23/04


2021

Coluna da sexta-feira

Foto: Roberta Jungmann/Folha PE

PSB antecipa 2022

Por Houldine Nascimento – interino

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, fez diversos elogios ao colega Geraldo Julio, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e principal nome do partido para suceder o governador Paulo Câmara no próximo ano. Para ele, Geraldo foi “um dos maiores e melhores prefeitos que o Recife já teve”. A declaração foi dada ao comunicador Alberes Xavier, da Rede Agreste de Rádios.

Para além de um simples afago, o comentário sobre Geraldo é uma tentativa de acalmar integrantes da base que pensam o oposto sobre o ex-prefeito recifense. A insatisfação de alguns aliados do PSB veio à tona após uma entrevista concedida pelo deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) a Magno Martins, titular deste blog. Na ocasião, Sebá alçou o secretário estadual da Casa Civil, José Neto, à condição de melhor nome para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas em 2022.

O parlamentar listou virtudes do auxiliar de Paulo Câmara, destacando um “perfil conciliador”. Além disso, afirmou que Neto “cumpre o prometido”, o que soou como uma indireta para Geraldo Julio. Outros políticos seguiram o posicionamento de Sebastião Oliveira, casos do deputado estadual Romero Albuquerque e da vereadora do Recife Andreza Romero, ambos do PP. Mais tarde, foi a vez dos deputados Rogério Leão (Avante), Guilherme Uchoa Jr. (PSC) e João Paulo (PCdoB).

O racha fez com que Sileno e o próprio Geraldo começassem a se movimentar para conter maiores danos. O líder estadual do PSB ainda chegou a dizer que ex-prefeito é leal e que o partido tem um “reconhecimento enorme” por ele. Outros sinais foram dados muito antes sobre Geraldo Julio ser o favorito da Frente Popular para concorrer ao Governo de Pernambuco: sua nomeação para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico é um deles, além da blindagem que há em torno de sua figura.

Desde 1º de janeiro no cargo, Geraldo Julio não participou de uma coletiva sequer do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco. Seu antecessor, Bruno Schwambach, apareceu diversas vezes na “linha de frente”. A postura do Palácio é de não associar o ex-prefeito às sucessivas medidas restritivas implantadas pelo Governo do Estado. Quem tem substituído Geraldo neste papel é a secretária executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos, Ana Paula Vilaça, aliada de longa data.

Até o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, funcionou como uma espécie de escudo, chamando para si o desgaste, com diversas declarações desastradas sobre a pandemia. Diante desse lançamento precoce do ex-prefeito Geraldo Julio ao Palácio do Campo das Princesas, o desafio que se põe agora para que o PSB permaneça no poder é, antes de tudo, eliminar novos focos de rebeldia, oriundos da época em que Geraldo dava expediente no Palácio Capibaribe Antônio Farias, sede do poder executivo municipal.

CONFLITO DE INTERESSES – A Câmara de Vereadores de Paulista, na RMR, criou o cargo de procurador geral legislativo no último dia 5 de janeiro, com salário de R$ 12 mil. O escolhido para esta função foi Ydigoras Ribeiro de Albuquerque, irmão do prefeito Yves Ribeiro (MDB). A Casa Legislativa é responsável por aprovar ou rejeitar as contas da Prefeitura. Caberá, então, a Ydigoras orientar o Presidente da Câmara, Edson Araújo (PSB), sobre os gastos do irmão-prefeito. O Blog procurou a Câmara Municipal para comentar o caso, mas não obteve resposta. Já a assessoria da Prefeitura disse que o tema “foge totalmente de suas obrigações institucionais”.

BOLSONARO E O CLIMA – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou, ontem, na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Com um tom mais ameno, prometeu trabalhar para reduzir emissões de gases, além de “zerar o desmatamento ilegal até 2030” e alcançar “neutralidade climática” até 2050, antecipando em dez anos a medida. O chefe do Executivo brasileiro também falou sobre “fortalecimento” de órgãos ambientais e se comprometeu em duplicar recursos para fiscalização, destoando de posições anteriores. Ao lado de alguns ministros, entre eles Ricardo Salles, titular do Meio Ambiente, Bolsonaro também pediu dinheiro aos países estrangeiros para a proteção das florestas. Sua fala foi avaliada de forma positiva pelo Governo dos EUA, anfitrião do evento.

