Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Pernambuco 15.05.2022 10:00

Em guerra aberta com municípios, secretária começa a ser bombardeada por prefeitos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, repudia a tentativa do Governo do Estado e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de retirar dos municípios o direito legal de conceder autorizações e licenças ambientais.

“A autonomia dos municípios é assegurada por uma lei federal, a Lei Complementar nº 140, que agora o Governo do Estado quer usurpar para assumir uma função à qual não tem condições de cumprir. É inaceitável que uma decisão como essa fique restrita aos votos do Conselho Estadual do Meio Ambiente, sem que os municípios sejam consultados ou participem da discussão. Discussão, aliás, que sequer deveria ter sido colocada em pauta”, afirmou Mano.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 15.05.2022 09:30

O fim da dinastia está próximo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Cláudio Soares  

O papo furado de lideranças do PSB é que tem 140 prefeitos e que seu pré-candidato ao Governo do Estado, Danilo Cabral, batizado de Coronel Danulo pelo deputado Guilherme Uchoa, ainda vai crescer nas pesquisas.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 15.05.2022 09:00

A trajetória de um matuto ousado que virou até presidente da República

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Afastado da longa vida parlamentar de sucesso incontestável - 10 mandatos de deputado federal, 40 anos de Congresso Nacional - Inocêncio Oliveira ganha uma biografia: Inocêncio Oliveira, do Pajeú à Presidência da República, de autoria do jornalista José Adalberto Ribeiro, ex-colunista político dos anos dourados Diario de Pernambuco, jornal mais antigo em circulação na América Latina.

Concebido numa região de conflitos sociais que parecem sem fim, marcados cruelmente pelo rifle de Lampião, Inocêncio berrou ao mundo em Serra Talhada há 83 anos. Cresceu ouvindo histórias, de secas que mataram de fome e sede homens, mulheres e até crianças da sua geração. Ouviu também histórias de parentes que enfrentaram a fogo, olho no olho, as tropas de Virgulino Ferreira da Silva, o mais temido bandoleiro do século passado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Pernambuco 15.05.2022 00:00

De bigu com a modernidade

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Sedãs médios: qual mais se valoriza?

Os sedãs médios, como Corolla, Civic ou Cruze, perderam o glamour dos anos 80 e hoje representam apenas uns 3% das vendas gerais de 0km. Bem, e quanto aos usados? A Mobiauto, startup do segmento automotivo e um dos três maiores marketplaces de usados do país, produziu um do segmento. Oito veículos foram analisados, nas mais variadas versões, nos anos 2021, 2020 e 2019, em um total de 51 automóveis pesquisados.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 14.05.2022 21:00

Casamento de Lula exagera na segurança e também no luxo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O luxuoso casamento do pré-candidato do PT à Presidência, Lula da Silva, com a Sra. Rosângela Silva, conhecida pela alcunha de Janja, acontecerá na próxima quarta-feira, em São Paulo. Com receio de protestos populares, o petista tentou esconder o local onde acontecerá o banquete. Porém, o colunista Léo Dias teve acesso a toda a ordem de serviço da festa. As informações são do Nova Iguaçu 24h.

O milionário petista e sua futura senhora convidaram 220 pessoas para o banquete nupcial. A festança terá lugar no luxuoso espaço Grupo Bisutti, no bairro da Vila Olímpia, e longas nove horas de duração.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Brasil 14.05.2022 20:30

Governo prepara proposta para reduzir custo patronal com FGTS

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Governo Federal estuda a elaboração de um plano de estímulo ao emprego que prevê uma forte redução da contribuição dos patrões para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O objetivo seria reduzir o custo dos empregadores na contratação. As informações são do Congresso em Foco.

A informação foi trazida pelo jornal Folha de S.Paulo, que disse ter tido acesso a três versões elaboradas pelo Ministério da Economia deste plano. A primeira proposta seria cortar a alíquota de contribuição que as empresas recolhem para os trabalhadores. Hoje, a taxa obrigatória é de 8%. Caso as mudanças se concretizem, o valor passaria a ser de 2%.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Brasil 14.05.2022 20:00

Moraes diz que vai fiscalizar e garantir a democracia

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ministro do STF Alexandre de Moraes, que será o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de 2022, reafirmou hoje, que o Poder Judiciário “vai continuar fiscalizando e garantindo a democracia no Brasil”. E lembrou, em evento de magistrados em Salvador (BA), que o candidato que vencer a disputa para presidente da República nas urnas eletrônicas será diplomado pela Justiça no dia 19 de dezembro. As informações são do Estadão.

“Nós vamos garantir a democracia no Brasil com eleições limpas, transparentes, por urnas eletrônicas e, em 19 de dezembro, quem ganhar vai ser diplomado nos termos constitucionais. O Poder Judiciário vai continuar fiscalizando e garantindo a democracia”, disse Moraes, em palestra no último dia do 24º Congresso Brasileiro de Magistrados, organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e registrado pela TV Bahia.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Mundo 14.05.2022 19:35

Atirador mata dez e deixa três feridos em supermercado de Buffalo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um atirador matou dez pessoas e deixou três feridos, na tarde de hoje, em um supermercado em Buffalo, cidade americana no estado de Nova York. Segundo o FBI, o tiroteio está sendo investigado como um "crime de ódio" e um "ato de extremismo violento racialmente motivado". O assassino, que estaria trajando roupas de estilo militar, está sob custódia. As informações são do G1.

Um funcionário do supermercado Tops Friendly Market informou à agência Associated Press que o atirador entrou no local com um rifle e abriu fogo.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 14.05.2022 19:30

Ex-prefeita diz que Raquel reassumiu e que valor do último salário inclui férias

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Aliada da pré-candidata do PSDB ao Governo do Estado, a ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, explicou, há pouco, ao blog, que a ex-prefeita de Caruaru reassumiu seu posto de procuradora estadual e em seguida saiu de férias. "O salário dela não é esse valor. Aí está incluído também o valor das férias, conforme o próprio contracheque detalha", disse Débora. Ela não soube informar se, após as férias, Raquel retornará à Procuradoria Estadual ou se entrará com novo pedido de licença.

"Magno, no próprio contracheque que você divulgou na matéria tem lá a informação que ela está de férias. Inclusive consta o recebimento da parcela de 1/3 das férias", afirmou Débora.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 14.05.2022 19:00

Empresário de Lajedo passa a integrar palanque de Miguel no Agreste Meridional

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O empresário de Lajedo, no Agreste Meridional pernambucano, Renê, aceitou o convite feito hoje pelo senador Fernando Bezerra Coelho para se lançar como pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil. Com isso, passa a integrar o palanque do pré-candidato ao governo de Pernambuco Miguel Coelho na região.

“A chegada de Renê reforça o time que levará a mensagem não só do trabalho realizado por Miguel em Petrolina, mas, sobretudo, das propostas que ele apresenta para mudar a história e os tristes indicadores que Pernambuco ostenta”, afirmou FBC em entrevista à rádio Asas FM, em Lajedo.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 14.05.2022 18:30

Marília Arraes cumpre agenda em Pombos e Vitória de Santo Antão

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes, cumpriu agenda nas cidades de Pombos e Vitória de Santo Antão hoje. Marília foi recepcionada por uma série de lideranças políticas da região e visitou as feiras públicas das duas cidades.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 14.05.2022 18:15

Empresas fazem pressão para barrar reforma tributária

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) e mais de 80 entidades ligadas ao setor produtivo e empresarial do Brasil se uniram para pressionar o Senado a não colocar em votação duas propostas que tratam sobre mudanças no sistema de tributação nacional. Estão incluídas no projeto de reforma tributária. Abaixo, a íntegra do documento enviado aos senadores.

Senhores Senadores, não piorem o que já está ruim

...



compartilhamentos
Pernambuco 14.05.2022 18:02

Salário de Raquel chega a quase R$ 50 mil, mas continua longe da Procuradoria

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Licenciada da Procuradoria Geral de Pernambuco desde 2011, quando eleita deputada estadual, a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), optou pelos proventos de procuradora quando prefeita ao longo de cinco anos, pelo rendimento ser maior. No mês passado, embolsou mais de R$ 48 mil, conforme pesquisa ao portal da Transparência.

Mas está afastada do último cargo, o de prefeita, desde 3 de abril, ou seja, há mais de 30 dias. Em campanha para o Governo do Estado, ninguém da sua assessoria sabe informar se ela prorrogou a licença remunerada. Se não, deve começar a ser questionada. Afinal, pelo último contracheque, Raquel embolsa salário de marajá sem dar expediente. Confira!

...



compartilhamentos
Pernambuco 14.05.2022 18:00

Desemprego em Pernambuco reflete fracasso do Plano de Retomada

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A notícia de que Pernambuco detém a segunda colocação no ranking do desemprego no Brasil foi base do discurso de alguns dos principais pré-candidatos ao governo estadual. Afinal, o estado está atrás apenas da Bahia (17,6%), com uma taxa de desocupação de 17% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua), divulgados ontem pelo IBGE.

Após a divulgação da divulgação de mais uma pesquisa em que Pernambuco aparece como referência no desemprego, o pré-candidato a governador pelo União Brasil, Miguel Coelho, afirmou que o atual governo fracassa na busca de soluções para os desafios do estado.

...



compartilhamentos
Pernambuco 14.05.2022 17:30

Anderson e Gilson criticam PSB por falta de incentivos ao setor cultural

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ao lado do compositor Onildo Almeida, autor da música “A Feira de Caruaru”, consagrada como um dos grandes hinos sobre as tradições nordestinas, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco e ao Senado Federal pelo PL, Anderson Ferreira e Gilson Machado, respectivamente, voltaram a criticar o governador Paulo Câmara (PSB) pela falta de incentivos ao setor cultural.

Durante o encontro, Anderson defendeu a implementação de políticas públicas eficientes voltadas ao fomento da cultura popular como medidas de valorização e geração de emprego e renda. Gilson, por sua vez, lembrou que foi devido ao empenho do presidente Jair Bolsonaro que o forró obteve o devido reconhecimento e recebeu título de patrimônio cultural imaterial.

...



compartilhamentos
Pernambuco 14.05.2022 17:00

FBC participa de encontros políticos no Agreste Meridional

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Agreste Meridional foi o destino do senador Fernando Bezerra Coelho ontem. Na região, o parlamentar participou das festividades do aniversário do município de Pedra e de reuniões políticas em Garanhuns.

Acompanhado do prefeito Júnior Vaz, lideranças locais e sob os olhares da população, FBC parabenizou a cidade pelos 141 anos de emancipação e aproveitou a ocasião para destacar o empenho da gestão em prol do desenvolvimento do município.

...



compartilhamentos