O Jornal do Poder

06/08


2020

Feira do Jeans de Toritama volta no domingo

Suspensa por quase cinco meses devido à pandemia de Covid-19, a Feira do Jeans de Toritama voltará a funcionar no próximo domingo (9), a partir das 14h. A autorização para a reabertura foi publicada num decreto do Governo de Pernambuco, no final da tarde de hoje, e imediatamente comunicada pelo prefeito de Toritama, Edilson Tavares, em um pronunciamento, no qual pede a colaboração da população.

Para a reabertura da feira, compradores, feirantes, excursionistas, lojistas e carroceiros terão que cumprir, individualmente, várias medidas de controle sanitário, estabelecidas com o objetivo de impedir o contágio do novo coronavírus. O comércio ambulante ainda não foi autorizado. Haverá fiscalização para que todas as medidas de proteção sejam cumpridas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

Confira os últimos posts



24/09


2020

Candidato a vereador em MG é morto após ataque em live

Do G1 MG

O candidato a vereador em Patrocínio (MG) Cassio Remis (PSDB) foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (24) após ser atacado durante uma live. De acordo com a polícia, o autor do crime é Jorge Marra, irmão do prefeito da cidade.

Antes de morrer, a vítima estava na Avenida João Alves do Nascimento mostrando o processo de revitalização quando alegou na transmissão ao vivo que funcionários da Prefeitura eram usados para fazer serviços particulares em frente a uma residência que seria o comitê de campanha do atual prefeito, Deiró Moreira Marra. Nesse momento, o assassino saiu de um veículo, tomou o aparelho da vítima e voltou ao carro.

Segundo o tenente-coronel Salomão Queiroz Caixeta, em seguida Remis foi atrás de Jorge Marra, que se dirigiu à Secretaria de Obras. Na porta do local, o candidato tentou pegar o telefone de volta, mas Marra atirou e fugiu.

Atualmente, Jorge Marra ocupa o cargo de secretário de Obras. Após o crime, a Prefeitura informou que se pronunciaria durante coletiva para a imprensa. Veja abaixo.

Live

A live de Cassio Remis foi postada por volta depois das 15h. Leia abaixo e assista ao vídeo que a vítima publicou em rede social antes de ser morta.

"Boa tarde. Estamos aqui na avenida que está servindo para reforma e, para nossa surpresa, mas não para nossa estranheza, nós nos deparamos desde ontem com um arsenal de funcionários da Prefeitura sendo utilizados para fazer o calçamento de onde possivelmente será o comitê eleitoral do prefeito (...). Isso mesmo, funcionários da Prefeitura, maquinários da Prefeitura, com (...). Agora eu pergunto para vocês moradores dessa avenida, quantos de vocês tiveram a condição de ter esse asfaltamento aqui. Ninguém. Aqui, agora chegando o secretário para me agredir".

Após o encerramento da transmissão ao vivo, Remis foi atrás de Jorge Marra. Em seguida, o crime ocorreu. Diversas pessoas foram para o local acompanhar o trabalho da polícia.

Cassio Remis

Cassio Remis foi eleito vereador em 2008, e presidente da Câmara em 2013/2014. O político exerceu dois mandatos consecutivos 2009/2012 e 2013/2016.

Coletiva da Prefeitura

Por volta das 17h30, o prefeito de Patrocínio falou com a imprensa e afirmou que ele não teve relação com a discussão entre Cássio e o irmão. Além disso, Deiró Moreira Marra rebateu a crítica feita pelo candidato a vereador durante a live e comentou que já foi providenciada a exoneração de Jorge Marra do cargo de secretário.

A matéria na íntegra está disponível no G1.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

24/09


2020

João foge a pergunta sobre corrupção de Geraldo

Diário do Poder

O deputado João Campos (PSB-PE), que se esforça para ignorar os sucessivos escândalos de corrupção na prefeitura do Recife, chefiada pelo seu partido, fugiu ao assunto durante entrevista à BandNews TV, esta noite, quando o âncora Felipe Vieira o questionou sobre o fato de, no Recife, ele ser “vidraça”.

Candidato à prefeitura do Recife, Campos enrolou, disse que está preocupado com o futuro etc, mas evitou o tema provocado pela pergunta: as denúncias de corrupção contra o atual prefeito, Geraldo Júlio (PSB).

O prefeito aliado de João Campos foi “visitado” pela Polícia Federal por seis vezes, durante a pandemia. O deputado não mencionou o assunto e nem defendeu o prefeito aliado.

Geraldo Júlio é considerado atualmente o gestor público mais investigado do País por suspeita de corrupção nas compras de materiais de combate à covid-19.

A turma na prefeitura do Recife exagerou: é acusada de haver comprado por valores superfaturados até mesmo respiradores usados no tratamento de doenças respiratórias em porcos.

O âncora, Felipe Vieira, também inseriu em sua pergunta referência à candidatura de Marília Arraes (PT), que lidera as pesquisas, mas Campos de novo saiu “pela tangente”, afirmando que seu partido enfrentou candidaturas petistas, nas duas últimas eleições, e as venceu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Bolsonaro pode sobrevoar polo de confecções

O presidente Bolsonaro acaba de confirmar, com exclusividade ao blog, sua presença em Pernambuco na próxima quinta-feira. A agenda ainda está sendo definida, mas a aeronave da sua comitiva pousará em Campina Grande. De lá, seguirá de helicóptero para o Sertão do Pajeú ou para a região do Ramal do Agreste, próximo a Arcoverde. Se optar pelo Pajeú, inaugura a Adutora do Pajeú, em São José do Egito.

Pernambucano mais próximo hoje ao presidente, o presidente da Embratur, Gilson Neto, está convencendo Bolsonaro a fazer um sobrevoo de helicóptero em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, para conhecer o maior polo de confecções do Nordeste. Amanhã, o presidente se submete a uma pequena cirurgia em São Paulo para retirada de um cálculo renal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Bons ventos soprando a favor da Paraíba

Por Heron Cid

Nas próximas décadas, a produção de energia no mundo migrará, irremediavelmente, da hidráulica para solar e eólica.

Aproximadamente 80% da produção de energia renovável do Brasil virá do Nordeste, projeta a Chesf, a segunda maior hidrelétrica do Brasil.

A Paraíba está nesse circuito. Semana passada, o Complexo Solar de Coremas, obra de R$ 1,2 bilhão, foi inaugurado.

Ontem, o governador João Azevêdo se reuniu com representantes da internacional EDF Renewables, empresa que instalará o Parque Eólico da Serra do Seridó (Junco do Seridó e Santa Luzia), investimento de R$ 1 bilhão, cuja obra gerará 600 empregos diretos, a maior parte mão de obra local.

O poder público estadual está criando o ambiente favorável para aportar empreendimentos do tipo.

No Brasil, não atrapalhar a iniciativa privada já é uma grande ajuda, mas o governador tem, particularmente, agido para o Estado facilitar e estimular empresas interessadas na nossa exuberante capacidade de produção energética.

Movimentos que, ao que tudo levar a crer, constituirão uma política pública de estado a ser sedimentada nos próximos anos e décadas.

Esse é um caminho irreversível. E o vento sopra a favor da Paraíba.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Blog incomoda. Não é fake. É verdade

Mais cedo, o Blog relevou que o TCE está analisando a obra do Geraldão, revelando detalhes de um relatório técnico de 2017 sobre a obra.

Insatisfeitos com a revelação, começaram a espalhar a informação de que era uma fake news do blog, que o TCE teria julgado a obra regular. Em nenhum momento o Blog se referiu a julgamentos dos conselheiros do TCE sobre a obra do Geraldão.

A postagem do blog foi sobre o posicionamento de auditores do TCE, colegas de concurso do prefeito, sobre esta obra, posicionamento em relatórios técnicos juntados no processo citado.

O blog listou as supostas irregularidades mencionadas em um dos relatórios técnicos que já existem sobre a obra. O blog esclareceu que a obra ainda está sendo analisada em auditoria especial. Entregue hoje, não houve tempo do TCE julgar a obra.

Para acusar o blog falsamente de fake news, se reportam a um julgamento isolado, realizado ainda em 2017, três anos atrás, no qual a relatora do processo, Teresa Duere, apontou e votou pela irregularidade da obra, mas foi vencida por dois a um. Votaram para que a auditoria especial fosse julgada regular, com ressalvas, o então conselheiro João Campos (primo do ex-governador Eduardo Campos) e o conselheiro Ranilson Ramos (ex-secretário de Eduardo Campos). 

Este julgamento não afeta as informações contidas nos relatórios de auditoria que o TCE fez sobre a obra. Estes relatórios também são documentos oficiais. 

Apesar deste julgamento isolado, contrário ao voto da relatora do processo e ao relatório técnico, a obra continua sendo analisada pelo TCE e só foi entregue pela Prefeituras hoje. 

Segundo fonte do blog, a obra do Geraldão está sendo analisada em outros processos do TCE e ainda será definitivamente julgada. Daí o extremo cuidado jornalístico do Blog ao falar apenas em "suspeita de irregularidade" na postagem anterior.

Assim que o TCE concluir sua análise técnica da obra, o Blog deverá divulgar o posicionamento do órgão sobre as obras do Geraldão. "A obra atrasou seis anos, não seria no mesmo dia da inauguração que o TCE poderia concluir sua análise", diz uma fonte.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Conheça as principais datas do calendário eleitoral em 2020

A corrida eleitoral começa a ganhar corpo a partir do próximo domingo (27), quando tem início a propaganda das candidaturas. Este é o ponto de partida oficial da campanha. Este ano, devido à pandemia, o primeiro turno das eleições foi adiado para 15 de novembro e o segundo está previsto para o dia 29 do mesmo mês.

Confira as principais datas do calendário eleitoral em 2020:

  • 26 de setembro: Prazo para registro das candidaturas;
  • 27 de setembro: Início da propaganda eleitoral, também na internet;
  • 9 de outubro: Começa a propaganda eleitoral no rádio e na televisão;
  • 16 de outubro: Estará disponível, na internet, o serviço de consulta à seção de votação, atualizada com as informações a respeito da transferência temporária do eleitor;
  • 25 de outubro: Último dia para a prestação de contas parcial dos candidatos junto à Justiça Eleitoral;
  • 27 de outubro: Prazo para que os partidos divulguem as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral aos candidatos e a previsão de recursos e gastos com as campanhas;
  • 31 de outubro: A partir desta data, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante;
  • 5 de novembro: Último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral;
  • 10 de novembro: A partir desta data, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto;
  • 12 de novembro: Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno;
  • 13 de novembro: Último dia para a divulgação paga de propaganda eleitoral na mídia impressa e na internet;
  • 15 de novembro: Primeiro turno da eleição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Ministra da Agricultura na live do blog

Responsável por uma das áreas mais bem sucedidas do Governo Bolsonaro, no comando da pasta da Agricultura, a ministra Teresa Cristina confirmou, há pouco, presença na live deste blog da próxima quarta-feira. Em pauta, o agronegócio, a alta do arroz e a política agrícola para o Nordeste.

Será pelo canal do blog no YouTube, com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio, formada hoje por mais de 40 emissoras nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia, no horário do Frente a Frente, de 18 às 19 horas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Deputado quer título de cidadão de PE para donos do Atacarejo

O deputado estadual Cleiton Collins (PP) encaminhou aos empresários Daniel Luiz Guerra Costa e Victor Bretas Alecrim um ofício, comunicando sua intenção em propor que a Assembleia Legislativa conceda, a cada um deles, o título de cidadão pernambucano. Oriunda de Minas Gerais, a dupla é dona da rede Novo Atacarejo e decidiu abrir uma loja no Recife.

O empreendimento segue em construção e está situado entre as Avenidas Abdias de Carvalho e General San Martin, no bairro do Bongi, Zona Oeste da capital. Na justificativa, Collins agradeceu aos dois empresários “por escolherem o nosso Estado para investir e gerar emprego e renda para mais de 2,5 mil famílias pernambucanas”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Ex-ponta do Santa Cruz lembra episódio com Evaristo de Macedo

O amigo jornalista Irineu Tamanini enviou um depoimento do ex-jogador Zé Roberto, campeão em equipes como Flamengo e Fluminense, além de marcar época como ponta esquerda do Santa Cruz entre 1977 e 1978. Ele recorda a passagem pelo Tricolor pernambucano, quando foi dirigido pelo lendário técnico Evaristo de Macedo, a quem atribui uma melhora significativa no desempenho dentro de campo.

"Lembro como se fosse hoje sua preleção. Você perguntou 'quem é o onze?' Aí falei: 'Eu'. 'Meu filho, te vi na lateral direita, na ponta direita, na meia, você fez uma confusão, não produziu nada. Vou fazer o seguinte: você vai jogar só do lado esquerdo. Se você passar para o direito, eu te tiro do time e ainda coloco o Joãozinho'. A partir desse dia, nunca mais fui para o lado direito, comecei a fazer gol até e subi muito de produção. Lamento só ter encontrado você tarde", recorda Zé Roberto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Cabo assina convênio para transmissão de aulas pela TV Alepe

A partir do dia 5 de outubro, 30 mil estudantes da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho começam assistir aulas transmitidas pelo canal 10.2 da TV Alepe. O Termo de Cooperação foi assinado, hoje pela manhã, pelo prefeito Lula Cabral e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros. A cerimônia de assinatura contou com a presença da deputada estadual, Fabíola Cabral (PP) e a secretária Municipal de Educação, Fátima Almeida.

A iniciativa é resultado de uma parceria do município com o projeto Vamos Aprender, que foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco.

“Hoje estamos celebrando o convênio da Alepe com o nosso município com o intuito de minimizar os impactos que a pandemia tem causado na vida de nossos estudantes. Agradeço o apoio da deputada Fabiola Cabral, do Presidente da Alepe e de todos os envolvidos para que esse sonho pudesse se tornar realidade”, disse o prefeito do Cabo, Lula Cabral.

O presidente da Alepe e deputado Eriberto Medeiros, destacou a importância do termo de cooperação com o município. “Reconhecemos o esforço da gestão e o interesse de firmar esse acordo com a TV Alepe, que irá beneficiar os estudantes da rede municipal’, disse.

De acordo com a deputada estadual Fabíola Cabral, responsável pela indicação que solicitou a parceria entre a TV Alepe e a Secretaria de Educação do Cabo, a transmissão é uma grande conquista para promover uma troca de aprendizado. “Sabemos que a televisão é um dos meios de comunicação mais acessíveis na nossa sociedade, se tornando uma solução para que os alunos continuem assistindo as aulas mesmo com as escolas fechadas”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

João recua e confirma presença em debate

O candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos, desistiu de furar o debate da UFPE, o primeiro a ser realizado entre os postulantes da capital pernambucana. O encontro vai ocorrer na próxima segunda-feira (28).

João tinha usado como justificativa, compromissos da agenda de campanha no mesmo horário da sabatina, que será realizada das 19h30 às 21h30. Depois das críticas sofridas pela ausência, decidiu confirmar presença no debate.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

arnaldo luciano da luz alencar ferreira

Ele tem que ir e procurar passar uma boa imagem e mostrar se vai está preparado para ser prefeito, pois dependendo do andar da carruagem politicamente falando, Ele pode ser engolido por Mendonça ou Patricia e não ir sequer para o segundo turno, levando o Prefeito Geraldo Júlio e o Governador Paulo Câmara e todo o PSB Nacional e Regional a passar a MAIOR FIASCO SPUTAaté hoje em Pernambuco e no Brasil, onde um filho de Eduardo Campos não foi para o segundo turno na disputa em RECUFE.



24/09


2020

Deputada cobra liberação de crianças e idosos nas igrejas

A deputada estadual Clarissa Tércio cobrou ao governador Paulo Câmara, durante a Reunião Plenária de hoje, que reveja as medidas de flexibilização, nas igrejas. A parlamentar explicou que tem sido muito procurada por pessoas e líderes religiosos por representar no Parlamento Estadual uma voz que atua em defesa das igrejas. De acordo com o Plano de Convivência do Estado, idosos acima de 60 anos e crianças com menos de 10 anos de idade não podem frequentar as igrejas.

“Sabemos que outros setores já tiveram suas atividades flexibilizadas, mesmo contando com grande circulação de pessoas como os shoppings e praias. Inclusive, é possível ver idosos e crianças circulando livremente e realizando atividades não essenciais como passeando e almoçando fora de suas casas", destacou Clarissa, acrescentando que, ontem, o Governo Estadual anunciou a liberação de cinemas e eventos sociais, a partir da próxima segunda, com no máximo 100 pessoas ou 30% da capacidade.

“Realmente não consigo entender o motivo em manter a restrição de idosos e crianças, nas igrejas”, completou.

“É preciso que se tenha um tratamento igualitário, fazendo prevalecer o princípio da isonomia. Se idosos e crianças podem circular livremente em shoppings e praias, independentemente da idade, por que não podem frequentar a igreja?”, questionou a parlamentar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Patrícia Domingos diz que é vítima de perseguição

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

A pré-candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, Patrícia Domingos, fez um pronunciamento, na tarde de hoje, sobre uma notificação que recebeu da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Ao lado dos advogados de sua campanha, Rodrigo Almendra e Delmiro Campos, a prefeiturável se disse surpresa com o fato e declarou ser vítima de uma “intimidação”.

“Fui surpreendida com uma notificação da Corregedoria solicitando que eu explicasse uma fala minha em um vídeo de fevereiro desse ano, quando me filiei ao Podemos. No vídeo, narrei as razões de estar me filiando e falei sobre o fechamento da Decasp. Isso acontece agora que eu acabei de ser declarada candidata. Mais do que isso: o documento que solicita minha explicação tem a data de fevereiro. Aí eu sou notificada agora, durante uma campanha eleitoral”, relatou.

“Não aceito esse tipo de desrespeito. Acionei os advogados e nosso corpo jurídico está aqui para esclarecer o que está acontecendo, mas já adianto: nós não permitiremos que esse tipo de ação aconteça durante a campanha. Nós estamos fazendo uma campanha séria, não estamos aqui para sofrer esse tipo de intimidação”, prosseguiu Patrícia.

A postulante do Podemos foi além ao relembrar sua atuação no serviço público. “Sou servidora pública há 21 anos, nunca tive um dia de falta ao serviço, nunca tive uma punição na minha vida. E não é nesse momento, numa campanha eleitoral, que eu vou passar por esse tipo de constrangimento. As providências serão tomadas e nós não admitiremos qualquer tentativa de interferir na nossa campanha. Nosso maior aliado são os recifenses e vamos juntos libertar a cidade desse tipo de atuação”, afirmou.

O advogado Rodrigo Almendra pontuou que não vê razões para a notificação, considerando a situação "leviana". “Não se pode fazer uso da candidatura de um servidor público e que, ao mesmo tempo em que isso é permitido, coibir esse servidor com base em uma legislação antiga sob o pressuposto de que suas declarações poderão por seu cargo em risco. Isso é absurdo, é leviano e não está de acordo com a Constituição de nosso país, que permite a candidatura de servidores públicos”, disse.

Delmiro Campos, por sua vez, foi enfático ao dizer que Patrícia está sendo vítima de perseguição. “Do ponto de vista da estrita legalidade, nós observamos um interesse manifesto de causar perseguição no processo democrático eleitoral da cidade do Recife. Patrícia, na medida que se desincompatibiliza, na medida que está a exercer seu legítimo direito constitucional de filiada partidária, não pode ficar a mercê nem a margem da observância de suas garantias”, realçou o advogado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Cabo: PF vai interrogar candidato por crimes contra Lula Cabral

A 15ª Zona Eleitoral do Cabo de Santo Agostinho determinou, em sentença emitida na tarde de hoje, a coleta do depoimento à Polícia Federal do candidato a prefeito, Delegado Antônio Resende (Podemos), por crimes de atentado à honra do candidato à reeleição Lula Cabral (PSB).

“Temos vivido uma campanha marcada por fake news. Isso é algo que não podemos aceitar de nenhuma maneira. A justiça está sendo implacável e isso é muito bom para o processo eleitoral. Não podemos aceitar um processo eleitoral marcado por mentiras, atentados à honra. Vamos continuar comemorando decisões assertivas como essa, para o bem do processo eleitoral na nossa cidade”, disse Luiz Pereira, coordenador geral da campanha da Frente Popular do Cabo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

TRE-RJ deixa Crivella inelegível até 2026

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) decidiu, por unanimidade, condenar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), por abuso de poder político e conduta vedada. Como punição, Crivella – que é pré-candidato à reeleição – foi considerado inelegível até 2026.

Ele foi condenado por usar veículos e funcionários da Comlurb, companhia de coleta de lixo do Rio, para promover um evento de campanha de seu filho Marcelo Hodge Crivella, que tentava se eleger deputado federal, e Alessandro Costa, que concorreu a deputado estadual, em julho de 2018. Crivella pode recorrer da condenação do TRE-RJ.

O último dos sete votos foi dado hoje pelo jurista Vitor Marcelo Rodrigues, que decidiu acompanhar integralmente o relator do processo. Ele havia feito um pedido de vista, impedindo que o julgamento de Crivella fosse concluído na última segunda-feira (21). Na ocasião, o TRE-RJ já havia formado maioria para condenar Crivella —seis dos sete julgadores já haviam votado pela condenação do prefeito.

Rodrigues alegou precisar de mais tempo para analisar o processo por conta do volume de documentos contidos na ação. Ele foi indicado para compor o TRE-RJ pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) —que apoia a candidatura de Crivella à reeleição— no início deste mês. Ele foi professor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). À revista Crusoé, ele admitiu que a relação com o filho mais velho do presidente ajudou na nomeação.

Crivella ainda pode recorrer da condenação e poderá seguir em sua campanha à reeleição normalmente, mesmo com a candidatura sub judice.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2020

Concurso fraudulento no STJ

Blog do Tamanini

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) concluiu o inquérito que apura fraude no concurso público do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O caso foi encaminhado à Justiça nesta semana. Durante a fase investigatória, 29 pessoas envolvidas no esquema foram indiciadas no âmbito da Operação Panoptes.

A investigação é conduzida pela Coordenação Especial de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor), por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Dos indiciados, sete fraudaram o certame e tomaram posse. Cinco foram exonerados mesmo antes da conclusão do inquérito devido à insuficiência técnica para executar os serviços.

Os servidores foram indiciados por fraude em certame público e corrupção ativa, em razão de terem induzido um servidor a cometer o crime. À época dos fatos, os investigados contaram com um ex-funcionário da banca organizadora, o Cebraspe, que era responsável por trocar os cartões de resposta. Ele foi preso e também vai responder pelos crimes.

Entre os servidores aprovados, um não tinha sequer o ensino médio concluído. A PCDF conseguiu comprovar que a suspeita fraudou um certificado escolar para tomar posse em um cargo técnico do STJ. Por isso, ela também responde por fraude de documento.

“Os próprios colegas de trabalho dos aprovados perceberam que eles não davam conta de realizar o serviço. Escreviam de forma errada, não conheciam as leis. Estava claro que não tinham capacidade de ocupar o cargo. Foram demitidos no final do ano passado. Os outros dois que sobraram devem ser demitidos também”, detalhou o delegado responsável pelo caso, Adriano Valente.

Outras 11 pessoas foram indiciadas por tentativa de fraude. Elas chegaram a realizar negociação, mas não obtiveram êxito na fraude por motivo alheio, e o crime não foi consumado. Seis integrantes da organização criminosa responderão pela participação direta no esquema ilegal.

Em fases anteriores da Operação Panoptes, eles já haviam sido condenados por integrar organização criminosa. Agora, foram autuados por fraude em certame público e falsificação de documento.

Por fim, quatro investigados também acabaram indiciados por participar das fraudes, fomentando e concorrendo para que as ações fossem executadas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores