Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Pernambuco 17.05.2022 14:30

Dia Estadual do Teatro é celebrado pela primeira vez amanhã

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pernambuco celebra pela primeira vez o Dia Estadual do Teatro, amanhã. A data, inserida no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco através da lei de autoria do ex-deputado estadual professor Paulo Dutra, pretende reverenciar e fortalecer a classe cultural pernambucana.

O dia da celebração remete à fundação do Teatro Santa Isabel, realizada em 18 de maio de 1850. Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Santa Isabel foi palco de várias expressões culturais e manifestações políticas, tornando-se um símbolo de resistência em Pernambuco.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 17.05.2022 14:00

Professores da rede municipal de Buíque fazem ato contra redução de gratificação aprovado por vereadores

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Professores da rede municipal de Buíque protestaram, na manhã de hoje, contra projeto de lei, aprovado no último dia 11, na Câmara de vereadores, que reduz a gratificação de exercício do magistério e atualiza o piso salarial dos professores em consonância com a lei nacional. De acordo com a categoria, essa redução da gratificação provoca um prejuízo significativo para os servidores. Ao fim do protesto, os servidores municipais realizaram uma assembleia para redefinir os rumos do movimento, assim como as medidas jurídicas a serem adotadas.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 17.05.2022 13:30

Ciclo Junino de Petrolina começa na próxima sexta

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A abertura do ciclo junino em Petrolina começa na próxima sexta-feira, às 20h, com o São João dos Bairros, no José e Maria. A festa vai movimentar a economia da comunidade e os comerciantes e vendedores ambulantes já estão se preparando para atrair a clientela após dois anos sem faturar.

Seis atrações vão passar pelo pátio de eventos do José e Maria durante o fim de semana. Na sexta-feira, Ana Costa, Gean Mota e Devinho Novaes vão animar a noite. No sábado, o agito é com Ítalo e Maciel, Jonathan Araújo e Malla 100 Alça.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Brasil 17.05.2022 13:00

O jogo perigoso de Jair Bolsonaro com a vida dos adversários

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por José Casado

Jair Bolsonaro acha que o adversário Lula, do PT, andou bebendo na fonte da soberba, perdeu a “humildade” e supõe já ter garantido a vitória na eleição.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 17.05.2022 12:45

Joaquim, que me ensinou a meter os peitos na vida, ganha busto na Jaqueira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-governador Joaquim Francisco, que Deus chamou em agosto do ano passado, aos 73 anos, ganha, amanhã, um busto na entrada do Parque da Jaqueira, espaço que tem a sua cara e DNA. Foi ele, prefeito do Recife, que colocou pedra sobre pedra no maior parque da cidade, verdadeiro cinturão verde. 

Corajoso, Joaquim enfrentou uma pendenga federal com o INSS, dono da área, para realizar um velho sonho dos que moram na Zona Norte do Recife. Com o tempo, a Jaqueira virou sinônimo de lazer, de quem busca também manter a saúde em dia com a prática de esportes diários. O próprio Joaquim era habitual frequentador das pistas de cooper diário.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Pernambuco 17.05.2022 12:30

Célia Sales pede retirada de proposta polêmica de pauta do Consema

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Prefeita de Ipojuca, Célia Sales, escreveu nota, ontem, em que se solidariza com todos os municípios pernambucanos sobre a tentativa da Secretaria de Meio Ambiente Estadual e do CPRH de reduzir as competências das Secretarias de Meio Ambiente municipais no que diz respeito ao licenciamento ambiental.

“Conforme já se posicionou a ANAMMA, a intenção da SEMAS e da CPRH contraria a Resolução CONSEMA n°001/2018, esvaziando as competências municipais das pastas e centralizando na instância estadual. Desta forma, a Prefeitura do Ipojuca se une às demais prefeituras para clamar pelo bom senso do Governo do Estado para que retire a proposta da pauta da reunião do CONSEMA - PE (seja para que dia for marcada) e abra um processo técnico e democrático de discussão com os municípios para que se construa um modelo colaborativo e não excludente, para o licenciamento ambiental em Pernambuco”, assinou Célia Sales.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 17.05.2022 12:00

Em meio à polêmica, reunião do Consema será na quinta

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Marcada para a manhã de ontem, a reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) terminou não acontecendo. O cancelamento se deu em razão da morte de um de seus conselheiros, João Pessoa de Souza, representante da Faepe no conselho, no último domingo. A toda poderosa da pasta estadual, contudo, Inamara Melo, não perdeu tempo e tratou logo após o anúncio do cancelamento de ontem, marcar para a próxima quinta o novo dia para o encontro ocorrer.

Inamara Melo assumiu há menos de um mês como secretária estadual de meio ambiente e tem pressa. Ela quer apresentar e colocar em votação o polêmico projeto que pretende tirar dos municípios a autonomia para autorização e licenciamento ambiental. Embora prevista em lei federal o direito de os municípios realizarem esse trabalho, Inamara quer usurpar a favor do estado de Pernambuco essa função.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 17.05.2022 11:35

Raquel Lyra e a Simplex

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A maioria das pesquisas realizada na gestão da ex- prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), foi feita pelo instituto Simplex, de Caruaru, a mesma que acabou de cancelar a publicação de outra pesquisa que havia registrado. Já é o segundo cancelamento em menos de um mês. Alguém saberia explicar igual mistério?

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Brasil 17.05.2022 11:30

Congresso promulga emenda que aumenta idade máxima para nomeação de magistrados

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Congresso Nacional promulga, hoje, às 15 horas, a emenda constitucional que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima dos nomeados aos cargos de juízes e ministros de tribunais regionais federais e de tribunais superiores. A Emenda Constitucional 122 refere-se à PEC 32/21, aprovada pela Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

A PEC 32/21, de autoria do deputado Cacá Leão (PP-BA) e outros, abrange os indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), aos tribunais regionais federais (TRFs), ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), aos tribunais regionais do Trabalho (TRTs) e ao Tribunal de Contas de União (TCU).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 17.05.2022 11:00

Raffiê cumpre agenda com Miguel no Alto do Moura

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a Deputado Estadual, Raffiê Dellon (UB), preparou junto com o Presidente Municipal do União Brasil, Manoel Santos, uma extensa agenda a pedido do Pré-candidato ao Governo do Estado, ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), para esta terça-feira na Capital do Agreste.

Na véspera do aniversário de 165 anos da Cidade, hoje, Miguel irá cumprir agenda no Alto do Moura, visitando a Casa do Mestre Vitalino, conhecendo o trabalho e ouvindo as demandas da Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura. O pré-candidato a Governador também irá visitar vários ateliês do Centro de Artes Figurativas e o Padre Jean Lucas, Pároco da Comunidade do Alto do Moura.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 17.05.2022 10:34

Apreensão em Brasília com estado de saúde de Santos Cruz

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Notícias desencontradas e clima de apreensão entre políticos e militares marcam manhã de hoje em Brasília, com a notícia de que na noite de ontem o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz foi levado às pressas para o Hospital das Forças Armadas depois de ter sentido forte dores no peito. Ele segue internado lá, acompanhado por familiares.

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR), do mesmo partido que Santos Cruz, confirmou para o jornal Correio Braziliense a internação, mas não mencionou qualquer confirmação sobre um infarto. Já entre fontes do Executivo que já trabalharam com o general, informações que circulam são de que ele sofreu um infarto de grande impacto e o seu estado é grave.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Brasil 17.05.2022 10:30

Moro terá que prestar depoimento à PF sobre domicílio eleitoral em São Paulo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de São Paulo determinou à Polícia Federal a instauração de inquérito para investigar se o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) cometeu fraude na mudança de seu domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo. As informações são do O Globo.

O promotor solicitou ainda que o casal preste depoimento. A denúncia feita pela empresária Roberta Luchsinger afirma que Moro e Rosângela fizeram a mudança de domicílio sem ter “qualquer vínculo” com São Paulo.
Os dois se filiaram recentemente ao União Brasil e cogitam ser candidatos à Câmara dos Deputados ou ao Senado Federal pelo estado.

...



compartilhamentos
Pernambuco 17.05.2022 10:30

Caruaru celebra 165 anos com festa de pré-São João

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Fundação de Cultura (FCC) da Prefeitura de Caruaru realiza, hoje, no estacionamento do Polo Caruaru, o evento Pré-São João, em comemoração aos 165 anos da cidade. A festa será comandada por três atrações de peso que subirão em um trio elétrico, remetendo ao formato das drilhas, famosas nos anos 90 na época junina da cidade. O evento é aberto ao público de forma gratuita.

Os shows terão início às 19h, com apresentação de Elifas Júnior, conhecido como “O Rei das Drilhas”, que animará o público com seus grandes sucessos. Em seguida, às 20h30, será a vez de Zé Felipe, que trará os hits do momento. Encerrando a noite, o cantor Ávine Vinny fará sua apresentação às 22h.

...



compartilhamentos
Brasil 17.05.2022 10:00

Piso dos agentes comunitários de saúde não pode ser inferior a dois salários mínimos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Emenda Constitucional nº 120, de 2022, foi promulgada, no início deste mês, em sessão especial no Congresso Nacional, e estabelece que o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias não será inferior a dois salários mínimos.

O deputado federal Luciano Bivar (União-PE), que atua como 1º Secretário da Mesa da Câmara, robusteceu a luta das categorias de agentes que tanto lutaram pela conquista e que ainda têm papéis relevantes no âmbito dos cuidados com a saúde de milhares de brasileiros.

...



compartilhamentos
Pernambuco 17.05.2022 09:30

PSDB já prevê briga por fundão eleitoral em meio a impasse na terceira via

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Com o temor de uma derrota na reunião da executiva nacional do PSDB marcada para hoje, em Brasília – quando tucanos discutirão o impasse em torno da pré-candidatura para o Palácio do Planalto –, a equipe do ex-governador João Doria já prepara uma ofensiva jurídica.  As informações são do Estadão.

A ideia é evitar que a cúpula partidária faça qualquer movimento para barrá-lo no intuito de apoiar a senadora Simone Tebet (MDB-MS). A defesa do paulista prevê ainda uma disputa por recursos do fundo eleitoral caso a candidatura de Doria se dê em meio a uma guerra de decisões judiciais.

...



compartilhamentos
Pernambuco 17.05.2022 09:15

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Elias Serafim, leitor do blog, enviou esta pérola dos seus arquivos: registra o dia histórico que o imortal caruaruense Álvaro Lins, da Academia Brasileira de Letras, fez o casamento musical do fado com o samba, reunindo o baiano Dorival Caymmi e a musa portuguesa Amália Rodrigues, na casa de Amália,em Lisboa, em 1957. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp 81.9.8222-4888.

...



compartilhamentos