Blog do Magno 15 Milhões de Acessos

13/01


2021

Siqueira: Orientação do PSB é por voto em Baleia Rossi

Por Hylda Cavalcanti

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que o partido decidiu numa reunião, por 80 votos a zero, não votar no candidato do presidente Jair Bolsonaro para a presidência da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL) e sim no candidato que tem o apoio dos partidos da oposição e do atual presidente da Casa, o deputado Baleia Rossi (MDB-RJ).

“Decidimos que o PSB recomendaria aos seus deputados não votar no candidato do presidente Bolsonaro e apoiar Baleia Rossi. Essa decisão foi tomada com a presença de vários governadores, inclusive o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB)”, afirmou.

Siqueira não disse, mas demonstrou desconforto ao ser perguntado sobre o fato de o governador pernambucano, assim como o prefeito do Recife, filho do ex-governador e ex-ministro Eduardo Campos, terem recebido Lira em Recife nesta quarta-feira (13) e Campos ter declarado que, se fosse deputado, votaria nele.

“O prefeito João Campos hoje é prefeito do Recife, não é mais deputado. O parlamentar que assumiu a vaga dele, Milton Coelho, já declarou apoio a Baleia Rossi”, frisou.

Siqueira destacou ainda que “o PSB fez o que tinha de ser feito”. Mas lembrou que a eleição será mediante voto secreto e “as pessoas possuem posições próprias, sendo natural que alguns discordem da recomendação em todos os partidos”.

“Que fiquem bem claro que a orientação nacional do PSB, votada e aprovada de forma legítima pela executiva nacional, foi de se unir ao grupo de legendas que está apoiando o candidato Baleia Rossi”, acrescentou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/01


2021

Servidores da Saúde de São Lourenço estão sem salários

Houldine Nascimento, da equipe do blog

Servidores contratados da Saúde em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, estão sem receber salários desde dezembro de 2020. Alguns deles confirmaram ao Blog, em reserva, a situação.

A reportagem teve acesso a uma planilha do Fundo Municipal de Saúde, que mostra que R$ 3.577.213,48 foram liberados para a quitação da folha salarial ainda em dezembro, mas não houve o pagamento dos profissionais do setor até agora.

Até o ano passado, a Prefeitura de São Lourenço da Mata era administrada por Bruno Pereira (MDB), que não conseguiu ser reeleito. O novo prefeito, Vinícius Labanca (PSB), assumiu no último dia 1° de janeiro.

O Blog procurou a Prefeitura para que se pronunciasse sobre o assunto. A nova gestão justificou que não houve o empenho da folha salarial dos profissionais da Saúde e dos aposentados em dezembro e que, por isso, o pagamento não foi realizado. 

Leia a resposta na íntegra:

"A gestão passada não realizou o pagamento do mês de dezembro dos profissionais da saúde nem dos aposentados do município.

Em virtude da folha passada sequer estar empenhada e a atual gestão não possuir nenhum tipo de comprovação oficial de quem trabalhou de fato ou não, a gente pede que o servidor lesado possa dar entrada nos órgãos de controle e, esses mesmos órgãos dando respaldo jurídico para o município realizar o pagamento, será feito. 

A Prefeitura vai cumprir toda e qualquer decisão judicial nesse sentido. Infelizmente a irresponsabilidade da gestão anterior acabou afetando todos esses servidores que agora têm que passar por essa situação."

Diante da afirmação de que os recursos para pagamento não haviam sido empenhados, o Blog voltou a procurar a Prefeitura de São Lourenço da Mata para saber a posição sobre a planilha do Fundo Municipal de Saúde, que mostra que o procedimento foi feito, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

13/01


2021

PE proíbe som em bares, boates, restaurantes e praias

Pernambuco decidiu, hoje, proibir som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, bares boates e em qualquer outro local que possa provocar aglomerações de pessoas. A medida, válida a partir da sexta-feira (15), foi tomada devido a um aumento no número de casos graves de Covid-19 e de internações de pacientes com suspeita ou contaminados com coronavírus.

Em pronunciamento transmitido pela internet, o secretário estadual de Saúde, André Longo, voltou a prometer que o governo fecharia as praias, caso houvesse aglomerações na orla, no fim de semana. Ele disse que, caso haja descumprimento das regras de prevenção no sábado (16) e no domingo (17), o litoral será fechado já na terceira semana de janeiro.

"A partir de sexta-feira, vamos proibir por 30 dias a utilização de som de qualquer natureza em bares, restaurantes e similares, inclusive no comércio de praia, porque isso tem contribuído para aglomerações nas faixas de areia. Além disso, qualquer tipo de som, como paredões mecânicos ou orquestras, poderão ser alvo de apreensão pelo poder público", disse André Longo.

No dia 6 de janeiro, devido à piora da pandemia, o governo proibiu eventos com mais de 150 pessoas. O estado justifica as ações de endurecimento das regras de prevenção à Covid-19 por causa do aumento de internações.

Há, atualmente, mais de 1,7 mil pacientes internados nas redes pública e privada, sendo 1.055 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

"Tivemos o registro de novo aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no estado. Na primeira semana de 2021, foram 806 casos, 20% a mais que a última semana de 2020 e 1% a mais que a semana anterior, 15 dias atrás. Houve, também, aumento nas solicitações de leito entre a primeira semana de 2021 e a última de 2020, com 5% de acréscimo nas UTI e 14% de enfermaria", declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

13/01


2021

Podemos anuncia apoio a Simone Tebet

O Podemos anunciou, hoje, apoio à candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) à presidência do Senado. A eleição acontece no início de fevereiro. Com 9 integrantes, o Podemos é a terceira maior bancada do Senado, atrás apenas do MDB (15 senadores) e do PSD (11).

A decisão do partido liderado por Álvaro Dias (PR) foi tomada após reuniões da bancada com Simone e com senadores do PSDB, sigla com sete parlamentares e que também tende a apoiar a senadora do MDB.

A votação para escolha do presidente do Senado é secreta. Por isso, o fato de a legenda declarar apoio a uma candidatura não significa que todos seus filiados votarão no mesmo candidato. Confira a nota enviada pelo senador Álvaro Dias:

O Podemos manifesta seu apoio à senadora Simone Tebet para a Presidência do Senado Federal, após discussão e reflexão sobre os seus compromissos e ideias.

Como sempre, a bancada respeitará eventuais opiniões divergentes, dos seus senadores.

O partido confia na mudança e na afirmação do protagonismo ético do Senado, reafirmando seu compromisso com a independência dos poderes e a governabilidade.

Álvaro Dias – líder da bancada


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/01


2021

Família de empresário morto na Bahia se pronuncia

A mãe de Elton Campelo, morto no último domingo em um apartamento no Horto Florestal, em Salvador, usou as redes sociais, hoje, para falar sobre o ocorrido com seu filho. Conforme suspeitas da Polícia Civil, o empresário teria sido assassinado enquanto dormia por sua namorada, que tirou a própria vida logo em seguida.

“Vai fazer muita falta meu filho amado, meu amigo e companheiro. Um menino alegre, de bem com a vida, amante da natureza. Amigo dos amigos. Amava e era amado por todos. Foi arrancado de nós brutal e covardemente por uma pessoa que acolhemos como se da família fosse, pelas costas, enquanto dormia. Sem chance de se defender”, disse a decoradora Elza Campelo.

“Estamos dilacerados, destroçados. Uma dor que nunca imaginei sentir. Rogo a Deus e a virgem mãe santíssima que te acolha em seus braços e que ela dê o colo que não posso te dar. Te amo, meu filho. Te amo infinito. Sempre sua Dona Elza”, finalizou.

A dermatologista Priscilla Campelo, irmã de Elton, também comentou a morte dele nas redes sociais. “Meu coração está despedaçado! De maneira cruel, covarde, egoísta, dormindo e sem chance de se defender, tiraram de nós! Ton, me perdoa por não ter conseguido perceber nenhum sinal do que estava por vir! Mas eu acredito em justiça divina”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

13/01


2021

João Campos quer parcerias com o TJPE

Recebido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira, e por desembargadores, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), visitou a instituição no fim da manhã de hoje. Esta foi a primeira visita oficial ao TJPE depois da sua posse, e é a segunda de uma série de visitas oficiais que o gestor municipal vai realizar ainda neste primeiro semestre de 2021. Na ocasião, ele falou da importância da parceria entre as instituições em prol da população do Recife.

“Tenho certeza deque essa instituição que completará 200 anos e que nunca faltou a Pernambuco e ao Recife, vai ser uma parceira importante da população da nossa cidade. Todas as gerações vivas hoje estão sendo impostas ao maior desafio já vivido, de poder superar uma pandemia, que vai muito além dos desafios da saúde, pois temos problemas de ordem econômica, social, tantas outras, da área produtiva, o trabalho remoto que virou uma realidade. Isso cobra das instituições muita responsabilidade. Por isso, venho aqui hoje, para externar o meu compromisso de que a gente possa colocar a Prefeitura do Recife à disposição do Tribunal, para que o Tribunal precisar, para expandir as suas atividades, para garantir o bom exercício da atividade judiciária e democrática na nossa cidade, e que a gente possa fazer parcerias para projetos inovadores” comentou o prefeito na ocasião.

Já o presidente do TJPE, Fernando Cerqueira, falou da sua alegria de receber o gestor municipal na casa. “Vossa Excelência aqui é muitíssimo bem acolhido por todo o Tribunal de Justiça, representado aqui pelos desembargadores. Quero dizer que em nome do Poder Judiciário de Pernambuco nós nos sentimos honrados pois, com a sua posse, esta é a primeira visita oficial que Vossa Excelência defere ao Tribunal de Justiça de Pernambuco. Aqui como casa de justiça, nós realizamos um trabalho em prol da sociedade, da paz social, e estamos também presentes, de mãos dadas, com o Poder Público, seja ele em qual esfera for, para que nós possamos realizar um trabalho em prol da nossa população. Desejamos uma administração exitosa, em todos os sentidos”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/01


2021

Padre sanfoneiro celebra missa de Genival Lacerda

Os fãs do cantor Genival Lacerda poderão acompanhar transmissão da missa de sétimo dia do paraibano pelo YouTube, às 18h, hoje. O padre Juliano Sanfoneiro foi convidado para celebrar o encontro religioso. O "Rei da Muganga" morreu no dia 7 de janeiro, aos 89 anos, após travar uma dura luta com a Covid-19.

O cantor estava internado desde o dia 30 de novembro em um hospital do Recife por conta de uma pneumonia causada pelo novo coronavírus. O endereço para assistir a missa é o: www.youtube.com/c/joaolacerda


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

13/01


2021

Fafire abre curso de Direito Municipal

O ano “pós-eleitoral” de 2021 será marcado por novos ciclos nas gestões públicas municipais. O protagonismo e autonomia administrativa dos municípios, consolidados pela Constituição de 1988, foram intensificados pelo surgimento de novas legislações infraconstitucionais e pelo avanço nas tecnologias de gestão. 

Pensando nisso, a Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE lançou o curso de pós-graduação em Direito Municipal, de olho nos atuais aspectos jurídicos e políticos da gestão pública dos municípios, abarcando variadas áreas do Direito que dialogam com as nuances do Poder Público Municipal (Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Ambiental, Financeiro, Eleitoral, Civil, Empresarial, etc).

“Hoje, a gestão política e jurídica dos municípios exige maior transparência e controle da atuação dos gestores públicos. O curso pretende abrir os caminhos dos profissionais liberais e servidores públicos, atualizando e aperfeiçoando suas atuações direta e indireta junto ao Poder Público Municipal”, afirma o coordenador do curso, Felipe Ferreira Lima, ex-superintendente do Patrimônio da União, que hoje atua como advogado e professor universitário.

A previsão de início do curso é na segunda quinzena de fevereiro e as inscrições podem ser feitas pelo site www.fafire.br.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/01


2021

Servidores de Buíque protestam contra salários atrasados

Os servidores municipais da Prefeitura de Buíque foram às ruas, na manhã de hoje, para cobrar o pagamento da folha salarial de dezembro. Antes da manifestação, o prefeito Arquimedes Valença (MDB) se reuniu com os representantes do sindicato e secretariado.

No encontro, o gestor expôs as dificuldades financeiras que encontrou e se propôs a dividir o pagamento em três parcelas, a serem pagas em fevereiro, março e abril, ou quitar integralmente até 10 de fevereiro, caso haja disponibilidade de recursos. Em assembleia, os servidores optaram por aceitar a proposta de pagamento integral, sob o risco de deflagrar greve até que haja a efetuação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha