FMO janeiro 2020

01/08


2020

Fabiano Veras costura diversidade musical do Brasil

A versatilidade da música brasileira é tão grande que os estilos se misturam e ganham força unindo gerações. Os jovens da nova cena musical vêm trilhando sua produção com talento, qualidade e independência, bebendo em várias fontes. Ao mesmo tempo, produzem suas canções, gravam e soltam nas redes. É o caso do músico e estudante de medicina Fabiano Veras, natural de Salgueiro, que desde criança já alinhava seus ouvidos musicais para diversos gêneros. "Quando criança na escola eu tinha um estojo que simulava um piano pequeno de poucas teclas. Ali já tirava algumas melodias", recorda.

Na transição para adolescência, os discos de vinis (LPs) rodavam em sua casa para todos os gostos. Ia de Elvis Presley a BB King, passando por Pink Floyd e Led Zeppelin.  A música do Nordeste lhe impressionava mais ainda: Luiz Gonzaga, Zenilton, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Marinez, Dominguinhos e Zé Ramalho e tantos outros. "Era o dia todo gastando as agulhas do som ouvindo essa galera, prestando atenção nas notas e arranjos", lembra.

De repente, nessa fase, achou um violão na casa da avó e passou a dedilhar os primeiros acordes das bandas pop rock de Paralamas e Titãs. Não demorou muito e já estava agarrado a uma guitarra que lhe abriu caminhos para se engajar em projetos de rock, isso no período em que morou no Recife. Lá, estudou com um guitarrista profissional, Rodrigo Morcego, expert em blues. De volta ao Sertão, se engajou em vários projetos, um deles foi a banda Quarto B com pegada pop.

Pouco tempo depois integrava o casting de músicos da banda de forró romântico Limão com Mel, com quem percorreu cidades do Norte e Nordeste. "Essa foi a fase de aprender os macetes na estrada onde a realidade interliga o palco, a relação com o público, e a performance de músico. Uma grande escola."

Certo de que a música estava no sangue, a paixão pelo forró, xote e baião foi uma forma de se aproximar de um artista familiar: o cantor, compositor e sanfoneiro Zenilton, primo legítimo de sua mãe e que Fabiano o chama de tio. "Sempre escutei seus discos lá em casa. Certa vez, antes de me profissionalizar na estrada, o acompanhei em alguns shows pela região. Foi um presente tocar com aquele artista dos discos que eu tanto escutei em casa".

Depois dessa fase houve um hiato, pois Zenilton retornou para São Paulo. Há pouco mais de cinco anos, o sanfoneiro regressou definitivamente para o Sertão e pegando carona nos fatos políticos e econômicos do país compôs "Os Ladrões da Petrobras", música que Fabiano produziu, captou áudios, fez a mixagem e masterizou vários instrumentos. A música foi o carro chefe de um CD independente. O próximo passo foi um documentário em vídeo chamado "Zenilton & Sua História",  no qual o sanfoneiro conta sua trajetória de 50 anos a serviço da música pelo Brasil, com mais de 500 músicas gravadas.

Recentemente Fabiano Veras produziu dois vídeos de Zenilton com duas músicas inéditas: "O Vaqueiro Sofredor" e "Eu quero ver", todas disponíveis no YouTube. Agora a paixão de Fabiano é a sanfona. Ao prestar vestibular para Medicina, fez a promessa para que se passasse iria aprender a puxar o fole com estudos regrados. Não deu outra. "Vou me dividindo entre as ciências da Medicina e os acordes da sanfona sem que uma prejudique a outra", diz. Com isso, as criações começaram a aflorar. Resgatou a canção "A Distância e a Saudade", composição feita na década de 1980 por seu tio William Veras, mas que não havia sido gravada.

Do ex-Titãs Nando Reis, deu roupagem forrozeira à canção roqueira "Por Onde Andei", já pensando no projeto Forrock, em gestação. Atendendo a uma ideia de Zenilton, revigorou um antigo sucesso dos anos 1970, "Mudança das Capitais", aquela do refrão de duplo sentido "A capital do Equador é Quito, nunca mudou, é sempre Quito", uma aula de geografia com humor. Desde então, as produções assinadas por Fabiano ganham força no mundo das redes virtuais. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo de Santo Agostinho

Confira os últimos posts



13/08


2020

STJ revoga liminar e manda Queiroz de volta para prisão

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Félix Fischer revogou a prisão domiciliar do ex-assessor Fabrício Queiroz e determinou seu retorno para a cadeia. A decisão também atinge sua mulher, Márcia Aguiar, que antes estava foragida e agora deve ser presa.

A íntegra da decisão ainda não foi divulgada. No seu despacho, Fischer determina a revogação da liminar concedida pelo presidente do STJ, João Otávio Noronha, durante o plantão do Judiciário, que mandou Queiroz para a prisão domiciliar.

Com a revogação, o STJ deve intimar o Tribunal de Justiça do Rio para cumprir uma nova ordem de prisão contra Queiroz, o que deve ocorrer nesta sexta-feira.

Em seu despacho, Fischer também determinou que o Tribunal de Justiça do Rio análise com urgência o habeas corpus já apresentado pela defesa. Isso porque os desembargadores do caso acabaram remetendo o processo para o STJ antes que o próprio TJ do Rio decidisse sobre a soltura de Queiroz.

A liminar de Noronha, concedida em 9 de julho, havia mandado o ex-assessor para prisão domiciliar sob entendimento de que ele possuía problemas de saúde e, por isso, fazia parte do grupo de risco para o coronavírus. Na mesma liminar, Noronha autorizou que Márcia Aguiar, que estava foragida, também ficasse em prisão domiciliar com Queiroz. Ambos estão juntos e com tornozeleira eletrônica.

Ao fim do recesso, Fischer passou uma semana afastado com um atestado médico. Nesta semana, o ministro passou a analisar o caso de Queiroz e proferiu sua decisão às 19h30 desta quinta-feira.

Ainda há um habeas corpus da defesa nas mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Nesta quinta, Mendes pediu informações sobre a prisão de Queiroz ao TJ do Rio e ao STJ. Depois de analisar o material, o ministro deve decidir sobre o pedido da defesa, pela soltura do ex-assessor.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

13/08


2020

PSL e PROS lançam chapa em Olinda

Blog da Folha

O PSL lançou o vereador e presidente da Câmara de Olinda, Jorge Federal, para disputar o comando da cidade nas eleições deste ano. E a chapa majoritária já tem até o vice que virá do PROS. A união foi selada em encontro na última segunda-feira entre integrantes das executivas estaduais das duas legendas, que têm a chancela do deputado federal Luciano Bivar (PSL) e o ex-deputado João Fernando Coutinho (PROS). Para compor a chapa de Federal, o doutor Gustavo Rosa foi ungido.

Segundo o pré-candidato Jorge Federal, a candidatura vem para "mostrar para a cidade de Olinda um projeto novo, de mudança, que as pessoas se sintam parte do projeto". "Vamos mostrar que podemos fazer melhor", avisou Federal que busca derrotar o projeto de reeleição do prefeito Professor Lupércio (SD). Além de Federal, o deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo (PCdoB), entrou no páreo pelo comando da cidade.

Conforme Federal, a chapa conta hoje com mais de 70 candidatos a vereador na cidade, o que pode atrair, segundo ele, mais de 50 mil votos. O pré-candidato trabalha agora para atrair mais partidos para o arco de apoio. "Estamos em conversas com outros partidos. Nos próximos dez dias teremos mais três legendas e vamos sim para uma disputa boa na cidade de Olinda. Se Deus quiser, vem mais partidos para junto da gente", adiantou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

13/08


2020

Editorial analisa briga entre PSB x PT no Recife

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre o embate que aconteceu, hoje, entre os presidentes nacionais do PT, Gleisi Hoffmann, e do PSB, Carlos Siqueira, sobre a disputa eleitoral no Recife. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

Camaragibe e PM reativam 20° Batalhão em Aldeia

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, e o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel André Cavalcanti, assinaram um convênio para a reativação da 3ª Companhia do 20° Batalhão na cidade. Desativada desde 2018 pela gestão passada, a unidade de polícia ficará situada na Estrada de Aldeia, quilômetro 10,5, no Parque Aldeia dos Camarás. O Fórum Socioambiental de Aldeia também subscreveu o documento.

A 3ª Companhia será implantada com uma Central de Videomonitoramento e policiamento comunitário inspirado no sistema japonês Koban de vigilância local. A iniciativa, que faz parte do Programa Camaragibe Mais Segura, tem o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta por meio da fiscalização.

Ao todo, farão parte do efetivo 20 policiais, duas viaturas e duas motos da PM; que vão garantir a segurança da população de Aldeia, Peroba, Borralho, Vera Cruz e Tabatinga. A Guarda Municipal de Camaragibe dará apoio com as brigadas Romu, Maria da Penha, Ambiental e Comunitária.

“Quero reiterar o respeito visceral como cidadã que tenho pela Polícia Militar. Acredito que não exista instituição com tanto trabalho, seriedade e nobreza como esta. A presença da PM é fantástica! Estamos tentando transformar a cidade com uma nova política de segurança pública que está sendo implantada por meio de todos que fazem a nossa Guarda Municipal. Temos trabalhado nisso e precisamos muito da presença da PM para nos dar estabilidade e segurança. Enquanto eu estiver aqui, estaremos preocupados com o bem-estar do povo de Camaragibe”, destacou a Doutora Nadegi.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

13/08


2020

Advogado lamenta morte do pai do presidente da OAB-PE

O advogado Luiz Cláudio Farina enviou, há pouco, ao blog, uma nota de pesar em homenagem a Luiz Carlos, pai do presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, que faleceu na madrugada de hoje, vítima da Covid-19. Confira abaixo:

A última estação

Por mais duro que seja, precisamos nos acostumar com a ideia de que somos passageiros na vida e que o nosso destino final não é aqui. Infelizmente, também não sabemos em qual estação devemos descer e nem em qual estação devemos nos despedir das pessoas que amamos.

Há gente muito querida que desce muito antes do imaginado... Pensávamos nós que ainda teríamos muitos e muitos quilômetros pela frente. Sim, para alguns de nós a viagem é mais curta, mas não significa que seja menos intensa e importante.

Quantas pessoas passam pela nossa vida rapidamente e deixam tão valiosas lições? Mas a vida é assim, e nós seguimos viagem olhando para trás até a paisagem mudar, e ficar em nossa mente como uma fotografia bonita, que nos faz sorrir.

O seu querido pai, desceu inesperadamente em uma estação. Partiu sem nos dar a chance de uma despedida. Mas a verdade é que não precisamos nos despedir, pois todos nós vamos nos reencontrar nos cruzamentos da eternidade. Nós só temos os nossos caminhos desencontrados por algum tempo.

Receba meus sinceros votos de pesar pela passagem de seu querido pai.

Luiz Cláudio Farina, advogado


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

13/08


2020

Abandono da PE-428

Mais um registro das estradas esburacadas que cortam Pernambuco chega ao blog em forma de denúncia. Desta vez, o vídeo foi feito na PE-428, que liga os municípios de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, conhecida como estrada da uva e do vinho, no Sertão. Confira!

Denuncie você também uma vergonhosa estrada aqui no blog. Mande seu vídeo pelo meu WhatsApp: (81) 9.8222-4888.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

13/08


2020

CNJ promove webinar sobre participação feminina na magistratura

O Conselho Nacional de Justiça abriu inscrições em seu portal na internet para o webinário "Participação feminina nos concursos para a magistratura – Resultado de Pesquisa Nacional", que acontecerá no próximo dia 19 de agosto, quarta-feira, a partir das 9h00. O evento está sendo promovido em conjunto com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), presidida pelo Ministro do STJ, Herman Benjamin.

Coordenada pela Conselheira Ivana Farina Navarrete Pena, do CNJ, a pesquisa teve como objetivo verificar qual o percentual de mulheres que compuseram as comissões organizadoras e as bancas examinadoras de todos os concursos realizados para ingresso na magistratura nos últimos 10 anos.

Os números ainda estão sendo compilados, mas já se sabe que em alguns ramos do Poder Judiciário, em especial na Justiça Militar, são raras as mulheres que integram a organização dos concursos para juízes. Na sequência da apresentação dos dados, haverá debates sobre as perspectivas para o aumento da participação das mulheres na Justiça, bem como as diretrizes a serem tomadas para se alcançar maior equidade de gênero entre os magistrados.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-participacao-feminina-e-igualdade-de-genero e os primeiros mil inscritos receberão certificados emitidos pelo CNJ. Todos os demais interessados, inscritos ou não, podem assistir ao evento, que terminará ao meio dia, pelos canais da Enfam e do CNJ no YouTube.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

TCE julga ilegal contratações temporárias em Paudalho

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou ilegal, na última terça-feira, 1.033 contratações temporárias para diversas funções realizadas pela prefeitura de Paudalho, no exercício financeiro de 2019, e aplicou multa no prefeito de Marcelo Gouveia (PSD), com valor não divulgado. Segundo o TCE-PE, entre as contratações, 589 foram novos contratos firmados em 2019 e 444 foram termos aditivos referentes a contratos de 2017 e 2018.

Entre os responsáveis pelas contratações, o órgão de controle de contas aponta: Ednaldo Ernesto Santos da Silva (secretário de Educação), Eufrásio Campos Gouveia Filho (secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Agrário), Jobson Danilo Lira de Oliveira (secretário Municipal de Cultura e Turismo), Marcello Fuchs Campos Gouveia (prefeito), Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima (secretário de Saúde) e as Sras. Ana Cristina Leal Guerra Barreto (secretária de Administração) e Valquíria Marinho de Barros (secretária de Assistência Social).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

CNJ deve afastar desembargador que humilhou guarda

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) agendou a sessão que vai julgar o caso envolvendo o desembargador paulista Eduardo Siqueira para o próximo dia 25. Em julho, o magistrado foi flagrado sem máscara na orla de Santos, onde caminhava, além de ser visto humilhando o guarda civil Cícero Hilário, responsável pela abordagem.

A tendência é de que o CNJ abra um procedimento contra o desembargador, segundo integrantes do colegiado, com afastamento imediato de Eduardo Siqueira do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O caso está sob avaliação do corregedor do Conselho, ministro Humberto Martins, que analisa se o magistrado cometeu uma “carteirada”, crime previsto na Lei de Abuso de Autoridade.

No vídeo que correu a internet, é possível ver o desembargador tentando intimidar o guarda civil, além de proferir ofensas. No último dia 5, Siqueira foi visto novamente sem máscara na praia, descumprindo decreto municipal que torna obrigatório o uso da proteção em lugares públicos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

Fernando Filho defende preservação do teto de gastos

O deputado federal Fernando Filho (DEM-PE) defendeu, hoje, a manutenção do teto de gastos e o equilíbrio das contas públicas. Segundo ele, a retomada da economia vai exigir investimentos públicos, mas sem “furar o teto”. “A conquista do teto de gastos é algo importante. Defendo um programa de investimentos públicos para a retomada da economia, mas de maneira que não fure o teto de gastos, para que aquela cultura da disciplina e do equilíbrio das contas não fique de lado”, afirmou o deputado.

Fernando Filho também avaliou as medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus adotadas pelo governo federal, citando o auxílio emergencial de R$ 600,00 para a população vulnerável e o socorro a estados e municípios como ações decisivas para minimizar os impactos sociais e econômicos. “Ninguém acertou em 100% na forma de combater a pandemia, porque é uma coisa inédita. Mas é inegável que o presidente da República teve a sensibilidade de adotar medidas fundamentais, sobretudo, para os mais vulneráveis”.

O democrata voltou a criticar a disseminação de fake news sobre a prorrogação do auxílio emergencial após a votação, na Câmara dos Deputados, de projeto de lei para proibir o bloqueio do benefício para o pagamento de dívidas. “Nós não votamos contra a prorrogação do auxílio emergencial. Isso é gente tentando tirar proveito porque ainda não aceitou que o presidente Bolsonaro deu três vezes mais dinheiro que o Bolsa Família para 65 milhões de pessoas. E vão ficar com mais dor de cotovelo ainda, porque o governo está preparando o Renda Brasil. Não vai ser do tamanho do auxílio emergencial, mas será maior que o Bolsa Família”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

PSB decide apoiar MDB em Jaboatão dos Guararapes

Em reunião, na tarde de hoje, o PSB de Pernambuco confirmou a decisão de apoiar o candidato do MDB à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Daniel Alves, nas eleições deste ano. Durante o encontro, que aconteceu na sede do MDB-PE, no bairro do Recife, estiveram presentes o presidente da legenda emedebista, deputado federal Raul Henry, o dirigente estadual do PSB, Sileno Guedes, o presidente municipal socialista, Heraldo Selva, além do pré-candidato.

Sileno Guedes disse acreditar que Daniel será o fato novo da política e das eleições deste ano em Jaboatão. “As diferenças serão colocadas durante a campanha, entre a história de vida e os projetos políticos de cada um, e a população vai saber escolher o melhor para o município. Daniel já militou na saúde, já militou em direitos humanos, sabe as necessidades do povo da cidade, sobretudo dos mais vulneráveis, e vai saber enfrentar os desafios que a atual gestão não soube”, colocou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

Justiça determina que Agrovale suspenda queimadas

O juiz Francisco Josafá Moreira, da 2ª Vara Cível de Petrolina, concedeu uma liminar que impede a Agro Indústrias do Vale do São Francisco S.A. (Agrovale) de continuar a queima da cana de açúcar nos campos da empresa. A decisão foi proferida ontem e atende a uma ação civil do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Petrolina. Caso descumpra a medida, a companhia terá de pagar multa diária de R$ 10 mil.

A alegação é de que a Agrovale tem causado danos ambientais em suas práticas de manejo da cana (colheitas mecânica e manual). Sediada em Juazeiro (BA), cidade vizinha a Petrolina, a empresa atua na produção de açúcar, etanol e bioeletricidade.

O juiz determinou que a Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) e a Univasf sejam comunicadas da decisão para que possam fazer o monitoramento das queimadas. A pandemia também entrou como justificativa na concessão da tutela.

“O perigo de dano, por sua vez, está concretizado na situação que acomete diariamente toda a população local, especialmente, nestes dias atuais, ante a pandemia que o país e o mundo vivenciam, agravando sobremaneira os riscos de complicações respiratórias, podendo, em decorrência da poluição da fuligem tratada nestes autos, agravar situações diversas de moradores desta cidade”, declarou o magistrado.

Segundo a ação do MPPE, a queima livre da palha da cana de açúcar tem difundido a fuligem para além de Juazeiro, “afetando cidades vizinhas, entre as quais, Petrolina”. “Fato atestado desde o ano de 2008, conforme ofício da Agência do Meio Ambiente do Estado de Pernambuco”, prossegue.

O MPPE também aponta que a queima da palha gera “graves incômodos, com a produção de partículas sólidas, conduzidas pelos ventos, causando mortes indiscriminadas de espécies animais, empobrecimento orgânico do solo, facilitando erosões, bem como, causando o fenômeno conhecido como desertificação”.

Também usa como argumento que “a Agência do Meio Ambiente de Pernambuco já atestou que a fuligem invade os imóveis do município de Petrolina” e “restaram infrutíferas as tentativas do MP de fazer a empresa reduzir o impacto de sua prática danosa ao meio ambiente”.

O MPPE também requeria indenização de R$ 539,5 mi para “promover a recuperação e compensação dos danos ambientais e sócio econômicos”, dos quais R$ 5 mi seriam revertidos ao Fundo Municipal Ambiental por danos morais coletivos. Este pedido, contudo, não foi atendido.

O blog procurou a Agrovale para se pronunciar sobre a decisão, mas não obteve retorno até o momento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

Célia diz que CPI só iria servir de palanque eleitoral

Em entrevista ao Frente a Frente, a presidente da Câmara de Arcoverde, Célia Galindo (PSB), reaparece, depois de sumir, inesperadamente, falando da CPI destinada a investigar corrupção na gestão da prefeita Madalena Brito, também do PSB. Justifica seu sumiço do plenário na segunda-feira, quando quatro vereadores, à sua revelia, instalaram a CPI, e também seu ato anulando a mesma investigação, no dia seguinte, com o pretexto de que só iria servir de palanque eleitoral.

“A gente ia fazer uma investigação que depois teria que voltar para o mesmo Ministério Público que investigou. Isso não está certo, só ia atender a quem está querendo palanque para oposição”, desabafou. Galindo disse que não cumpriu a palavra de que iria instalar a CPI porque os vereadores que convocou se recusaram a compor a comissão. “O regimento aqui é diferente da Câmara dos Deputados. Não são os partidos que indicam os integrantes da CPI, mas o presidente”, afirmou.

A presidente da Casa Legislativa de Arcoverde cuidou de salvar a pele da prefeita Madalena Brito. Disse que, em nenhum momento, ela fez qualquer tipo de pressão ou pedido para não instalar a CPI. “Há mais de dez dias que não falo nem vejo a prefeita e jamais recebi qualquer tipo de orientação para contrariar os interesses da Câmara”, garantiu. A entrevista vai ao ar durante o programa Frente a Frente, que começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM. Em Arcoverde, a transmissão é pela Itapuama FM 92.7.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

STF autoriza suspensão de energia por inadimplência

O Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu, há pouco, liminar autorizando a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) a suspender o fornecimento de energia elétrica dos clientes residenciais inadimplentes. Assim como já ocorre em todo o País, as ações de cortes devem seguir os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa ressalta que os consumidores com conta em aberto já estão sendo reavisados da existência do débito e terão a oportunidade de quitar a dívida, com condições especiais de pagamento, como parcelamento dos débitos. A negociação deve ser realizada prioritariamente pelo site www.celpe.com.br.

“O corte de energia é o último recurso utilizado pela empresa, antes são adotadas medidas administrativas para a quitação da dívida. Para evitar a suspenção do fornecimento de energia, a empresa está disponibilizando condições, realmente, diferenciadas aos clientes nesse momento de dificuldade”, comenta o superintendente da Celpe, Pablo Andrade.

A maioria dos mais de 3,7 milhões de clientes se mantém com as contas em dia. Mas, para os que enfrentaram dificuldades, a concessionária está disponibilizando um Portal de Negociação para pagamentos e parcelamento de débitos. A condição é válida para clientes residenciais com mais de duas contas de energia em aberto. O portal é mais uma iniciativa da distribuidora para minimizar o impacto econômico provocado pela pandemia da Covid-19 no orçamento doméstico dos clientes.

O Portal de Negociação da Celpe oferece uma série de vantagens no pagamento de faturas, tais como quitação à vista, pagamento integral no débito com o cartão virtual Caixa Elo (Auxílio Emergencial) ou parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito (nesses dois últimos casos por meio da Flexpag, bom bônus de R$ 35 para os primeiros clientes que negociarem o débito). Na negociação, são aceitos os cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex.

Além dos clientes da Tarifa Social de Energia Elétrica, a Aneel decidiu manter a proibição de cortes de energia para imóveis residenciais nos quais morem pessoas que dependam de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida até o final de 2020. Entretanto, a empresa reforça que não se trata de isenção da conta de energia e recomenda que os clientes evitem acumular dívidas com a distribuidora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

A nova Presidente Kennedy

Por Dirac Cordeiro*

A primeira fase do projeto de requalificação do principal corredor de transporte de Olinda – Avenida Presidente Kennedy – está prestes a ser inaugurada. O projeto como todo tem como objetivo readequar a sua infraestrutura, promovendo melhorias na segurança viária, na acessibilidade dos pedestres, na fluidez do trânsito e nas características urbanísticas.

Conforme a estimativa do Censo IBGE 2017, Olinda possuía 390.771 habitantes e uma frota aproximada de 139.897 veículos. Dito de outro modo, havia 1 veículo para cada 3 habitantes, o que equivale dizer que o crescimento da frota chega a aproximadamente 4% ao ano. Atualmente, o transporte público conta com uma frota circulante na cidade de Olinda em torno de 400 ônibus (municipais e intermunicipais). Estima-se ainda uma média de 180 mil usuários diários que circulam no interior do município de Olinda.

No sistema de transporte público da RMR, especificamente no corredor de transporte da Presidente Kennedy, cuja dimensão é de 4,4 Km, existem duas faixas por sentido. Logo, um transporte público de qualidade no corredor da Presidente Kennedy não apenas garante um deslocamento mais confortável e seguro aos passageiros, mas também possibilita que usuários de outros modos de transporte migrem para o transporte público.

No entanto, o crescimento acentuado e “fora de simetria” no entorno do corredor tem gerado dificuldades para a cidade de Olinda em diversas áreas, como na de transporte, do trânsito e do meio ambiente. A minimização dos graves problemas foi a principal premissa para o projeto da Nova Kennedy, a saber:

1) drenagem superficial insuficiente em diversos pontos, os quais acumulam água, mesmo com chuvas de baixa intensidade;

2) calçadas com larguras insuficientes que são ocupadas por comerciantes;

3) pedestres executando travessias inseguras em diversos pontos;

4) canteiro central com traçado geométrico obtuso em relação a sua concordância;

5) número elevado de acidentes.

Além dessas dificuldades, a concepção operacional anterior foi pautada na infraestrutura existente e propiciou uma extensa degradação do comércio local por meio dos fechamentos de várias lojas.

Nesse contexto, é surpreendente o número de acidentes com vítimas envolvendo atropelamentos e motos. As prováveis explicações desses acidentes são:

1) mudança de funcionalidade do transporte coletivo através das colocações das paradas no eixo central de uma via com uma calha proporcionalmente estreita, para a acomodação de todos os modos de transporte;

2) distorções no traçado do eixo central que responderam negativamente no trânsito por meio de congestionamentos no entorno das paradas. Ademais, em uma perspectiva sistêmica, os acidentes de trânsito interferem na produtividade da operação do ônibus gerando custos adicionais, atrasos e desconforto aos usuários.

Ações paliativas inicialmente foram introduzidas na estrutura do corredor buscando minimizar os problemas citados. Essas ações possibilitaram melhorias em um curto período, isto é, melhorias remotas na qualidade do serviço, na quantidade de usuários e na redução de custos. No entanto, as variáveis, como confiabilidade, velocidade, demanda de passageiros e segurança, em termos de acidentes, que são essenciais para um sistema de transporte coletivo, somente serão controladas e minimizadas se mudanças na concepção operacional do corredor forem implementadas.

Diante desse contexto e atendendo ao clamor da população de Olinda na busca de melhorias em condições de vida (moradia, mobilidade e acessibilidade), foi necessária uma mudança estrutural e operacional na Presidente Kennedy. Na primeira fase de execução da obra do corredor já se nota:

1) maior acessibilidade dos usuários que circulam nas calçadas;

2) a visão total na largura e na profundidade da avenida, visão que surpreende a todos, pois a concepção anterior dos equipamentos colocados no eixo da via impedia a visualização dessas métricas;

3) e uma grande aprovação das pessoas que se encontram circulando nesse trecho. Deve ser ressaltada a coragem do prefeito Professor Lupércio em assumir a construção dessa grande obra com amplo aval da sua equipe coordenada pelo engenheiro Evandro Avelar.

Vale destacar os méritos da coordenação desse projeto, da fase embrionária até a fase política, através de um leque de discussão com todas entidades envolvidas, tais como Ministério Público, representações do CDL, moradores das diversas comunidades e até os representantes dos diversos Gestores da área de trânsito e transportes. Diante da conjunção de todas as ideias promovidas pelos agentes envolvidos, foi possível elaborar um projeto, que com certeza vai melhorar a vida dos moradores e visitante de Olinda.  Parabéns a todos os técnicos envolvidos diretamente e indiretamente na execução da Nova Presidente Kennedy.

*Doutor em Engenharia de Transporte


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/08


2020

Danilo contesta Siqueira: “Nunca me iludi com PT”

Com o cuidado de não ferir o presidente nacional do seu partido, o PSB, Carlos Siqueira, o deputado federal Danilo Cabral disse que nunca alimentou esperanças de o PT integrar a aliança com o PSB no Recife em apoio ao deputado João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos. “Compreendo a preocupação de Siqueira, mas desde o início deste processo eu sabia que o PT não iria abrir mão de candidatura própria. No Recife, na verdade, PT e PSB só estiveram juntos na eleição de João da Costa, quando Eduardo Campos indicou Milton Coelho para vice. Nunca me iludi com o PT”, afirmou.

As declarações de Danilo foram dadas ao Frente a Frente ao ser provocado sobre a afirmação do presidente Carlos Siqueira. Em entrevista ao Estadão, Siqueira disse que o PT só atuava em função dos seus interesses e que está se comportando nas eleições deste ano como o vetor de divisão das esquerdas. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, reagiu e disse que o se o recado do presidente socialista foi no sentido de desestabilizar a candidatura de Marília Arraes deu o tiro errado.

A entrevista de Danilo vai ao ar ao longo do programa, que começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 40 emissoras, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM. Se você deseja ouvir o programa pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio pelo play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha