Justiça Federal em Arcoverde nega suspensão de obras e eventos no Pátio Ferroviário da cidade

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) indeferiu pedido de liminar que buscava suspender as obras e os eventos realizados no Pátio Ferroviário de Arcoverde, relacionados aos preparativos para as festas juninas de 2025. A decisão foi proferida hoje (12), pela juíza federal titular da 28ª Vara, Danielli Farias Rabêlo Leitão Rodrigues, na Ação Civil Pública nº 0800272-07.2025.4.05.8310.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) havia se manifestado, apontando que as intervenções promovidas pela Prefeitura de Arcoverde incidiram diretamente sobre bens culturais protegidos pelo Termo de Homologação nº 22/2014. Segundo o órgão, as obras incluíram aterros, pavimentações com blocos de concreto e instalação de estruturas metálicas.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Faleceu nesta quinta-feira (12), aos 88 anos, a escritora e pianista Elyanna Caldas, internada no Hospital Memorial São José, no Recife. Reconhecida por sua genialidade, erudição e contribuição à música brasileira, Elyanna ocupava a Cadeira nº 14 da Academia Pernambucana de Letras, que divulgou nota de pesar destacando sua trajetória como uma das mais notáveis representantes da música instrumental do país, com reconhecimento nacional e internacional. Leia a homenagem na íntegra:

Toritama - Tem ritmo na saúde

No programa de hoje, analisei os obstáculos que o governo Lula terá para aprovar seu pacote fiscal. O conjunto, anunciado ontem (11) via MP, propõe novas fontes de arrecadação — como a tributação de aplicações financeiras, fintechs e títulos isentos — para compensar o recuo no aumento do IOF. No entanto, economistas alertam que não há medidas estruturais de corte de despesas, o que resultou em forte resistência tanto do mercado quanto de partidos da base, como União Brasil e PP, e do presidente da Câmara, Hugo Motta. Em reação, o Congresso já articula para votar em regime de urgência um projeto que anula parte do pacote, dificultando a tramitação e exigindo do governo um esforço adicional de articulação e negociação para evitar que o pacote seja engavetado.

Clique aqui e ouça. O Frente a Frente é ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.

Ao clicar no link, selecione a opção “ouvir pelo navegador”.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Anthony Santana
Do Blog da Folha

Uma declaração da governadora Raquel Lyra (PSD) à coluna de Igor Gadêlha, no portal Metrópoles, gerou reação do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.

Após a governadora ter dito que deixou o ninho tucano para ter segurança e estabilidade, o cacique contestou a versão, afirmando que o motivo real para a saída da legenda foi o desejo de que o partido passasse a integrar a base do presidente Lula (PT).

“A governadora Raquel Lyra deixou o PSDB porque queria que o partido migrasse para a base do governo federal, algo impossível. O PSDB sempre foi antagonista do ‘lulopetismo’ (sic) e mantém sua coerência histórica. Outros motivos, se houverem, nunca foram manifestados ao PSDB”, disparou o líder do partido.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Flávio Chaves*

Acordei com a frase inteira dentro de mim. Não era sonho nem pensamento solto: era palavra viva, pulsando no limite do indizível, como se tivesse vindo de um lugar anterior à linguagem — talvez de um tempo em que o verbo ainda era silêncio e o sentimento era o único idioma.

Demorei alguns minutos, talvez horas, para entender o que me dizia aquela sentença que não me pediu permissão para nascer. Ela não era uma frase qualquer: era um sussurro de urgência, um pedido íntimo, um grito calado. Era como se o próprio coração, esse órgão insubmisso e rebelde, tivesse encontrado voz para dizer que já não aguenta mais sobreviver sem sonho.

Porque tem dias que o mundo se apresenta árido demais. As manchetes escorrem sangue, os sorrisos vestem máscaras, as mãos hesitam, e os abraços se escondem entre o medo e o protocolo. Tem dias que até a beleza parece pedir licença para existir. Nesses dias, a esperança se torna um bem escasso. E é exatamente nesse vácuo , entre o cansaço e o desencanto, que a utopia se ergue, não como luxo, mas como necessidade vital.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Míriam Leitão
Do Jornal O Globo

Réus podem mentir. E foi o que fizeram os réus do núcleo crucial da ação penal sobre a tentativa de golpe no Brasil. Uns mais que outros. Mas não apresentaram elementos para destruir o conjunto probatório que há contra eles, até porque confirmavam a acusação nos muitos atos falhos.

“Não tinha clima”, admitiu Jair Bolsonaro. “Não havia possibilidade”, afirmou o general Augusto Heleno. Não é que o golpe não foi tentado. Ele foi. Só não foi concluído. Os réus mentiram, omitiram, minimizaram atos, alteraram a natureza das reuniões, mas confirmaram todo o roteiro do que foi tentado ao fim do governo Bolsonaro, antes de decidirem “entubar” o resultado eleitoral.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pode ser presa a qualquer momento na Itália, segundo o embaixador brasileiro no país, Renato Mosca.

“Evidente que há uma mobilização para deter deputada porque ela está na lista de difusão vermelha da Interpol. As autoridades judiciais italianas acataram o pedido e, hoje, ela poderá ser presa a qualquer momento”, disse em entrevista ao Estúdio i.
Segundo ele, desde o momento em que as autoridades italianas validaram o pedido da inclusão na lista vermelha da Interpol, o paradeiro da deputada, considerada foragida da Justiça brasileira, tem sido buscado. As informações são do g1.

A Advocacia-Geral da União apresentou ao Supremo Tribunal Federal um pedido para que a Corte suspenda todas as decisões judiciais que vêm condenando o INSS à restituição dos descontos, além da suspensão da prescrição dessas ações. A AGU também solicita a abertura de um crédito extraordinário para custeio do ressarcimento das vítimas de fraudes no INSS, sob alegação de que há imprevisibilidade no desenrolar do caso e que pretende fazer a restituição de modo célere.

Nesta semana, o Partido Progressistas (PP) entrou com uma ação no STF na qual a legenda pede ao Judiciário que determine ao INSS “a restituição integral dos valores descontados indevidamente com a concreta indicação dos valores estimados e da respectiva fonte de custeio”. As informações são da CNN Brasil.

O movimento de recuperação na avaliação do presidente Lula (PT) foi interrompido, aponta nova pesquisa do Datafolha.

Segundo o instituto, reprovam o petista 40%, ante 28% que o aprovam —mantendo, em relação ao índice de ruim ou péssimo, o pior patamar registrado pelo petista em seus três mandatos.

Na rodada anterior, no começo de abril, 38% reprovavam Lula, ante 29% que o julgavam ótimo ou bom. Era uma boa notícia para o governo, diante da sangria registrada no tombo de fevereiro, quando o Datafolha havia aferido 41% de reprovação e 24% de aprovação. As informações são da Folha de S. Paulo.

Ainda na estrada rumo a Arcoverde, aproveitei uma parada para abastecer no Posto Cruzeiro, em Tacaimbó, e deixei alguns exemplares do Os Leões do Norte à venda por lá. Fui surpreendido pela chegada do leitor Edilson Moura, de Belo Jardim, que soube da novidade e não perdeu tempo: foi o primeiro a comprar o livro no local.