Governo de PE

Confira os últimos posts



24/05


2019

Sem saída

O cenário de ingovernabilidade tornou-se alvo de debate nas duas Casas do Legislativo e também no Supremo. Nos últimos dias, ministros e parlamentares intensificaram os contatos. Em encontro na quarta (22), na residência de Davi Alcolumbre (DEM-AP), 15 senadores de diversos partidos, da direita à esquerda, debateram as opções à mesa.

A reunião, revelada pelo Estado de S. Paulo, partiu da premissa de que o país ruma ao impasse.

Não houve definição de rumo, mas diagnósticos:

1) o vice, Hamilton Mourão, não conquistou a confiança do Congresso, 2) Bolsonaro não é do tipo que combina com renúncia, 3) a crise é intermitente e seguirá aos soluços; 4) os atos deste domingo (26), qualquer que seja o resultado, tendem a piorar o ambiente.  (Daniela Lima – FSP)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Congresso Nordestino de Educação Médica

24/05


2019

Equipe de Paulo Guedes está perdida

Só um plano que ataque o desemprego

O clima em Brasília foi agravado nos últimos dias pela avaliação de que a equipe de Paulo Guedes também está perdida, sem conseguir implementar a retomada da economia.

Tornou-se corrente a avaliação de que a reforma da Previdência não será suficiente para a recuperação sem um plano que ataque o desemprego e o endividamento.

Líderes de partidos de centro e centro-direita encerraram a votação da medida provisória, nesta quinta (23), avisando que, mantida a atitude atual, vão cruzar os braços para que o governo veja se, de fato, tem votos para operar.(Painel – FSP)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Crise no Congresso alarma equipe econômica

Que prevê ‘luta política braba’

Daniela Lima – Painel – Folha de S.Paulo

Os constantes embates entre o governo e o Congresso tornaram-se a principal preocupação da equipe econômica. A guerra retórica que encerrou a primeira etapa da votação da medida provisória que reorganizou a Esplanada, na quarta (22), fez aliados de Paulo Guedes (Economia) classificarem a atuação do PSL como “corrosiva”, e a debilidade da articulação como obstáculo à agenda do Planalto.

O tom é de chamado à realidade: “O governo precisa querer governar”, disse um membro do time.

Passou da conta -  O desalento tomou conta da equipe econômica após a bronca dada pelo líder do DEM, Elmar Nascimento (BA), na bancada do PSL. “Aquilo foi o auge. Agora vai ser luta política da braba”, disse um integrante do grupo montado por Guedes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Plano para Nordeste só não tem dinheiro

O presidente Jair Bolsonaro desembarca no Nordeste pela primeira vez depois de ter tomado posse  nesta sexta, 24. Na bagagem, papeis do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que será lançado no dia pelo presidente em Pernambuco, mas pouca previsão de seu custeio. “Vamos ter que fazer uma articulação buscando todos os esforços dos Estados, municípios e União. Não tem nada definido. O BNDES pode entrar com recursos também. É uma estruturação maior que vai acontecer”, disse Mario de Paula Guimarães Gordilho, superintendente da Sudene, ao Estadão.

O PRDNE prevê mais de 800 ações nos 11 Estados da região da Sudene (além de Minas Gerais e Espírito Santo), como pontes, estradas, ampliações de portos, ferrovias, melhorias em habitação, tecnologia e educação. O projeto será votado no dia por todos governadores da região, na reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, mas poucos deles creem que ele vai decolar, apesar de considerarem positiva a iniciativa.  (Estadão - BR 18)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ArcoVerde

24/05


2019

Arrependidos: aliados articulam devolver Coaf a Moro

O senador Major Olímpio (PSL-SP) avisou que o partido irá apresentar um destaque na votação da reforma administrativa no Senado para devolver o Coaf ao Ministério da Justiça. Em coletiva, o senador disse que haverá um movimento no Senado para que o órgão fique com Sérgio Moro. O problema seria o tempo. O plenário do Senado deve apreciar a MP 870 na próxima terça-feira, 28.

Assim, caso ocorra alguma modificação, a Câmara teria do dia 29 ao 3 para aprovar novamente o projeto.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, vê que qualquer alteração feita pelos senadores na MP seria um problema justamente pela questão temporal, segundo o Broadcast Político.

Na última quarta-feira, o plenário da Câmara decidiu que o Coaf deve ficar com o Ministério da Economia por um placar apertado: 228 a 210 votos.  (Estadão)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Asfaltos

24/05


2019

Voto pró-Coaf do PSD com Moro surpreende governo

O governo ficou surpreso com a quantidade de votos pró-manutenção do Coaf com Sérgio Moro que vieram do PSD. Dos 31 deputados do partido que participaram da votação, 30 votaram para manter o órgão no Ministério da Justiça. Segundo o Estadão, líderes partidários avaliam que a votação sobre o Coaf pode ser uma “prévia” da votação do projeto anticrime. Além do PSD, o governo viu bom número de votos vindos do PSDB (21 de 26 votos) e viu até mesmo votos favoráveis de partidos de oposição, como PDT e PSB, 8 e 17 votos favoráveis, respectivamente.

Já os partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, PT, PSB, PCdoB, PDT e PSOL, não querem saber de pedido de impeachment. Ao menos não neste momento. Segundo reportagem do Estadão, eles avaliaram em reunião nesta quinta-feira, 23,  que não é momento de tentar retirar Bolsonaro do cargo, já que não haveria motivo formal para afastamento. ”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/05


2019

Bolsonaro terá de pagar à deputada mas se retratar

Fazer retratações públicas nas redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro terá 15 dias para pagar R$ 10 mil para a deputada Maria do Rosário. Segundo determinação da juíza Tatiana Dias da Silva Medina, da 18ª Vara Cível de Brasília, Bolsonaro terá não apenas de pagar o valor como parte da punição por ofender a petista, mas também fazer retratações públicas nas redes sociais e em um jornal de grande circulação.

Maria do Rosário disse ao Broadcast Político que doará o dinheiro recebido.

“Compartilho a vitória com todas as mulheres que sofrem humilhações e violências, a quem sempre defenderei. E que na política, tenham aprendido que não existe imunidade parlamentar para agir contra a lei e desrespeitar quem quer que seja”, disse. O Planalto não se manifestou.  (Estadão – BR 18)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

bm4 Marketing 6

24/05


2019

Os filhos não deixam o pai governar

Trecho de artigo de Ascânio Seleme no Globo

Olavo não deixa Bolsonaro governar. Os filhos do presidente não deixam o pai governar. Infernizam a vida do presidente, tiram seu foco, subtraem sua atenção, impedem que ele se movimente. E há outros. Parlamentares que deveriam ajudar a construir pontes para o Planalto se comportam como homens-bomba. O líder do governo, deputado Major Vitor Hugo, conseguiu ser excluído do grupo de interlocutores do presidente da Câmara ao sugerir que diálogo com Congresso se compra com sacos de dinheiro

O pior é que eles não estão sozinhos. Quem mais atrapalha Bolsonaro é Jair Bolsonaro. No fundo, ele não governa porque não sabe governar. O resto é bobagem, discurso pobre que alimenta a militância radical. O Congresso quer afastar o presidente para continuar mamando nas tetas do governo; o Supremo não liga para o Brasil, e seus ministros só querem comer lagosta e beber champanhe; a imprensa trabalha contra porque é de esquerda. Nada mais do que retórica insana e esquizofrênica.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/05


2019

Prefeito de São Lourenço entrega novos equipamentos ao Hospital

O prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira (PTB), entregou novos equipamentos ao Hospital e Maternidade Petronila Campos, que fica no bairro do Parque Capibaribe. De acordo com Bruno, os novos equipamentos fazem parte do processo de modernização do parque tecnológico do hospital, que é o maior e mais importante centro médico de urgência e emergência do município. “Mesmo com toda crise financeira que vem assolando nosso país, e com a falta de repasses dos governos estadual e federal, com muito esforço e dedicação adotamos medidas administrativas para que pudéssemos continuar oferecendo serviços essenciais à nossa população são-lourencense”, frisou o prefeito.

Entre os equipamentos – além da reforma das alas do hospital – o gestor entregou um aparelho de raio-x móvel, totalmente digitalizados e de última geração, que proporciona aos pacientes e a equipe médica, uma facilidade maior em diagnosticar o problema de saúde e, consequentemente, tratá-lo com mais eficácia. Também foi entregue toda mobília, como camas, colchões, cadeiras para acompanhantes e berçários, bem como toda estrutura de ar-condicionado; autoclave – aparelho utilizado para esterilizar materiais e artigos médicos hospitalares –; geladeira, tensiômetros, e aferidores de pressão arterial.

Ainda segundo o prefeito Bruno Pereira, a Prefeitura de São Lourenço da Mata segue empenhada em oferecer mais qualidade em saúde à população. “Estamos trabalhando para oferecer mais conforto, humanização no ambiente hospitalar e melhor qualidade nos serviços prestados. Esses novos equipamentos demostram o compromisso de nossa gestão com a saúde dos são-lourencenses, em especial às futuras mães do Petronila, já que a maioria dos novos equipamentos foi destinada ao bloco da maternidade”, disse Bruno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/05


2019

Secretário nega que PM seja seu assessor

Prezado Magno,

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco esclarece que o policial Antônio Marcelo Cordeiro de Lima não é assessor do secretário Rodrigo Novaes. O PM em questão faz a segurança do secretário em turnos semanais, de acordo com escala do Comando da Polícia. O relato repassado à coluna foi equivocado porque o soldado Antônio Marcelo não foi alvo de nenhuma conduta ilícita, conforme se apreende do boletim de ocorrência n. 1514/2019 (BEPI).

Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/05


2019

Sergio Moro tem mais apoio que Bolsonaro no Congresso

Está vendo as duas tabelas aí ao lado? A da direita trata da votação, no último dia 14, da convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para depor no plenário da Câmara.

A da esquerda ocorreu ontem (22). Foi a votação do requerimento de transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o da Economia.

Nos dois casos o governo perdeu. Mas tem uma curiosidade.

Na convocação de Weintraub, foi uma goleada: 307 votos a 82. Na do Coaf, a derrota foi por uma margem pequena: 228 a 210. Clique aqui e confira o texto do jornalista Tales Faria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/05


2019

Câmara dos Deputados homenageia Caruaru

A importância de Caruaru como polo de desenvolvimento do interior, de ensino e saúde do Agreste, será um dos temas da sessão solene que, por requerimento do deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE), a Câmara dos Deputados promove amanhã, a partir das 15h, uma homenagem aos 162 anos do município. É a primeira vez que Caruaru é homenageada pela Câmara Federal, com direito ao Hino Nacional executado pela Banda de Pífanos do município, um ícone da cultura brasileira.

Participarão da mesa da sessão solene, que será presidida por Rodolfo, a prefeita Raquel Lira (PSDB); seu pai, João Lyra Neto (prefeito por dois mandatos e ex-governador); os presidentes do Sindloja (Sindicato dos Lojistas do Comércio), Manoel Santos, e da Câmara Municipal, Lula Tôrres; o Bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, e o empresário e ex-senador Douglas Cintra.

Foram convidados, além dos vereadores caruaruenses e de outras autoridades locais, todos os deputados estaduais e federais de Pernambuco. “A justa e oportuna homenagem a Caruaru transcende toda e qualquer divergência ideológica, partidária e política”, ressalta Fernando Rodolfo. “Na defesa dos interesses do município, estamos todos unidos”, completou. Segundo ele, já não era sem tempo o reconhecimento nacional, por meio de sessão solene da Câmara dos Deputados, com transmissão ao vivo da TV Câmara para todo o país, da importância econômica, social e cultural do município.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/05


2019

Itamaracá no radar do general Heleno

O governo Jair Bolsonaro quer investir na ampliação do turismo em área, hoje, esquecidas. Em Pernambuco, o alvo é a Ilha de Itamaracá, que há anos perdeu o protagonismo no turismo no Estado em função dos três presídios construídos na ilha.

“Irei conversar com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre um plano para a ilha”, afirmou o ministro do gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, em entrevista, hoje pela manhã, ao jornalista Leandro Magalhães, em Brasília. A entrevista foi veiculada nas rádios Cultura do Nordeste (Caruaru) e Polo FM.  

O plano do general Augusto Heleno deve contar com o novo presidente da Embratur, o pernambucano Gilson Machado, empossado hoje.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/05


2019

Paulo Câmara no Frente a Frente

O governador Paulo Câmara (PSB) é o principal entrevistado do Frente a Frente de hoje, programa ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, das 18 às 19 horas, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. O programa é retransmitido para mais de 30 emissoras. Na entrevista, Câmara fala da reunião dos governadores do Nordeste, amanhã, no Instituto Brennand, na Várzea. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/05


2019

Alepe lança projeto para jovens que aguardam adoção

Numa iniciativa inédita no país, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançou, ontem, o projeto “Alepe Acolhe” que visa promover a inclusão social e formação profissional de jovens em situação de extrema vulnerabilidade que estejam aptos à adoção. O programa será realizado em parceria com a 2ª Vara da Infância do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Idealizador do projeto e 1º secretário da Alepe, o deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) destacou que a ideia é “reverberar a cultura da adoção com o apoio do Judiciário e de todas as entidades que buscam sensibilizar a sociedade para o amor envolvido nesse processo”.

Durante a solenidade de lançamento do “Alepe Acolhe”, o presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP), aproveitou a presença do vice-presidente da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), Ricardo Barbosa, e sugeriu que a experiência de Pernambuco seja replicada nas demais assembleias do país.

Barbosa, que também preside a Assembleia Legislativa da Paraíba, elogiou a iniciativa e se comprometeu em estendê-la aos outros legislativos. “A Unale fez questão de se fazer presente no lançamento desse primoroso programa que, tenho certeza, se espalhará em outras casas legislativas do Brasil. Já providenciei para que comece pelo legislativo do meu estado”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha