Governo de PE

23/04


2019

Bolsonaro vai desburocratizar criar pequenos negócios

O presidente Jair Bolsonaro deve assinar nesta semana a chamada MP da liberdade econômica.  O objetivo do Ministério da Economia é desburocratizar e diminuir os custos de atividades chamadas de baixo risco em propriedade privada, como padarias, tabacarias e pequenas lojas de departamentos.

Pelas novas regras, essas pequenas empresas de baixo risco não precisarão mais, por exemplo, de alvará de funcionamento nem de alvará sanitário.

Com isso, o Estado poderá se concentrar em fiscalizar empresas de alto risco. (Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

Confira os últimos posts



24/05


2019

FBC comemora agenda de Bolsonaro em Pernambuco

Antes da decolagem com a comitiva presidencial, na manhã de hoje, o senador e líder do Governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB), gravou um vídeo ao lado do presidente Jair Bolsonaro. As imagens foram publicadas pela blogueira Neya Gonçalves em sua página. O grupo desembarcou no Recife volta das 09h20, esta é a primeira visita de Bolsonaro ao Nordeste depois das eleições. Confira no vídeo ao lado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Congresso Nordestino de Educação Médica

24/05


2019

Governadora do RN: Não adianta ter boas ideias sem financiamento

Blog da Folha

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), veio ao Recife para participar do lançamento do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), hoje. A reunião, que conta com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), reúne governadores de todos os estados ligados à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Em entrevista aos veículos da imprensa antes do início da reunião, Fátima declarou suas impressões sobre o plano.

"Não adianta ter boas ideias e um plano bonito sem financiamento, sem orçamento", disse. "A ideia do plano de desenvolvimento para o Nordeste é extremamente necessária e oportuna. Agora, precisamos discutir, além do conteúdo programático do plano, o financiamento", acrescentou.

A petista ainda adiantou uma proposta dos governadores para auxiliar o desenvolvimento da região. "Uma das principais propostas que o Fórum de Governadores do Nordeste traz é destinar 30% do Fundo Nacional de Desenvolvimento para o Nordeste para os estados".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Jair Bolsonaro chega ao Recife e segue para o IRB

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou, por volta das 9h20 de hoje, na base aérea do Cindacta III, no Recife, e já se encaminhou para a primeira agenda do dia na capital pernambucana, a visita ao acervo do Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. Lá, ele será recepcionado pela Orquestra Criança Cidadã. As informações são do Blog da Folha

Depois dessa primeira agenda, Bolsonaro participa para uma reunião do Conselho Deliberativo da Sudene – Condel, às 10h45, também no IRB. No local, há forte aparato de segurança e pequenas movimentações de grupos pro e contra Bolsonaro. Jornalistas estão isolados numa área, sem acesso direto aos convidados, como os governadores.

Depois Bolsonaro embarcará, às 13h, para Petrolina, no Sertão, onde inaugura o Residencial Morada Nova do Programa Minha Casa, Minha Vida, além de anunciar um incentivo da Caixa Econômica federal para a fruticultura da região. Por fim, às 16h, está programado o embarque para o Rio de Janeiro, do Aeroporto Senador Nilo Coelho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

A verdade sobre a situação em Gravatá

Por Lula do Padre*

O secretário de Governo de Gravatá, Joeides Pereira da Paz, parece que finalmente encontrou alguma coisa pra fazer na Prefeitura, além de cuidar dos aspectos mais miudinhos da velha política: ser portador de ataques ao único deputado estadual que nos últimos anos tem feito algo de concreto por Gravatá – o deputado Waldemar Borges, a quem o secretário acaba de lançar candidato a prefeito, para a alegria de todos que querem ver nossa cidade encontrar os trilhos do desenvolvimento.

Mas, além desse bem-vindo lançamento (não sei se o deputado concorda!), o secretário vem, por encomenda do prefeito Joaquim Neto, que, não sem razão, é conhecido como Pinóquio pela população gravataense, tentar “inventar” verdades que não resistem à acareação com os fatos.

Ora, toda cidade sabe que Gravatá atrasou em dez anos suas obras de saneamento, exatamente porque o prefeito Joaquim Neto impediu que elas fossem realizadas à época do Projeto Alvorada. O embargo, comentava-se em toda cidade, ocorreu por causa de desentendimentos que teriam ocorrido entre o gestor e a empresa que estava à frente do serviço. Foi preciso o governador Paulo Câmara, já como governador, chamar o feito à ordem e dar início a um serviço básico que os gravataenses já poderiam estar dispondo dos seus benefícios há mais de uma década.

Em relação à pavimentação da PE-087, a razão alegada para Joaquim não ter conseguido tirar a obra do papel também foi dificuldade com a empresa ganhadora da licitação. Na ocasião, o próprio TCE levantou questionamentos quanto ao certame licitatório e, de novo, Gravatá foi privada de receber o benefício de uma obra importante para a cidade. E, mais uma vez, foi Paulo Câmara, então secretário de Turismo, quem tirou, por solicitação do deputado Waldemar Borges e do ex-prefeito Ozano Brito, o projeto da gaveta e fez com que ele começasse de fato a andar.

Enfim, a “defesa” do secretário é um tiro que sai pela culatra, pois só revela a incapacidade (ou qualquer outra razão) de Joaquim de tirar as obras do papel, ao mesmo tempo que expõe o enorme vazio de iniciativas que possam ser apresentadas como realizações efetivas de sua gestão. O fato concreto é que essa gestão não fez absolutamente nada por Gravatá ao longo desses três anos de (des)governo e tenta responsabilizar Paulo Câmara por sua incapacidade gerencial.

Na verdade, dessa gestão, além da incompetência  e do caráter mesquinho e perseguidor, só se tem conhecimento da contratação de bandas para fazer shows, algumas com preços acima dos praticados em outras praças. É uma gestão que, às vésperas da sua sucessão, ainda não conseguiu dizer a que veio. É nulo o resultado de suas ações, enquanto, lamentavelmente, os serviços prioritários, como saúde e educação, só pioram no município. 

No mais, é a esquizofrenia política de um grupo que vota em candidatos da base de apoio do governador e, ao mesmo tempo faz oposição ao governo. De fato, a atual gestão de Joaquim consegue ser pior que a anterior dele. E, se por conta da primeira, sofreu acachapante derrota em 2012, pela atual, certamente sofrerá derrota ainda maior quando o povo, que de boa fé foi enganado com as promessas mentirosas da campanha, puder expressar, pelo voto, o seu sentimento em relação à mediocridade dessa farsa que se instalou em Gravatá.

E, para não dizer que não há algo de positivo nesse episódio, vale destacar que dessa vez o prefeito arranjou missão menos ridícula para Joeides. Para quem um dia desses estava sendo mobilizado para botar um apito na boca e ficar andando nas ruas apitando e hostilizando o governador, ser escalado agora para assumir no blog a tarefa impossível de defender uma das gestões mais desaprovadas de Pernambuco, não deixa de ser uma evolução.

*Ex-secretário de Finanças de Gravatá


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ArcoVerde

24/05


2019

ONU premia Prefeitura de Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ganhou o prêmio de internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) por excelência de gestão do serviço público. A premiação do 2019 United Nations Public Service Awards é dirigida a iniciativas públicas que promovam ações de destaque nas áreas de direitos humanos e erradicação da pobreza. O programa eleito como o melhor do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico”, foi o Coleta Seletiva, desenvolvido pela Prefeitura.

A honraria será entregue ao prefeito Anderson Ferreira, durante cerimônia a ser realizada entre os dias 24 e 26 de junho, em Baku, capital do Azerbaijão. O evento reunirá cerca de 450 participantes, entre oficiais de alta patente, ministros, prefeitos, membros da sociedade civil, acadêmicos, representantes da iniciativa privada e organizações internacionais.

A conquista foi comemorada pelo prefeito Anderson Ferreira, que, ao ser informado da notícia, fez questão de ir o galpão onde é realizada a triagem do material coletado, no bairro da Muribeca, e compartilhar o momento com os profissionais que integram o programa. “Quando iniciamos nossa gestão, há pouco mais de dois anos, assumimos um compromisso muito importante, de trabalhar para criar ferramentas que, de fato, tivessem o poder de mudar a vida das pessoas. A conquista de um prêmio tão importante, desse reconhecimento por parte da ONU, deixa claro que estamos no caminho certo, principalmente por ser a primeira vez que Jaboatão dos Guararapes alcança essa honraria”, assinalou o prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Asfaltos

24/05


2019

Bolsonaro hoje em Pernambuco: 1ª viagem ao NE

...como presidente

Presidente cumprirá agendas em Pernambuco (Recife e Petrolina). Nordeste foi a única região na qual Bolsonaro não venceu na eleição de 2018.

Guilherme Mazui, G1 — Brasília

O presidente Jair Bolsonaro fará nesta sexta-feira (23) sua primeira viagem desde a posse, em 1º de janeiro, a um estado do Nordeste. A estreia do presidente na região será em Pernambuco, com agendas nas cidades de Recife e Petrolina.

A agenda do presidente prevê os seguintes compromissos:

  • 10h: Presidente visita o acervo do Instituto Ricardo Brennand;
  • 10h45: Bolsonaro participa em Recife da reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene);
  • 14h30: Bolsonaro participa em Petrolina da entrega de unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.
  •  
  • Na quarta-feira (21) passada, Bolsonaro recebeu deputados e senadores da bancada nordestina em um café da manhã no Palácio do Planalto. O encontro serviu de prévia para a viagem. O presidente afirmou aos parlamentares que gostaria de ouvi-los, já que eles conhecem os problemas da população na região.
  •  
  • Os parlamentares, segundo o deputado Júlio César (PSD-PI), solicitaram o fortalecimento de órgãos na região, em especial do Banco do Nordeste, e a conclusão de obras de infraestrutura, como a transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.
  •  
  • Para esta sexta, Bolsonaro deverá debater, junto com governadores da região, um plano regional de desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Segundo a Sudene, o plano regional tem previsão de seis eixos estratégicos:
  • Inovação;
  • Desenvolvimento de capacidades humanas;
  • Dinamização e diversificação produtiva;
  • Desenvolvimento social;nservação ambiental;;
  • Desenvolvimento social
  • Desenvolvimento institucional.

Nordeste

O Nordeste foi a única região na qual Bolsonaro não venceu no segundo turno da eleição presidencial de 2018. Na oportunidade, o candidato Fernando Haddad (PT) registrou 69,7% dos votos válidos da região, contra 30,3% de Bolsonaro.

O Nordeste também é a região que, em abril, registrava a maior reprovação ao governo de Bolsonaro. Segundo pesquisa Datafolha divulgada em 7 de abril pelo jornal "Folha de S.Paulo", 39% dos entrevistados avaliaram o governo do presidente com ruim ou péssimo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Nas ruas e redes contra Bolsonaro hoje no Nordeste

 Iva Velloso - Blog os Divergentes

O presidente Jair Bolsonaro desembarca nesta sexta-feira (24) na capital pernambucana para sua primeira vista oficial à Região Nordeste. Será um teste de fogo para Bolsonaro, que perdeu a eleição nos nove estados para o candidato Fernando Haddad (PT) e ainda ostenta uma rejeição de quase 40% na região, a pior avaliação no país.

Apesar da pauta positiva da viagem, os protestos contra a visita do presidente ganharam as ruas e as redes sociais. As hashtags #AquiNão e #NordesteCancelaBolsonaro já tomaram conta da internet e estão nos trendings topics da região.

Estão sendo organizados protestos nas duas cidades visitadas por Bolsonaro. No Recife o protesto será comandado pelos estudantes da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) em frente ao Instituto Ricardo Brennand, onde vai acontecer a reunião da Sudene.

Já em Petrolina, onde Bolsonaro deverá participar da entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida, os protestos começaram hoje. Manifestantes invadiram a Câmara Municipal para impedir a aprovação de um projeto concedendo a Jair Bolsonaro o título de cidadão petrolinense. A pressão fez efeito e a proposta foi retirada de pauta. O líder do PT no Senado, Humberto Costa, que é pernambucano, comemorou o feito dos manifestantes nas redes sociais. “Bolsonaro dançou”, escreveu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

bm4 Marketing 4

24/05


2019

Bolsonaro no NE: tenta articular com governadores

Jair Bolsonaro vai aproveitar o tour pelo Nordeste para tentar convencer os governadores a aderir ao acordo em prol da MP do Saneamento. Ela está pautada para a próxima semana, mas Rodrigo Maia já avisou que não vota se não tiver apoios fechados. As articulações para evitar um rompimento definitivo de diálogo entre o governo e os principais líderes de partidos e de bancadas estão intensas.

Apesar de a MP 870 ter sido aprovada, um dos articuladores do governo relata um “clima muito ruim” como rescaldo das “caneladas” entre Rodrigo Maia e os interlocutores de Jair Bolsonaro.

Diante das tensas relações do governo com as instituições, a oposição sonha criar uma agenda conjunta e buscar apoios em forças da sociedade. Vai procurar o STF, a OAB, a CNBB, movimentos sociais e também acadêmicos.  (Coluna do Estadão)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Globo responde a Lula: prestigia Chico Buarque sim

Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo

A TV Globo fez um levantamento para mostrar que Chico Buarque já apareceu “incontáveis” vezes em seus telejornais. Os dados foram reunidos em resposta a declarações do ex-presidente Lula. Na quarta (22), Lula enviou carta ao artista dizendo que ficou feliz ao ver a notícia de que ele ganhara o Prêmio Camões. “Mas [fiquei] muito mais feliz porque a Globo teve que colocar você no ar em horário nobre, pela primeira vez vi sua cara na Globo”.

De acordo com o levantamento, desde 2010 Chico Buarque já apareceu nove vezes no Jornal Nacional, quatro no Fantástico, dez em telejornais do Rio, cinco no Bom Dia Brasil e sete no Jornal da Globo.

Em algumas delas, Chico apareceu apoiando o movimento Lula Livre, a candidatura de Fernando Haddad a presidente, em atos contra o impeachment de Dilma Rousseff e em homenagens à vereadora Marielle Franco.  “Chico Buarque sempre mereceu e merecerá toda a atenção e respeito da TV Globo, pelo que representa para a cultura brasileira”, diz a emissora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Focada em inteligência, PF finaliza substituições

Hoje, assume em Pernambuco Carlos Henrique de Souza

Coluna do Estadão – Alberto Bombig

O diretor-geral da Polícia FederalMaurício Valeixo, conclui até o início de junho as substituições nas superintendências da corporação. Com as trocas, consolida uma gestão de perfil focado em inteligência. O escolhido para o Ceará, Dennis Cali, coordenou a Operação Hashtag, de combate ao terrorismo na Olimpíada. Hoje, assume em Pernambuco Carlos Henrique de Souza, o número 2 no Rio (também atuou nos Jogos).

No Pará, Valeixo promoveu Wellington Santiago, que participou do inquérito envolvendo os irmãos Wesley e Joesley Batista. A delegada Mariana Paranhos Calderon será designada para o Piauí. Haverá substituições ainda em Santa Catarina e Goiás.

Será publicada hoje no Diário Oficial da União a convocação dos 1.037 excedentes do último concurso da Polícia Federal. Foi um dos compromissos de Sérgio Moro para os primeiros cem dias de governo Jair Bolsonaro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

PT adverte: mobilização não deve ser subestimada

'Eles não têm a mesma força da época do impeachment da Dilma e nem da eleição de 2018. Mas têm base e máquina', diz Gleisi

Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo

O PT e outros setores da oposição dizem que a capacidade de mobilização de apoiadores de Bolsonaro, que convocaram para o domingo (26) manifestações de apoio a ele, não deve ser subestimada. “Eles não têm a mesma força da época do impeachment da Dilma [Rousseff] e nem da eleição de 2018. Mas têm base e máquina”, diz a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Ela afirma que a oposição deve entrar na disputa política e mostrar que as bandeiras do movimento de domingo, como a reforma da Previdência, são de “apoio à subtração de direitos do povo pobre do Brasil”. 

Guilherme Boulos, do PSOL, tem análise semelhante. “O bolsonarismo está usando sua máquina nas redes para mobilizar. Bolsonaro se elegeu usando a máscara anti-sistema e agora tenta governar mobilizando o mesmo sentimento”. Afirma ainda que a estratégia pode funcionar “para seus apoiadores na rua. Mas gera contradição com sua agenda, que é totalmente pró-sistema e depende do parlamento para passar”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Afagando os caminhoneiros

No dia seguinte à mobilização pró-Bolsonaro, o governo vai contemplar categoria que atua para inflar os atos, os caminhoneiros. Na segunda (27), o documento eletrônico que amplia o controle do piso do frete entra em teste no ES.

Parlamentares tentam convencer a equipe econômica a usar o Fundo de Participação dos Estados como principal critério de divisão das verbas da exploração do petróleo, o chamado Fundo Social. Querem que dois terços dos recursos sejam partilhados dessa maneira.

Cobertor curto - A repartição foi prometida aos governadores por Paulo Guedes, mas o critério ainda está em debate. A equipe econômica quer usar parte da verba para ressarcir os estados exportadores atendidos pela Lei Kandir. Parlamentares lembraram o governo de que o FPE atende prioritariamente Norte, Nordeste e Centro-Oeste –regiões que podem render votos no Congresso. A expectativa é que sejam distribuídos R$ 6 bilhões. (Folha)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Sem saída

O cenário de ingovernabilidade tornou-se alvo de debate nas duas Casas do Legislativo e também no Supremo. Nos últimos dias, ministros e parlamentares intensificaram os contatos. Em encontro na quarta (22), na residência de Davi Alcolumbre (DEM-AP), 15 senadores de diversos partidos, da direita à esquerda, debateram as opções à mesa.

A reunião, revelada pelo Estado de S. Paulo, partiu da premissa de que o país ruma ao impasse.

Não houve definição de rumo, mas diagnósticos:

1) o vice, Hamilton Mourão, não conquistou a confiança do Congresso, 2) Bolsonaro não é do tipo que combina com renúncia, 3) a crise é intermitente e seguirá aos soluços; 4) os atos deste domingo (26), qualquer que seja o resultado, tendem a piorar o ambiente.  (Daniela Lima – FSP)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Equipe de Paulo Guedes está perdida

Só um plano que ataque o desemprego

O clima em Brasília foi agravado nos últimos dias pela avaliação de que a equipe de Paulo Guedes também está perdida, sem conseguir implementar a retomada da economia.

Tornou-se corrente a avaliação de que a reforma da Previdência não será suficiente para a recuperação sem um plano que ataque o desemprego e o endividamento.

Líderes de partidos de centro e centro-direita encerraram a votação da medida provisória, nesta quinta (23), avisando que, mantida a atitude atual, vão cruzar os braços para que o governo veja se, de fato, tem votos para operar.(Painel – FSP)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Crise no Congresso alarma equipe econômica

Que prevê ‘luta política braba’

Daniela Lima – Painel – Folha de S.Paulo

Os constantes embates entre o governo e o Congresso tornaram-se a principal preocupação da equipe econômica. A guerra retórica que encerrou a primeira etapa da votação da medida provisória que reorganizou a Esplanada, na quarta (22), fez aliados de Paulo Guedes (Economia) classificarem a atuação do PSL como “corrosiva”, e a debilidade da articulação como obstáculo à agenda do Planalto.

O tom é de chamado à realidade: “O governo precisa querer governar”, disse um membro do time.

Passou da conta -  O desalento tomou conta da equipe econômica após a bronca dada pelo líder do DEM, Elmar Nascimento (BA), na bancada do PSL. “Aquilo foi o auge. Agora vai ser luta política da braba”, disse um integrante do grupo montado por Guedes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha