Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Pernambuco 18.05.2022 14:00

Miguel visita Alto do Moura e se compromete a priorizar cultura popular

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pré-candidato a governador pelo União Brasil, Miguel Coelho esteve, ontem, em Caruaru. O ex-prefeito visitou o Alto do Moura, onde conheceu a Casa-Museu do Mestre Vitalino, além de ateliês de artesanato. A agenda foi acompanhada pelos pré-candidatos a deputado estadual Raffiê Dellon, a federal Douglas Cintra e o presidente municipal do União Brasil, Manoel Santos.

Na passagem pelo Alto do Moura, tradicional ponto turístico de Caruaru, Miguel assegurou aos artesãos com quem conversou que a cultura popular será priorizada em seu programa de governo. O pré-candidato a governador afirmou que é fundamental a construção de políticas públicas estaduais para alavancar o artesanato e o potencial turístico.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 18.05.2022 13:45

Policial militar mata namorada a tiros e se mata em seguida, em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um policial militar identificado como Alef Joanes, de 23 anos, matou a tiros a namorada, Débora Siqueira, e se matou em seguida, no bairro Indianópolis, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu no início da manhã de hoje. As informações são do portal G1/Caruaru.

Policiais militares passavam próximo ao local quando ouviram disparos de arma de fogo. No local, a equipe encontrou os corpos do PM e da mulher. A motivação do crime ainda é desconhecida. A Polícia Militar está no local e aguarda da chegada da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Brasil 18.05.2022 13:30

Impasses marcam tentativa de construir terceira via

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Está previsto para hoje mais um capítulo da novela sobre o impasse entre o PSDB e o pré-candidato do partido à Presidência João Doria. Ontem, a sigla terminou a reunião da Executiva com um chamamento ao ex-governador: eles querem encontrá-lo hoje para tentar demovê-lo da ideia de disputar o Planalto e, finalmente, poder anunciar o nome da terceira via que faria frente ao ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos. As informações são do O Globo.

O episódio é mais um da lista de idas e vindas dos postulantes que, desde o ano passado, tentam se cacifar para enfrentar o cenário polarizado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Pernambuco 18.05.2022 13:15

Anderson e Gilson confirmam ato de Bolsonaro em Pernambuco

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Reunidos, há pouco, com o presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, o pré-candidato do PL ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, e o postulante ao Senado pela mesma chapa, Gilson Machado, convidaram o chefe da Nação para fazer o seu primeiro ato de campanha em Pernambuco. O ato foi confirmado, porém ainda sem data definida.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 18.05.2022 13:00

TCU retoma hoje julgamento que pode viabilizar privatização da Eletrobras

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Tribunal de Contas da União (TCU) retoma hoje o julgamento da segunda e última etapa do processo de privatização da Eletrobras, estatal que atua nas áreas de geração e transmissão de energia. As informações são do G1.

O governo aguarda o aval definitivo do tribunal para fazer a venda da companhia de energia elétrica ainda este ano. Se confirmada a operação, será a primeira grande estatal a ser privatizada pelo governo Bolsonaro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Brasil 18.05.2022 12:30

Senado confirma volta de bagagem grátis em voos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em uma nova derrota do governo, o Senado aprovou ontem a Medida Provisória do “Voo Simples” reafirmando a volta do despacho grátis de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e até 30 quilos em voos internacionais. Com alterações, a MP volta à Câmara dos Deputados e precisa ser votada até 1º de junho, ou perderá os efeitos. As informações são do Valor Econômico.

O relator, senador Carlos Viana (PL-MG), que chegou a dar entrevistas defendendo a bagagem grátis, cedeu à pressão das empresas do setor aéreo e do governo e suprimiu o trecho, mantendo a cobrança existente. “Não devemos nos juntar a Venezuela e Coreia do Norte. Nenhum país onde a economia é aberta tem gratuidade de bagagem. Não há gratuidade, vai aumentar o preço da passagem”, argumentou.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 18.05.2022 12:00

Arquitetos presenteiam Caruaru com bancos de praça inspirados em peças internacionais

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Criatividade e talento de arquitetos pernambucanos (caruaruenses e recifenses) resultaram em um verdadeiro presente para a cidade de Caruaru, que faz aniversário hoje. Através de um ato de gentileza urbana, sete bancos com designs diferenciados e inspirados em peças de outros países foram instalados na Praça Alameda Unique (Maria José Lyra), no Bairro Universitário.

As peças foram projetadas por Juliano Dubeux; Studio Alfaia; Filipo Madeira; Marcela Marabuco; PMZ; Felipe Valadares e Gabriela Amorim, em parceria com a Unique Construtora e a Steel Artefacto.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Brasil 18.05.2022 11:30

MP que permite renegociação de dívidas do Fies é aprovada

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a Medida Provisória 1090/21, que permite a renegociação de débitos junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) relativos a contratos formulados até o segundo semestre de 2017, momento a partir do qual o programa foi reformulado. A MP será enviada ao Senado. As informações são do Congresso em Foco.

Segundo o governo, o estoque de contratos dessa época é de 2,4 milhões, com um saldo devedor total de R$ 106,9 bilhões perante os agentes financeiros exclusivos de então (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil). A taxa de inadimplência desses contratos em atraso de mais de 90 dias gira em torno de 48,8%, somando R$ 7,3 bilhões em prestações não pagas pelos financiados.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 18.05.2022 11:05

Joaquim Francisco com busto na Jaqueira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ao lado da viúva Silvia Couceiro Cavalcanti e familiares, amigos e centenas de jaqueirenses, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), inaugurou, hoje, o busto do ex-governador Joaquim Francisco no Parque da Jaqueira.

Em tom informal, citou palavras de Joaquim ao inaugurar o parque em 10 de abril de 1985: “A minha obstinação por um espaço à vida saudável para todos foi inspirada pelo poeta Fernando Pessoa quando ele exaltou: “Quando Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.  

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 18.05.2022 11:00

Recusa por vacina acaba em demissão em Paulista

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um fato curioso chamou atenção em audiência de conciliação entre o Ministério Público de Pernambuco e o Município do Paulista, realizada na Vara da Fazenda Pública da Comarca do Poder Judiciário de Paulista, no último dia 10. Na época, o ainda secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente do município, Cláudio Nunes, mesmo presente, terminou levando falta por não portar o cartão de vacina, ou seja, por ter se recusado a tomar a vacina de Covid. Coincidência ou não, logo após o fato, Nunes foi demitido da pasta.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 18.05.2022 10:45

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Na campanha de 90, quando Joaquim Francisco se elegeu governador e Marco Maciel senador, o então deputado federal Inocêncio Oliveira em Triunfo com o prefeito Eduardo Melo. A foto é do arquivo de Eduardo. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp 81.9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 18.05.2022 10:30

Brejo da Madre de Deus quer catalogar sua biodiversidade

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, participou pela primeira vez, no último sábado, do Global Big Day, realizado pelo grupo Observadores de Aves de Pernambuco (OAP), em Aldeia. Durante o evento, os observadores de aves de todo mundo se empenham em fotografar o maior número de espécies em 24 horas. No sábado, foram mais de 80 registros, inclusive, de um Sangue-de-boi ou Tiê Sangue, visto pela primeira vez nesta região.

Para o diretor de turismo de Brejo da Madre de Deus, Cáli Oliveira, a participação inédita do município no evento foi muito importante, pois, devido sua imensa territorialidade geográfica e a diversidade dos biomas, além de ter a Caatinga e Mata Atlântica preservadas, a cidade reúne condições de ser cenário de um evento do tipo.

...



compartilhamentos
Pernambuco 18.05.2022 10:00

Livro sobre eleições municipais na pandemia é lançado amanhã

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A FGV Editora lança, amanhã, durante o Seminário Internacional Pesquisas Eleitorais: desafios e metodologia na democracia contemporânea, iniciado na última terça e com acesso on line pelo canal YouTube, o livro “Eleições Municipais na Pandemia”.

Organizado pela professora Helcimara Telles e pelo cientista político Antônio Lavareda, a obra ajuda a entender melhor as eleições de 2020, distintas por acontecer em plena pandemia do coronavírus, obrigando os partidos a atraírem os eleitores às urnas por meio de novas estratégias de comunicação.

...



compartilhamentos
Pernambuco 18.05.2022 09:30

Ordem de serviço para construção de Compaz em Arcoverde será assinada sexta

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Na próxima sexta-feira, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), assinam a Ordem de Serviço das obras de construção do Centro Comunitário da Paz (Compaz). Ele será erguido em parte do terreno onde funcionava o Centro de Educação Física, no bairro do São Cristóvão, ao lado da Praça da Juventude, ainda em construção.

...



compartilhamentos
Pernambuco 18.05.2022 09:00

Sebá é o vice de Marília

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Qualquer especulação de outro nome para vice-governador na chapa de Marília Arraes não tem sentido algum, é fake. Sebastião Ignácio de Oliveira Júnior, o celebrado Sebá, será o vice da candidata do Solidariedade ao Governo do Estado. Prego batido, ponta virada, como se diz na linguagem popular.

Marília e Sebá já tiveram incontáveis horas de reuniões para tratar dos caminhos da campanha. Além de ser uma liderança política de alto calibre estadual e nacional, Sebá vai ser o braço direito de Marília na gestão estadual, contribuindo com sua grande experiência durante mais de seis anos como secretário estadual.

...



compartilhamentos