NOVO MARQUETEIRO – De olho na corrida eleitoral em 2022, o PDT contratou o publicitário João Santana, ex-marqueteiro das campanhas presidenciais de Lula e Dilma no PT. O anúncio foi feito pelo ex-ministro Ciro Gomes, que é vice-presidente nacional da sigla trabalhista: “Reunião de trabalho com Carlos Lupi, presidente do PDT, e com o publicitário João Santana, que nos ajuda a partir de agora na comunicação do partido.” Santana e a esposa, Mônica Moura, foram condenados a oito anos de prisão na operação Lava Jato por lavagem de dinheiro. Ambos cumprem pena em regime aberto.

IGREJAS ESSENCIAIS – A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, ontem, o substitutivo ao Projeto de Lei nº 1094/2020, que considera as atividades religiosas essenciais em situações de calamidade pública. A versão atual prevê que o Executivo poderá determinar por decreto restrições a eventos presenciais em circunstâncias excepcionais. De autoria do deputado Cleiton Collins (PP), a proposta original sofreu mudanças após parecer de Tony Gel (MDB) na Comissão de Administração Pública.

TRATAMENTO IGUAL – A secretária estadual de Infraestrutura, Fernandha Batista, entrou em contato com o Blog para pedir “tratamento igual” aos que passaram antes pela pasta. Em sua conta oficial no Instagram, ela destacou algumas realizações à frente da Seinfra/PE. Entre elas, a sinalização e a recuperação da primeira etapa da PE-275, que atravessa o Sertão do Moxotó e do Pajeú. “A malha viária do Estado foi construída, em sua maioria, entre as décadas de 70 e 80. Resolver infraestrutura não se faz apertando um botão. Enfrentar a burocracia não é algo simples, mas energia não nos falta!”, escreveu.

CURTAS

QUIOSQUES FECHADOS – Em reserva, um comerciante informou que os quiosques dos Parques da Macaxeira e de Santana, ambos na Zona Norte do Recife, permanecem fechados. A situação difere dos quiosques do Parque da Jaqueira, também no norte da cidade, e da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul, abertos desde que Pernambuco iniciou novo plano de convivência com a Covid-19.

NOVAS MORADIAS – O Ministério do Desenvolvimento Regional fez, ontem, a entrega de moradias a 576 famílias de baixa renda em Paudalho, na Mata Norte do Estado. Cerca de 2.300 pessoas serão beneficiadas com apartamentos nos residenciais Guadalajara I e II. O investimento total foi de R$ 42 milhões. O ministro Rogério Marinho enviou o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos, para representá-lo.

Perguntar não ofende: O PSB vai conseguir conter o grupo de insatisfeitos com Geraldo na Frente Popular?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021 IPTU

22/04


2021

Município de Vertentes recebe mais dois respiradores

O município de Vertentes, no Agreste pernambucano, recebeu, hoje, os primeiros respiradores pulmonares para reforçar a luta contra o Covid-19. Os dois equipamentos foram doados ao município pelo Ministério da Saúde, após articulação do ex-ministro Mendonça Filho, que acompanhou, em Brasília, o pedido feito pelo prefeito Romero Leal. As informações são do Blog do Silvinho.

“Fico muito feliz de poder ajudar no que é essencial na proteção às pessoas. Esses respiradores vão permitir que um paciente mais grave tenha condições técnicas de atendimento", destacou Mendonça, ao participar da entrega dos respiradores, ao lado do prefeito Romero Leal e do vereador Paulo de Lu. 

O prefeito Romero Leal ressaltou a importância dos equipamentos para o município e informou que eles serão instalados no hospital municipal. “Vertente agradece muito a Mendonça. Estamos aqui com essa emergência e esses equipamentos vão salvar muitas vidas”, afirmou o prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina abril 2021

22/04


2021

PE deve receber novas doses de vacinas amanhã

Durante coletiva de imprensa online do Governo de Pernambuco, hoje, o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou a expectativa de recebimento, na manhã de amanhã, de mais 142.150 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 28.400 da Coronavac/Butantan e 113.750 da Astrazeneca/Fiocruz. Serão beneficiados com esses quantitativos os idosos a partir dos 60 e trabalhadores de força de segurança e salvamento, em ambas as doses; e trabalhadores de saúde (apenas 2º dose).

Sobre a nova remessa, o secretário ressaltou que em um planejamento anterior, Pernambuco deveria receber, apenas da Coronavac, em torno de 120 mil doses nesta semana, especificamente para a segunda aplicação. "Este é um fato que nos preocupa, e já solicitamos esclarecimentos ao Ministério da Saúde", frisou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

22/04


2021

Empresários de Noronha alertam contra golpe

Fernando de Noronha é o destino certo para quem procura belas praias, com paisagens exuberantes e únicas. Em um simples mergulho de snorkel, nas piscinas naturais, é possível ter contato direto com peixes, tartarugas, tubarões, arraias, esponjas, algas, moluscos e corais. Mas a viagem dos sonhos pode se tornar um pesadelo por causa da ação de criminosos, que estão se passando por funcionários de hotéis e pousadas para enganar turistas.

O arquipélago, localizado a pouco mais de 540 quilômetros de Pernambuco, atrai turistas do mundo inteiro. De acordo com a administração da ilha, Noronha recebeu 33.836 visitantes no ano passado, o que equivale a uma diminuição de 68% em relação a 2019, quando a ilha recebeu 106.130 pessoas.

A empresária Fabiana de Sanctis relata que recebe com frequência ligação de turistas que já caíram no golpe e/ou desconfia dos perfis e entram em contato para confirmar se de fato as promoções existem.

"Há cerca de um ano que estamos sofrendo com esse problema. Descobrimos através de clientes que entraram em contato com a nossa pousada perguntando sobre sorteios e promoções que encontraram em perfis falsos. Alguns, inclusive, já caíram no golpe", comenta Fabiana. "Alguns criminosos chegam a ligar para as vítimas, se passando por funcionários da nossa pousada", completa.

Ainda de acordo com a empresária, diversas pessoas já denunciaram os perfis ao Instagram, mas a resposta é que as contas não infringem as normas da plataforma. Já foram feitos vários boletins de ocorrência, além de outras medidas judiciais, mas os criminosos insistem na atitude audaciosa.

De acordo com o advogado Tiago Carneiro, é preciso que as pessoas lesadas procurem a Delegacia de Crimes Cibernéticos para apurar a prática do crime e a identificação do responsável. A pena para esse crime pode chegar a até um ano de detenção, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

Tiago fala que a melhor medida para não cair no golpe é a prevenção. "O cliente deve se assegurar de que está falando com a pessoa do estabelecimento e somente fazer qualquer tipo de pagamento diretamente para uma conta da empresa. Uma medida fácil é ligar para o estabelecimento e confirmar os preços e condições", alerta o advogado.

Desde o início do ano, no site da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha – www.apfn.com.br – é possível ter informações e fazer reservas em hotéis e pousadas da ilha, sendo uma das formas mais seguras.

Para fazer a reserva é bem simples. Basta acessar o site da associação, preencher o check-in e check-out, quantidade de adultos e crianças e escolher uma pousada. O site será direcionado para a página de reservas da pousada escolhida. Fácil, ágil e seguro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/04


2021

Feitosa quer esclarecimentos sobre compra de respiradores

Uma compra de respiradores no valor de R$ 49 milhões pelo Consórcio Nordeste em 2020 foi questionada pelo deputado estadual Alberto Feitosa (PSC), na Reunião Plenária de hoje. Segundo ele, os equipamentos não foram entregues aos nove Estados que compõem o grupo – entre eles, Pernambuco, que teria participado da aquisição com quase R$ 15 milhões.

O parlamentar lembrou que o caso foi alvo de uma investigação da Polícia Civil da Bahia, em junho do ano passado, denominada Operação Ragnarok, que significa fim dos tempos. De acordo com Feitosa, o negócio teria sido intermediado pelo então secretário da Casa Civil daquele Estado, Bruno Dauster, que pediu demissão após a averiguação policial. Atualmente, o processo encontra-se no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“O Consórcio adquiriu, sem licitação, 300 respiradores da Hempcare. Essa empresa foi criada em 2019 para importação de derivados de maconha e só tinha R$ 710 mil de capital social”, relatou. Feitosa criticou o pagamento adiantado do valor, que não foi devolvido, mesmo sem a entrega dos respiradores. “O Governo Federal comprou milhares de vacinas e respiradores e não sofreu esse tipo de operação. Faltou zelo e competência. E, pelas investigações, há suspeita de irregularidades".

O deputado cobrou dos colegas da Assembleia que averiguem a aquisição, uma vez que até o Tribunal de Contas do Estado teria recebido poucas informações sobre o caso. “Nós sabemos da dificuldade e do controle que existem em qualquer compra de governo. Como um recurso tão alto foi liberado assim?”, indagou. “Está na hora desta Casa Legislativa começar a cumprir o seu papel de fiscalização”, completou. Ele também criticou o Governo de Pernambuco por pedir o sigilo da investigação no STJ.

Além disso, para Feitosa, a própria existência do Consórcio Nordeste é questionável. “Desde 2019, eu disse que esse grupo só se destinava a reunir nove governadores que queriam fazer política contra o Governo Federal, em vez de somar esforços e ajudar o Brasil".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes 2021

22/04


2021

Alepe aprova PL que considera atividade religiosa essencial

O substitutivo ao Projeto de Lei (PL) nº 1094/2020, que considera as atividades religiosas essenciais em situações de calamidade pública, recebeu o aval do Plenário da Alepe, hoje. Após alterações feitas pela Comissão de Administração Pública, a versão atual do texto prevê expressamente que, em circunstâncias excepcionais, o Poder Executivo poderá determinar, por decreto devidamente fundamentado, restrições a eventos presenciais dessa natureza.

Relator do substitutivo na Comissão de Administração, o deputado Tony Gel (MDB) destacou o trabalho conjunto dos parlamentares na produção de um texto que atendesse às diferentes demandas. "Conseguimos chegar a um entendimento que garante a essencialidade das igrejas, mas prevê a imposição de limites por gestores e autoridades de saúde em determinadas ocasiões”, pontuou o parlamentar.

A proposta original é de autoria do deputado Pastor Cleiton Collins (PP). Ela estabelecia que serviços religiosos realizados nos templos e fora deles deveriam ser mantidos em tempos de crises causadas por doenças graves e contagiosas ou por catástrofes naturais. Impunha, no entanto, obediência às determinações da Secretaria Estadual de Saúde.

No início de março, a matéria foi considerada ilegal pela Comissão de Justiça, que avaliou ser do governador a competência de legislar sobre o tema. O Plenário, porém, derrotou o parecer e o PL 1094 voltou a tramitar nos colegiados técnicos, recebendo o substitutivo no de Administração Pública. Aprovada em Primeira e Segunda Discussões, a proposta seguirá para Redação Final e sanção do governador.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

22/04


2021

Saiu o edital do auxílio emergencial do Carnaval da Vitória

Entidades ligadas ao ciclo carnavalesco da Vitória de Santo Antão, que tiveram prejuízos pela ausência da festa por conta da pandemia da Covid-19, já podem acessar o edital que normatiza a concessão do Auxílio Emergencial José Varela. O benefício foi assinado no Sábado de Zé Pereira (13/02) pelo prefeito Paulo Roberto e precisou passar pelos trâmites das comissões do legislativo.

“Seguimos todos os trâmites necessários e legais até a divulgação do edital para que não houvesse nenhum tipo de problema. Essa é uma maneira de ajudar àqueles que tanto fazem pela folia da nossa cidade, mas que devido à essa doença ficaram sem nenhum tipo de renda. A pandemia nos colocou num cenário inesperado, mas que com os esforços e os cuidados de cada pessoa, vamos vencer”, destacou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Esportes.

As inscrições serão iniciadas no dia 26 e seguem até o dia 07 de maio, de forma presencial, na Escola Municipal Josefa Álvares da Silva, localizada por trás da Prefeitura da Vitória, das 8h às 13h, seguindo os protocolos sanitários e de distanciamento social. Além da ficha de inscrição (disponível no site da prefeitura junto com o Edital), o interessado deve comparecer ao local com os documentos requeridos no edital.

Para agremiações carnavalescas, o valor do auxílio corresponderá o máximo de 100 % sobre o valor recebido na subvenção do Carnaval de 2020. Orquestras, grupos teatrais, vocalistas, músicos, artistas plásticos e grupos de dança, receberão até 100% do valor recebido no Carnaval 2020. Já as demais categorias, o valor será limitado em R$ 110 por pessoa.  Os pagamentos terão início após o processo de inscrição e organização dos dados, no dia 31 de maio.

CONTEMPLADOS – Agremiações carnavalescas, músicos, vocalistas, orquestras de Frevo, grupos teatrais, grupos de dança, artistas plásticos, barraqueiros, gasoseiros, cordeiros, seguranças, vendedores autônomos de abadás e kits de blocos e agremiações, vendedores informais de adereços carnavalescos, bombeiros civis, compositores de músicas carnavalescas, técnicos de som, proprietários de estúdios de som, cozinheiros (as) ou fornecedores de refeições e cafés da manhã para blocos e agremiações, motoristas de carro de som e de tratores que prestaram serviços a blocos e agremiações no Carnaval de 2020.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

22/04


2021

Alepe: Deputados discutem durante reunião plenária

Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco, hoje, a deputada estadual Clarissa Tercio (PSC) e o deputado João Paulo (PCdoB) protagonizaram uma pequena discussão. Isso porque a parlamentar apareceu vestindo uma camisa como apoiadora da Polícia Federal.

Segundo a deputada, João Paulo se sentiu incomodado e criticou o uso da camisa em apoio à instituição. Em reposta ao deputado, Clarissa rebateu informando que era apoiadora e admiradora do trabalho da Polícia Federal, assim como de outras instituições militares, por questão de patriotismo.

“Não sei se o deputado João Paulo tem algum problema com a Polícia Federal, mas eu sou uma apoiadora e admiradora da instituição e do excelente trabalho que realiza, e não só da federal, gosto de demonstrar minha admiração por todas as forças policiais, vestindo a camisa”, concluiu a deputada que completou dizendo que o uso da camisa não implica em ilegalidade por não ser oficial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Isadora

Gente, cadê a resposta do Deputado?


Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

22/04


2021

Economista vai lançar blog voltado a alunos da UPE

O lançamento do blog "Fórum Econômico UPE" está programado para o próximo dia 1º de maio. O espaço terá a coordenação de Mauro Ferreira Lima, economista e professor aposentado da Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE).

Entre os assuntos a serem tratados, estão temas ligados à Economia local, do Brasil e do mundo. "O público interno da UPE atinge cerca de 25 mil alunos matriculados, de Petrolina ao Recife. É um público formador de opinião, que será estimulado a ter acesso a informações estratégicas e qualificadas para sua formação profissional", explica Mauro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/04


2021

Fenagri 2021 foi lançada durante debate ao vivo

Depois de 35 anos de sucessivas e exitosas edições, a 28ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri 2021), será realizada, pela primeira vez, de forma híbrida, com eventos online e parte da programação presencial, de 6 a 9 de outubro próximo, no novo Pátio de Eventos Ana das Carrancas, em Petrolina. A novidade foi confirmada na tarde de hoje, durante o debate de lançamento da feira, ao vivo para todo o País, no programa Agro 360, que foi transmitido pelo Canal Terraviva e também pelas redes sociais Instagram, YouTube e Facebook.

Considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri, segundo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que abriu os trabalhos, é uma vitrine para a promoção e realização de negócios, transferência de tecnologias e a divulgação, em todo o mundo, das potencialidades do Vale do São Francisco.

“Nesta edição, nosso foco será a ‘Agricultura Digital: Tecnologia e Inovação’ e a feira, em função da pandemia da Covid-19, irá obedecer aos protocolos de segurança com medidas a exemplo da manutenção do distanciamento social, cumprimento de horários e acessos separados para visitantes e expositores, controle de público, além do uso obrigatório de máscaras e álcool gel”, ressaltou.

Em parceria com a Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco – Valexport, a prefeitura de Petrolina está montando uma vasta programação com destaque para mostra de produtos e serviços, fórum sobre as perspectivas do agronegócio brasileiro, workshop, seminário, minicursos e o Agritec, apresentando inovações do agronegócio regional.

A partir do tema do debate ‘O impacto do agronegócio no ODS 2 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) - Fome Zero e Agricultura Sustentável Investimento Social Privado’, o presidente da Valexport, José Gualberto, lembrou que a feira, ao longo desses anos, ajudou a consolidar o Brasil como o terceiro maior produtor de frutas e um dos países que mais exporta em todo mundo.

“Nosso Vale produz hoje numa área de 250 mil hectares 2,4 milhões de toneladas de frutas que movimentam cerca de R$ 7,7 bilhões por ano.  Somente as culturas de uva e manga são responsáveis respectivamente por 98% e 87% das exportações do País”, acrescentou. Gualberto enfatizou ainda o potencial do Vale para a inserção de novas variedades de fruteiras e cobrou do Governo Federal mais crédito para os produtores e mais investimentos para a pesquisa agropecuária e extensão rural.

Participaram ainda do debate o ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, Alysson Paolinelli, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, Linda Pfeiffer (CEO - INMED Partnerships for Children), o diretor de Sustentabilidade da Bayer para América Latina, Eduardo Bastos e o produtor, ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado federal, Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados – Abrafrutas.

Até a realização da feira, em outubro, os organizadores irão realizar uma série de eventos de envolvimento e preparação a exemplo de um webinar (conferência online ao vivo) com o tema ‘A realidade ampliada do Nordeste - Transposição do Rio São Francisco’ que está programado para o próximo mês de julho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha