Governo de PE

15/04


2019

Ministra da Agricultura cumpre agenda em Petrolina nesta segunda

Petrolina será a primeira cidade pernambucana a receber a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A gestora cumprirá duas agendas no município sertanejo, hoje, na companhia do prefeito Miguel Coelho. O objetivo é conhecer de perto as necessidades dos produtores rurais da região.

Tereza Cristina inicia sua agenda na capital do Sertão do São Francisco em uma reunião com o Sindicato Patronal Rural de Petrolina, onde terá encontro com lideranças ligadas à produção de cana-de-açúcar, frutas e ainda da avicultura e pecuária. À tarde, a ministra cumpre agenda no município vizinho de Juazeiro (BA) para visitar o Distrito de Irrigação de Maniçoba e uma fazenda de produção de frutas e embalagens. Tereza Cristina ainda conhecerá na cidade baiana o Centro de Excelência em Fruticultura, onde se reunirá com produtores do setor, e anunciará investimentos. A última atividade será às 18h, em um encontro com exportadores da região, na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina. 

Tereza Cristina é a segunda ministra a visitar Petrolina desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, o executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, anunciou na cidade sertaneja investimentos em pavimentação e o Plano Nacional de Segurança Hídrica. No mês passado, também esteve em Petrolina o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

Confira os últimos posts



13/05


2008

Saída de Marina derruba cúpula do Meio Ambiente

Com o pedido de demissão apresentado por Marina Silva, a cúpula do Ministério do Meio Ambiente também resolveu sair do governo. O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Margarido, também estão demissionários, informou uma fonte do governo. Ainda nesta terça, o Conselho de gestão do Ibama deve se reunir para discutir a transição no comando do Meio Ambiente. (O Estado de São Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

Ministra demissionária está em casa e só fala depois

Depois de entregar sua carta de demissão ao presidente Lula, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi para casa e não pretende se pronunciar antes da resposta da Presidência da República. O recebimento do pedido de demissão, em caráter irrevogável, ainda não foi confirmado pelo Palácio do Planalto.

 

O senador Sibá Machado (PT-AC), suplente e amigo pessoal de Marina Silva, disse que falou com a ministra por telefone e ela confirmou a informação. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) se disse surpresa com o fato. (Agência Brasil)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

Baixa no governo: demissão de Marina é irrevogável

 A Ministra do Meio Ambiente Marina Silva pediu demissão do cargo. A decisão, segundo a Globonews, foi comunicada por meio de carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marina era titular da pasta desde o início do primeiro mandato do presidente, em 2003. Segundo a assessoria da ministra, o pedido é em caráter irrevogável. O Palácio do Planalto não confirmou o recebimento da carta.

A demissão de Marina ocorre poucos dias depois da apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. O motivo da saída ainda não foi divulgado. Durante sua gestão à frente do Ministério, Marina contrariou a equipe econômica - em especial a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - pela demora do Ibama em conceder licenças ambientais para obras consideradas prioritárias pelo governo.

Ex-seringueira e senadora mais votada no Acre, a petista Marina Silva também se envolveu em polêmica durante as discussões sobre a liberação dos transgênicos. Sob pressão de políticos e empresários, chegou a declarar: ''perco a cabeça mas não perco o juízo''.(O DIA)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

BB omitiu informações sobre Lula, diz oposição

Orquestrada, a base governista na CPI Mista dos Cartões Corporativos conseguiu impedir a convocação do presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, para explicar a divergência entre gastos dos cartões corporativos enviados à comissão e ao Tribunal de Contas da União.

 

De acordo com o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), o Banco do Brasil omitiu da CPI 1.016 itens de gastos considerados não sigilosos da Presidência da República e da Polícia Federal, totalizando R$ 827.773,24. O deputado afirmou que os dados foram enviados ao TCU como não-sigilosos. Porém, não foram remetidos à CPI sob a alegação de que eram protegidos por sigilo.

 

A presidente da comissão, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), afirmou que considera grave a divergência encontrada nas informações enviadas à CPI. “Esta CPI não pode ser induzida a erro em hipótese alguma, por qualquer órgão. Se eu recebi um documento que contradiz outro documento, alguém tem que vir explicar”, defendeu. (Do Congresso em Foco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

Marina Silva pede demissão do ministério

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou há poucos instantes uma carta de demissão ao presidente Lula, em caráter irrevogável.

Mais informações em breve.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

Candidato com ficha suja não tem vez em Alagoas

Heliana Gonçalves - Agência Nordeste

 

Durante encontro ontem, num evento promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargador Antônio Sapucaia, disse que os juízes eleitorais estão orientados a indeferir o pedido de inscrição daqueles candidatos que respondem a processo criminal, cível ou por improbidade administrativa.

 

Políticos indiciados na Operação Taturana, da Polícia Federal, que já se declararam candidatos, poderão ser afetados com a decisão. É o caso do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (foto), do PP, candidato à reeleição. Ele é um dos indiciados acusado de ter feito empréstimo e pagar com dinheiro da verba de gabinete.

 

Outro que já se declarou candidato foi o prefeito de São Luiz do Quitunde, Cícero Cavalcante. Ele responde a processo na Polícia Federal por desvio de verba da merenda escolar. O esquema foi descoberto durante a Operação Guabiru.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

nelson qantonio bandeira de andrade limq

Parabéns a Alagoas, se fosse em Paulista, O Spectro nem viria candidato, era tão bom, - uma resposta digna a corrupção... Atenção Desembargadores de Pernambuco, revolucionem, tenham coragem para ditar o direito e colocar Pernambuco na vanguarda das grandes revoluções... honrem Jaquim Nabuco e outros

roberto de pessoa

Suja como? Se fosse pra valer mesmo, metade desses candidatos não poderiam selo-lo.

Raimundo Eleno dos Santos

...então a futura legislatura vai ser só de neófitos...



13/05


2008

TCE apóia inelegibilidade de candidato com ficha suja

O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), Severino Otávio, disse em entrevista ao jornal Extra, de Caruaru, que o Congresso Nacional e a Justiça Eleitoral estão despertando para a importância de um fato para o qual os Tribunais de Contas chamam atenção há muito tempo: a necessidade de serem declarados inelegíveis os gestores públicos que estejam respondendo a processo judicial por improbidade administrativa.

 

"A Constituição proíbe as pessoas com as contas rejeitadas de disputarem mandato eletivo, mas abre um precedente para os que recorrerem à Justiça. Então, todos recorrem para ter o direito de se candidatar. Não havia eficácia no envio dessa relação porque a maioria dos candidatos recorria. Mas, hoje, a Justiça e o Congresso pensam diferente. Isso vai moralizar, a cada dia, as eleições em nosso país", acrescentou Severino Otávio. (Do Portal do TCE)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

ATÉ QUANDO ESTE APOIO ?

FLAVIA PATRICIA NOVELINO DE ANDRADE LIMA

Só assim afastaríamos os corruptos, é bom avisar aos Juízes que Speck possui oito ações de improbidade no TJPE dentre elas a 231.007930-3, em que seus bens estão bloqueados e indisponiveis, uma por improbidade na Justiça Federal, e a conta de 2001 foi rejeitada - corrupto fora de Paulista!!

paulo ferraz

eu tambem.

Raimundo Eleno dos Santos

Eu quero é ver...



13/05


2008

Ouça Magno Martins na Rádio Olinda

Clicando aqui , você escuta, sempre de segunda-feira a sexta-feira, o
comentário deste blogueiro no programa do radialista Edivaldo Moraes, um dos maiores comunicadores de Pernambuco, na Rádio Olinda. Meu comentário vai ao ar por volta das sete da manhã.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

CPI quer ouvir 5ª-feira os acusados de vazar dossiê

A CPI mista dos Cartões deseja ouvir na próxima quinta-feira (15) o secretário de controle interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, e André Eduardo da Silva Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Os dois são acusados de vazamento do dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso.

 

A sessão depende do recebimento pela comissão dos depoimentos prestados por eles à Polícia Federal. “A princípio está marcado para quinta-feira, mas precisamos receber primeiro os depoimentos deles à Polícia Federal”, afirmou a presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (foto). (Do Portal G1)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Marisa Serrano vai ficar de guéla seca de tanto falar e ouvido doendo de tanto ouvir bla´, blá, blá...tudo vazio, inconsistente, inconsequente. Tomara que alguém quebre o gelo e leve sorvete de milho, já foi de mandioca(tapioca).



13/05


2008

Assembléia debate limites entre Recife e Jaboatão

Diversos bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR), como a Vila das Aeromoças, Zumbi do Pacheco e Jardim Monte Verde, passam por dificuldades nas áreas de saneamento, segurança e saúde. A maior causa para esses problemas são as dúvidas quanto aos limites territoriais existentes entre os municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

 

O assunto foi abordado mais uma vez, ontem (12), em audiência pública realizada pela Comissão de Negócios Municipais da Assembléia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo deputado Everaldo Cabral (PTB). A reunião foi solicitada pelo deputado petista Isaltino Nascimento (foto). Ao todo, dez bairros que somam quase 24 mil habitantes enfrentam esses desafios.

 

A presidente da Federação Ibura/Jordão, Severina Veiga, disse que “a luta tem mais de 20 anos. Nosso objetivo é que os deputados federais agilizem, em Brasília, a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata do assunto”, informou. Ela acrescentou que os moradores das localidades realizaram um plebiscito informal e a maioria manifestou a vontade de pertencer ao Recife.

 

Segundo o procurador-geral do Estado, Tadeu Alencar, “é necessário agilizar na Câmara Federal a aprovação do Projeto de Lei Complementar 130/96, que regulamenta a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios”, salientou. Ele disse que, sem a aprovação da proposta, qualquer lei estadual será considerada inconstitucional. (Do portal da Assembléia)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

Candidatos contestam restrições de campanha na Web

A menos de um mês do início do período eleitoral, que começa no dia 10 de junho com a realização das convenções que definirão os candidatos e as coligações partidárias para as eleições de outubro, ainda não há regras claras sobre a propaganda eleitoral na internet.

 

Até o momento, existe apenas parecer técnico da assessoria especial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o alcance da resolução que regulamenta a propaganda eleitoral na rede mundial de computadores.

 

A norma tem sido contestada por pré-candidatos e especialistas em direito eleitoral, que ameaçam recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar as restrições impostas pela Justiça Eleitoral. (Congresso em Foco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

Dois governadores entre os 61 indiciados por fraudes

 O Ministério Público Federal denunciou 61 pessoas investigadas pela Operação Navalha, entre elas, o ex-ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, o empresário Zuleido Veras e os governadores Jackson Lago (MA) e Teotônio Vilela Filho (AL). Todos são suspeitos de fraudar licitações e superfaturar obras do governo federal por intermédio da construtora Gautama. A denúncia foi encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça.

Desde maio de 2007, quando foi deflagrada a operação, o Ministério Público Federal trabalhava na denúncia. As investigações começaram em novembro de 2006. Segundo a PF, o esquema tinha três etapas: primeiro, garantia o direcionamento de verbas públicas para obras de interesse da quadrilha; segundo, obtinha a vitória das empresas envolvidas nas licitações para executar as obras e, por fim, assegurava a liberação de pagamentos de obras superfaturadas, irregulares ou mesmo inexistentes.

- Recebidos os pagamentos, o grupo se incumbia de distribuir as propinas devidas, nos percentuais previamente ajustados com os servidores públicos e agentes políticos envolvidos - afirma a denúncia do MP.

O grupo era organizado em três níveis. No primeiro, atuavam pessoas diretamente ligadas à construtora Gautama. No segundo, estavam os auxiliares e intermediários, principalmente os responsáveis pelo pagamento das propinas. No último, havia autoridades públicas que tinham a função de remover obstáculos à atuação da organização criminosa.(Informações do JB Online)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

... que Lula inibe...

Raimundo Eleno dos Santos

... NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS... AINDA DIZEM QUE INIBE INVESTIGAÇÕES. NUNCA EM TEMPO ALGUM A POLÍCIA FEDERAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL TRABALHOU TANTO. Lula está fazendo história. O que ainda não fez foi abrir a caixa preta do judiciário. Até já falou. Os dias estão contados.



13/05


2008

MP atento a ações de pré-candidatos em Abreu e Lima

 O pré-candidato a prefeitura de Abreu e Lima, Jerônimo Gadelha de Albuquerque Neto, foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar multa no valor de 30 mil UFIRs, o equivalente a R$ 31.923,00 pela prática de propaganda eleitoral indevida. A legislação só permite publicidade eleitoral a partir do dia 6 de julho. Segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a multa é decorrente de uma representação feita, em abril, pela promotora de Justiça, Vivianne Maria Freitas Melo de Menezes. Jerônimo Gadelha havia sido condenado pelo mesmo motivo em 2007.

Dessa vez, a denúncia recebida pelo cartório eleitoral de Abreu e Lima, informava que o pré-candidato realizou uma festa Carnaval, no último dia 3 de fevereiro, com trio elétrico e banda de música no bairro de Caetés I. Durante o evento, todos teriam feito uso de vários materiais de propaganda eleitoral, como camisetas com os nomes estampados, veículos com adesivos e bandeiras. O vocalista da banda usava uma camiseta com o nome “Jerônimo Gadelha” e declarava “Jerônimo Gadelha e sua caravana fazendo a festa pra você”.

De acordo com a promotoria, a festa foi gravada em DVD e entregue como prova do descumprimento da legislação eleitoral. Também foram denunciados, Jessé Luiz Farias, Elizeu José Coelho, Fabiana Cavalcanti Furtado, Valdemar Jacinto da Silva, que pretendem concorrer ao pleito de 2008, e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Os demais representados também faziam propaganda durante o evento através de adesivos em veículos estacionados no local com nomes e codinomes pelos quais são conhecidos na comunidade. Com exceção de Valdemar Jacinto da Silva, todos foram condenados a pagar uma multa no valor de R$ 21.282,00. “O resultado de tal prática gera proveitos psicológicos mais significativos do que a própria propaganda eleitoral direta, à época oportuna e permitida, justa e exatamente por proporcionar a aceitação inconsciente, por parte dos eleitores, do nome do futuro candidato”, defende a promotora. (Portal pernambuco.com)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

Novo prefeito de Aliança será diplomado hoje à tarde

Esta marcada para a tarde desta terça-feira (13) a diplomação do novo prefeito de Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, Azoka Gouveia, do Partido Republicano (PR). Só depois disso é que ele pode ser empossado pela Câmara Municipal para cumprir um mandato-tampão até 31 de dezembro deste ano. A data da posse ainda não foi marcada.

No último dia 4 de maio, os moradores de Aliança elegeram o novo prefeito, depois de quase um ano de vaivém entre decisões judiciais e eleições indiretas irregulares. Azoka Gouveia saiu-se vencedor da eleição direta, com 9.612 do total de votos válidos.
 
 
De acordo com a Justiça Eleitoral, Azoka pode se candidatar a prefeito novamente, para as eleições deste ano, mas somente para pleitear este cargo. Se decidir se candidatar, ele não precisará se afastar do cargo para fazer campanha.
Em agosto de 2007, o então prefeito Carlos Freitas (PSDB) renunciou ao mandato, junto com o vice, Pedro Cavalcanti. A presidente da Câmara, Ana Maria Freitas, irmã de Carlos Freitas, também renunciou.
 
Os três foram acusados de compra de votos nas eleições de 2004. Xisto Freitas (PSDB), filho do ex-prefeito, tentou assumir o cargo, com a realização de eleições indiretas na Câmara Municipal. O secretário de Cultura, Cláudio Guedes, assumiu interinamente a Prefeitura, mas a Justiça Eleitoral considerou todas as iniciativas ilegais e irregulares.   (Portal pe360graus)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/05


2008

Salgueiro não surpreende e lota auditório da Gere

Quando cheguei, ontem, pontualmente, às 20 horas, no local do evento – o auditório da Gerência Regional de Educação de Salgueiro – tomei um susto. Não havia praticamente ninguém para acompanhar a minha palestra sobre blog, mídia e política. Mas, de uma hora para a outra, as pessoas foram chegando em grupos e se formou até uma fila para assinatura do livro de presenças.

 

Por volta das 20h30m o auditório já estava lotado e ficaram até alguns convidados em pé. Para mim, nenhuma surpresa. Salgueiro é uma cidade extremamente politizada. E por aqui encontrei uma platéia formadora de opinião, com muitos políticos, a começar pela prefeita Creuza Pereira (PSB) e o seu vice Marcones Sá (PSB), o candidato do grupo da prefeita à sucessão municipal.

Também encontrei na platéia o pré-candidato do PT a prefeito do município, Hercílio Alencar, que ganhou as prévias para dois concorrentes, entre eles Alvinho Patriota, irmão do deputado Gonzaga Patriota. Alvinho, aliás, não deu o ar da sua graça, mas na minha caminhada matinal passei em frente à sua casa, na BR, bem próxima ao entroncamento do posto da Polícia Rodoviária Federal. Uma belíssima casa, diga-se de passagem.

 

Dentre outros políticos, revi o ex-prefeito Cornélio Parente Muniz, o Cornelito, do PR, que deve ser candidato a vice na chapa do doutor Chico Sampaio, também do DEM. Era Cornelito prefeito quando estive em Salgueiro pela primeira vez na condição de correspondente do Diário de Pernambuco, início dos anos 80.

Salgueiro tem quatro emissoras de rádio, uma delas a Salgueiro FM, pertencente ao deputado Gonzaga Patriota. Jeane Cardoso e Fábio Oliveira, que trabalham na emissora estavam presentes, assim como o jornalista Wilson Monteiro, que pilota o portal “Palavras do Sertão”.  Outro portal bem conhecido na cidade é o Supramax, que igualmente fez a cobertura do evento.

 

Ao final, como acontece em todas as cidades, fiz o sorteio de 10 camisas do blog com os presentes. Daqui a pouco, antes de partir para a minha próxima etapa no sertão – a cidade de Cabrobó, a 70 km de Salgueiro – vou conhecer algumas experiências no campo social desenvolvidas pela prefeita Creuza Pereira.

Trata-se de uma escola modelo, que virou referência nacional, e o centro digital. Mais tarde, conto como foi. As fotos acima são de Marília Martins, que me acompanha na viagem.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

HERLANIO SOUZA

imparcial, coerente, objetivo. Sao alguns adjetivos que posso destacar na sua brilhante e proveitosa palestra de ontem em Salgueiro.Parabens!!! So lamentamos hoje a perda do nobre ex-vereador Paubrica

joao daniel neto

Salgueiro tem Deputado com mandato descartáveis...

Raimundo Eleno dos Santos

Diz o homem: " - O SENADO QUE ME ESPERE. TÔ JÁ CHEGANDO."

Marcus Angelim

Retificação de comentário postado: assessores foi escrito com "c" e não com "ss". RETIFICO

hercilio de alencar carvalho

alvinho é o presidente da camara municipal com maior aprovação do povo de SALGUEIRO , em todos os tempos , teve a coragem de dizer não a conviniêcia e sim a consciência tem sido fiel aos seus princípios e ao povo de salgueiro é muito querido e amado por todos do PT .



13/05


2008

Faleceu em Salgueiro vereador José Belarmino Ângelo

Faleceu na madrugada  de hoje, em Salgueiro, a 518 quilômetros do Recife, o ex-vereador José  Belarmino Ângelo, 53 anos, militante histórico do antigo e igualmente histórico MDB. Foi justamente por esse partido que ele se elegeu como o primeiro vereador da legenda no município.

Figura emblemática na cidade, ligado ao grupo da prefeita Creusa Pereira e ao ex-governador Miguel Arraes, Belarmino morreu vitimado por edema pulmonar agudo, causado por insuficiência renal. O enterro será às 17 horas no cemitério local.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

hercilio de alencar carvalho

HOMEM SÉRIO E IDEALISTA EXEMPLO A SER SEGUIDO TENHO MUITO ORGULHO DE TER SIDO SEU AMIGO E ADMIRADOR.

jJOSENILTON JOSÉ DOS SANTOS

Magno, PAUBRICA foi um grande exemplo do verddadeiro político da esquerda brasileira.