15/01
2021
No Frente a Frente de hoje, das 18h às 19h, duas entrevistas imperdíveis, com faces antagônicas: José de Arimatéia, pajeuzeiro que foi eleito vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e o poeta e escritor Ademar Rafael, juntamente com o cantor Agenor Gonçalves. Juntos, Ademar e Agenor falam da música em homenagem ao cantor Elomar, de Vitória da Conquista, composta por Ademar. Agenor é o intérprete da música.
No Recife, o programa é transmitido pela Hits 103,1 FM, emissora que encabeça a Rede Nordeste de Rádio. Se você deseja ouvir pela Internet, duas opções: navegando pelo blog clique no botão Rádio ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
15/01
2021
Os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que acontece nos próximos domingos (17) e (21) na versão impressa, e, 31 de janeiro e (7) de fevereiro de 2021, na versão digital, tiveram uma oportunidade, e tanto, ontem, para expandir e revisar os conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e Linguagem e suas tecnologias.
O 2º aulão do projeto 'Preparação’, do Plenus Colégio e Curso em parceria com a TV Grande Rio e o River Shopping, começou pontualmente, às 18h, apresentando uma extrovertida e criativa aula com os professores Marcos de Sá e Pedro Salinas, pelo canal do River Shopping no YouTube.
Fantasiados de ‘Deus e do diabo’, os mestres alertaram ‘os feras’ para as conjunções que se destacam na prova de Língua Estrangeira. O Aulão virtual, também revisou com a professora de Literatura, Leilane Aline questões sobre o Modernismo brasileiro, gêneros textuais e recursos estilísticos, enriquecida com detalhes específicos sobre os conteúdos abordados. Na hora de falar de História, as dicas ficaram por conta do professor Everaldo Libório, que trouxe o reinado de Dom Pedro II, o Estado Novo, Conflitos no Oriente Médio e a história de Getúlio Vargas.
Para encerrar o encontro, o professor de sociologia Gesner Santana, emocionado, dedicou a live ao seu avô, curado da Covid-19. Ele abordou o comportamento da sociedade contemporânea, e, para aliviar a ansiedade, a animação ficou por conta do forró de Keu Dantas, que eliminou as tensões e deixou os jovens relaxados. Os vestibulandos tiveram ainda, o sorteio de vários brindes entre uma aula e outra.
O projeto 'Preparação' terá o último Aulão na quinta-feira (21). “A equipe do Plenus volta a se encontrar para trabalhar com os alunos as questões das Ciências da natureza (Matemática, Física, Química e Biologia). A transmissão também será feita a partir das 18h no canal oficial do River Shopping, no YouTube”, concluiu o professor e coordenador do Pré-Vestibular da escola, Nivaldo Moreira.
15/01
2021
Presidente do Grupo EQM, do qual a Folha de Pernambuco pertence, o empresário Eduardo Monteiro fez o seu debut, hoje, na confraria do blog, ao lado do advogado Rodrigo Cahu Beltrão, desembargador eleitoral. Também participaram da confra Braga Sá, comendador, a cerimonialista Tatiana Marques, o advogado Oscar Lafaiete, o advogado Emílio Duarte e Roberto Andrade, nosso produtor.
15/01
2021
O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Alexandre Guedes Alcoforado Assunção negou, hoje, um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do vereador do Cabo Flávio Átila da Silva Leite, conhecido como Irmão Flávio (PL). Esta é a terceira ação judicial do parlamentar para deixar a prisão que é indeferida.
Desde julho de 2020, Irmão Flávio está detido no Cotel, em Abreu e Lima, por suspeita de praticar "rachadinha" (quando o parlamentar retém parte do salário dos funcionários do gabinete).
15/01
2021
Com apenas 15 dias que assumiu a Prefeitura de Floresta, a prefeita Rorró Maniçoba anunciou, em vídeo postado em suas redes sociais, ao lado da vice-prefeita, Bia Numeriano, a antecipação dos salários dos servidores públicos. O pagamento terá início já no dia 25 de janeiro.
Segundo Rorró, a urgência no pagamento é uma tentativa de minimizar a crise financeira que se instalou na cidade, devido à falta de pagamento dos salários de dezembro pela gestão anterior, o que era sua obrigação.
“Foi muita irresponsabilidade da gestão passada não ter pago os salários dos servidores. Essas famílias precisam de dinheiro para pagar suas contas, o aluguel, a farmácia, fazer a feira. O comércio também está sofrendo com a falta de dinheiro em circulação. Antecipar o pagamento é uma saída para diminuir os impactos dessa crise”, explicou Rorró.
Quanto aos salários de dezembro, Rorró garantiu que dialogará em breve com as classes envolvidas para juntos chegarem a uma solução.
15/01
2021
Por Mauro Ferreira Lima*
Após vários dias de descaso, a Prefeitura do Recife informou à Câmara Municipal o tamanho do prejuízo causado à cidade com o absurdo roubo das esculturas de Francisco Brennand, expostas no parque em frente ao Marco Zero.
É revoltante constatar que 81% delas, 64 das 79 existentes, doadas ao Recife a partir dos anos 2000, tenham sido surrupiadas daquele parque. Nunca se teve notícias de ter havido providências efetivas para pôr fim ao furto "continuado" daquelas extraordinárias obras. Um descaso inominável!
Onde estavam as "autoridades" municipais e estaduais que permitiram que tudo aquilo acontecesse sem que se tomassem medidas pontuais, de fato, para identificar autores e pôr um fim ao descalabro desses contumazes e deploráveis roubos?
Não foi por falta de advertências, minha e de tantos cidadãos desta cidade, que protestaram, escreveram, falaram, bradaram... contra este infame descaso.
O pior de tudo é que ninguém nunca assumiu a responsabilidade por tais temeridades. Tudo continuou como se nada houvesse acontecido, até se chegar a este assombroso e quase inacreditável ataque.
Identificados órgãos responsáveis pela segurança do local, o "Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand" deveria consultar sua assessoria jurídica para ingressar com uma ação contra tais relapsas figuras por "crime contra o patrimônio público". Apesar de remotas chances, deveria se exigir providências para localização do que estiver restado do conjunto furtado em 04 de dezembro passado, há 42 dias! Seria o mínimo a se esperar do ausente poder público municipal e estadual.
Inteligência policial existe também para destrinchar casos como esses. Se assim o quisessem, poderia haver chances de chegar aos autores destes execráveis crimes.
Isto não deveria ficar impune. Se nada se fizer, será a concessão de permissividade para que se levem até as antigas estátuas monumentais das pontes do Recife. Perplexos estamos e mais pobres em atrativos turístico-culturais. Triste realidade!
*Analista Econômico
15/01
2021
O coordenador da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe (Adesa), Daniel Torres, voltou a cobrar deputados e o Governo de Pernambuco pela situação precária da PE-576, que conecta Ipubi a Trindade. Esta é uma via essencial para o escoamento de gesso. De acordo com ele, não houve retorno dos parlamentares nem do governador Paulo Câmara e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-PE).
"Até o momento, a Adesa não recebeu nenhuma resposta destes deputados. Como também enviou documentos ao gabinete do governador e nenhuma resposta. O DER-PE tinha publicado um edital em novembro para uma licitação da referida obra em 30 de dezembro. Não há nenhuma informação oficial do DER se houve ou não a referida licitação. Nós da Adesa não iremos aceitar mais nenhuma desculpa, essa é a terceira licitação não conclusa referente à PE-576", declarou.
15/01
2021
Osvaldo Rabelo Filho, prefeito mais amado de Goiana, que Deus chamou, hoje, parte como um desses fenômenos inexplicáveis da política. Foi prefeito quatro vezes, só sentiu o cheiro da derrota uma vez e a última eleição não disputou, mas elegeu o seu candidato da UTI de um hospital, no Recife. Filho do ex-deputado Osvaldo Rabelo, que morreu dando as cartas nas decisões do núcleo duro da esfera da segurança estadual, Osvaldinho fazia tudo errado e tudo dava certo, outra razão de ser inserido nesse contexto de fenômeno.
A vida pública revela essas facetas incompreensíveis para quem vive longe da política. Osvaldinho era duro no trato, pouco jogo de cintura, tinha palavra de rei, que não volta atrás, mas seu estilo agradava ao povão. Por isso, foi prefeito e deputado estadual.
Deus predestina o homem, mas Osvaldinho quis antecipar a sua missão na terra: fumava feito caipora, adorava um malte escocês e nunca cuidou da saúde. Sequer dava uma caminhada matinal. Homem de família rica, morreu rico. Era um dos maiores distribuidores de gás do Nordeste, um dos maiores do País, para ser mais preciso.
Tinha avião e passou um bom tempo no exterior. Boêmio, adorava receber amigos para molhar o bico. No seu império, uma gleba imensa de terra em sua Goiana e até emissora de rádio. Foi um visionário que deu certo nos negócios e na política.
O fumo tirou a sua vida.
Todos vamos morrer um dia. Viver sem fazer o que gostamos não é viver. É melhor viver 01 dia como águia que 100 anos como cordeiro. Melhor morre numa batalha que velho em cima de uma cama.
15/01
2021
A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência e Tecnologia, aprovou, hoje, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se da primeira vacina contra a doença que teve a comercialização liberada pelo órgão.
Mesmo com essa aprovação, o uso emergencial da vacina ainda precisa ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que divulgará uma decisão no domingo (17).
Em paralelo a isso, a avaliação da CTNBio era necessária, porque essa vacina é constituída por um organismo geneticamente modificado (OGM).
De acordo com a Lei de Biossegurança, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da comissão, analisar os estudos com OGMs no Brasil, que podem ser plantas, células humanas, animais ou microorganismos, e liberar ou não a sua comercialização.
No caso da vacina de Oxford, é utilizada uma tecnologia conhecida como vetor viral recombinante. O imunizante é produzido a partir de uma versão enfraquecida de um adenovírus que causa resfriado em chimpanzés – e que não causa doença em humanos.
A esse adenovírus é adicionado o material genético da proteína "spike" do novo coronavírus (Sars-CoV-2) – a que ele usa para invadir as células humanas –, induzindo os anticorpos. Por isso o material é geneticamente modificado.
O anúncio da liberação comercial foi feito pelo ministro Marcos Pontes e o presidente da CTNBio, Paulo Augusto Vianna Barroso, em entrevista à imprensa em Brasília.