O Jornal do Poder

15/09


2020

Novas candidaturas homologadas em Pernambuco

Condado – Com convenção marcada para amanhã, o pré-candidato a prefeito de Albyno Silva é o nome do PSB para a disputa majoritária. Ele conta com o apoio do deputado federal João Campos e do presidente estadual da sigla, Sileno Guedes. “Chegou a hora de trazer esperança a esse povo que merece. Vim de baixo, passei dificuldade e agora estou disposto a contribuir para gerar emprego e renda. Vou transformar Condado em um exemplo de gestão e trazer visibilidade para nosso povo", vaticinou.

Dormentes – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado Fernando Filho (DEM) anunciaram, ontem, apoio à candidatura de Roniere Reis (Patriota) a prefeito. A chapa contará com a vereadora Rosarinha Coelho (MDB) como candidata a vice. Durante a convenção municipal que oficializou a candidatura, Fernando Filho destacou a humildade de Rosarinha em ceder a cabeça de chapa. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), e o deputado estadual Antônio Coelho (DEM) também participaram do evento.

Itaíba – Numa convenção marcada pelas medidas de proteção devido à pandemia, mas recheada de emoção e participação, a prefeita Regina Cunha, mais conhecida como Regina da Saúde (Podemos), lançou ontem sua candidatura à reeleição ao lado de seu vice-prefeito, Valdo do Pipa (PTB). No discurso, o agradecimento ao povo de Itaíba. A convenção também homologou as chapas de vereadores do Podemos, PTB e PT. Serão mais de 40 candidatos ao Legislativo municipal.

Lagoa Grande – O Democratas realizou, hoje, no Espaço Carlinhos Potó, a convenção partidária para homologação das candidaturas que concorrerão nas eleições de 2020. A convenção oficializou as candidaturas a prefeito do economista Henrique Diniz e à vice da vereadora Iara Evangelista, além dos nomes que irão concorrer ao Legislativo. 

Santa Maria da Boa Vista – O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) vai apoiar a pré-candidatura de George Duarte (PP) à Prefeitura nas eleições de novembro. Vereador por três mandatos, o progressista agora vai para disputa pelo comando da gestão municipal ao lado da pré-candidata a vice Elivânia Gomes (PSL). A parceria foi oficializada, ontem, durante encontro no escritório do parlamentar, em Petrolina.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

Confira os últimos posts



17/09


2020

PSB, PSC, PSD e Republicanos de Abreu e Lima continuam com Moneta

Os pré-candidatos ao cargo de vereador de Abreu e Lima dos partidos PSB, PSC, PSD e Republicanos continuam na base de apoio à candidatura de Cristiane Moneta a prefeita da cidade, mesmo com a tentativa do PSB estadual de invalidar a convenção municipal do partido, realizada no último domingo (13). O PSB estadual chegou a convocar uma outra convenção, marcada para ocorrer ontem, mas nenhum dos pré-candidatos socialistas apareceu.

Já os partidos PSC, PSD e Republicanos não chegaram a convocar outras convenções, apesar das direções estaduais anunciarem apoio a outras candidaturas no pleito municipal. As direções municipais desses partidos continuam na base de Moneta. Quem também continua firme e forte com a candidata é o Avante e PSDB, que não ameaçaram sair da base.

Os 102 pré-candidatos a vereador que estão caminhando junto à Moneta aguardam agora uma definição da Justiça Eleitoral para saber se continuam em suas campanhas ou se interrompem seus projetos. A resposta da Justiça deve sair até a próxima semana.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

17/09


2020

Alerj aprova prosseguimento do impeachment de Witzel

Do G1/RJ

A Comissão Especial de Impeachment da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, por unanimidade, o parecer pelo prosseguimento do processo de impeachment do governador Wilson Witzel (PSC). O placar final foi de 24 a 0. Um deputado não compareceu por estar com Covid.

O relator, o deputado Rodrigo Bacelar (SDD), leu as 77 páginas do documento por pouco mais de duas horas, na presença dos 24 dos 25 deputados que formam a comissão.

Em seguida, os deputados discursaram sobre o relatório e ao final deram os seus votos. O deputado Leo Vieira, do PSC, mesmo partido do governador afastado, também votou a favor do relatório.

Após a aprovação do relatório pela comissão especial nesta quinta, o processo será analisado em plenário da Alerj na semana que vem.

Nesta sexta-feira (18), o Diário Oficial publicará o resultado da votação do relatório.

O que diz Witzel

Cerca de uma hora após o encerramento da sessão, o governador afastado do RJ fez uma publicação em uma de suas redes sociais. Ele diz que não cometeu crimes e está sendo julgado sem direito à ampla defesa.

"Recebo com respeito e tranquilidade a decisão da comissão da Alerj. Além da defesa por escrito, antes da votação em plenário faria a minha defesa presencial, demonstrando que não cometi crime de responsabilidade. Tenho confiança em um julgamento justo", disse em um dos pontos da publicação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

Bolsonaro inaugura "Governo de Risco Congressual"

Por Fernando Castilho

O mundo conhece o parlamentarismo, o presidencialismo, a monarquia e a ditadura. Existe ainda um modelo híbrido chamado presidencialismo de coalizão. Mas o presidente Jair Bolsonaro está inaugurando uma forma de gestão pública. O "Governo de Risco Congressual".

Funciona assim: O presidente edita uma lei absurda que depois de 120 dia ela cai em desuso por não ser votada pelo Congresso e ele esquece o que fez. O presidente também manda um projeto de lei que é modicado no Congresso e, deliberadamente, ele o veta sabendo que ele será derrubado.

Ah, no modelo, o presidente sanciona, imediatamente, qualquer lei que o beneficie eleitoralmente ou melhore sua imagem.

Os motivos dessa atitude são bem simples. A sugestão de veto só se aplica a projetos que possam prejudicar sua imagem. Ou seja, ele terceiriza ao Congresso o risco de ser acusado por uma medida impopular.

Anal, uma vez cobrado, poderá dizer “eu vetei, mas o Congresso derrubou” minha decisão. A culpa é do Congresso, eu z a minha parte como chefe do Executivo.

O Governo de Risco Congressual exige negociação e tem custo alto para o Governo porque o Legislativo costuma cobrar alto pelo “serviço prestado”.

Mas vale a pena. Sai barato porque o eleitor não costuma cobrar de deputados e senadores como cobra do presidente

Acordo com sugestão de vetos é uma novidade no Brasil e, certamente, nas Democracias. É comum o veto ser uma rebeldia dos congressistas contra o presidente em regime de coalização. Quer dizer uma armação dos deputados ouvindo a sociedade.

Mas quando o presidente veta e pede para seu veto ser derrubado é um fato novo. Na prática, é uma espécie de transformação do Congresso numa extensão do Executivo apenas para as pautas ruins. Prejudica a imagem do presidente, mas desmoraliza mais o Congresso.

É verdade que o atual Congresso não está muito preocupado com sua imagem. Os deputados sabem que estão ali para ajudar o governo mesmo. Mas a ideia de “cumprir tarefa de veto” constrange. Porque tem um custo social caro.

O caso do veto sugerido do presidente à isenção das igrejas evangélicas inaugurou o novo formato. Isso é muito diferente de uma articulação política normal. Anal, derrubada de vetos é uma coisa normal na Democracia. O fato novo é o presidente terceirizar o veto presidencial.

Mas parece que o presidente faz uma conta interessante: Se existe uma base no Congresso que tem a coragem de propor uma medida que o Executivo não teria de propor por ser mortalmente inaceitável, eles que banquem esse custo político.

A novidade é Bolsonaro se envolver nisso dizendo que se fosse deputado ou senador derrubaria o veto. A novidade é o presidente entrar no processo.

O problema da questão da lei das igrejas é que o conceito é prejudicial ao contribuinte. O legislador previu a isenção das entidades religiosas para as receitas decorrentes de suas atividades religiosas. Ou seja, o CNPJ não paga imposto para suas ações religiosas e congregacionais, pastor ou um orientador espiritual.

Quer dizer, você produz ou presta um serviço como qualquer empresa sujeita a tributação, usa todas as técnicas e ações de marketing. Mas na hora de pagar os impostos e as contribuições você diz que é igreja.

A Receita Federal viu isso e aplicou a multa. Os pastores foram a Bolsonaro defender o CNPJ único e ele concordou, no ato, com a ideia. Depois, que o pessoal disse que ele não poderia assinar esse de acordo no papel sob penal de ser responsabilizado. Aí ele saiu com a ideia de sugerir o Congresso vetar o seu veto.

Das duas uma. Ou o presidente é sincero quando diz que concorda com o pedido dos pastores, mas não pode atender. E entende que terminou sua participação no veto deixando que o Congresso pague o custo político.

Ou acha que o Congresso está tão subserviente a ele devido a sua popularidade que pode se dar ao luxo de mandar o Congresso derrubar o veto.

E pelo comportamento dos líderes do Congresso, neste momento, está mesmo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Bolsonaro, genocida.

marcos

Senhor Fernando Castilho quando você fala O Governo de Risco Congressual exige negociação e tem custo alto para o Governo porque o Legislativo costuma cobrar alto pelo “serviço prestado”.Quer dizer Dinheiro, Propina, Corrupção, Roubo tudo que o PT fazia né? ......Pois bem , vai continuar assim até 2023 quando uma bancada nova e HONESTA chegar ao congresso. Aí o Brasil terá parlamentares Patriotas!



17/09


2020

Lula visita Renan Calheiros em hospital de SP

O ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL) recebeu, na tarde de hoje, a visita do ex-presidente Lula (PT) no hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. Renan está internado no hospital desde a última segunda-feira, quando foi submetido a uma cirurgia para retirada de um câncer no rim direito e também passou por uma biópsia na região do pâncreas.

A visita de Lula foi registrada nas redes sociais do senador alagoano e mostra os dois políticos sem máscaras no quarto do Sírio-Libanês, que orienta todos os visitantes a usarem a proteção durante o período de permanência no hospital. Com 74 anos, Lula faz parte do grupo de risco da Covid-19, assim como Renan Calheiros, que tem 65 anos.

Na postagem ao lado de Lula, Renan Calheiros afirma que foi questionado pelo petista sobre seu estado de saúde e disse que aguenta “jogar 90 minutos, mas não garante a prorrogação”.

“Recebi a visita do ex-presidente @lulaoficial no hospital. Durante a conversa, ele me perguntou se eu estava bem. Respondi que aguento jogar os 90 minutos, mas que a prorrogação não garanto”, disse Renan nas redes sociais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Aí são amigos de Ideologia e Cleptocracia. Um nasceu para o outro. kkkkk



17/09


2020

Tony diz que errou em não ter revelado sua doença antes

Em entrevista ao Frente a Frente, que vai ao ar daqui a pouco, a partir das 18 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, o deputado Tony Gel (MDB) pede perdão aos seus eleitores por não ter revelado há mais tempo – e não ontem – que havia se submetido a uma cirurgia para retirada de um câncer na próstata. “Errei, dou a mão à palmatória”, confessa, adiantando que deveria ter tomado essa decisão tão logo foi submetido ao procedimento cirúrgico.

Na mesma entrevista, o deputado admite que seu grupo e o do deputado José Queiroz não conseguiram montar uma chapa competitiva para enfrentar a prefeita Raquel Lyra (PSDB), que disputa a reeleição. Segundo Gel, o nome do deputado federal Wolney Queiroz, filho de Zé Queiroz, foi colocado por ele como alternativa que uniria os dois grupos, mas ele não aceitou.

“Wolney alegou que vive um bom momento parlamentar, líder do PDT na Câmara dos Deputados”, contou Tony Gel. Diante da recusa de Wolney, a saída foi construir a candidatura a prefeito do vereador Marcelo Gomes, filho do ex-vice-governador Jorge Gomes. Se você deseja ouvir o programa aqui pelo blog clique no botão Rádio ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

PT oficializa Dr. Cacau candidato a prefeito de Salgueiro

O diretório municipal do PT em Salgueiro oficializou, ontem, a candidatura do médico Dr. Cacau para a prefeitura da cidade. Na convenção partidária também foi homologado o nome do professor Aurélio Menezes como candidato a vice-prefeito além da chapa de vereadores que buscarão uma vaga na Casa Epitácio Alencar.

A convenção foi transmitida através da rede social Facebook. Ao lado de sua esposa, a professora Raimunda Neves, Dr. Cacau iniciou seu discurso falando situação atual do Brasil: “Vivemos tempos estranhos. Como diria o presidente Lula, nunca antes na história vivemos uma situação dessas. Crise sanitária, política e econômica. E uma pandemia que já ceifou mais de 130 mil vidas, transformando e transtornando o modo de viver de todo mundo”.

Criticando a polarização política entre os dois grupos, Dr. Cacau continuou: “Aqui em Salgueiro, entendemos que a polarização política que domina a cidade a muitos anos está superada. Superada porque não teve competência para resolver as questões mais sentidas demandadas pela comunidade. Existe uma armadilha na caminhada do povo. Se tem uma armadilha, também tem uma isca, que é a briga do “bem e do mal” que leva a um processo de alienação e as pessoas não conseguem enxergar e passam a defender aqueles que pregam que está com o povo mas quando está com o governo não cumpre nem executa o orçamento priorizando as demandas do povo”.

Falando da experiência de governar do Partido dos Trabalhadores, com instrumentos importantes como o orçamento participativo que inclui a população no planejamento das ações a serem executadas, Dr. Cacau afirma que é possível fazer mais por Salgueiro de forma eficiente e com oportunidade de verdade para todos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

PSB oficializa Isabel Hacker à reeleição em Rio Formoso

A prefeita do Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), oficializou sua candidatura à reeleição, na noite de ontem, durante convenção realizada no Ginásio Poliesportivo Municipal. Além do PSB, a prefeita conta com o apoio de mais quatro frentes partidárias: PSD, PSDB, PTC e Patriotas.

Ao lado do seu candidato a vice-prefeito, Tião, a prefeita pontuou ações e trabalhos realizados em sua gestão, nos últimos quatro anos de seu mandato. “Estamos trabalhando com força e coragem para honrar a responsabilidade depositada em nosso grupo. Prometemos não decepcionar e foi o que fizemos no nosso governo. Como a reforma das escolas, nova ambulância do SAMU, ruas calçadas, reforma de praças, pagamento em dia do funcionalismo público, merenda de qualidade, melhoramento das estradas, novo Centro de Radiologia, entre outras ações, como os trabalhos de assistência social”, ressaltou Isabel.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

Ipojuca: Carlos Santana reforça aliança com PT e anuncia vice

Carlos Santana (PSB) homologou, ontem, sua pré-candidatura à prefeito de Ipojuca, em convenção partidária que reuniu a Coligação Juntos por Ipojuca, composta pelo PSB, PT, PDT e Solidariedade. Na ocasião, o prefeiturável apresentou o nome de seu pré-candidato a vice, o presbítero Eduardo Silva (PT).

A convenção contou com a presença da deputada estadual Simone Santana, presidente do PSB Ipojuca, além da participação virtual do deputado estadual Doriel Barros e do senador Humberto Costa, representantes do PT; do deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e Augusto Coutinho (Solidariedade).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

Porte de armas

Blog do Tamanini

Foi publicado na edição do Diário Oficial da União, o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que altera as regras sobre o porte, registro, comercialização e posse de armar e munições. Com isso, ganham o direito ao porte categorias como os advogados (exclusivamente aqueles que atuam no poder público), políticos, jornalistas, motoristas de veículos de carga, conselheiros tutelares, dentre outras.

Na cerimônia realizada pelo governo, na última terça-feira, para a assinatura do decreto, Bolsonaro não havia detalhado todas as mudanças. O direito ao porte de arma dá as pessoas a permissão de andarem armadas nas ruas, diferentemente da posse, que apenas permite ter uma arma em propriedade privada, seja ela residencial, rural ou comercial.

Até então, tinha sido anunciado pelo governo, as seguintes mudanças: o direito à compra de até 50 cartuchos por ano, passaria a ser mil; o proprietário rural poderá usar armas de fogo em todo o perímetro da propriedade; praças das Forças Armadas, com dez anos de experiência ou mais, poderão ter direito ao porte de arma; e colecionadores, atiradores e caçadores vão poder transitar com arma carregadas de munição, quando forem ao local de caça e tiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

João Felipe de Souza Leão

Pergunto ao Presidente. E o cidadão comum, que já teve porte antes, fazendo teste de tiro, psicotécnico, que nunca teve antecedentes, que viaja nas nossas estradas à noite, que não pode renovar seu porte nos governos do PT. Esse aí, como fica, senhor Presidente? Na mesma? Votei no senhor em grande parte na esperança de ter de volta o direito a pleitear um porte de arma, cumprindo todas as etapas legais, como fiz mais de uma vez no passado. Até agora, o que estou vendo é a criação de uma classe de privilegiados, não a volta do que já foi um direito de qualquer cidadão.



17/09


2020

FIEPE inicia escuta regional para planejamento de 2021

Uma escuta regional visando a captação de expectativas, projeções, premissas e diretrizes que vão construir uma análise dos cenários para 2021. Foi com essa dinâmica que o conselho empresarial da Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – URSF/ FIEPE se reuniu em Petrolina – PE, ontem.

Durante o encontro, por videoconferência, os conselheiros deram início às tratativas para o planejamento do Sistema FIEPE (SENAI, SESI, IEL, FIEPE e CIEPE), ouvindo o gerente executivo da unidade Compartilhada Gestão Estratégica, Israel Erich. “Apresentamos nossa expectativa em relação à vacina da Covid – 19, a projeção de uma retomada do PIB, a ampliação e consolidação do ensino EAD e híbrido e a retomada das ações de capacitação”, ressaltou, entre outras projeções de cenários.

Presente na reunião online, a superintendente da FIEPE/IEL, Fernanda Mançano, enfatizou algumas perguntas básicas que as unidades regionais deverão responder até o final da semana que vem. “O que deve ser prioridade? O que pode ser ofertado com mais intensidade? Quais são as demandas locais e as novas necessidades?”, pontuou, acrescentando que 2021 deve ser considerado como um ano de retomada das diretrizes, do fortalecimento do associativismo e foco na indústria.

O diretor da URSF/ FIEPE, Albânio Venâncio, concluiu o encontro chamando a atenção para a retomada da atividade econômica e enumerou as principais metas do Sistema FIEPE na região. “Precisamos ampliar os programas nas áreas de educação, saúde, tecnologia e inovação e intensificar as parceiras com entidades públicas e privadas”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

Flagrante de descumprimento a regras eleitorais em convenções

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

A quarta-feira foi o prazo-limite estabelecido no calendário eleitoral para que as convenções partidárias fossem realizadas. Em razão da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu protocolos para evitar a proliferação da Covid-19, mas, em várias cidades do interior pernambucano, houve desrespeito às medidas sanitárias.

Em Ouricuri, no Sertão do Araripe, o candidato a prefeito Botinha Coelho (SD) promoveu um verdadeiro comício, ontem, no encontro que homologou sua candidatura. Na imagem, é possível ver centenas de pessoas juntas. O evento contou com a presença do deputado estadual Antonio Fernando (PSC).

Na convenção que referendou o nome de Dida de Nan (PSDB) como candidato à Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, também houve aglomerações. Apoiado pelo prefeito Edson Vieira, seu correligionário, chegou a dar as mãos ao grupo político no palanque. Um leitor também enviou ao blog um flagrante de uma caminhada atribuída à militância de Dida, com a maioria sem utilizar máscara.

Já em Sirinhaém, o prefeito Franz Hacker (PSB) deu um show de irresponsabilidade ao aparecer sem máscara e abraçado a um eleitor durante caminhada. Líder do ato político, Hacker aparece tocando no rosto e no nariz por diversas vezes, após convenção que confirmou a candidatura de Coelhinho, também do PSB, à Prefeitura.

Do lado da oposição, o desrespeito às medidas sanitárias também foi visto, embora com menor intensidade. Na noite da última terça-feira (15), a candidata a prefeita Camila Machado, do PP, confirmou seu nome na disputa, em ato que ultrapassou a quantidade máxima permitida de 100 pessoas. O presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), e o líder do partido no Estado, o deputado federal Eduardo da Fonte, também participaram da convenção.

Em Joaquim Nabuco, o prefeito-candidato Neto Barreto (PTB) saiu, ontem à noite, às ruas para uma caminhada, desrespeitando o distanciamento social. Na tentativa de reeleição, pairam, sobre o gestor, suspeitas de implantar um esquema de “rachadinha”, com direito a uma CPI na Câmara Municipal para investigar o caso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

Beto Accioly confirma candidatura em Camaragibe

Durante convenção realizada na noite de ontem, o candidato a prefeito de Camaragibe pelo PP, Beto Accioly, teve o nome confirmado por um grupo composto por outros seis partidos: Avante, PDT, PSL, PSC, PL e PROS. O evento também homologou os nomes dos candidatos a vereador e vereadora das legendas.

Em seu discurso, Beto Accioly lembrou da primeira disputa eleitoral que participou, em 2008. “Disputei e fui eleito vereador. Em apenas dez anos cheguei a ser deputado e sempre honrei o apoio recebido dos amigos que estão comigo desde o começo da caminhada”, afirmou. “Não podemos admitir que Camaragibe continue com os mesmos problemas de dez anos atrás. A cidade merece mais e vai ter mais, chega de enroladas, mentiras e decepções. Chegou a hora de ter um prefeito que conhece os problemas e que também saiba resolvê-los”, destacou Beto.

O deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, reafirmou a parceria firmada com o candidato. “Beto contará com nosso apoio na busca de recursos para realizamos as grandes transformações junto com uma ampla frente política”. O deputado federal André Ferreira (PSC) seguiu o mesmo tom: “Em Camaragibe, o PSC está com Beto Accioly e daremos todo nosso apoio para que ele possa fazer um bom trabalho na cidade”, disse.

Para o deputado estadual Joel da Harpa (PP), a ligação de Beto com Camaragibe é um diferencial na candidatura. “Fui seu companheiro na Assembleia Legislativa de Pernambuco e vi que Beto é um homem que verdadeiramente ama Camaragibe, foi um grande representante da cidade”, lembrou. O deputado Pastor Cleiton Collins (Progressistas) vê com otimismo a candidatura do companheiro de legenda. “Camaragibe precisa de mudança e para isso é necessário dar uma chance para Beto Accioly. Ele é capaz e sabe trabalhar, estamos ao seu lado com muita alegria”, falou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

Diz-me com quem andas...

Tem um provérbio chinês que diz que as más companhias são como um mercado de peixe: acabam por nos acostumar ao mau cheiro. Foi essa a sensação que tive ao presenciar a cena da convenção que homologou a candidatura da delegada Patrícia Domingos, do Podemos, à prefeita do Recife.

Observe no círculo da foto em destaque na cor verde a reconciliação formal em público, de mãos dadas, do deputado Daniel Coelho, presidente estadual do Cidadania, com o seu maior algoz em vida pública, o deputado Wanderson Florêncio, do PSC. Ex-assessor especial de Daniel, Florêncio era chamado de "O Judas”, pelo próprio Daniel, por ter sido apunhalado pelas costas. Ele deixou Daniel para apoiar Geraldo Júlio, quando este disputou a reeleição em 2016.

Dizem que vocação e caráter nascem juntos. Wanderson foi confirmando seu DNA de traidor com o passar dos anos na vida pública. Sua mais recente postura traíra se deu na campanha que está em curso. Filiado ao PSC, o traidor-mor não apoia o candidato do seu partido, Alberto Feitosa, mas sim a delegada Patrícia Domingos.

Por razões que se explicam do seu umbigo para baixo: quer eleger um irmão vereador na coligação de Patrícia filiado ao Podemos. Se a memória do leitor ainda não identificou quem é Wanderson, preste atenção: é o mesmo deputado que emprega em seu gabinete parentes de Sebastião Figueiroa, empresário envolvido em desvios dos recursos federais da Covid.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

Bolsonaro: Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente

Do G1/PB

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, hoje, que o Brasil “está de parabéns” pela forma como preserva o meio ambiente. A declaração foi dada na cidade de Coremas, no Sertão da Paraíba, durante a inauguração de um complexo de produção de energia solar.

“O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente. E alguns não entendem como, é o país que mais sofre ataques vindo de fora no tocante ao seu meio ambiente. O Brasil está de parabéns da maneira como preserva esse seu meio ambiente”, declarou.

Bolsonaro afirmou que grande parte da matriz energética do país vem de fontes renováveis, como hidroelétricas, usinas eólicas e solares e biomassa.

A declaração foi feita no momento em que o Pantanal vive o mês de setembro com mais focos de incêndio desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998: foram 5.603 focos de calor detectados em apenas 16 dias, contra 5.498 registrados no mês inteiro de setembro em 2007 – o recorde para o mês até este ano.

Na terça-feira (15), oito países europeus enviaram uma carta ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em que dizem que o aumento do desmatamento dificulta a compra de produtos brasileiros por consumidores do continente.

Visita à Paraíba

A visita de Bolsonaro à Paraíba nesta quinta é a segunda desde que ele foi eleito. A primeira foi em novembro de 2019, em Campina Grande.

Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará, para visitar a Paraíba e chegou em Coremas de helicóptero por volta das 9h30. O evento começou às 12h, e o presidente participou sem máscara, assim como quase todos os presentes no palanque, apesar de um decreto estadual obrigar o uso do equipamento de proteção em locais públicos em todo o estado.

Batizada de Complexo Solar de Coremas, a obra inaugurada pelo presidente é de iniciativa do setor privado, numa parceria da empresa dinamarquesa Nordic Power Partners e da desenvolvedora brasileira Rio Alto Energia, mas tem apoio do Ministério de Minas e Energia e financiamento do Banco do Nordeste, do governo federal.

O complexo já está em operação, com três fases já em funcionamento. A inauguração marca o início, em setembro, de mais cinco fases do projeto. O investimento total do projeto foi de R$ 482 milhões, contando com R$ 287 milhões do Banco do Nordeste e R$ 195 milhões da empresa dinamarquesa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

FBC: Bolsonaro não deu cartão vermelho para o Renda Brasil

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou, hoje, que o presidente Jair Bolsonaro “não deu cartão vermelho” para o programa Renda Brasil, mas para as fontes de financiamento inicialmente sugeridas para o programa. Segundo o líder, a equipe econômica do governo e o Congresso Nacional estão discutindo fontes alternativas para o programa de renda mínima.

“O presidente Bolsonaro não deu o cartão vermelho para o Renda Brasil, mas para as sugestões do Ministério da Economia de como financiar o programa. O presidente descartou a desindexação, que levaria ao congelamento dos benefícios previdenciários. Portanto, é preciso discutir novas ideias, para que a gente possa ver de onde virão os recursos para financiar o Renda Brasil”, disse, em entrevista à Rádio Folha, de Pernambuco. “Na realidade, o presidente sinalizou que não vai tirar dos pobres para dar aos paupérrimos e provoca o Congresso Nacional e a sua equipe econômica para oferecer novas sugestões.”

Fernando Bezerra ressaltou que o financiamento do Renda Brasil será feito respeitando o teto de gastos. “Do ponto de vista fiscal, faremos isso de forma responsável, procurando discutir com a sociedade de onde vamos identificar os recursos para que a gente possa definir um programa de renda mínima a partir de janeiro de 2021. O teto de gastos significa uma grande âncora das expectativas do mercado e dos investidores para manter a inflação baixa.”

ELEIÇÕES – Na entrevista, o senador comentou as eleições municipais de 2020, destacando o objetivo de ampliar a presença do MDB e de seu grupo político no Estado. Ele citou a força política do grupo no Sertão do São Francisco, Sertão do Araripe e no Sertão Central. 

“Estamos apoiando 45 candidatos a prefeito em todo o estado e acreditamos que podemos colher importantes vitórias. Isso certamente vai fortalecer o MDB e o nosso grupo político. E é importante que 2021 seja o ano das parcerias que pretendemos realizar com o governo federal para que a gente possa ajudar os prefeitos eleições a concretizar as ações dos seus programas de governo”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2020

TSE aprova lista tríplice para desembargador eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, hoje, os nomes dos advogados que integram a lista tríplice para a vaga de desembargador eleitoral titular do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Na composição, os advogados Diana Câmara, que recebeu a maior votação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com 31 votos, Rodrigo Beltrão e Paulo Maciel, que tiveram 25 e 24 votos respectivamente. Agora, a lista aprovada segue para o Presidente da República, que vai escolher qual dos três nomes irá ocupar a cadeira no TRE. Se Diana Câmara, que é articulista do Blog do Magno, for a escolhida, será a única mulher a ocupar um assento de titular no pleno do TRE/PE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha