Jaboatão - Nova UBS PET

16/09


2021

Coluna da quinta-feira

Miguel é quase unanimidade

Com praticamente nove meses da segunda gestão, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), se de fato for mesmo candidato a governador nas eleições do ano que vem, terá uma grande vitrine para apresentar ao Estado: um novo recorde de aprovação. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, postada ontem neste blog, o agora democrata, ex-MDB, tem a marca de 90% de aprovação popular.

Em alguns cenários, essa popularidade assusta. Na consulta por área, Miguel atinge 100% de aprovação na zona urbana em cinco bairros: Alto do Cocar, Atrás da Banca, Pedra Linda, Pedro Raimundo e São José. Na zona rural, o democrata alcança 100% de aprovação nos distritos de Tapera e Vila 12. Nunca na história de qualquer cidade brasileira há conhecimento de igual fenômeno.

Os maiores percentuais de aprovação dele estão entre os eleitores dos 35 aos 44 anos (96%), entre os que têm grau de instrução superior (92,2%) e entre os que possuem renda familiar de dois a cinco salários mínimos (95,2%). Por sexo, 91,7% dos que aprovam são mulheres e 89,6% são homens. Quando é avaliado o desempenho da gestão, Miguel tem 85,6% de avaliação positiva, somando os índices ótimo (40,2%) e bom (45,4%). Entre os que consideram regular, o percentual é de 10,2%, já os que julgam ruim (1,4%) e péssimo (1%) chegam a apenas 2,4%.

O percentual dos que não sabem ou não responderam é de 1,8%. Para os entrevistados que aprovam, 21,9% consideram o prefeito um bom administrador, 19% avaliam que a cidade está progredindo, 10,2% julgam que ele trabalha melhor que os prefeitos anteriores, 7,7% o enxergam como trabalhador.

Já 7,3% consideram que Miguel ajuda a população e outros 7,3% que o gestor é uma boa pessoa. Quanto à percepção sobre o município, 75% dizem que a cidade está progredindo, enquanto 15,2% dizem estar parada e 4% apontaram que está regredindo. Entre os que não sabem, estão 5,8%. Sobre os itens que a população aponta entre os problemas mais urgentes, estão saúde pública (25,2%), desemprego (18,4%), saneamento básico (11,2%) e segurança pública (9,4%). Com relação à pandemia da Covid-19, 49,6% disseram que o prefeito está fazendo um bom trabalho, enquanto 29,8% avaliaram que é excelente e 16% como regular. O trabalho de combate ao novo coronavírus é ruim para apenas 1,4% e péssimo para 0,8%, já 2,4% não responderam.

O Instituto Opinião levantou o cenário eleitoral para 22. Entre os candidatos a governador, Miguel Coelho lidera no município com enorme vantagem, com 75%. Bem atrás, empatados tecnicamente, estão a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), com 1,4%; o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), com 0,8%; e o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB) – também com 0,8%. O ministro Gilson Machado Neto estava entre os nomes listados, mas não pontuou. Brancos e nulos atingem 9% e indecisos chegam a 13%.

Ameaça de apagão – O Brasil registrou em julho a menor produção de energia por hidrelétricas para o mês desde 2002, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O resultado é reflexo da pior crise energética brasileira dos últimos 91 anos. No mês, as hidrelétricas produziram 34.489 megawatts-médios (MWmed), menor nível desde fevereiro de 2002, quando o Brasil registrou 33.775 MWmed. Fevereiro foi o último mês de racionamento de energia iniciado em 2001. Para evitar um apagão no Brasil, sem sobrecarregar as hidrelétricas que vivenciam uma escassez de água por falta de chuvas, o Governo Federal tem utilizado como alternativa a energia produzida pelas termelétricas.

Em sintonia – No Sertão, não é apenas o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), que está em sintonia com a população. Araripina, a capital do Araripe, também tem um gestor bem avaliado. Ex-deputado estadual, prefeito reeleito em 2020, Raimundo Pimentel (PSL) chega a quase 80% de aprovação. Um dos donos do hotel em que estou hospedado em Araripina disse, ontem, ao blog, que votou em Tião do Gesso, adversário de Pimentel, mas que tirava o chapéu para ele. “Faz uma excelente administração”, afirmou.

Ficha limpa – O Senado aprovou o projeto que impede que seja declarado inelegível quem tiver contas rejeitadas, em casos que a punição seja apenas multa. A aprovação foi por 49 votos a 24, sob protesto de alguns senadores, que consideraram um ataque à Lei da Ficha Limpa. Os senadores rejeitaram ainda um trecho destacado para votação separada de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). A ideia era deixar mais explícito que só quem tivesse as contas julgadas irregulares “sem imputação de débito, e sancionados exclusivamente com o pagamento de multa” fosse beneficiado.

Quase 70% – O Brasil chegou a 67,5% da população vacinada com ao menos uma dose de um imunizante contra a covid-19. O número representa 144.093.540 pessoas vacinadas com 1ª dose ou dose única até 21h30 de terça-feira passada. O número de habitantes totalmente vacinados passou de 75 milhões. São 75.801.367, o equivalente a 35,5% da população. Ao todo, 215.336.297 doses foram administradas no País. Dessas, 128.764 correspondem à 3ª dose, que já começou a ser aplicada em alguns municípios. Os dados são da plataforma coronavirusbra1, que compila registros das secretarias estaduais de Saúde. As vacinas aplicadas no Brasil com 2 doses são a CoronaVac, o imunizante da AstraZeneca e o da Pfizer. Também está em uso a vacina da Janssen, que requer só uma dose.

Desmonte do Estado – Os deputados do PSB na Câmara decidiram fechar questão para votar contra o projeto da Reforma Administrativa. O texto tramita na Casa como PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, e trata de regras para os servidores e a administração pública. Está em discussão em uma comissão especial. A bancada do PSB na Câmara tem 31 deputados. A decisão obriga todos eles a seguir a posição. O partido considera como pontos mais críticos da proposta a possibilidade de o Estado firmar contratos de cooperação com entidades privadas para a execução de serviços públicos, “inclusive com a utilização compartilhada de estruturas físicas e o emprego de recursos humanos privados”, diz o líder socialista na Casa, o pernambucano Danilo Cabral. Num vídeo no Twitter, Danilo disse que o projeto “aprofunda o desmonte do Estado brasileiro”.

CURTAS

A CULPA – Com o preço médio da gasolina em alta nas últimas seis semanas, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afastou a responsabilidade da empresa pelo valor de mais de R$ 6 que vem sendo cobrado dos consumidores. Na esteira do que tem dito o presidente Jair Bolsonaro, o comandante da estatal culpou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), arrecadado pelos estados, pelo combustível mais caro. “A Petrobras não tem controle de preço sobre a bomba”, disse.

RIR OU CHORAR – Do humorista André Marinho ao responder os ataques de bolsonaristas a um vídeo que fez imitando o presidente depois do encontro com Temer: "Alguns bobos da rede estão me chamando de bobo da corte, só porque imitei o seu mito no jantar com Temer. Agradeço a audiência e aproveito para deixar um recado. Com a política do jeito que está, só podemos rir ou chorar. Eu optei por rir. Venham comigo antes que acabem os lenços”.

Perguntar não ofende: Quando o Senado vai votar a reforma eleitoral que a Câmara aprovou ressuscitando as coligações?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo Agosto 2021

15/09


2021

Deputado comemora prêmio Innovare

A 1º Secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe vai receber premiação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, pela participação no Projeto CICA Cidadania – iniciativa que ajuda a transformar a vida de jovens em cumprimento de medida socioeducativa com oportunidade de transformação social. O projeto foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com diversas instituições.

O reconhecimento se dá por meio da cooperação do trabalho social realizado pelo Departamento Médico da Alepe, que passou a oferecer consultas para jovens em cumprimento de pena. Esse trabalho foi idealizado na gestão do secretário e deputado Clodoaldo Magalhães. “Procuramos o TJPE para oferecer nossa cooperação neste importante projeto. Iniciamos o serviço bem antes da pandemia e hoje ele voltou a funcionar de forma online, em alguns casos, presenciais”, explicou o secretário Clodoaldo.

A iniciativa da Alepe vem atendendo jovens que são consultados pela equipe médica e odontológica da Casa, em especialidades como nutrição, oftalmologia, odontologia, psicologia, cardio, entre outras. “Tem sido um trabalho gratificante poder ajudar adolescentes em situação de risco e perceber que eles podem e devem ter inserção na sociedade”, considerou Clodoaldo Magalhães.

O Projeto CICA Cidadania foi possível a partir do trabalho idealizado, em 2018, pela 3º Vara Regional da Infância e Juventude junto com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e as varas de conhecimento da Infância e Juventude, juntamente com as parcerias do Ministério Público, Defensoria Pública, CREAS, secretarias municipal e estadual e outras instituições públicas e privadas.

“O prêmio Innovare chega para coroar esse trabalho e importante parceria que tem transformado vidas”.  A premiação da CNJ é voltada a programas e ações sociais integradas para o fortalecimento do sistema de garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente na execução das medidas socioeducativas. “É um grande orgulho poder fazer parte dessa brilhante ação. Estamos muito felizes em participar da premiação e vê que ela é fruto de todo um esforço voltado ao bem da nossa comunidade”, reconheceu o secretário e deputado Clodoaldo Magalhães.

O projeto ganhou primeiro lugar no 1º Prêmio Prioridade Absoluta, do Instituto Innovare, pela prestação de serviço à comunidade, com expedição de documentos, suporte às famílias, programas de qualificação profissional e atendimento médico. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

15/09


2021

Secretário nacional de Mobilidade conhece projeto no Paraná

O secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes, está em Foz do Iguaçu para uma série de compromissos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Hoje, ele esteve em visita técnica às instalações da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Receita Federal na Ponte da Amizade, no Paraná.

Estiveram presentes Igor Calvet, presidente da ABDI, Tiago Faierstein, gerente de novos negócios da Associação e Raianny Freitas, coordenadora de Gestão de Monitoramento e Informação pelo Ministério. Além de comitiva de Singapura, composta pelo embaixador Desmond Ng e Noelle Tam, primeira Secretária.

A visita teve como objetivo conhecer o Programa de Cidades Inteligentes da ABDI, que instalou, em parceria com a Itaipu Binacional, luminárias com câmeras de vigilância para reconhecimento facial, placas veiculares e rede de monitoramento. O sistema conta com operação sem fio que transita imagens em alta definição para reconhecimento facial em tempo real e aumentou em 20% as apreensões na fronteira, com banco de dados capaz de armazenar o reconhecimento facial de 100 mil pessoas ao dia e 40 mil placas veiculares.

O projeto, que está alinhado ao trabalho de Tiago Pontes de avançar cidades, busca o desenvolvimento tecnológico, econômico e sustentável para Foz do Iguaçu e região, contribuindo com a qualidade de vida e segurança do cidadão ao implementar novas tecnologias, gerando negócios e melhorando o acesso e a disponibilidade dos serviços públicos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

15/09


2021

Pimentel aponta virada de página em Araripina

Em entrevista, há pouco, ao Frente a Frente, direto dos estúdios da Araripina FM, o prefeito  Raimundo Pimentel (PSL) deu ênfase às dificuldades no início da primeira gestão, em 2017, que superou numa gestão exitosa, aprovada por 73% da população. Araripina, a cidade que governa pela segunda vez, é a mais importante do Sertão do Araripe, com mais de 90 mil habitantes.

“Encontramos um município completamente quebrado do ponto de vista financeiro, com muitas dívidas, salários atrasados e uma infraestrutra precária. Viramos essa página e hoje, no primeiro ano do nosso segundo mandato, Araripina vive outra realidade na saúde, educação, na mobilidade urbana. Conseguimos resgatar a autoestima e o orgulho das pessoas em viver aqui na nossa cidade. Isso que nos motiva a fazer ainda mais. E vamos fazer”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/09


2021

Pernambuco prorroga por 90 dias estado de calamidade

Em decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, Pernambuco prorrogou o estado de calamidade pública em razão da Covid-19 por mais 90 dias em todos os seus 184 municípios e no Distrito Estadual de Fernando de Noronha. O texto está publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado. As informações são da Folha PE.

Com a prorrogação, o Estado ficará até 11 de dezembro em calamidade pública, uma vez que o decreto tem efeitos retroativos para o último sábado (11). O decreto estadual permite a adoção de medidas para combate à Covid-19 de forma menos burocrática, diante do contexto de urgência da pandemia.

Entre as justificativas para a baixa do decreto de prorrogação, estão "que o coronavírus apresenta elevada taxa de mortalidade que se agrava entre idosos, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidas" e "os impactos ocasionados decorrentes das perdas significativas na economia do Estado". O texto também considera "a altíssima capacidade de contágio por cada pessoa doente com o coronavírus na transmissão" e "que os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos".

O último decreto com renovação de calamidade pública no Estado havia sido publicado em 16 de março, com prazo de 180 dias.

Coronavírus em Pernambuco

O Estado totaliza 614.141 casos confirmados da Covid-19, sendo 53.671 graves e 560.470 leves, e 19.560 mortes. Pernambuco aplicou 8.912.083 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado, em 18 de janeiro de 2021.

Com relação às primeiras doses, foram 5.998.742 aplicações, uma cobertura de 72,17% da população elegível, a partir dos 12 anos. Do total, 2.913.341 pernambucanos (35,05%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 2.740.350 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 172.991 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

15/09


2021

Xangai no Sextou da próxima sexta-feira

O cantor, compositor e violeiro Xangai, da baiana Vitória da Conquista, que normalmente se apresenta em shows fazendo dupla com Renato Teixeira e Maciel Melo, confirmou sua presença no Sextou do Frente a Frente, da Rede Nordeste de Rádio, sexta-feira próxima. Sua trajetória se confunde com a de outro grande astro desse estilo raiz da boa música nordestina, o cantor Elomar, conterrâneo de Conquista.

Xangai está com passagem marcada para Recife e Caruaru. Depois de tanto tempo afastado do palco por causa da pandemia, fará shows nessas duas cidades no próximo mês. Na entrevista, fala da emoção do reencontro com seus fãs, destacando sua carreira, principais canções e os novos trabalhos nos quais mescla poesia, repente e uma alta dosagem de culto ao Nordeste e sua rica cultura.

Imperdível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

15/09


2021

CPI: Suposto lobista muda depoimento sobre relação com advogada de Bolsonaro

O empresário Marconny Ribeiro de Faria, apontado como um suposto lobista com atuação no Ministério da Saúde, decidiu se retratar nos últimos instantes de seu depoimento à CPI da Covid, hoje.

Questionado diversas vezes e alertado sobre uma eventual penalização por falso testemunho, Marconny alterou sua versão sobre a relação comercial mantida com Karina Kufa, advogada do presidente Jair Bolsonaro.

Ao longo da audiência, Marconny disse e repetiu que nunca teve qualquer tipo de negócio com Karina. Em resposta, senadores apresentaram mensagens obtidas do celular do empresário em que um funcionário da advogada faz contato para tratar de "negócios".

“Ela [Karina] pediu para verificar com você a possibilidade de fazermos uma 'call' [chamada] hoje para tratar dos negócios. Às 11h, coisa rápida", dizia a mensagem.

A quebra do sigilo telefônico de Marconny Faria indica uma série de comunicações entre ele e Karina Kufa. Em maio de 2020, por exemplo, a dupla trata da indicação de Márcio Roberto Teixeira Nunes para um cargo no Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Em outubro, Teixeira Nunes foi preso em uma operação que apurou os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e tráfico de influência no instituto.

A CPI suspeita também que foi Karina quem apresentou Marconny ao ex-secretário da Anvisa Ricardo Santana. De acordo com senadores, mensagens indicam que Marconny e Santana chegaram a debater uma "arquitetura ideal" para beneficiar a empresa Precisa Medicamentos em uma licitação no Ministério da Saúde.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

15/09


2021

Pernambuco recebe mais 47.970 vacinas da Pfizer

Pela segunda vez esta semana, Pernambuco recebeu um carregamento de vacinas contra a Covid-19 da fabricante Pfizer/BioNTech. Foram desembarcadas na tarde de hoje, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, sete caixas térmicas contendo 47.970 doses, com a orientação para serem utilizadas como primeira dose para proteção do público por faixa etária. As vacinas foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde foram conferidas e armazenadas para posterior separação dos quantitativos entre os municípios.

“Esta semana completaremos oito meses de nossa campanha de vacinação. Já conseguimos muitos avanços, mas precisamos continuar empenhados em imunizar todos os pernambucanos. É um direito da nossa população concluir seus esquemas vacinais”, afirmou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a partir da próxima semana será organizada uma grande mobilização para aplicação de segundas doses, com o objetivo de fechar os esquemas vacinais das pessoas que ainda não o fizeram. “Quem estiver em atraso, deve procurar seu município para finalizar sua proteção. Quanto antes isso for feito, mais rápido haverá uma proteção robusta contra a Covid-19”, explicou.

Desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 11.406.410 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.169.020 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.203.320 da Coronavac/Butantan, 2.861.820 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

15/09


2021

Frente a Frente diretamente da Araripina FM

No giro pelo Sertão do Araripe, que comecei na última segunda-feira, apresento o Frente a Frente de hoje direto dos estúdios da Araripina FM 87,9, em Araripina, a 640 km do Recife.

Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

15/09


2021

Geraldo dispensa emergencial em SUAPE com empresa da PCR

EXCLUSIVO

Mais uma empresa que atuava na gestão de Geraldo Júlio (PSB) na Prefeitura do Recife agora vai prestar serviços em SUAPE, estatal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, da pasta de Geraldo. A gestão de Geraldo em SUAPE está fazendo uma dispensa emergencial, sem licitação, no valor de R$ 4.818.456,90 com uma empresa privada para "prestação de serviços continuado de vigilância armada e supervisão de segurança portuário no Porto Organizado de Suape". A novidade, que assustou servidores do próprio Poder Executivo, é que a empresa é "velha conhecida" na Prefeitura do Recife, durante a gestão municipal de Geraldo Júlio. O contrato foi assinado em 27 de agosto, mas para surpresa de servidores do Poder Executivo, sob reserva de fonte, só foi divulgado pela gestão de Geraldo hoje (15 de setembro), mais de 18 dias depois.

Segundo o site oficial TomeConta do TCE, a empresa desta dispensa em SUAPE recebeu vários empenhos da Prefeitura do Recife durante a gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio, no valor total de R$ 8 milhões. Já na gestão de João Campos (PSB), iniciada em janeiro de 2021, a empresa não teve espaço na Prefeitura do Recife, tendo zero empenhos segundo o mesmo site TomeConta do TCE. Agora, sem licitação, a empresa vai prestar serviços em SUAPE, estatal ligada a pasta de Geraldo Júlio. A justificativa é que a gestão de Geraldo Júlio em SUAPE não conseguiu finalizar uma licitação que estaria em curso. 

Não é a primeira empresa que prestava serviços milionários para a gestão de Geraldo Júlio na Prefeitura do Recife que ganha um outro contrato milionário em SUAPE. Como o Blog revelou esta semana, a gestão de Geraldo Júlio em SUAPE fechou contrato para fazer a reforma do prédio da estatal pela "bagatela" de R$ 4,3 milhões. Segundo fonte no Governo do Estado, Geraldo escolheu este momento de crise para fazer esta reforma, totalmente adiável, desconsiderando o desemprego de 21,6% do Estado de Pernambuco, recorde nacional histórico. A escolhida foi uma empresa "velha conhecida" da gestão de Geraldo na Prefeitura do Recife. Segundo dados oficiais do site TomeConta do TCE, esta empresa, nos últimos dois anos da gestão de Geraldo na Prefeitura do Recife, recebeu R$ 20 milhões dos cofres da Capital em vários empenhos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/09


2021

“Querem culpar Miguel”, diz mãe de menino que morreu ao cair de prédio

Do G1/PE

Uma nova audiência de instrução e julgamento da morte de Miguel Otávio, menino de 5 anos que caiu de um prédio de luxo em junho de 2020 no Recife, aconteceu, hoje, na capital pernambucana. Ele estava aos cuidados de Sarí Corte Real, ré que era primeira-dama de Tamandaré e é ex-patroa da mãe da criança, a ex-empregada doméstica Mirtes Renata.

Sarí é acusada por abandono de incapaz que resultou em morte, com agravantes de cometimento de crime contra criança e em ocasião de calamidade pública (pandemia da Covid-19).

Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ela e duas testemunhas de defesa foram ouvidas nesta quarta-feira na 1ª Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente da Capital, localizada no Centro Integrado da Criança e do Adolescente, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

Para Mirtes, essa audiência já deveria ter ocorrido. "Um ano e três meses da morte de Miguel e agora que vai se encerrar a fase de instrução. Isso é muito decepcionante", afirmou. A mãe de Miguel chegou ao local da audiência às 8h30 e falou com a imprensa, que não foi autorizada a entrar na Vara.

"Já basta a dor que tenho que passar pela morte do meu filho, tem a morosidade da Justiça. Quer queira, que não, é um descaso. Fora a estratégia de defesa dos advogados dela que me machuca muito, eles querem culpar Miguel pelo que aconteceu. Querem transformar Sari na vítima de Miguel", disse Mirtes.

O advogado de Sarí Corte Real, Célio Avelino, negou que a defesa da acusada tenta culpar o menino pela morte.

"A mãe de Miguel, eu me solidarizo com a dor dela, perdeu um filho em condições trágicas. É evidente que não tem como analisar o fato com raciocínio claro, só com a emoção. Em nenhum momento Sarí ou ninguém de Sarí procurou culpar A, B ou C pelo fato. Foi um acidente, como diz a perícia. O Miguel era uma criança traquina, como toda criança daquela idade. Era um menino ativo, com energia", declarou o defensor.

Ele também declarou que Sarí não abandonou o menino. "No próprio corpo da acusação diz que Sarí tentou, por cerca de cinco minutos, convencer a criança a sair do elevador e voltar para o apartamento. Cinco minutos é uma eternidade. Ele saiu de um elevador para o outro e Sarí atrás. Na última atenção da criança, ela prestou atenção à filha e ele fechou a porta do elevador", contou Avelino.

A audiência começou às 9h30 e foi conduzida pelo titular da unidade judiciária, juiz José Renato Bizerra. Foi ele também que conduziu a primeira parte do julgamento, que aconteceu no dia 3 de dezembro de 2020 e terminou sem a ouvida de Sarí.

Desde o início do julgamento, foram ouvidas oito testemunhas arroladas pelo Ministério Público e três testemunhas de defesa, no dia 3 de dezembro de 2020, de forma presencial. A quarta testemunha solicitada pela defesa foi ouvida por carta precatória na comarca de Tracunhaém, na Zona da Mata.

Nesta quarta-feira, foram ouvidas duas testemunhas de defesa de Sarí. A primeira foi o psicólogo Carol Costa Júnior, que depôs presencialmente por cerca de 20 minutos. Ele trabalha na clínica onde Miguel recebia acompanhamento psicológico desde o divórcio dos pais, mas não atendia a criança.

A outra testemunha foi uma empregada doméstica de Sarí, ouvida por videoconferência na comarca de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. Em seguida, por volta das 10h30, teve início o interrogatório de Sarí. A audiência terminou às 11h40.

Não há um prazo para sair o resultado desse julgamento, de acordo com o TJPE. Após a fase de instrução, encerrada nesta quarta-feira, o Ministério Público de Pernambuco, o assistente de acusação e a defesa da ré apresentam, por escrito, suas teses, que são chamadas de alegações finais. Somente após isso, o juiz toma uma decisão.

O pai de Miguel, Paulo Inocêncio, e a avó do menino, Marta Santana, foram até o local da audiência. Do lado de fora da Vara, representantes de movimentos sociais, como a Articulação Negra de Pernambuco e o Fórum de Mulheres de Pernambuco, se reuniram com faixas e cartazes pedindo justiça para o caso.

"Esse ato é um ato de luta contra o racismo e contra o que as instituições fazem. O Caso Miguel é um caso escancarado de racismo. A naturalização do racismo faz como se essas coisas fossem normais. Enquanto isso perdurar, mortes como a de Miguel serão naturais", disse a poetisa e coordenadora da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Joaninha Dias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/09


2021

Barroso: Populismo e extremismo ameaçam democracia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou, hoje, que o populismo, o autoritarismo e o extremismo ameaçam a democracia no mundo, mas que, nela, divergências são absorvidas de maneira “institucional e civilizada”.

O vídeo foi divulgado pelo TSE no Dia Internacional da Democracia, comemorado mundialmente no dia 15 de setembro.

“A democracia é considerada o melhor regime de governo. O melhor, mas não necessariamente o mais fácil. Porque democracia envolve pluralismo, que é diversidade e divisões do mundo e, consequentemente, respeito às opiniões contrárias”, disse o ministro.

"No mundo de hoje ela [democracia] se encontra sob ataque, em razão de disfunções como o populismo, o extremismo e o autoritarismo. Sua preservação depende de instituições fortes, sociedade civil mobilizada, imprensa livre. A democracia depende de cada um de nós. Seja parte dessa história", completou Barroso.

O ministro apontou ainda que a democracia “não é o regime do consenso, mas aquele em que a divergência é absorvida de maneira institucional e civilizada”. Conforme o ministro, “a democracia depende de cada um de nós”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros