FMO janeiro 2020

12/05


2012

Novo Código Penal: empresas punidas como corruptoras

 As empresas envolvidas em casos de corrupção poderão ser responsabilizadas criminalmente, segundo projeto de novo Código Penal em elaboração por uma comissão de juristas no Senado. Caso seja aprovado, o anteprojeto poderá permitir o fechamento ou a imposição de penas como multas ou prestação de serviços à comunidade contra as empresas. O texto prevê a responsabilização penal de pessoas jurídicas em crimes contra a administração pública, a economia popular, a ordem econômica e o meio ambiente.

Poderão ser punidas empresas, ONGs, companhias de economia mista com participação do governo e entidades privadas. As penas incluem multa, perda de bens, prestação de serviços à comunidade, fechamento ou suspensão temporária de atividades e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios estatais. Uma empreiteira envolvida em corrupção poderá ser condenada a construir casas populares, por exemplo. (Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

12/05


2012

Cabral terá de devolver R$ 2 mil da viagem a Paris

O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), terá de devolver aos cofres do Estado R$ 2.000 recebidos indevidamente para uso numa missão oficial de dois dias a Paris no final de maio de 2011, segundo a Folha de S.Paulo deste sábado. O valor foi depositado na conta do governador, mas as despesas foram pagas pelo cartão corporativo do governo, criado no mesmo ano. Questionada por que o depósito foi feito, apesar da criação do cartão, a assessoria do governador afirmou que houve erro da ''área administrativa'' do governo. ''Esse equívoco somente foi detectado agora e o governador restituirá tal valor aos cofres públicos na próxima segunda-feira'', diz a nota.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

12/05


2012

CPI: delegados da PF contestam versão do procurador

 Os depoimentos dos delegados da Polícia Federal que coordenaram as operações Vegas e Monte Carlo contradizem parte da explicação do procurador-geral, Roberto Gurgel, para não ter investigado, em 2009, as relações do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) com Carlinhos Cachoeira. Gurgel afirmou ter paralisado a Operação Vegas, que investigou Cachoeira, até que chegassem novas provas que seriam levantadas na Monte Carlo. Seu objetivo era ''evitar que fossem reveladas outras investigações relativas a pessoas não detentoras de prerrogativa de foro [como Demóstenes], inviabilizando seu prosseguimento, que viria a ser formalizado na Operação Monte Carlo''. Mas, segundo os depoimentos, uma operação não foi originada da outra.

Raul Alexandre Souza, da Vegas, e Matheus Mela, da Monte Carlo, disseram que a Vegas foi encerrada em 2009, após manifestação da Procuradoria, e que a Monte Carlo nasceu em outro órgão: o Ministério Público de Goiás, na comarca de Valparaíso (GO). (FOLHA DE S.PAULO - JOSÉ ERNESTO CREDENDIO e RUBENS VALENTE)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Bartolomeu Lopes

O procurador engoliu a corda da imprensa tentando vincular sua ida à CPI com o mensalão do PT. Ora, os sen. Randolfe Rodrigues(Psol), Pedro taques(PDT), dep.Onyx Lorenzoni(DEM), e mais os delegados federais não fazem parte do mensalão. O Brindeiro Gurgel deve explicação à nação. É isso.

Arnaldo Amaral

Segundo Zé Dirceu, o chefe dos quadrilheiros do mensalão, se tais rapinas forem condenadas pelo mensalão( Lula não sabia de nada...coisa de aloprados,kkkk...) haverá reação popular. Concordo: os brasileiros honestos farão o maior carnaval deste amado PATROPI !

Wellington Antunes

Segundo a Veja em uma de suas manchetes de capa chamava essa CPI de cortina de fumaça para desviar o foco do mensalão e o procurador, posteriormente, endossou essa tese. Será que essa CPI tem mesmo a ver com o mensalão? Esta é a pauta que o procurador e Veja querem que se conheça e se discuta.

Wellington Antunes

O senador Randolfe (PSOL-AP), o dep. Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e o delegado da PF que disse que o procurador-geral da República poderia ter agido há quase três anos contra Cachoeira e companhia limitada e nada fez, vão ser julgados pelo mensalão? Ora, Dr. Gurgel, procure outra que essa não convence.

Wellington Antunes

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), outro ferrenho oposicionista ao governo de Dilma, também defende a convocação do procurador "Brindeiro Gurgel". E aí? o senador Randolfe do PSOL também tá envolvido no mensalão?



12/05


2012

Dilma e os bancos: endurecimento pra valer?

No despacho de com o ministro Guido  Mantega  a presidente Dilma recomendou a manutenção da mesma postura  diante dos bancos, pela redução dos  juros: exigir do sistema financeiro privado os mesmos esforços desenvolvidos pelos bancos estatais. O ministro da Fazenda comunicou haver recebido com satisfação informação  da Febraban, pelo seu presidente, Murilo Portugal, de não terem sido da entidade os conceitos exarados por um de seus consultores, de críticas ao governo. Os bancos privados empenham-se na preservação do diálogo com Brasília.(Carlos Chagas)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/05


2012

Cachoeira quer adiar seu depoimento à CPI

 Márcio Thomaz Bastos, advogado de Carlinhos Cachoeira, protocolou um habeas corpus no STF. Na peça, pede que seja adiado o depoimento do contraventor na CPI que leva o seu nome. A inquirição está marcada para a próxima terça-feira (15).Ex-ministro da Justiça de Lula, Thomaz Bastos alega na petição que o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), negou o acesso da defesa aos dados disponíveis na comissão. Nessa tese, Cachoeira não teria como se defender de acusações que desconhece.

“É imperativo que Carlos Augusto e seus advogados conheçam previamente todas as provas que poderão servir de substrato aos questionamentos que decerto lhe serão dirigidos pelos parlamentares”, anota o advogado. Cachoeira, obviamente, conhece as provas. Só não está ligando o nome à pessoa.(Do blog de Josias de Souza)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/05


2012

Grampos: nenhum ministro do STF teme nada, diz Ayres

 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, disse hoje (11) que os ministros da Corte não temem o desenrolar dos fatos envolvendo o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito chefiar um esquema de jogos ilegais. Segundo divulgado ontem (9) pelo site Folha Online, três ministros do Supremo estão entre as 82 pessoas citadas nos grampos telefônicos do empresário: Gilmar Mendes, Antonio Dias Toffoli e Luiz Fux. “Eu acho que nenhum ministro do STF teme absolutamente nada, mas aguardemos os fatos”, disse Britto, na tarde de hoje, pouco antes de palestrar em um evento sobre gestão pública. Além de ministros do STF, a lista também tem nomes de políticos, empresários e jornalistas.(Portal BR247).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/05


2012

Mais um: Lula recebe prêmio de fundação holandesa

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá neste sábado (12) o prêmio Four Freedoms Awards (Prêmio das Quatro Liberdades) concedido pela fundação holandesa Roosevelt Stichting. A diretora do Instituto Lula, Clara Ant, receberá o prêmio em nome do ex-presidente, que tem evitado viagens internacionais por recomendação médica. Estarão presentes na cerimônia a rainha Beatrix e o primeiro-ministro dos Países Baixos Mark Rutte.

Segundo a fundação, Lula ganhou o prêmio por "ter demonstrado ao longo de toda a sua vida um compromisso com a justiça social e econômica, e por ter contribuído para promover um clima de paz e conciliação entre as nações do mundo". A Roosevelt Stichting também afirma que Lula é uma inspiração por sua "ascensão da pobreza abjeta à Presidência do Brasil, e sua determinação em livrar o Brasil da extrema pobreza". O prêmio é concedido desde 1982 a pessoas e instituições que, segundo a fundação, se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/05


2012

Caças interceptam avião que entrou na rota de Obama

 Jatos de combate F-16 norte-americanos interceptaram um avião de pequeno porte que se perdeu e entrou no espaço aéreo restrito no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se preparava para partir de Los Angeles nesta sexta-feira. O presidente saía da cidade californiana rumo a um evento de campanha no Estado de Nevada, no sudoeste americano, depois de um evento de arrecadação de fundos na casa do ator George Clooney, disseram autoridades. "Os caças responderam a uma violação temporária de restrição de voo por parte de uma aeronave Piper 28. Depois de interceptar o avião, os F-16 seguiram o avião até que pousou sem incidentes", disse o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte em comunicado. (Reuters)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/05


2012

Veta Dilma!: presidente quebra protocolo e vai aos jovens

A presidenta Dilma Rousseff (PT) interagiu na manhã desta sexta-feira (11) com manifestantes a favor do veto ao novo Código Florestal. Ao chegar para uma cerimônia na cidade de Betim, na Grande Belo Horizonte, Dilma abriu o vidro do carro oficial para acenar em direção aos manifestantes. Ao sair do evento, em que entregou unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, a e surpreendeu sua comitiva. Ela atravessou uma rua para chegar perto de uma grade e cumprimentar algumas pessoas que pediam a ela que vetasse o projeto aprovado no Congresso.

“Dilma, pode vetar. O Brasil vai te apoiar”, gritava um grupo de aproximadamente 50 pessoas, no conjunto habitacional Baviera, local da solenidade. “Dissemos a ela: coragem, presidenta. Veta tudo. Ela sorriu e acenou positivamente com a cabeça. Não esperávamos essa recepção dela”, contou o estudante Raul Lansky, de 19 anos.(Portal IG)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


11/05


2012

Prefeitura de Garanhuns convoca artistas para FIG

A secretaria municipal de Cultura de Garanhuns divulgou o processo de escolha à seleção de propostas para a contratação de artistas durante a programação do 22º Festival de Inverno da cidade, que acontece entre os dias 12 e 21 de julho deste ano.

O período de inscrições começou no dia 4 deste mês e vai até 18 de maio, das 9 às 13 horas. O resultado das propostas selecionadas será divulgado no dia 28 de maio.

Para os selecionados, o prazo para a entrega dos documentos será de 28 de maio a 5 de junho, das 9 às 13 horas. A confirmação do Resultado sairá na quinta-feira, dia 7 de junho. O Edital da Convocatória e seu anexo ficarão à disposição dos interessados na Secretaria de Cultura, bem como no site oficial do Município, no endereço www.garanhuns.pe.gov.br.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha