O Jornal do Poder

06/08


2020

Frente a Frente faz homenagem ao Carcará

O programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro pela Rede Nordeste de Rádio, no horário das 18 às 19 horas, em 40 emissoras, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife, dedica sua audição de hoje ao Salgueiro Futebol Clube, o Carcará, o primeiro time do Interior a conquistar o campeonato pernambucano de futebol. Se você deseja ouvir pela Internet clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio no play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

Confira os últimos posts



20/09


2020

Zeca recebe apoio de líder do Grupo Cruzeiro

Depois de percorrer durante toda a semana vários bairros da cidade, reforçando apoios populares e de lideranças de vários bairros, a exemplo da Boa Vista, São Cristóvão, São Miguel, Boa Esperança e JK, o ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB), candidato a prefeito pela terceira vez, reforçou sua rede de apoio na tarde de ontem com o engajamento do empresário Airon Duarte à sua pré-campanha. Proprietário do Grupo da Rede de Postos Cruzeiro, Airon tem a cidade como seu maior foco de investimentos na região.

Para o ex-prefeito, que esteve acompanhado do candidato a vice, Eduíno Filho (Podemos), e do ex-deputado Eduíno Brito, o apoio do empresário, que foi destaque recente no Estado ao doar mil refeições para os caminhoneiros durante o período mais crítico e restritivo da pandemia da Covid-19, reforça a esperança de mudar Arcoverde. 

“Em nossa caminhada para ver Arcoverde voltar a sorrir, recebemos neste sábado o apoio do amigo e empresário Airon Duarte, da rede de postos Cruzeiro e do Hotel Cruzeiro IV. Ele nos falou dos investimentos, do apoio que o empresariado precisa dos órgãos oficiais para criar empregos e oportunidades para nossa população. Airon é um símbolo de trabalho e dedicação à cidade de Arcoverde, onde gera oportunidades de trabalho e investimentos em nosso setor de serviços”, afirmou Zeca em suas redes sociais.

O candidato do PTB à Prefeitura também agradeceu o apoio e declarou que seguirá "agregando mais pessoas, amigos de todos os segmentos, bairros, distritos e sítios para construir uma Arcoverde melhor”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

20/09


2020

PT Olinda contesta escolha de vice na chapa de João

O diretório do Partido dos Trabalhadores em Olinda divulgou um documento contestando a imposição da executiva nacional na escolha de quem será vice na chapa encabeçada por João Paulo (PCdoB) à Prefeitura de Olinda. A cúpula da sigla impôs Vivian Farias e vetou o presidente municipal, Lulinha do PT, que havia sido escolhido por unanimidade, na convenção realizada no dia 15.

Na carta de apelação enviada ao PT nacional, assinada por 11 dos 13 membros da legenda em Olinda, a escolha de Vívian Farias é questionada. "Esta companheira (Vivian) teve o seu nome retirado das discussões previas do partido para escolha do vice-prefeito que iria integrar a coligação PCdoB, PT e PSB, assim como todos os demais companheiros, por entenderem que a unidade em torno do companheiro Luiz Antonio (Lulinha) representa o melhor para partido no município”, traz um trecho da nota.

Os petistas locais também alertam para o “risco jurídico” de o PCdoB homologar a chapa João Paulo/Vivian e sofrer impugnação. "Não há como realizar o cumprimento da deliberação do diretório nacional, uma vez que as regras de substituição após a efetivação da transmissão da convenção partidária (ao TRE) devem seguir o disposto na legislação, sob pena de comprometer a candidatura de todos os integrantes da coligação majoritária e da chapa proporcional”, explica parte do documento enviado ao PT nacional.

*Com informações do site Observatório de Olinda.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/09


2020

Inimigos aliados

Por Cristovam Buarque*

Está ficando visível uma aliança de interesses entre Bolsonaro e seus adversários eleitorais. A Rede Globo é chamada de “globolixo” pelos seguidores de Bolsonaro e pelos seguidores do PT. Eles têm a mesma posição, usam as mesmas palavras e passam a mesma intenção de enfrentar e enfraquecer a Rede Globo.

A Lava-Jato é outro inimigo comum. É como se lutassem com o mesmo propósito de desfazer a Lava-Jato e enfraquecer a luta contra a corrupção.

Da mesma forma, os dois lados que criticavam a Bolsa Escola quando ela era um instrumento educacional gerido pelo MEC, agora se unem em defesa de ampla transferência de renda sem condicionamentos.

De crítico radical, o presidente Lula passou a defender a Bolsa Escola, descaracterizando, porém, sua face educacional e transformando-a em um programa assistencial. Mudou até seu nome. Tirou do MEC sua gestão.

Bolsonaro continuou como duro crítico da Bolsa Família, e agora passa a considerá-la como eixo do seu projeto de reeleição. Assim, a ideia de um programa assistencial por transferência de renda estará tanto no programa do PT, quanto no de Bolsonaro.

Qual das duas propostas oferecerá maior valor, menos condicionalidades e atingirá o maior número de beneficiários? A disputa será travada nesses termos.

Os dois lados começam a se aliar também contra o Teto de Gastos. Bolsonaro ainda não explicita, mas age no sentido de desrespeitar a responsabilidade fiscal seguindo o discurso que caracteriza as esquerdas.

O PT foi contra a responsabilidade fiscal do Plano Real, mas Lula, uma vez presidente, não a desrespeitou. No governo Temer, o PT passou a se opor ao reequilíbrio das contas.

Bolsonaro nunca foi defensor de responsabilidade fiscal. Passou a ser à época de sua campanha, mas já dá sinais de que mudará o Guedes se o Guedes não mudar.

Ambos os lados, de olho nas eleições de 2022, defendem mais gastos sociais sem tirar recursos dos ricos, dos privilegiados, das mordomias, das isenções fiscais, do “andar de cima”.

No primeiro momento, a ala responsável, mas insensível socialmente do atual governo faz a esdrúxula proposta de tirar dos pobres para gastar com os ainda mais pobres.

Tal posição, em breve, dará lugar a outra, a da derrubada do Teto e do consequente aumento de gastos financiados por déficits e emissões de moeda. E assim se produzirá a aliança dos populismos de esquerda e de direita.

Bolsonaro e PT torcem um pelo outro, para que ambos cheguem ao segundo turno. Até lá, comportam-se como inimigos aliados.

*Ex-governador do Distrito Federal, ex-senador e ex-ministro da Educação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

Delegada Patrícia começa campanha recuando

Não durou um dia a promessa da delegada Patrícia Domingos, candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, de tirar a capital do órgão responsável por gerir o transporte de ônibus na Região Metropolitana. Na manhã de ontem, a prefeiturável visitou o Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste, e bateu no sistema ao dizer que "é preciso ter coragem para recuperar a autonomia do Recife na gestão do transporte público" e que o consórcio Grande Recife "é responsável por um sistema que está massacrando o povo, com ônibus lotados, sem conforto e linhas inadequadas".

À noite, recuou e disse que o Recife permaneceria no órgão: "O município não sairá do Consórcio Grande Recife. Vamos continuar participando no que tange ao transporte intermunicipal." A atitude demonstra, no mínimo, precipitação e falta de tato ao oferecer soluções simples para tema tão complexo como é o transporte público.

O Recife é o centro do sistema e o que foi proposto pela candidata do Podemos traria mais problemas para uma situação já dura. Não é com bravata que resolverá a agonia do povo recifense, amontoado nos ônibus e metrôs diariamente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

Já perdeu, Recife é Marília do lado esquerdo do peito.

Fernandes

Bozoloide deixa de mimimi, Magno jornalista imparcial aceita dói menos.

Kelson Menezes da silva

Magno Martins sempre no pé de alguém que não seja do seu agrado fala serio ,



19/09


2020

No Maranhão, candidato pede para mudos discursarem

Em Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, o ex-prefeito e candidato à Prefeitura pelo PCdoB, Eunélio Mendonça, virou meme ao pedir para que quatro apoiadores mudos "discursassem" durante a convenção que homologou sua candidatura, na última terça-feira (15). As imagens, no entanto, ganharam o mundo hoje. Assista ao vídeo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

O jogo embolado na eleição de João Pessoa

Parceiro do blog, o amigo jornalista Heron Cid, da Rede Mais PB, fez um comentário sobre a corrida eleitoral em João Pessoa este ano. O prognóstico de disputa acirrada é tema de suas colocações. Vale a pena conferir!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

Prefeito de Sirinhaém usa máscara de eleitor para foto

O prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB), foi flagrado em uma situação sem precedentes: na última quarta-feira (16), ele liderou uma multidão em caminhada após a convenção que homologou a candidatura do aliado Coelhinho, também do PSB, à Prefeitura. No ato político, o gestor aparece pegando uma máscara usada por um eleitor para fazer uma foto, como é possível ver neste vídeo que surgiu hoje.

Hacker passa de qualquer limite imaginável dentro da política. Além de burlar determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que veda atos que promovam a aglomeração de pessoas durante a pandemia, desrespeita decreto estadual, instituído por um correligionário, o governador Paulo Câmara (PSB). Mais do que isso: ultrapassa qualquer hábito de higiene e não tem receio algum de contrair a Covid-19, dando péssimo exemplo a quem o acompanhava na ilegal caminhada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

Ao visitar comércio de Água Fria, Mendonça cutuca João

O candidato à Prefeitura do Recife Mendonça Filho (DEM) visitou, hoje, o Centro Comercial de Água Fria, onde conversou e ouviu queixas de comerciantes, como o vendedor de frutas José dos Santos, conhecido como Peri, há 40 anos vivendo no bairro. “Eles sempre chegam, tomam tudo, não querem conversa. Precisamos viver fugindo e com medo”, queixa-se sobre a fiscalização municipal.

Mendonça Filho prometeu aos comerciantes, se eleito, valorizar as feiras e o comércio de bairro com diálogo e estímulo à geração de emprego e renda e bateu em João Campos, candidato do PSB a prefeito. "O apoio ao empreendedor anunciado por João Campos é uma jogada de marketing. Ao invés de prometer, João devia explicar porque tanto imposto, tanta taxa e tanta perseguição com quem gera emprego e renda”, criticou.

A fiscalização ostensiva também foi queixa constante, durante a caminhada de Mendonça, dos mototaxistas do entorno do Mercado de Água Fria. “Queremos trabalhar em paz”, disseram alguns deles. Na Feira Nova do bairro, o candidato ouviu de feirantes que o ideal seria o local funcionar até mais tarde, para haver mais renda aos negócios, pois são forçados a encerrar as atividades ainda com o dia claro. Mendonça Filho garantiu que isso será discutido e se comprometeu em valorizar o comércio de bairro e incentivar o pequeno empreendedor e o comerciante. 

Mendonça também repudiou a carga tributária cobrada na capital. “O recifense é um dos maiores pagadores de impostos do Brasil. Uma pessoa que faz bolo em casa para vender, se criar uma microempresa, vai pagar IPTU mais caro. Isso é um desestímulo a quem quer empreender e gerar empregos", bateu o demista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

Prefeito de Buíque está curado da Covid-19

O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), recebeu alta hospitalar na manhã de hoje após passar cerca de 10 dias internado em tratamento contra a Covid-19. Durante a fase crítica da doença, o gestor ficou internado na unidade de terapia intensiva (UTI). Valença se submetia à fisioterapia respiratória três vezes ao dia.

Depois de atravessar a fase mais complicada da Covid-19, Arquimedes saiu da UTI e foi transferido para o quarto hospitalar, onde seguiu estável com o tratamento. De acordo com os médicos, o quadro de saúde do prefeito foi melhorando e surpreendentemente ele conseguiu vencer a doença de forma rápida.

Arquimedes Valença tem 73 anos, está exercendo o seu quarto mandato em Buíque concorre a reeleição municipal. Emocionado, agradeceu à equipe médica pelos cuidados recebidos e as orações que foram fundamentais para sua gradativa e rápida recuperação.

Em 2017, Arquimedes foi um dos poucos gestores pernambucanos a receber o Prêmio Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Rafael C.Soares Quintas

Caro Magno, só se interna os que não tem médicos amigos ou parentes, eu tive essa covid-19, só que no 1.dia dos sintomas tomei Ivermectina, não pode esperar complicar, tomei 3mp de uma vez, tenho 89 Kg, é 1cmp pra cada 30kg, no outro dia já tava bem melhor mas ainda febriu, repeti a dose, no 3.dia não tinha mais sintomas nenhum, fiz o PCR, com 5dias deu positivo, mas já tava sem sintomas, cumpri os 21 dias, fiz o sorológicoo já deu negativo e com igg, tem muita gente morrendo de graça caro Magno, ainda bem que tenho 2 filhos médicos que me acompanharam, tenho 62 anos, sou hipertenso, não cheguei a cansar nem precisei de hospital nenhum, graças a Deus.



19/09


2020

Alagoinha e Terezinha também têm candidatura única

Além de Jupi, outras duas cidades pernambucanas terão candidatura única nas eleições majoritárias deste ano. Em Alagoinha, no Agreste Central, o prefeito Uilas Leal (PSB) vai disputar o pleito sem adversário. Já em Terezinha, no Agreste Meridional, Matheus Martins (PSB) vai tentar a reeleição em chapa única. Nas pequenas cidades, esse tipo de situação não é rara de acontecer.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

Economista de Mendonça exalta auxílio emergencial

O economista Ecio Costa, coordenador do programa de governo do candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), defendeu, hoje, que o auxílio emergencial pago pelo Governo Federal vem ajudando substancialmente a população mais pobre do Brasil a enfrentar o período de dificuldades no orçamento mensal, desde o início do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. A defesa ao benefício em relação a interpretações equivocadas tem respaldo no estudo consistente realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do qual Ecio é autor, a partir de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito no último mês de junho.

A pesquisa apontou que o auxílio emergencial de R$ 600 ou R$ 1,2 mil por mês para socorrer as famílias de baixa renda durante a pandemia chegou a 1,73 milhão de famílias pernambucanas, gerando um impacto positivo na economia local. Publicada em agosto passado, a análise da UFPE utilizou em sua metodologia dados do Produto Interno Bruto (PIB) e mostrou que o pagamento do benefício teve um impacto positivo de até 20% do PIB brasileiro em cidades mais pobres.

Somente em Pernambuco, de acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), já foram pagos R$ 8,6 bilhões em auxílio emergencial, uma ajuda fundamental para manter a economia do estado ativa na pandemia. O levantamento identificou como as pessoas gastam o dinheiro do auxílio, comprando alimentos, roupas ou pagando dívidas, de forma pulverizada em todos os municípios, principalmente nos mais pobres e nas famílias mais carentes.

Nessas regiões, com percentuais do Bolsa Família mais baixos e um nível de pobreza mais alto, algumas das cidades terão uma situação positiva este ano, com um valor que vai representar, em média, 20% do PIB desses locais. Com os recursos, as famílias consomem mais e as empresas vendem produtos e serviços, evitando demissões e estimulando o consumo.   
 
O resultado apontou, ainda, que as cidades menores e com população mais pobre são as que têm a economia mais incrementada pelo dinheiro do benefício. A avaliação também destacou números sólidos da influência positiva do auxílio emergencial em municípios carentes de Pernambuco. Um exemplo é Cumaru, na Zona da Mata Norte, cujo percentual de 22,32% do habitantes receberam o auxílio.

Buenos Aires (19,87%), Brejinho (19,82%) e Santa Maria do Cambucá (19,73%) são outras cidadades cuja economia ficou aquecida com a pagamento do benefício. A pesquisa da UFPE baseou-se, entre outros métodos estatísticos, na verificação do PIB em Pernambuco em 2019, para saber o que o benefício está representando na economia do estado. A análise apontou que o PIB (soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado) no ano passado foi de R$ 205 bilhões e que, em 2020, sejam pagos em auxílio emergencial cerca de R$ 10,9 bilhões, o equivalente a 5,5% do PIB estadual.

A pesquisa elaborada pela UFPE teve ampla repercussão positiva nos principais veículos de comunicação de Pernambuco e do Brasil, incluindo portais do Governo Federal, como o do Ministério da Cidadania. A pasta informou que o estudo corroborou teses conexas de outras pesquisas sobre o mesmo tema, as quais revelaram que o auxílio emergencial reduziu a extrema pobreza do Brasil ao menor nível em 40 anos e que o rendimento das famílias mais vulneráveis cresceu com o benefício.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

Meus três restaurantes preferidos de Gravatá

Amo Gravatá. É minha cidade preferida para relax. Gosto mais do que qualquer paraíso litorâneo. Estou sempre por aqui. Aliás, já sou cidadão gravataense, embora o título tenha sido aprovado e não entregue pela Câmara de Vereadores devido à pandemia do coronavírus. Aos que como eu são apaixonados pela cidade, sugiro três restaurantes entre tantos maravilhosos.

Meu preferido - e que os demais não fiquem enciumados - é o Barito Fondue. Mas não vou lá para comer fondue, mas frutos do mar e carne, de preferência carneiro. Por ordem, o segundo é o Antonieta, italiano primoroso. Depois, sugiro o La Fondue. Fico por aqui, embora a comida regional seja rica em opções como nenhuma outra cidade.

Em relação ao Barito, uma recomendação: escolha para jantar, especialmente na sexta ou no sábado. Nesses dias, tem música ao vivo de qualidade, de jazz à MPB. Paro por aqui. Se não, os maldosos podem fazer interpretações igual ao perfil da maldade deles.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

Marília faz campanha no Ibura e em Casa Amarela

A deputada federal e candidata à Prefeitura do Recife pelo PT, Marília Arraes, visitou a horta comunitária de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, na manhã de hoje. Acompanhada de João Arnaldo (PSOL), candidato a vice-prefeito, ela falou sobre a importância da construção de espaços públicos que preservem áreas verdes na cidade.

Para a petista, uma cidade inteligente investe em áreas urbanas coletivas para fortalecer a qualidade de vida da população. "Essa vontade de melhorar a cidade foi o que encontrei em Casa Amarela. Uma cidade inteligente valoriza a qualidade de vida e a participação do povo nas decisões", reforçou.

Para João Arnaldo, que já atuou no Instituto Chico Mendes, investimentos em áreas públicas verdes são fundamentais para mudar a forma de se pensar a cidade. "O  abandono dessas pautas por parte da Prefeitura mostram que a questão ambiental não é prioridade. É preciso mudar essa lógica. A construção de espaços públicos de lazer e cultura é um dos nossos compromissos, afirmou.

Marília também participou de uma visita à UR-2, no Ibura, com Fernando Ferro, candidato a vereador. Na comunidade, Marília e Ferro debateram com os moradores do bairro a necessidade de mais investimento em espaços esportivos e de lazer, além de soluções definitivas de infraestrutura, creches e saúde melhor. "A vida nas comunidades precisa de mais atenção. Elas devem ser dotadas de estruturas e equipamentos que atendam às necessidades de seus moradores. Um bairro como o Ibura ainda precisa de uma presença maior do poder público, precisa ser melhor atendido", concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

O que vale é o apoio do povo


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2020

Nadegi ouve população para traçar programa de governo

A prefeita de Camaragibe e candidata à reeleição, Doutora Nadegi (Republicanos), iniciou, ontem, uma série de reuniões com foco em uma grande ausculta popular para construção do programa de governo. A primeira plenária aconteceu com os moradores da RPA 5, em Vera Cruz. Hoje à tarde, o encontro é com os moradores do Timbi, na Rua Josué Pereira, com os residentes da RPA 1.

O principal objetivo da ação, que tem como nome "Tempo de Construir", é debater junto à população melhorias e propostas para a condução da cidade. A partir da próxima semana, outros bairros receberão a agenda.

"Ouvimos ideias, opiniões e sugestões dos camaragibenses. Quem escuta mais, acerta mais! Ouvindo o povo, vamos fazer um cidade melhor e mais inclusiva. Agradeço a participação de todos. É sempre bom estar ao lado do povo. É tempo de construir!", destacou Nadegi.

NAS COMUNIDADES – Ao lado do candidato a vice-prefeito, Délio Junior (PSB), a prefeita Doutora Nadegi tem percorrido toda a cidade em encontros com lideranças e pré-candidatos ao Legislativo; para dialogar e reforçar a participação popular na construção do programa de governo. 

Foram visitados bairros como Ostracil, Estação Nova, Bairro Novo do Carmelo, Vila da Fábrica, Bairro dos Estados, Timbi, Primavera, Tabatinga, Santa Mônica, Assuncena, Cosme Damião, Céu Azul e João Paulo II.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores