O Jornal do Poder

02/08


2020

Juiz explica erro de digitação em sentença

Nota de Esclarecimento

Meu nome é Pierre Souto Maior Coutinho de Amorim, tenho 46 anos, dos quais quase 18 dedicados à magistratura. Também sou professor de direito processual penal há mais de 14 anos, primeiro na graduação e depois na pós-graduação em direito na faculdade ASCES e tenho alguns escritos publicados nessa área.

Nesses quase 18 anos de magistratura, todos exercidos na área penal, nunca sofri qualquer tipo de punição administrativa, sequer tive qualquer procedimento disciplinar aberto contra mim.

Pois bem. Na última terça-feira, dia 28 de julho de 2020, na condição de juiz coordenador do 6º pólo de audiências de custódia, na comarca de Caruaru-PE, tive a tarefa de analisar a situação de 10 presos em flagrante. 

No referido pólo, não tenho assessores, nem estagiários, faço pessoalmente todas as minhas decisões. Sentei-me para iniciar o trabalho logo às 09 horas, pois o expediente forense só iria até as 13 horas em razão da pandemia. Após ler todas as peças que documentavam as prisões, passei a redigir as decisões. 

Dentre os 10 presos daquele dia, entendi que 2 (dois) deles estavam em situação de prisão ilegal, pois não caracterizada a flagrância real que autorizaria a entrada da polícia na residência dos autuados. Tal entendimento tem respaldo em sólida jurisprudência do STF e STJ, conforme fiz constar. 

Fiz a primeira decisão de relaxamento de prisão, em relação ao preso José Felipe da Silva Neto e assim resumi sua situação:

“Pelo que consta na narrativa das testemunhas, Diego Lima e Álvaro Oliveira, ambos policiais, o autuado estava em “atitude suspeita”, na frente de sua casa, quando foi flagrando numa “comercialização” de droga. Teria tentado entrar em sua residência, mas foi preso ainda do lado de fora. Em seguida, os policiais entraram na residência do autuado e lá encontraram 34 pedras de crack e demais materiais apreendidos.

Note-se que os policiais não esclarecem, em seus depoimentos, qual a “atitude suspeita” do atuado, muito menos como se deu a “comercialização” da droga. 

Perceba-se que nenhuma droga foi apreendida com o autuado, que estava em frente à sua residência. Portanto, pelo que consta nos autos, não havia qualquer sinal exterior da prática de delitos que autorizasse o ingresso no domicílio do autuado sem o seu consentimento.

Aliás, o autuado, em seu interrogatório, nega veementemente que estivesse traficando, afirma que não estava na posse de droga alguma e que não deu autorização para que os policiais ingressassem em sua casa. Assumiu a propriedade da pouca droga encontrada em sua casa, como de seu uso pessoal.”

Após assim considerar, elenquei os textos legais e constitucionais aplicáveis à espécie, colei jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, perfeitamente aplicável ao caso, e determinei o relaxamento da prisão.

Na parte dispositiva da decisão, escrevi o seguinte: “Comunique-se à Autoridade Policial para que proceda à imediata devolução dos bens apreendidos ao autuado, mesmo o entorpecente, com remessa a este juízo de cópia do respectivo Termo de Devolução.”

Como se pode notar facilmente, houve erro de digitação ou o corretor modificou a palavra desejada por mim, na parte que excepciona a devolução geral dos bens do preso. Em vez da palavra “menos o entorpecente”, ficou constando “mesmo o entorpecente”. Se desejasse que houvesse devolução integral dos bens apreendidos, bastaria eu ter dito apenas isso, sem qualquer ênfase ou outra explicação. 

A função gramatical primordial do aposto explicativo é justamente excepcionar a regra geral. Portanto, já era bastante óbvio que havia um erro de escrita ou de correção automática do texto, mudando a palavra “menos” para “mesmo”.

Nesses quase 18 anos de magistratura, já relaxei dezenas de prisões em flagrante, inclusive por tráfico de drogas, e nunca determinei a devolução de drogas aos presos, por ter, penso eu, algum conhecimento da legislação em vigor.

Logo após finalizar essa decisão, outro preso, Jarlan da Silva Santos, dentre os 10 daquele dia, estava em situação que me pareceu bastante similar e usei a decisão anterior, para o José Felipe da Silva Neto, como base para a próxima. Deixei a parte dispositiva exatamente igual à anterior, pois eram casos praticamente idênticos.

Fui ao fórum pessoalmente já às 13 horas para assinar as decisões. Tudo transcorreu naturalmente.

Já na quinta-feira, pela noite, próximo às 23 horas, recebi telefonema de meu irmão, que é Delegado de Polícia, informando-me que uma decisão minha estava sendo divulgada em grupos de whatsapp, com severas críticas, porque eu teria mandado devolver drogas ao preso liberto.

Neguei que tivesse dado tal decisão e, após meu irmão insistir, pois dois escrivães de polícia garantiam que o texto das decisões assim dizia, abri meu computador e, só então, percebi o erros de digitação nas duas decisões, que também não foi percebido, repita-se, por ninguém até o momento.

Logo cedo, na sexta-feira, proferi duas decisões idênticas, corrigindo as anteriores, com o seguinte teor: 

“Verifico que houve erro material na decisão que apreciou a prisão em flagrante de Jarlan da Silva Santos, na parte dispositiva, quando constou a expressão “mesmo o entorpecente” em vez da ressalva desejada por este juízo, que seria “menos o entorpecente”, eis que se trata, como é de notório conhecimento, de substância de uso proscrito.

Dessa forma, com as escusas deste magistrado, comunique-se esta correção, com urgência, ao Delegado de Polícia responsável, servindo a própria decisão como ofício.”

Entrei em contato com a servidora do pólo de audiências de custódia e pedi que encaminhasse as decisões com urgência. Por diligência e boa-fé dos dois escrivães de polícia, que perceberam o erro de digitação, não houve a devolução das drogas apreendidas e as decisões de correção foram cumpridas, não havendo maiores problemas para o inquérito ou para a sociedade.

Tais erros poderiam ter sido corrigidos já no mesmo dia em que proferi as decisões, caso a pessoa que as divulgou na imprensa tivesse entrado em contato comigo ou com a servidora do pólo de audiências de custódia.

No entanto, para minha surpresa, ao longo do dia de ontem, sexta-feira, a imprensa em geral, blogueiros e outros agitadores de redes sociais, passaram a divulgar a notícia de que eu havia determinado a devolução de drogas aos presos, mesmo com as decisões de correção de erro material já publicadas.

A partir daí, houve uma avalanche de escárnios contra minha pessoa, com invasão de minhas redes sociais, capturas de fotos minhas e de minha família, com execração pública que me deixou perplexo e muito entristecido.

Ao final do dia, sou surpreendido com a notícia de que o Conselho Nacional de Justiça abriu um procedimento administrativo me colocando como investigado.

A situação toda me parece surreal. Estou sofrendo toda essa exposição de maneira bastante injusta e cruel. Além do equívoco na digitação da palavra “menos”, nada há de errado em minha conduta. Com serenidade, farei minha defesa perante os órgãos da corregedoria.

Finalizo citando o imortal Capiba, para dizer bem alto que a injustiça dói, mas somos madeira de lei que o cupim não rói.

Caruaru, 01 de agosto de 2020.
PIERRE SOUTO MAIOR COUTINHO DE AMORIM


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

Confira os últimos posts



26/09


2020

Marília inicia campanha com carreata até Brasília Teimosa

A candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, dá a largada em sua campanha, amanhã, com uma grande carreata que sairá da Avenida Domingos Ferreira, passará pelo Parque Dona Lindu e percorrerá toda a Avenida Boa Viagem, com encerramento em Brasília Teimosa.

A carreata terá a presença de Marília, do candidato a vice-prefeito, João Arnaldo (PSOL), e dos candidatos a vereador do PT, PSOL, PTC e PMB. Marília Arraes tem liderado todas as pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Recife.

Só nesta semana, três institutos mostraram a candidata petista na frente, entre eles o Instituto Opinião, que fez levantamento encomendado pelo blog. Os números foram divulgados na última quarta-feira (23) e Marília surgiu na dianteira com 19% das intenções de voto.

ATENÇÃO À SAÚDE - Marília participou de uma caminhada, no bairro de Santo Amaro, na tarde de hoje. Durante a atividade, reafirmou o seu compromisso com o fortalecimento da atenção básica na saúde do Recife. "É preciso garantir a cobertura a 100% da população com equipes completas e com plena condição de trabalho. Esse é um compromisso do Recife Cidade Inteligente”, declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

26/09


2020

Ipojuca: Santana inicia campanha com bicicletada

Em Ipojuca, o candidato a prefeito pelo PSB, Carlos Santana, inicia sua campanha amanhã em Nossa Senhora do Ó, um de seus principais redutos eleitorais. Uma bicicletada partindo da Praça Capitão Braz dará a largada para a campanha do socialista, cuja coligação tem o PT, PDT e Solidariedade. O Pedal 40 começa a concentrar às 6h, com partida às 6h40 pelas ruas do distrito.

Em seguida, o prefeiturável segue para agenda nos engenhos ipojucanos ao longo do dia. “Este primeiro dia de campanha reflete o espírito de nossas propostas. Queremos valorizar o urbano e o rural, além de unir a energia da juventude com a experiência de quem sabe trabalhar. O pedal 40 e as visitas aos homens e mulheres do campo simbolizam isso”, afirma Santana.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Em Arcoverde, Zeca dá a largada com carreata amanhã

O candidato à Prefeitura de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB) abre sua campanha eleitoral, amanhã, com uma série de eventos, entre eles uma carreata. A partir das 09h, o ex-prefeito que disputa um terceiro mandato à frente do município, promove um adesivaço com a colocação de perfurados e adesivos na base 14, em frente ao Ipsep.

O petebista vai estar ao lado do candidato a vice de sua chapa, Eduíno Filho (Podemos), além de postulantes a vereador e os ex-deputados estaduais Júlio Cavalcanti (PSD) e Eduíno Brito (Podemos). Às 11h, Zeca Cavalcanti e Eduíno Filho promovem a primeira grande carreata da campanha batizada de "Arrancada do 14", marcando o início do que chamam da “grande vitória do povo”.

O evento tem concentração em frente à Ivel. De lá, segue pelas principais ruas e avenidas da cidade. A coligação das oposições, denominada de “Muda Arcoverde”, é formada por oito partidos: PTB, Podemos, PT, PL, PSD, DEM, PSDB e Republicanos. 

“Estamos dando início a uma campanha propositiva, limpa, de paz e participação, de forma a promover as mudanças que o povo de Arcoverde tanto espera e recolocar nossa terra de volta aos trilhos do desenvolvimento”, afirmou Zeca.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Márcia decide ser vice de Pastor Valdeir em Itaquitinga

Em Itaquitinga, na Mata Norte pernambucana, a pré-candidata a prefeita Márcia Souza (PSC) desistiu de disputar as eleições como cabeça de chapa e se uniu ao Pastor Valdeir (PTC) para, juntos, formarem a coligação "Novos caminhos para uma nova cidade". Em nota, Márcia comunicou sua decisão.

“A minha decisão foi tomada em prol de um grupo que fosse capaz de se unir para por um fim a um círculo vicioso de maus gestores, que não fazem nada por nossa cidade nem pela nossa gente. Eu decidi retirar a minha a candidatura à prefeita, apoiar o nome de Pastor Valdeir para prefeito e compor a chapa como vice por acreditar que a nossa união sairá vencedora no pleito que se avizinha", declarou.

"Os desafios que Itaquitinga tem pela frente e a relevância da nossa gente precisam ser tratados com responsabilidade e sobriedade. Acredito que prevalecerá o espírito público daqueles que entendem o que precisa ser feito. Política coletiva ainda se faz com honradez, honestidade, compromisso e aceitação. Quando estas condicionantes não se fazem presentes, a fim de se formar uma frente, a luta perde o sentido", continuou Márcia.

O Pastor Valdeir agradeceu à Márcia por aceitar integrar a chapa como vice. “Eu e Márcia discutimos a construção de uma união pelo futuro da nossa cidade e como podemos trabalhar para superar os desafios que estão postos, buscando soluções e iniciativas inovadoras. Agradeço a confiança e reafirmo o nosso compromisso de seguir lutando, juntos, pela melhoria da qualidade de vida da nossa população. Estamos fazendo uma renovação de verdade, levando em conta qualidade, competência e compromisso social”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Noé inicia campanha com buzinaço em Água Preta

O candidato do PSB à Prefeitura de Água Preta, Noé Magalhães, inicia sua campanha, amanhã, com um grande buzinaço, percorrendo as principais ruas da cidade, a partir das 8h40. Além do prefeiturável da coligação "Coragem para mudar Água Preta", que tem PDT e Patriota, além do PSB, o evento terá a presença do postulante a vice, Neto Cavalcanti (PSB), e dos candidatos a vereador dos três partidos.

O buzinaço terá o seu começo na Rua David Madeira, no Centro, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Por volta das 13h40, a comitiva de Noé segue para a Zona Rural do município, numa visita aos moradores do Engenho Souza.

Os organizadores do evento político prometem respeitar todos os protocolos de combate à pandemia, evitando aglomeração e respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Comerciantes da orla de Jaboatão têm acesso a crédito

Comerciantes que atuam na orla de Jaboatão dos Guararapes, nos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, já começaram a ter acesso à linha de crédito de até R$ 10 mil, que foi intermediada pela Prefeitura em parceria com o BNB. O anúncio do microcrédito foi feito no início do mês, com o objetivo de apoiar os 250 comerciantes que passaram cinco meses sem exercer suas atividades por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para auxiliar no processo, a Prefeitura de Jaboatão disponibilizou a Sala do Empreendedor da Regional 6, em Piedade, para que um representante do Banco do Nordeste pudesse receber os trabalhadores interessados para realizar a triagem dos documentos. Severino da Silva, um dos 18 comerciantes já aprovados, assinou, ontem, o contrato para a liberação de R$ 8.500. “Ter esse crédito aprovado é a chance de um retorno digno, porque quando compramos fiado em algum estabelecimento, ficamos impossibilitados de uma série de coisas. Ter dinheiro em mãos nos permite negociar e voltar a ter um negócio rentável”, pontuou.

Os recursos garantidos pela linha de crédito poderão ser investidos para a compra de estoque de alimentos, itens para melhoria de cada empreendimento, além de equipamentos de EPI e saneantes - necessários neste momento para ajudar a conter a pandemia da Covid-19.

“Além de todos os danos emocionais e perdas causadas pela Covid-19, essa pandemia atingiu a economia mundial pelas costas. Passar cinco meses sem saber de onde você vai tirar o sustento da sua família é desesperador. Durante este período, nossa gestão trabalhou no sentido de dar um alicerce aos comerciantes da orla”, comentou o prefeito Anderson Ferreira.

O gestor público lembrou que um dos incentivos aos empreendedores informais da orla foi a distribuição de cestas básicas realizada pela Prefeitura durante a quarentena. Para o retorno das atividades, todos os comerciantes da praia precisam seguir o protocolo de contenção da Covid-19, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento entre barracas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Doutor Vinícius anuncia apoio a Yves em Paulista

O vereador Vinícius Campos (SD), que foi pré-candidato a prefeito de Paulista, foi às redes sociais, hoje, para anunciar apoio a Yves Ribeiro (MDB) na eleição majoritária. Vinícius chegou a ser oficializado pelo diretório municipal do Solidariedade como postulante à Prefeitura, mas o comando do partido no Estado decidiu anular os efeitos da convenção para apoiar Francisco Padilha (PSB).

"Todo mundo acompanhou o golpe covarde que eu sofri da gestão de Junior Matuto e de seu candidato, Francisco Padilha, que inviabilizaram a minha candidatura a prefeito. A partir desse momento, pensando no melhor para Paulista, falei com os meus eleitores, com meu grupo político e, numa voz uníssona, decidimos aderir à campanha de Yves Ribeiro e Dido Vieira na nossa cidade", declarou em vídeo.

"Enxergamos neles a grande possibilidade de derrotar toda essa velha política que está ocupando a Prefeitura. Yves Ribeiro traz a experiência de um gestor de sucesso. É uma pessoa próxima ao povo e revolucionou a questão da moradia popular na cidade. Ele enxerga o que as pessoas mais humildes sofrem. [Já] Dido Vieira traz a juventude, a força, o empreendedorismo, que é o que essa cidade vai precisar nos próximos anos", justificou Vinícius.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Lupércio investe na melhoria de feiras e mercados

A Feira de Peixinhos, em Olinda, passou por uma revitalização. O prefeito Professor Lupércio (SD) visitou o espaço, na manhã de hoje, para verificar o novo cenário, que inclui bancas novas, novos banheiros e limpeza constante. O gestor cresceu no bairro e afirma guardar uma recordação afetiva.

"Isso é dignidade. É qualidade para quem vende e para quem compra. Tenho este compromisso de fomentar a economia local e seguirá sempre assim", afirmou. A feirante Deise da Silva trabalha vendendo caldo de cana há 17 anos na Feira de Peixinhos. Perguntada se as mudanças foram boas, respondeu de forma simples: "É só olhar. Tá muito melhor. Nem precisa falar nada", frisou.

Em seguida, Lupércio percorreu vias do bairro, como a Rua Antônio Matos Peixoto Guimarães, pavimentada durante sua administração. Ainda segundo o prefeito, o Mercado de Peixinhos também está passando por melhorias, com o ordenamento do entorno, dentro das obras de requalificação da Nova Avenida Presidente Kennedy.

Lupércio, que é candidato à reeleição, revelou que a Feira de Rio Doce será a próxima a ser requalificada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Mendonça quer requalificar mercados públicos do Recife

O centro comercial do Jordão Baixo, Zona Sul do Recife, foi o local escolhido para uma caminhada entre o candidato a prefeito, Mendonça Filho, e a vice em sua chapa, Priscila Krause, ambos do DEM, na manhã de hoje. A dupla, que disputa a eleição pela coligação "Recife Acima de Tudo", composta pelas legendas DEM, PSDB, PTB e PL, ouviu muitas reclamações e acompanhou a situação da área, que sofre com o desordenamento e a fiscalização. 

Mendonça Filho garantiu que, se eleito, requalificará e trabalhará por melhorias em todos os mercados públicos da cidade, "não apenas numa meia dúzia de eleitos”, disse em referência à atual gestão da Prefeitura do Recife. “Não podemos abandonar esses mercados. Eles não apenas empregam muitos recifenses, como também servem de atrativo, de âncora, para que todo um movimento empreendedor aconteça em volta”, afirmou.

De acordo com o candidato, esse trabalho não pode ser feito apenas nos escritórios do poder municipal. “É preciso ouvir os comerciantes, os moradores, os líderes comunitários. Ouvir quem vive o cotidiano desse comércio de bairro, que é tão forte no Recife”, ressaltou. 

A principal parada dos candidatos foi no mercado público do bairro, cujos boxes são ocupados por comerciantes que antes ficavam na antiga feira do Jordão. Muitos questionaram que a mudança, embora tenha acontecido de fato, não veio acompanhada de um trabalho para atrair os clientes. “O público caiu foi uma frase bastante escutada", relata Mendonça.

“Ficaram apenas os fiéis. O público em geral, devido à forma como armaram o mercado, com cercas, mal consegue nos ver. Nem sabem que tenho aqui minha barraca de frutas”, disse o comerciante Zezinho da Banana. Ele gostaria que houvesse uma requalificação da área. “Antes havia atrações no mercado, aos fins de semana. Até isso tiraram, esvaziou”, completou.

Mendonça e Priscila também conversaram com pequenos comerciantes da Praça do Jordão Baixo e ouviram pedidos de moto-taxistas para que a Prefeitura flexibilize a atividade. À tarde, os candidatos participaram de uma reunião com moradores de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. Amanhã, eles cumprirão agenda no Ibura de Baixo, às 10h, e no comitê de campanha, no bairro da Torre (Rua Real da Torre, 1130), onde haverá adesivaço, das 9h às 17h.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Jovem relata que foi intimidado por apoiadores de João

Um jovem, que preferiu não se identificar, relatou que sofreu ameaças de apoiadores do pré-candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB), durante visita realizada ontem ao bairro de Areias, na Zona Oeste da capital. Ele conta que tentou se aproximar do postulante para perguntar por que ele havia votado contra o Marco Regulatório do Saneamento enquanto deputado federal, no último mês de julho, sem sucesso. Afirma, ainda, que sofreu intimidações.

“Fui tentar falar com João numa rua próxima à minha casa, quando um homem de bermuda, que estava com ele, chegou para mim e disse para eu não gravar. Este homem foi andando comigo até uma rua por perto e falou para eu apagar as imagens que havia feito. Fiquei com medo e as apaguei”, narrou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Carros elétricos na pauta da live de terça

A live deste blog na terça-feira será com o empresário cearense Antonio Souza, que vem se destacando no mercado automotivo 4x4, direcionado ao campo corporativo. Souza é fundador da CAB, detentora dos direitos de produção e comercialização do Jipe Stark, um produto 100% nacional.

O empresário escolheu o município pernambucano de Araripina para instalar a divisão da empresa de montagem de carros elétricos, que está com lançamento previsto para janeiro. Ele também se prepara para ter uma montadora em cada região do País.

Empreendedor bem sucedido, o nordestino está sendo reconhecido como um dos expoentes dos projetos de veículos elétricos. Além de Araripina, ele está em tratativas para expandir o negócio para os Estados da Paraíba, Santa Catarina, Pará e o Distrito Federal.

Ele vai falar sobre oportunidades de negócios neste segmento, o destaque dos Estados nordestinos como ponto de atratividade para empresas diversas e o boom dos veículos elétricos que começa a tomar corpo no País. Será às 19 horas pelo Instagram do blog - @blogdomagno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Raquel Lyra ouve mulheres para traçar plano de governo

A prefeita e candidata à reeleição em Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), dialogou na noite de ontem com algumas conterrâneas. As ideias debatidas com outras mulheres ajudarão a compor seu Plano de Governo. O encontro, que respeitou todos os protocolos sanitários, tratou de temas como saúde da mulher, empreendedorismo e políticas para as mulheres.

"Ser a primeira mulher eleita prefeita de Caruaru é uma honra pra mim. Ser prefeita do nosso município é, primeiro, uma grande responsabilidade. E a gente busca sempre olhar pelo lado feminino. Quando a gente chega, a Secretaria da mulher passa a ter um outro nível, de igual para igual. Parece coisa simples, mas não é. Conseguimos fortalecer uma rede de mulheres, empreendedoras, para as mulheres terem autonomia imediata. Para que as mulheres possam ocupar espaços de poder", ressaltou Raquel.

A empreendedora Francismeire Silva Melo mora no Residencial Luiz Bezerra Torres e relatou sua história, propondo também ideias para a localidade: "Há três anos eu não sabia o que era ser mulher. A política que você está fazendo está nos ajudando mostrando o que é empreendedorismo, como ganhar seu próprio dinheiro, a entender o que é política.”

ELEIÇÃO PROPORCIONAL – Raquel Lyra também esteve, ontem, com as pré-candidatas à Câmara de Vereadores da coligação "Todos por Caruaru". Na ocasião, elas falaram sobre diversidade e pluralidade nas candidaturas para as eleições 2020, além da importância da participação das mulheres na política.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Cláudio Honório confirma candidatura em Chã de Alegria

O ex-prefeito de Chã de Alegria Cláudio Honório (PSD) confirmou sua candidatura à Prefeitura. O anúncio foi feito em suas redes sociais, ontem, após decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que anulou o procedimento da Câmara Municipal, realizado em 2016, que rejeitou suas prestações de contas, já aprovadas em sessões anteriores. 

Cláudio, que conta com o apoio de 25 pré-candidatos a vereadores e possui experiência de governo, adiantou, que caso eleito, reforçará a atração de mais empresas e indústrias para cidade e a geração de emprego e renda para os moradores. “Após comprovar nosso zelo pelo erário público e a Justiça nos conceder decisão favorável, poderemos seguir em frente com o trabalho do nosso grupo, para trazer novamente alegria aos nossos moradores, com projetos voltados principalmente ao desenvolvimento, saúde, educação e segurança”, pontuou o candidato.

Com uma coligação formada pelas siglas PSD e Republicanos, além de ter o apoio de quatro vereadores, traz o médico João Ferraz como vice na chapa. Cláudio foi prefeito de Chã de Alegria entre 2005 e 2012.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Miguel celebra liderança de Petrolina no Idepe

Após obter resultados inéditos e o topo no ranking no Ideb entre os municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes, Petrolina também se consolidou com a melhor nota na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) no segmento.

Pela primeira vez, a cidade sertaneja superou o patamar da nota 6 no estudo produzido pelo Governo do Estado. Nos anos iniciais, as escolas municipais da cidade sertaneja lideram o ranking com uma média 6,04 - representando a maior evolução do município no indicador. Em 2016, Petrolina teve nota 5,35; já em 2017, a média obtida foi 5,52; por fim, em 2018, subiu para 5,69.

A evolução também foi constatada nos anos finais. Petrolina aparece com a melhor nota entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. As escolas municipais petrolinenses conquistaram média 4,8. A cidade registrou um crescimento substancial já que havia alcançado 4,65 (em 2016),  4,5 (em 2017) e 4,72 (em 2018).

As notas de Petrolina (6,04 e 4,8) ainda superaram as médias de Pernambuco (5,13 e 4,17). Para o prefeito Miguel Coelho (MDB), esses resultados reforçam a avaliação apontada anteriormente pelo Ministério da Educação, que colocam a cidade sertaneja como referência estadual no ensino público.

"Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pelos nossos professores, pela equipe da Educação e por todos investimentos empreendidos. Estamos ampliando as melhorias nas creches e escolas, modernizando a rede com aulas de robótica, ensino em tempo integral e garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais. O resultado disso tudo está aí confirmado tanto pelo Ministério da Educação quanto pelo Governo do Estado. Isso é motivo de orgulho não apenas para quem faz parte gestão, mas para todos os petrolinenses que percebem um avanço expressivo e o futuro melhor para nossas crianças", comemorou. 

SOBRE O IDEPE - O Idepe é um índice criado pelo Governo do Estado para avaliar o ensino básico nas escolas públicas.  A análise leva em conta a proficiência e o fluxo escolar na rede de ensino. A avaliação ocorre anualmente e se baseia nos critérios de metodologia do Ideb, indicador divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação.

 Confira as notas dos municípios com mais de 100 mil habitantes:

ANOS INICIAIS
Petrolina 6,04
Caruaru 5,44
Garanhuns 5,25
Jaboatão 5,24
Recife 5,22
Paulista 5,15
Santa Cruz do Capibaribe  5,10 
Igarassu 4,99
Olinda 4,94
Camaragibe 4,86
Cabo 4,77
São Lourenço 4,58
Vitória 4,13

ANOS FINAIS
Petrolina 4,8 
Caruaru 4,39 
Garanhuns 4,39
Igarassu 4,28 
Recife 4,15
Jaboatão 4,13 
Olinda 3,98
Paulista 3,92 
Santa Cruz 3,88
São Lourenço 3,82
Cabo 3,73
Vitória 3,4
Camaragibe (não registrou nota)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Bolsonaro diz que está bem e espera receber alta hoje

Por Leandro Magalhães, da CNN Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou à CNN que está 100% e que terá possível alta neste sábado (26), às 14h. À reportagem, o presidente também questionou a data da cirurgia: "Por que operei numa sexta-feira? Para não perder dois ou três dias úteis. Tenho muito trabalho. Por isso que achei melhor fazer a cirurgia no final de semana", ressaltou.

Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para remoção de um cálculo na bexiga nessa sexta (25) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A cirurgia, considerada simples, durou uma hora e meia e, de acordo com o último boletim médico, o presidente passa bem, está afebril, não apresentou complicações, nem sangramento e foi retirada a sonda vesical. Bolsonaro fez caminhada fora do quarto.

No final de agosto, o presidente havia antecipado à CNN a informação de que estava com uma pedra na bexiga pouco maior que um grão de feijão e que iria retirá-la no mês de setembro. Essa é a quinta cirurgia a que Jair Bolsonaro foi submetido desde que levou uma facada em Juiz de Fora, Minas Gerais, ainda como candidato à presidência em 2018.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha