FMO - Previnir é a melhor forma de lutar

12/10


2021

Miguel anuncia R$ 3 milhões para construção de estrada

O prefeito Miguel Coelho assinou, no último sábado (9), a ordem de serviço para a pavimentação da estrada da Ponta da Serra. O empreendimento terá investimento de R$ 3 milhões numa parceria da Prefeitura de Petrolina com a Codevasf.

Esperada há muitos anos na região do Sequeiro, a obra garantirá o asfaltamento de um trecho de aproximadamente 10 km, conectando a Ponta da Serra até a BR-407. Os serviços já começam nesta semana e devem ser finalizados num prazo de 10 meses.

“Quem mora na Ponta da Serra sabe a importância dessa obra. Foram anos de espera, mas agora esse grande investimento vai trazer mais mobilidade, conforto, segurança e valorização de toda essa região”, destacou o prefeito Miguel Coelho.

Responsáveis pela articulação dos recursos para a obra, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e o deputado federal Fernando Filho (DEM) participaram da solenidade de ordem de serviço. Os dois parlamentares falaram do compromisso com a região do Sequeiro.

“A raiz de nossa família vem do Pau Ferro, do interior de Petrolina. Sempre vamos priorizar os moradores do Sequeiro e de toda área rural”, declarou o senador. “Essa estrada vinha sendo cobrada há muito tempo. Agora, essa obra fica para mudar a realidade das pessoas, valorizando as moradias, melhorando o transporte, o escoamento da produção e a geração de renda”, complementou Fernando Filho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão - regularizacao-fundiaria

12/10


2021

Moro bate o martelo e se filia ao Podemos

EXCLUSIVO 

Responsável pelo desfecho da maior roubalheira no Brasil, a operação Lava Jato, que levou Lula e uma penca de gatunos à prisão, ex-juiz Sérgio Moro está ingressando no Podemos e o anúncio da sua filiação deve ocorrer até o próximo dia 20. Segundo uma fonte ouvida pelo blog, o Podemos está de posse de uma ampla pesquisa apontando que Moro entra na disputa presidencial com chances de se viabilizar como a terceira via, quebrando a polarização hoje entre Bolsonaro e Lula.

Moro já disse sim à cúpula do Podemos. O que falta decidir agora é a data do anúncio. Inicialmente, ele não assumirá a pré-candidatura por uma questão estratégica. A pesquisa interna encomendada pelo partido aponta que Sérgio Moro teria 40% dos votos daqueles que não querem nem Bolsonaro nem Lula.

Revela, ainda, que a população brasileira aprovou - e muito - o trabalho que Moro coordenou na Java Jato e que o enxerga como um juiz corajoso e inteligente, mas que foi prejudicado por ministros do Supremo que passaram o tempo todo da operação Java Jato criando dificuldades para o seu sucesso.

O líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias (PR), trabalhou intensamente nos últimos dias para convencê-lo a ingressar no partido. O parlamentar é um dos maiores entusiastas da candidatura do ex-juiz da Lava Jato à Presidência.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

12/10


2021

Almir Reis: “Para cada fake news, uma proposta”

As eleições gerais da OAB em Pernambuco já são uma das mais acirradas da história e estão descambando para um lado perigoso com fake news e inverdades. Segundo o candidato da oposição, Almir Reis, elas produzidas pelo grupo que deseja permanecer no comando da Ordem pernambucana. 

"Enquanto a advocacia anseia por conhecer propostas e participar de debates de alto nível, o que vem ganhando as redes são discussões inócuas e em tom belicoso patrocinadas por apoiadores da atual gestão, e que tem como principal alvo o candidato à presidência Almir Reis", diz o candidato que lidera o movimento "Renova OAB-PE".

Nesta segunda-feira (11), após mais uma fake news atribuída e compartilhada por apoiadores da chapa de situação, Almir Reis respondeu assumindo um compromisso público com a advocacia de Pernambuco. 

"Tenho dito desde o início da campanha que para cada fake news, vou apresentar uma proposta. E com mais uma fake news produzida por um ex-presidente da OAB-PE nos acusando de querer usar a instituição para fins políticos e de estar recebendo apoio de um campo específico da vida político-partidária, o que é completamente mentira, estamos registrando o compromisso público de não disputar cargos eletivos ao longo da nossa caminhada na OAB-PE, tampouco concorrer às vagas de Quinto Constitucional", anunciou.

Almir Reis também lançou o desafio para a chapa de situação aderir a essa proposta. “Desafiamos o outro lado a fazer a mesma coisa, a mostrar que realmente estão disputando para servir, por amor a classe, e não para galgar posições no judiciário ou na vida político-partidária, usando a instituição como trampolim para cargos políticos ou vagas do Quinto Constitucional", conclamou. 

O candidato de oposição ainda defendeu o fim da politização da OAB e lançou um outro desafio público de transparência: "Tudo que queremos é o fim da politização da instituição, porque o que a advocacia militante quer são propostas e isso nós temos, como redução de anuidade, criação de coworking em todo estado de Pernambuco, combate à morosidade do Poder Judiciário, entre outras."

Almir Reis foi além na transparência do processo eleitoral. "Faço um outro desafio aos nossos adversários para abrir publicamente as contas da pré-campanha e da campanha, vamos mostrar para toda a advocacia pernambucana quem financia quem. No nosso caso, 100% são recursos próprios, de pessoa física, sem vinculação político-partidária. Do outro lado, infelizmente, a gente sabe bem das existência de interesses escusos associados à eleição que se avizinha", disparou.

E concluiu: "Quanto mais eles batem, mais a gente cresce, e assim será até o dia 16 de novembro, quando seremos eleitos para devolver a dignidade da advocacia pernambucana e recuperar o orgulho de ser advogado."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

12/10


2021

Suape e Cesar miram sistema para melhorar operações

Para desenvolver novas ferramentas tecnológicas voltadas à gestão das operações portuárias, que buscam ganhos de produtividade, melhor comunicação e eficiência logística, o Complexo de Suape e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) deram início aos estudos de desenvolvimento de um novo sistema, após firmarem parceria no último mês de julho. A plataforma construída será a base para um Port Community System (PCS), ferramenta usada em vários atracadouros do mundo para aperfeiçoar o fluxo de dados e a troca de informações entre os diversos atores envolvidos nas operações portuárias.

Nos últimos dias, equipes de desenvolvimento, design e empreendedorismo do Cesar visitaram o time de colaboradores da torre de controle do Porto de Suape para trabalho conjunto de imersão. O propósito do encontro foi identificar os possíveis gargalos nas operações. Numa fase posterior dos estudos, serão desenvolvidos produtos e soluções para automação dos processos críticos para dinamizar as movimentações no porto. Essas soluções abarcam temas que vão desde o agendamento de chegada e partida de navios (line up), passando pelas operações, indicadores, relatórios e até faturamento.

A expectativa é de que, após o desenvolvimento das soluções, Suape ganhe um sistema simplificado, reduzindo retrabalho e aumentando a confiabilidade nas operações. “Com a eliminação dos gargalos, os ganhos de eficiência vão ser enormes. Deveremos começar de maneira mais básica, com os agendamentos. A partir daí, evoluiremos para a questão das operações, da interface com praticagem, Marinha, etc., tudo de forma automatizada”, explica o consultor de inovação do Cesar, Jaime Alheiros.

“Outra vertente importante da PCS é a possibilidade de gerar relatórios, como o de emissão de quantidade de carga para a Antaq, relatórios de desempenho do porto, entre outros. Fora isso, o novo sistema deve facilitar a parte do faturamento, calculando automaticamente as variáveis presentes nas tabelas, início e fim das operações, volume movimentado e ocupação nos berços. Com tudo isso em mãos, Suape poderá dar ainda mais atenção a questões estratégicas, focando nos indicadores de qualidade e eficiência portuária, que impactam diretamente na competitividade do atracadouro”, pontua.

“O novo sistema possibilitará maior integração com outros sistemas do comércio exterior e por alguns atores da comunidade portuária, além da atualização tecnológica das ferramentas atualmente em uso. Será o primeiro passo para o desenvolvimento de uma plataforma que trará benefícios para toda a comunidade portuária de Suape”, acrescenta o diretor de Gestão Portuária da estatal, Paulo Coimbra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/10


2021

Absurdo no aeroporto

Da coluna de João Alberto

Depois da privatização, o Aeroporto dos Guararapes melhorou em alguns aspectos, como nos novos banheiros, mas continua tendo muitos problemas com a empresa concessionária. Quem embarcou na noite de quinta-feira teve que sofrer com o ar condicionado desligado e muitas luzes apagadas. Claro que para economizar, prejudicando os usuários.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

12/10


2021

MPPE protesta contra PEC que tira poderes

O procurador-geral de Justiça do MPPE, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, e a presidente da AMPPE, Deluse Amaral Rolim Florentino, convidam a todos e todas para participarem do ato público em face do atual texto da PEC 05. De acordo com a dupla, o objetivo é "informar à opinião pública sobre as gravíssimas consequências negativas que decorreriam da aprovação integral da referida proposta de emenda constitucional".

O ato acontecerá às 10h30 de amanhã (13), na sede da AMPPE (Casarão da Rua Benfica), com uso obrigatório de máscaras e o cumprimento de todos os demais protocolos de biossegurança contra a disseminação da Covid-19. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Outubro

12/10


2021

De volta ao pé na estrada

Depois de passar o feriadão no Pajeú, começo amanhã, logo cedo, por Jupi, no Agreste Meridional, mais uma peregrinação em busca de notícias na fonte cristalina. O fenômeno da seca se repete de forma dramática, já falta pasto para o gado na maior bacia leiteira do Estado e os açudes secaram, aumentando a necessidade de carros pipas para abastecimento humano e dos animais.

Meu giro inclui também Teresinha, na mesma região. Depois vou ao Sertão, também de bacia leiteira sofrida, como Buíque e Venturosa, esticando para Betânia e Triunfo. No Alto Sertão, já há um clamor pela ampliação imediata do programa emergencial de carros pipas, este sob a responsabilidade do Exército e o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Não precisa ir muito longe para sentir os efeitos terríveis da seca. Ontem, no programa Frente a Frente, transmitido da Rádio Pajeú, os prefeitos de Itapetim, Adelmo Moura, e de Solidão, Djalma Alves, ambos do PSB, disseram que houve 70% da perda do milho e feijão e em muitas comunidades já falta ração e água para o gado. "Pedi para ampliar a oferta de pipas em algumas áreas mais afetadas do município", disse Djalma.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Transparência em 1° Lugar

12/10


2021

Coluna da terça-feira

Ruim na política e na comunicação

O Governo Bolsonaro continua apanhando na política e na comunicação. Na primeira, cedeu às pressões para entregar a articulação com o Congresso a gente do ramo, deu carta branca ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), mas continua patinando, a ponto de o interlocutor sofrer uma repreenda de um pastor pela mídia, sugerindo a cabeça dele.

Refiro-me a Silas Malafaia. “Como pode, gente? A Folha de São Paulo dizendo que Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, um dos mais importantes cargos políticos, vai jantar com Renan Calheiros, o cara que quer destruir Bolsonaro por interesses políticos. Se o senhor [Ciro Nogueira] não foi jantar com ele, e se o senhor Ciro Nogueira é a favor da indicação de André Mendonça, convoque a imprensa, não é pra mim não. O senhor é obrigado a vir a público dar uma satisfação”, cutucou o pastor.

A fala de Malafaia faz referência à reportagem da Folha que diz que “Centrão quer novo nome para o STF e abre crise entre evangélicos e Bolsonaro”. No texto, é descrito que em dois jantares, os três ministros teriam tentado viabilizar Alexandre Cordeiro de Macedo, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, para vaga no STF. Se há interferências indevidas na política, na comunicação o desastre é muito maior.

Região lulista, o Nordeste tem 6,8 mil obras hídricas em andamento, incluindo a Transposição, superfaturada e depois abandonada pelo PT, segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, mas ninguém toma conhecimento disso. Na pandemia, o Governo recheou os cofres dos governadores, grande parte desviou e até roubou, mas o genocida é Bolsonaro.

Além de ter gerido, pessoalmente, muito mal o processo da pandemia, não escancara a roubalheira nos Estados nem também nos municípios. Recife, por exemplo, foi campeã em operações da Polícia Federal. No Rio Grande do Norte, uma CPI está desnudando o escândalo do Consórcio Nordeste, composto pelos nove governadores.

Todos têm culpa no cartório pelo mega escândalo que resultou numa compra superfaturada de respiradores testados em porcos a uma empresa laranja. O Governo não se comunica mal apenas para fora, fazendo chegar a grande mídia o que a sociedade precisa saber. Vai muito mal também muito na política de comunicação interna.

Na entrevista que fiz com o presidente, há 40 dias, o sinal da internet só ficou disponível para Rede Nordeste de Rádio faltando cinco minutos para o Frente a Frente ir ao ar para mais de 300 emissoras no País. A culpa disso tudo é o ministro Fábio Faria, das Comunicações, um ET na área. Entende tanto de comunicação quanto eu de astronomia.

E age de má-fé com o presidente e o seu Governo. Na mesma entrevista que fiz com Bolsonaro, a única capital do Nordeste que não retransmitiu o Frente a Frente foi Natal, terra do ministro chinfrim, que colocou gosto ruim na agenda. É um nordestino de meia tigela.

Obrigação – Sobre Fábio Faria, Silas Malafaia afirmou que o ministro ligou para ele dizendo “que não esteve em jantar nenhum” –diferentemente do que foi informado pela Folha. Horas depois de ter publicado a reportagem, o próprio jornal paulista publicou uma nota de “Erramos” corrigindo informação que dizia incorretamente que Fábio Faria sediou um dos mencionados jantares em sua casa. No entanto, pressionou o ministro. Disse que “[Faria] é obrigado emitir uma nota clara de apoio a André Mendonça”. “Os ministros palacianos são políticos, ele [Fábio Faria], o ministro Ciro Nogueira, e a ministra Flávia Arruda [Secretaria de Governo] são políticos. Eles são obrigados a emitirem nota e trabalharem pela indicação do presidente”, afirmou.

Devagar, quase parando – Passados mais de 30 dias do pé na estrada do governador Paulo Câmara no Sertão, as obras de restauração de estradas pomposamente anunciadas, com direito a comemorações bizarras, só começaram a sair do papel agora. Um dos exemplos mais gritantes é o da Rodovia 264, do povoado Grossos, em São José do Egito, a Ouro Velho (PB). Ali, no dia 2 de setembro, ao lado da secretária de Infraestrutura, Fernanda Batista, e de uma penca de deputados, Câmara assinou a ordem de serviço. Somente ontem o maquinário chegou ao local da obra.

Bolsonaro no Ceará – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) volta ao Ceará no próximo dia 20. A visita está prevista para o município de Russas. A informação foi confirmada pelo vereador Carmelo Neto, da bancada do Republicanos na Câmara de Fortaleza. De acordo com o parlamentar, a viagem, que será ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, tem como objetivo cumprir uma agenda de pautas com projetos e obras hídricas, denominado "Jornada das Águas". A última visita do presidente Jair Bolsonaro ao Ceará ocorreu em agosto deste ano para a entrega de casas populares no município de Juazeiro do Norte.

Casa dos 100 milhões – O Brasil se aproxima de romper a barreira de 100 milhões de pessoas com o esquema completo de vacinação contra a Covid-19. Ontem, o País chegou a 99.315.948 vacinados com as duas doses, ou a única, no caso da Janssen. No último fim de semana, foram aplicadas mais de 1 milhão de doses ao dia, segundo dados do Localiza SUS. Mesmo que quase a metade da população brasileira esteja com o esquema de vacinação completo, ainda não é o momento de relaxar com as medidas de proteção. Afinal, a pandemia matou mais de 601 mil pessoas.

Era dos paninhos – A deputada federal Alê Silva (PSL-MG) defendeu, em seu perfil no Twitter o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto que estabelecia a distribuição gratuita de absorventes feminino para parte da população mais necessitada, de autoria da deputada pernambucana Marília Arraes (PT). Para a congressista, às críticas ao veto do presidente representam um “mimimi” – expressão usada para satirizar uma reclamação considerada desnecessária. Alê Silva afirma que no seu tempo as mulheres usavam “paninhos” e não cobravam o governo pelo produto de higiene íntima. “Sou do tempo em que usávamos paninhos, que a cada mês eram lavados e passados para serem novamente usados. Não tinha mi, mi, mi. ‘Aínn [sic] o governo tem que me dar.”

CURTAS

SÓ DO ESTADO – Uma lei complementar publicada no Diário Oficial determina que as empresas locadoras com estabelecimento em Pernambuco devem disponibilizar aos locatários apenas veículos que sejam licenciados no Estado. A lei altera a que trata sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Foi dado um prazo de 120 dias para que as empresas se adequem e façam o licenciamento da frota de maneira correta.

SEBÁ CIDADÃO – Na comemoração dos 86 anos da emancipação política do município de João Alfredo, o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) recebeu o título de Cidadão João-alfredense. A iniciativa foi do presidente da Câmara de Vereadores, Walque Dutra. “Nos piores momentos da pandemia, Sebastião nos atendeu de imediato. Ele é o deputado que resolve nossos pleitos em Brasília”, disse o prefeito Zé Martins (PSB).

Perguntar não ofende: Até quando Bolsonaro vai ficar batendo cabeça com um ministro que nada entende de comunicação?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

11/10


2021

Adilson Ramos volta aos palcos em Caruaru


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

11/10


2021

Moraes prorroga inquéritos que investigam Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou nesta, hoje, dois inquéritos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Um deles diz respeito às supostas interferências do presidente na Polícia Federal, e o outro investiga a existência de uma suposta milícia digital para atacar a democracia e o Estado democrático de direito.

A apuração sobre interferência na PF foi prorrogada pela quarta vez e foi aberta após denúncia do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.

"Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, a partir do encerramento do prazo final anterior (27 de outubro), o presente inquérito", diz o despacho de Moraes publicado nesta segunda-feira.

O inquérito estava parado desde outubro de 2020, aguardando uma definição do Supremo sobre o formato do depoimento de Bolsonaro à PF, se pessoalmente ou por escrito. No último dia 6, quando a questão começou a ser julgada, o presidente mudou de ideia e encaminhou uma manifestação dizendo que iria depor pessoalmente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Outubro 2021

11/10


2021

Plenus antecipa comemorações do Dia das Crianças

Os alunos do Maternal I ao 5º Ano do Plenus Colégio e Curso, em Petrolina, começaram as comemorações do Dia das Crianças, hoje, com uma programação para lá de animada. Logo na abertura do projeto ‘Criança Pintando o 7’, a alegria se espalhou pelos quatro cantos da escola e as turmas da manhã e da tarde se divertiram muito com as oficinas de jogos, pintura, arte com balões, dança, salão de beleza, bijuteria e escultura.

Na quarta-feira (13), depois do feriado, a festa continua no clima de olímpiadas, com atividades esportivas. Vôlei, basquete, salto, corrida, disputa de penalty e uma série de surpresas além de uma sessão de cinema.

De acordo com a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, Claudia Souza, as comemorações se encerram na quinta-feira, com mais atrações e muito mais alegria. “Teremos malabarismo, palhaço, lira espacial, mágico, homem aranha. Toda a magia e fantasia do circo num dia inteiro de brincadeiras para fazer da culminância do nosso projeto uma divertida e inesquecível comemoração do Dia das Crianças”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

11/10


2021

Frente a Frente direto da Rádio Pajeú

Já estou nos estúdios da Rádio Pajeú, em Afogados da Ingazeira, a 386 km do Recife. Integrante da Rede Nordeste de Rádio, a Pajeú será a cabeça de rede hoje. O programa terá a participação dos prefeitos Adelmo Moura, de Itapetim, e Djalma Alves, de Solidão.

Ao meu lado, Marcony Pereira, que apresenta neste momento o Som da Terra. Mas quem vai dividir a bancada do Frente a Frente comigo é o companheiro Nill Júnior, diretor e âncora da emissora. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros