-me agora com muito maior leveza, com os frutos colhidos desse silêncio. E, com muita paz de espírito para terminar outro capítulo desse cântico popular brasileiro! Tenho o sentimento do dever cumprido", descreveu João Monteiro Neto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/04


2021

A versão do prefeito de Maraial

Nota de esclarecimento

Venho a público esclarecer alguns fatos sobre a matéria veiculada no dia 14 de abril de 2021, em alguns blogs políticos pernambucanos.

A publicação mencionou o parecer favorável do Ministério Público Federal, ao qual opina por cassar o meu diploma como prefeito e dos senhores Ananias Wanderley Pereira Santos e Josivaldo Silva dos Santos, bem como para que seja determinada novas eleições no município. Contudo, por meio desta, buscamos esclarecer que o presente parecer refere-se a Recurso Eleitoral protocolado pela parte vencida, que não ficou satisfeita com a sentença prolatada pelo juiz da 43ª Zona Eleitoral, a qual não acolheu os seus pedidos por insuficiência de provas de qualquer irregularidade por parte deste noticiante.

Expresso minha indignação perante o caso, uma vez que as pessoas que deram entrada neste processo não conseguiram convencer o povo de Maraial que seus projetos seriam melhores que os meus, tentando de todas as formas um afastamento/cassação e novas eleições.

Feitas tais considerações, o parecer presente nesta publicação se mostra equivocado, pois o noticiante explicitou em 1ª instância que sempre agiu com honradez, demonstrando a sua boa-fé em todo o período eleitoral e desta forma, esclareceu qualquer dúvida existente com relação aos fatos mencionados nas petições iniciais destes processos.

Desta forma, estou certo de contribuir para o esclarecimento da verdade, a defesa do estado de direito democrático e a garantia dos direitos constitucionais de todos os cidadãos da cidade que administro, uma vez que confio na justiça e acredito que não serei prejudicado em um processo que não existem provas concretas de qualquer cometimento de ilícito eleitoral.

Sergio da Silva (Sergio da Farinha) – prefeito de Maraial


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

15/04


2021

Fórum de Aldeia pressiona contra via em área ambiental

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

Um grupo de moradores do bairro de Aldeia, em Camaragibe, se mobilizou na tentativa de impedir que o Arco Viário Metropolitano passe por uma área de proteção ambiental (APA), que contém um trecho de Mata Atlântica. Em 2010, por meio de decreto, o então governador Eduardo Campos criou a APA Aldeia-Beberibe justamente para preservar a fauna e a flora que restam no local.

O Fórum Socioambiental de Aldeia criou uma campanha intitulada "Arrudeia!", enfatizando os danos que serão causados se o Arco atravessar a área de Mata. Através de um vídeo, o grupo defende o redesenho do projeto do Governo de Pernambuco (assista acima).

Uma carta também foi endereçada ao atual governador, Paulo Câmara (PSB), lembrando da ação que Eduardo Campos tomou para blindar a área: 

"A proposta atual (reeditada) do arco vai destruir matas, matar animais silvestres, impactar nascentes e cursos d'água (responsáveis por abastecer 1 milhão de pessoas na RMR) e desestabilizar ainda mais o regime de chuvas de toda a região. Nossa luta levou Eduardo Campos a criar a APA. Anos depois, em 2019, na Semana do Clima, em Nova Iorque, o senhor disse: 'A melhor forma de dar concretude à nossa visão de mundo é pela ação'", diz um trecho do documento.

SOBRE O ARCO METROPOLITANO

O Governo de Pernambuco pretende construir uma via expressa entre Goiana, na Mata Norte, e o Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O objetivo da administração estadual é destravar trechos urbanos. O investimento previsto é de R$ 4 milhões.

No último dia 23 de março, houve o lançamento de um edital para a elaboração do trecho sul do Arco Metropolitano, com 45,3 km de extensão e que compreende a BR-408 em Paudalho e a BR-101 Sul, no Cabo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Albérico Tavares

Vamos preservar o que resta da nossa Mata Atlântica! Que o ARCO é importante, podemos concordar. Mas preservar é fundamental. ARRUDEIA, por que não?

Yara Faria de Mattos

Considero importante a construção de um anel viário, porém o Governo não pode desprezar o pouco que temos ainda de Mata Atlântica! Esse projeto tem que ser bem estudado, e certamente sem prejuízo para o nosso ecossistema que já está tão em extinção! Temos que nos lembrar que a mata Atlântica, representa um importante bioma para o nosso Estado. Portanto, revejam esse anel viário!


Anuncie Aqui - Blog do Magno

15/04


2021

Miguel Coelho é eleito secretário-geral da FNP

Em solenidade virtual, a Frente Nacional dos Prefeitos anunciou, hoje, sua nova diretoria. No evento, o prefeito Miguel Coelho foi eleito para um dos mais importantes cargos da entidade, secretário-geral. O mandato de todos os integrantes da diretoria será válido até 2023.

Na Secretaria-Geral, Miguel ficará responsável pelo planejamento da agenda da FNP e por coordenar as ações das vice-presidências temáticas, a exemplo de educação, mudanças climáticas e relações internacionais. O novo secretário também terá papel na definição das pautas e prioridades das reuniões dos mais de 3 mil prefeitos associados. 

A eleição ainda definiu como novo presidente da entidade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Também foram eleitos como vice-presidentes nacionais, Bruno Covas (São Paulo) e Eduardo Paes (Rio de Janeiro). Outros dois pernambucanos irão compor a direção, Raquel Lyra e João Campos, em vice-presidências temáticas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

15/04


2021

Covid em Pernambuco é uma das mais altas

Segundo painel divulgado diariamente pela Folha de São Paulo, com a média móvel dos últimos 7 dias o estado de Pernambuco não apresenta evolução nem consegue se destacar no combate à pandemia do coronavírus. Estados como Bahia, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte já evoluíram para um quadro estável enquanto nós ainda ainda estamos no quadro considerado acelerado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/04


2021

Rejeição das contas de Izaías Régis é uma indignidade

Por Silvio Costa Filho*

Quero me solidarizar com o ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, que teve as contas referentes ao ano de 2018 rejeitadas por uma parte da Câmara de Vereadores, mesmo o Tribunal de Contas do Estado tendo aprovado. A decisão foi um erro e uma indignidade do ponto de vista jurídico. É importante destacar que não existe nenhum elemento que justifique a decisão da Câmara de Vereadores. Além disso, não deixará o ex-prefeito inelegível. Estamos à disposição do ex-prefeito Izaías para reverter a rejeição e vamos trabalhar para reverter essa rejeição junto aos órgãos responsáveis.

Izaías é uma referência na região e em todo o Estado, sempre foi um gestor competente, correto, atencioso e comprometido com as necessidades da população. Suas ações para melhorar a qualidade de vida na cidade são um registro dos oito anos que ele esteve à frente da Prefeitura. Além disso, ele contribuiu para transformar a cidade num dos mais importantes pontos turísticos do estado e do Brasil, com um dos maiores eventos natalinos do país, o Natal Luz, criado durante sua gestão. Izaías também levou melhorias nas áreas da educação, saúde e infraestrutura da cidade. Não à toa, concluiu sua gestão com alta aprovação popular. 

*Deputado federal


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/04


2021

TCE disponibiliza acesso a salas de atendimento virtual

O TCE passou a disponibilizar, desde a última segunda-feira, mais uma ferramenta de acesso aos serviços prestados pela instituição, o atendimento virtual, voltado para advogados, gestores e público em geral.

O atendimento é feito ao vivo, em salas de videoconferência, no horário das 07h às 13h, de segunda a sexta-feira, semelhante ao realizado de forma presencial. Caso o servidor não esteja disponível, ou fazendo outro atendimento, é possível agendar o horário, preenchendo um formulário na página. 

Por meio da plataforma Google Meet, o público vai entrar em contato diretamente com os servidores responsáveis em vários setores, como Presidência, gabinetes de conselheiros e substitutos, Ministério Público de Contas (MPCO), Inspetorias Regionais, Procuradoria Jurídica, Coordenadoria de Controle Externo, Coordenadoria de Administração e Departamento de Expediente e Documentação, incluindo o protocolo, e demais áreas de interesse.

Este serviço se insere no rol de ferramentas criadas pela gestão para garantir a continuidade das atividades e o acesso seguro dos usuários durante este período. O TCE já vinha fazendo o atendimento ao público por meio de canais virtuais desde o início da pandemia, em função da suspensão parcial de alguns serviços presenciais. No dia dois de março passado, o Tribunal de Contas passou a funcionar apenas remotamente, em razão do agravamento dos casos de Covid-19 no Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha