Comissão aprova texto-base do Orçamento com meta de déficit zero e mais verba para emendas e fundo eleitoral

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, hoje, o texto-base do Orçamento de 2024. Para ter validade, porém, ainda terá de passar pelo plenário do Congresso Nacional.

O texto aprovado pela comissão inflou os valores previstos para o fundo eleitoral em 2024, assim como para as emendas parlamentares, além de ter reduzido a dotação do novo Programa de Aceleração do Crescimento, entre outros pontos.

O Orçamento aprovado não traz um valor para o salário-mínimo. A proposta do governo contemplava R$ 1.421. Entretanto, com base nas regras definidas em lei, tende a recuar para R$ 1.412, pois a inflação ficou abaixo do estimado anteriormente. Decreto presidencial fixará o valor até o fim do ano.

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, hoje, o projeto de lei que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o Brasil. A data, celebrada em 20 de novembro, marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no século XVII. Anteriormente, ela já era reconhecida como feriado em seis estados e aproximadamente 1,2 mil cidades. Por exemplo, os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo e a cidade de Boa Vista, em Roraima.

O feriado nacional foi aprovado em lei pela Câmara e pelo Senado no mês passado, após a recém-formada bancada negra da Câmara apresentar um projeto. Em 2011, o Congresso havia aprovado uma lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra a ser comemorado no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder Zumbi dos Palmares. Na ocasião, contudo, os parlamentares decidiram não tornar a data um feriado nacional.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, assinou, na manhã de hoje, convênio com o Governo do Estado, pela da Perpart, que vai possibilitar a regularização fundiária de mais de 10 mil imóveis no município.

“São famílias que moram há muito tempo nessas localidades e que não tinham o documento dos imóveis em seus nomes. Agora, após a assinatura desse convênio com o Governo do Estado, nossas equipes irão continuar o trabalho, colaborando com a Perpart para permitir que essas pessoas sejam reconhecidas como verdadeiros donos dos seus apartamentos e de suas casas”, destacou Mano Medeiros.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento