Lavareda

27/04


2008

Ciro: "Severino foi eleito para derrotar o Lula"

Revista Veja

O deputado Ciro Gomes é um político de respeito, que construiu uma biografia invejável, mas que não consegue se livrar do estranho hábito de sempre enxergar uma conspiração nos eventos que o cercam. Na semana passada, Ciro Gomes apresentou ao público sua mais recente interpretação da história para explicar um fato do qual, ao que parece, apenas ele não conhece os detalhes: a ascensão e queda do ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti, que renunciou em 2005, depois de ser pilhado cobrando propina de um empresário. Para Ciro Gomes, Severino foi vítima de uma mirabolante conspiração que tinha o objetivo final de derrubar ninguém menos que o presidente Lula. "Havia uma trama de elite para melar o jogo de quem estava fazendo o salário mínimo galopar, de quem estava fazendo o Bolsa Família. Quando foi eleito o Severino, aquilo era um passo do golpe, para ele poder receber o pedido de impeachment", devaneia o deputado. "Ele (Severino) foi eleito para derrotar o Lula e começar a instalar o golpe, acabou não recebendo porque aderiu." Severino poderia ser exaltado como o herói que evitou a queda do presidente mais popular da história deste país – se isso, é claro, fosse verdade.

Severino Cavalcanti foi eleito presidente porque o PT lançou dois candidatos e não conseguiu a maioria dos votos. Caiu porque cobrou propina de um fornecedor da Câmara. Ciro Gomes, o autor da teoria esquisita de que tudo foi fruto de uma armação, postula ser presidente da República. Considera-se mais maduro e preparado agora do que nas outras duas vezes em que disputou o cargo. O problema é que suas declarações nem sempre estão em sintonia com a realidade dos fatos. Recentemente, diante da revelação da existência do dossiê feito na Casa Civil sobre as despesas do ex-presidente Fernando Henrique, Ciro disse que havia uma máquina clandestina em ação, com epicentro na imprensa de São Paulo, para desestabilizar a ministra Dilma Rousseff. Em outras palavras, outra conspiração das elites e da imprensa – fato que, aliás, não é novo na memória do deputado. Em 1998, quando disputou a Presidência pela primeira vez, ele denunciou teorias conspiratórias dos tucanos para prejudicar sua candidatura e enxergou na imprensa um adversário que fazia o serviço das elites para atingi-lo. Acabou em terceiro lugar, com pouco mais de 10% dos votos.

Em 2002, Ciro teve um desempenho melhor. Chegou a atingir 28% das intenções de voto, ameaçando a liderança do então candidato Lula. Depois de chamar um eleitor de "burro", brigar com jornalistas e destratar empresários, ele viu minguar suas chances. Acabou em um decepcionante quarto lugar. Hoje, a situação de Ciro Gomes é semelhante à da campanha de 2002. Outra vez as pesquisas lhe são favoráveis. Segundo o último levantamento do instituto Datafolha, o deputado tem mais de 20% das intenções de voto em todos os cenários possíveis, ficando atrás apenas do tucano José Serra. Mais uma vez Ciro se encontra em um patamar diferenciado. Só pode ser conspiração.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

machado freire

Tenho convivido com Políticos e "políticos" ao longo de meio século. Ciro Gomes nunca me enganou: é esperto, personalista e metido a "primeiro sem segunda".Não votaria nele nem a pedido da minha querida mãe, se fosse viva. É um Fernando Bezzera Coelho do Ceará. Nada de pessoal !

Paulo Kigrer

Oi Jabosta, tudo bem, santa? fica tranqüila nega...

JARBASTA

Parabéns Severino Isidoro Fernandes Guedes por uma avaliação tão precisa.

JARBASTA

Olha aí o nazista do Kigrer voltando à cena. Ninguém melhor do que o Isidoro fez um estudo da personalidade esdrúxula dessa pulha.

roberto lima

delirios quase todos nós temos ; Mas nessa intensidade pode ser p a t o l o g i c o

Paulo Kigrer

Ciro, é sim, um dos maiores pulhas políticos deste país... esquecer sua conduta de "colaborador", após o Inácio eleito, muito lembra os que traem a pátria nos tempos de guerra, associando-se ao inimigo...

Raimundo Eleno dos Santos

Eu concordo com Ciro Gomes. As elites e seus fantoches(imprensa no meio) sempre estiveram nos bastidores das crises de governabilidade no Brasil, também teleguiados por interesses internacionais com suas agências de inteligência: CIA e correlatos. É isso. Ciro tem razão.

Pedro Batista Filho

No episódio de Bil Cavalcante, Ciro está corretíssimo em suas declarações e Severino ganhou numa votação de 2o turno, onde a oposição votou em massa p/ sua eleição, oposição esta, q ao ñ ver cumprido suas orientações o defenestrou sumariamente, todo mundo sabe, até o blogueiro q fingi ñ saber.

JOSÉ DO PATROCINIO GOMES DE OLIVEIRA

CIRO GOMES - " CALHORDA TRAVESTIDO DE ANJO " VEJAM OS EXEMPLOS DE CAFAJESTICE COM O DINHEIRO PÚBLICO DO IRMÃO, CID GOMES - GOVERNADOR DO CEARÁ.

guilherme alves

Entrevista de Ciro há dez dias a Folha de São Paulo, e só agora a Veja r´percute, e com uma argumentação caolha. Como tá em decadência a maior revista do país. Fatos politicos relevantes da semana passaram ao largo, tais como: O acordo DEM/PSDB SP, o veto do PT a aliança em Minas.


ALEPE

Confira os últimos posts



28/10


2020

Prefeito desafia adversário em Araripina

Candidato à reeleição, o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL), favorito em todas as pesquisas de intenção de voto, quer debater os problemas do município e o seu futuro, mas o adversário Tião do Gesso, mesmo em baixa nas pesquisas, foge do confronto. Veja o que Pimentel diz a respeito dele.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

28/10


2020

Armando reforça apoio a Edivaldo em Rio Formoso

Em vídeo que já viralizou nas redes sociais, o ex-senador Armando Monteiro Neto, presidente de honra do PTB estadual, reafirma que a candidatura do Doutor Edivaldo é a melhor alternativa para Rio Formoso.

Depois de destacar seu lado afetivo com a cidade e a Mata Sul, onde seu pai, o ex-ministro Armando Monteiro, solidificou suas atividades industriais, gerando milhares de empregos, o líder trabalhista enumerou as qualidades do candidato e seu elevado espírito público, um profissional, segundo ele, com relevantes serviços prestados na área de saúde. Clique e veja.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

28/10


2020

Arcoverde: MP apresenta TCO contra delegado Israel

O Ministério Público Eleitoral apresentou o Termo Circunstanciado n. 0600426-08.2020.6.17.0057, com proposta de transação penal contra o candidato a vice-prefeito de Arcoverde, Delegado Israel. Segundo o promotor eleitoral, Diogenes Moreira, o Delegado Israel cometeu os crimes previstos nos artigos 347 do Código Eleitoral e 268 do Código Penal, por ter descumprido ordem judicial e por não observar a norma estadual de distanciamento e de restrições sanitárias decorrentes da pandemia do COVID-19. 

No procedimento apresentado na Justiça, o Ministério Publico demonstrou que o Delegado Israel promoveu carreata e realizou comício com aglomeração de pessoas, quando retornou de Recife para Arcoverde, após permanecer uma semana internado no Hospital Português para tratamento em razão da COVID-19. 

Israel terá que se apresentar perante a Justiça Eleitoral amanhã, dia 29 de outubro de 2020, para participar de audiência sobre os fatos. O Ministério Público apresentou proposta de transação penal, para que o Delegado realize o pagamento de três salários mínimos ao Fundo Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. 

Homologada a transação penal, Israel ficará impossibilitado de utilizar o mesmo benefício pelos próximos cinco anos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


28/10


2020

FBC destaca o início de um novo ciclo político em PE

Nos atos políticos que participou ontem, no interior do estado, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) ressaltou o início de um novo ciclo político em Pernambuco a partir das eleições municipais. Em Garanhuns, onde o prefeito Izaías Régis (PTB) lançou o nome de Silvino Duarte (PTB) para sucedê-lo, o senador lembrou o posicionamento político da atual gestão. 

“Temos que fazer justiça ao trabalho feito por Izaías nesses oito anos. Não foi fácil. Izaías sustentou uma posição política de oposição ao governo do estado, e ele não abriu um milímetro. Teve força, apoio e compreensão do povo de Garanhuns para que pudesse fazer essa grande obra administrativa”, afirmou FBC.

“E nesse momento que Garanhuns está vivendo, de consolidar os seus avanços, Garanhuns não pode dar um passo atrás, não pode improvisar. Tem que ser vanguarda desse processo que está apenas se iniciando e que vai marcar o fim de um ciclo político em Pernambuco e o surgimento de um novo tempo no estado”.

Antes de Garanhuns, o senador passou por Capoeiras, que tem Felipe Vieiras como candidato do MDB a prefeito. “Estamos fortalecendo o MDB, quem tem uma história bonita em favor do Brasil. Mas o partido só permanece se ele se renovar. E Felipe representa isso. É um novo MDB que surge em Pernambuco. E Felipe teve a coragem de se apresentar em nome da renovação e da juventude”.

“Nosso compromisso é com a renovação e com a liderança nova que nasce através de Felipe. A gente sabe que é uma luta dura e longa, mas ninguém consegue se não perseverar. Com o nosso apoio, Felipe vai ter condições de viabilizar os seus projetos para a cidade de Capoeiras”, acrescentou o deputado federal Fernando Filho (DEM).

A comitiva também passou por Lajedo, onde assumiu o compromisso com a candidatura de Adelmo Duarte (PSD) – “uma referência na política de Lajedo e de Pernambuco”, segundo FBC.

Para o deputado estadual Antonio Coelho (DEM), a visita foi um gesto de amizade e aproximação. “Se a gente continuar com essa parceria, Lajedo vai ter amigos na Assembleia, na Câmara dos Deputados e um senador amigo, que é líder do governo, para que a gente possa trazer recursos de Brasília e gerar desenvolvimento nesta cidade”, disse.

“A gente precisa se solidarizar com todos aqueles que marcham e militam na oposição ao governo do estado, para que a gente possa somar as nossas forças e sinalizar um futuro bem próximo de um novo tempo em Pernambuco, que não nasceu para ser olhado pelo retrovisor”, destacou o deputado Fernando Filho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

27/10


2020

STJ nega pedido de retorno de Matuto à Prefeitura de Paulista

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) negou, hoje, o pedido de "suspensão de liminar e sentença" do prefeito Júnior Matuto (PSB) para retornar ao cargo no município de Paulista, no Grande Recife. As informações são do JC Online.

A decisão, tomada pelo vice-presidente do STJ, Jorge Mussi, foi pelo “não conhecimento” do pedido, querendo dizer que o pedido era “incabível” e não seria nem mesmo apreciado em seu mérito.

Com a decisão, só resta pendente agora, no STJ, um pedido de habeas corpus preventivo, pelo qual os advogados do prefeito afastado também tentam o retorno ao cargo. Clique aqui e confira a decisão na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

FBC segue visitas por cidades do Agreste e Sertão

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), cumpre agenda, amanhã, em cinco municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco. Acompanhado do deputado federal Fernando Filho (DEM) e do deputado estadual Antonio Coelho (DEM), o senador começa a agenda com o candidato Elton Martins (MDB), que disputa as eleições em Águas Belas, onde faz uma visita às obras do governo federal na região e concede entrevista à emissora de rádio local.

Ainda no Agreste, a comitiva visita Tupanatinga para uma atividade de campanha com o candidato do MDB, Dr. Diego. Em seguida, tem encontro político em Poção com o prefeito Merson (MDB), que concorre à reeleição. A agenda também prevê entrevista à emissora de rádio local.

A última agenda no Agreste é no município de Pesqueira, onde os parlamentares marcam presença em ato político da prefeita Maria José (DEM), que concorre a um segundo mandato.

Já no Sertão, a comitiva encerra os compromissos em Arcoverde, onde está programada uma live, às 20h, ao lado do candidato a prefeito Zeca Cavalcante (PTB).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Justiça determina que João retire bandeiras irregulares

O Juiz da 6ª Zona Eleitoral do Recife, Dr. Nildo Nery dos Santos Filho atendeu um pedido da aliança “Recife Acima de Tudo” (DEM, PSDB, PTB e PL) e ordenou, hoje, o recolhimento de material de campanha irregular (bandeiras) do candidato João Campos (PSB), da “Frente Popular do Recife”, por desrespeitar as dimensões entre os nomes dos candidatos a prefeito e vice, o que fere a legislação eleitoral. A Justiça Eleitoral determinou, ainda, a entrega de todo o material à comissão de propaganda no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$1.000,00.

“Buscamos com a presente representação a implementação da transparência nas propagandas eleitorais, nas quais o eleitor deve estar informado a quem está depositando a sua confiança, expressada através do voto, no grupo político ou chapa completa”, informou a assessoria jurídica da coligação “Recife Acima de Tudo”.

No pedido, a coligação “Recife Acima de Tudo” argumentou que o material de campanha do candidato socialista não atende aos requisitos legais ao apresentar desproporção entre os nomes dos candidatos a prefeito e vice, em cujas bandeiras o nome da candidata a vice-prefeita (Isabella de Roldão) representa 22,41% do nome do candidato a prefeito, quando a norma determina acima de 30% , contrariando o parágrafo 4º do artigo 36, da Lei nº 9.504/97.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

No Cabo, Eduardo Cajueiro declara apoio a Keko

O ex-candidato à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho pelo PTB, Eduardo Cajueiro, declarou que não irá mais concorrer e marchará no mesmo palanque do prefeiturável Keko do Armazém (PL).

O petebista afirmou que a decisão foi decorrente de uma análise político- eleitoral, respaldada pelo time de candidatos e apoiadores da chapa. “Sempre dissemos que a nossa candidatura não era uma realização pessoal, pelo contrário, a nossa luta foi e é coletiva e tem como propósito o bem para a nossa cidade. Chegamos à conclusão de que a manutenção da nossa candidatura serviria apenas para provavelmente chancelar a vitória de quem realmente não merece administrar o nosso querido Cabo”, disse.

Por meio de uma gravação de vídeo, o ex-senador Armando Monteiro destacou que o PTB do Cabo sempre teve o compromisso com a mudança de rumo e transformação do município. “É chegada a hora de plantarmos algo verdadeiramente importante para o futuro da cidade, por isso, algumas candidaturas que se colocavam claramente no campo das oposições do Cabo, resolveram se unir para viabilizar um projeto promissor e responsável”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Marília recebe apoio dos rodoviários

A candidata a prefeita do Recife pelo PT, Marília Arraes, recebeu o apoio do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, hoje, num dia histórico e bastante emblemático para a categoria. A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei 05/2019, que proibe a dupla função dos motoristas no Recife. "Foi uma conquista de todos os trabalhadores e das pessoas que precisam do transporte coletivo", afirmou Marília.

Após a vitória dos Rodoviários, Marília foi até a Câmara Municipal parabenizar os trabalhadores. "Na vida é preciso ter um lado e o nosso lado é o da justiça social. Nossa Prefeitura não vai fazer como esse povo que tá aí, que fala grosso com o trabalhador e fino com o empresário”.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Aldo Lima, também falou sobre a histórica vitória obtida hoje. "Marília sabe o quanto é árdua e necessária a nossa luta. Marília defende o transporte de qualidade e os direitos dos trabalhadores. Foi uma grande vitória a que tivemos."

O Projeto de Lei 05/2019 foi apresentado pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). "É fundamental reconhecer a luta de Ivan junto aos Rodoviários e a batalha que ele travou para aprovar o projeto na Câmara. Agora é fundamental que a Prefeitura do Recife sancione o projeto e não seja, mais uma vez, contra o trabalhador”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Ventania assusta moradores de Petrolândia

Fortes ventos, trovões e chuva intensa assustaram os moradores de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na noite de ontem. Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas em um restaurante surpresas e assustadas com a intensidade dos ventos. Confira no vídeo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Silvio diz que rejeição de Anderson vai eleger Daniel

Para o ex-deputado federal Silvio Costa, a eleição de Jaboatão dos Guararapes será igual ao processo eleitoral de Olinda em 2016. Com o slogan “o povo quer o liso”, o professor Lupércio ganhou a eleição e é, hoje, um dos melhores prefeitos da Região Metropolitana do Recife. Para Silvio, a rejeição do prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, é alarmante. Por causa disso, o fenômeno que aconteceu em Olinda deve se repetir em 2020.

“O povo de Jaboatão vai eleger Daniel Alves. Ele irá para o segundo turno e ganhará a eleição. O que a gente percebe é que por onde passa, o prefeito Anderson é vaiado. A cidade já percebe a onda Daniel, a onda da mudança. Eu desafio o prefeito Anderson Ferreira a registrar uma pesquisa eleitoral no TRE e apresentar à população”, destacou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

A versão do delegado

Prezado Magno Martins,

Eu sou pai de uma menina, sou casado, e filho. Tenho amigas policiais, funcionárias públicas, promotoras e delegadas. Quando fui delegado seccional, em Arcoverde, realizei um trabalho de prevenção e repressão à violência contra a mulher, testemunhado por muitas vítimas, em sua maioria anônimas, inclusive, em parceria com a Coordenadoria Municipal da Mulher.

Com relação às acusações formuladas, isso não passa de quem padece de psicose e transtorno de grandeza, abusando das prerrogativas da imunidade parlamentar, recebendo um salário de R$ 20 mil (vinte mil reais), e deixando de votar matérias importantes em benefício da população, para fazer politicagem rasteira, suja, mesquinha, e depreciativa.

Quem tem coragem, denuncia fora dos limites da Câmara e da imunidade parlamentar. Fora isso, é pura tentativa de esconder os gastos absurdos do Poder Legislativo, disfarçando os anos de parasitagem do dinheiro público.

Delegado Israel – candidato a vice-prefeito de Arcoverde


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Desembargador nega pedido de resposta a Wellington da LW

O desembargador eleitoral Carlos Gil Rodrigues Filho negou, no último domingo, o direito de resposta pedido pelos candidatos a prefeito e vice de Arcoverde, Wellington da LW e Delegado Israel, respectivamente.

Os candidatos pretendiam, no direito de resposta, rebater trechos do guia eleitoral do candidato Zeca Cavalcanti, que abordava sobre o evento drive-in que causou aglomeração e aspectos sobre a conduta do Delegado Israel.

Segundo o desembargador, a decisão proferida pelo juiz Eleitoral de Arcoverde foi fundamentada corretamente e privilegiou a liberdade de expressão. Ele ainda ressaltou que Wellington e Israel não demonstraram que a Coligação Muda Arcoverde ofendeu a honra dos mesmos ou alterou a verdade dos fatos.

Na decisão, o desembargador afirmou ainda que no processo constam fotos que comprovam aglomeração, considerando legítima a opinião divulgada no guia eleitoral de Zeca Cavalcanti.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

FBC volta a bater duro em Paulo Câmara

Em evento político na cidade de Gravatá, ao lado do prefeito Joaquim Neto (PSDB), candidato à reeleição, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), detonou o Governo Paulo Câmara. Disse que as estradas sob o controle do Estado viraram uma grande buraqueira. "Estradas boas em Pernambuco só as federais. As do Estado são terríveis", afirmou. Assista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/10


2020

Santana realiza caminhada com as mulheres ipojucanas

O candidato a prefeito de Ipojuca pelo PSB, Carlos Santana, participa de caminhada, amanhã, com as mulheres do município. O evento é a culminância do movimento Elas por Elas, liderado pela deputada estadual Simone Santana, presidente municipal do PSB. Ao final da caminhada, o prefeiturável assinará carta-compromisso com as cidadãs e lançará propostas voltadas para o segmento, como a construção do Hospital da Mulher e o projeto Guarda Amiga.

“O Elas por Elas é um movimento de nossa campanha que percorreu o município ouvindo as demandas das mulheres. Essas escutas foram compiladas e transformadas em propostas. É o caso do projeto Guarda Amiga, que garantirá a presença de uma guarda municipal mulher por plantão nas delegacias de polícia situadas no município para acolher as cidadãs vítimas de violência”, afirma Carlos Santana.

À frente da organização do evento, a deputada Simone Santana adianta qual foi a solicitação mais registrada pelo Elas por Elas. “Nos distritos, praias e engenhos, as mulheres foram unânimes ao frisar a importância da construção de um Hospital da Mulher Ipojucana. Vamos garantir que esta demanda mais do que justa seja atendida”, declara a parlamentar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha