Governo de PE

08/11


2018

Parlamentares querem aumento

Após a aprovação do reajuste de 16% para ministros do Supremo Tribunal, ontem, pelo Senado, há uma movimentação no Congresso para aumentar salários de senadores e deputados e, consequentemente, do presidente da República e demais ministros. Nos bastidores, fala-se que a proposta será feita por várias mãos. Líderes de partidos pretendem assinar dois decretos legislativos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Joesley confirma depósito de U$D 150 Milhões para Dilma Jumenta. Assim é bom demais. E o Trabalhador assalariado como fica Jumenta corrupta?

Fernandes

QUERO VER SE O CAPITÃO JAIR FODÃO VAI TER CORAGEM DE VETAR O AUMENTO DE SALÁRIO DOS DOS JUÍZES COMO A PRESIDENTA DILMA FEZ


Governo de PE

Confira os últimos posts



20/05


2019

Câmara aprova voto de aplauso ao blogueiro

A Câmara do Recife aprovou, hoje, por unanimidade, um voto de aplauso à minha volta à Folha de Pernambuco, onde minha coluna está sendo publicada de segunda a sábado por iniciativa do seu presidente, o empresário Eduardo Monteiro, do Grupo EQM. A proposição foi da vereadora Gorette Queiroz (PSC), a quem agradeço de coração.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Congresso Nordestino de Educação Médica

20/05


2019

Ex-secretário debate política ambiental com João Paulo

O presidente do Partido Verde de Jaboatão e ex-superintendente de Meio Ambiente do município, Cristiano Carrilho, se reuniu, durante o fim de semana, em Piedade, com o deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo (PCdoB), com o objetivo de debater ideias sustentáveis no segmento ambiental da cidade. 

Na ocasião, assuntos relacionados à temática ambiental de Jaboatão foram colocados em pauta, pensando em implementar novas ideias para o segmento, inclusive a possibilidade de uma aliança entre o PV e o PCdoB no município.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

Serra FM no Frente a Frente

A partir da próxima segunda-feira, o meu programa Frente a Frente, da Rede Nordeste de Rádio, encabeçada pela Rádio Folha, no Recife, passa a contar em Serra Talhada com a Rádio Serra FM, do meu amigo Marquinhos Oliveira. Em Serra, temos uma grande audiência e agora passamos a ter um novo canal de inegável credibilidade. O Frente a Frente vai ao ar das 18 às 19 horas de segunda a sexta-feira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

Projeto promove inclusão de jovens no mercado de trabalho

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) firmou, hoje, uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJPE) para implementar o “Projeto Alepe Acolhe”, que visa promover a inclusão social de adolescentes aptos a adoção no mercado de trabalho por meio de estágios. O lançamento do projeto está previsto para a próxima quarta-feira, às 16h, no plenário da Alepe. 

A seleção dos adolescentes, que devem estar na faixa etária dos dezesseis anos e meio, será feita pelo TJPE. A Superintendência geral da Assembleia Legislativa fará a acolhida dos adolescentes, que serão encaminhados à Escola Legislativa para estágios e cursos de capacitação.

O estágio remunerado terá duração de seis meses podendo ser renovado. De acordo com o primeiro secretário da Alepe, Clodoaldo Magalhães (PSB), várias superintendências da Casa estão envolvidas no projeto em especial o presidente Eriberto Medeiros (PP), que aprovou a ideia de forma enfática.

“Já vínhamos construindo um relacionamento com a 2ª Vara da Infância e Juventude e percebemos a necessidade de ampliarmos o que foi feito pela Mesa Diretora do biênio anterior. Avançamos com esse projeto que atenderá os adolescentes que se encontram na iminência de completar 18 anos a entrarem para o mercado de trabalho”, destacou.

Segundo o coordenador da Infância e Juventude do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, esse é o segundo convênio firmado na área de adoção entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. “Já teve uma campanha em nível estadual e agora estamos direcionando para um público que é dificílimo, que são jovens com mais 16 anos que, na realidade de hoje, podem ir direto para o tráfico ou para a prostituição. Esse projeto busca tirá-los da marginalidade e é um passo importante que pode servir de modelo para outros estados”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ArcoVerde

20/05


2019

Galeria dos Lyra em Caruaru

Em meio ao forró que comemorou os 162 anos de Caruaru, um fato, composto de fotos, chamou a atenção. Na Bodega do Seu Gilberto, em Itaúna, Zona Rural, uma galeria em homenagem a trajetória dos Lyra na política cobria parte de uma das paredes. De João Lyra Filho a Raquel, passando por momentos com Arraes, Eduardo Campos e Dom Hélder.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Asfaltos

20/05


2019

Veículos e congestionamentos no espaço urbano I

Por Maurício Costa Romão*

Todas as grandes cidades do mundo têm experimentado nas últimas décadas expressivo crescimento populacional e desenvolvimento urbano. Algumas delas se expandiram tanto que se metropolizaram, integrando populações e áreas urbanas circunvizinhas num intenso processo de conurbação.

Não sem razão que a maioria dessas cidades perpassa crises de mobilidade urbana, em particular, devidas aos imensos congestionamentos de veículos automotivos nos seus espaços viários.

No Brasil a situação é agravada por conta da desoneração fiscal na produção de veículos, criando mais pressão sobre o uso do espaço urbano, relativamente invariante.

Só em 2018 foram produzidos no país 2 milhões e 881 mil veículos (os carros representam 95%) e exportados somente 629 mil. O saldo foi adicionado à frota existente. Mais: a expectativa do mercado é de que a produção automotiva brasileira cresça 11,3% em 2019.

A frota do Recife, por exemplo, é de 687 mil veículos, à qual tem que se adicionar parte da frota dos outros municípios da RMR que se desloca diariamente para a capital e retorna para seus redutos de origem. Considerando apenas uma fração dos veículos vindos de Jaboatão, Olinda e Paulista – a quantidade de veículos circulando nas ruas do Recife ultrapassa um milhão de unidades.

Em cálculos aproximados, dos 102 mil novos veículos chegados a Pernambuco no ano passado não menos que 30 mil estão circulando na malha viária da capital (talvez mais 35 mil até o final de 2019).

Há consenso entre os especialistas de que a busca de mobilidade urbana sustentável passa por uma mudança de cultura, onde o transporte coletivo tem prioridade sobre a locomoção individual motorizada.

Cientes dessa filosofia, mas impossibilitadas de melhorar os modais alternativos de transporte, as administrações municipais recorrem às clássicas soluções de gestão de congestionamentos, através de intervenções tópicas de engenharia de tráfego no fluxo do trânsito (sincronização de semáforos, mudança de sentido de ruas, desvios e inversões de tráfego, proibição de estacionamento, etc.).

Como é sabido e sentido pelos cidadãos no seu cotidiano, essas intervenções mitigadoras apenas aliviam a fluidez de determinados gargalos de tráfego, não constituindo soluções duradouras para os congestionamentos recorrentes.

A gravidade do problema requer mudança de paradigma. A instituição de pedágio urbano, por exemplo, passa a ser uma opção à ortodoxia da engenharia viária. (Continua...)

*Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

Militares concordam com o diagnóstico de Bolsonaro

Os militares não são um partido político e não têm um pensamento único sobre a política brasileira no momento.

Mas pode-se dizer, ouvindo alguns comandantes de alta patente das três forças, que a maior parte deles concorda razoavelmente com o texto distribuído pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira.

O blog do Tales Faria ouviu o seguinte da maioria dos que leram o texto: De fato o Brasil vive um impasse econômico provocado pela divisão entre Legislativo, Executivo e Judiciário e pelos interesses das corporações com maior poder de fogo.

É mais ou menos o diagnóstico do artigo distribuído pelo presidente, mas num linguajar menos chulo e menos condescendente com o bolsonarismo. Clique aqui e confira o texto do jornalista Tales Faria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bm4 Marketing 2

20/05


2019

Rádio Sanharó FM de volta ao Frente a Frente

A Rádio Sanharó FM, dirigida por Alandreck Whaslley, na cidade homônima de 26 mil habitantes e a 195 km do Recife, volta a integrar a Rede Nordeste de Rádio, retransmitindo o programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro.

O programa entra no ar a partir da próxima segunda-feira, no horário das 18 às 19 horas. A Sanharó FM tem uma audiência qualificada no município, que está incluído na bacia leiteira do Agreste, famosa por seus laticínios, especialmente o queijo da melhor qualidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

Humberto condena ações contra comunidade indígena

Para uma plateia formada por cinco mil índios Xukurus do Ororubá, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, fez críticas ao que chamou de política anti-indigenista do governo Jair Bolsonaro (PSL). Segundo ele, o presidente vem colecionando declarações ameaçadores à sobrevivência dos povos nativos e desmontando todas as ações promovidas pelo Governo Federal, ao longo de décadas, em favor da comunidade indígena brasileira.

"Este é um momento importante, de aglutinar forças. Especialmente, pela postura de enfrentamento que o governo Bolsonaro tem tido aos povos nativos. Entre os vários segmentos que o presidente procura atingir, desorganizar e desestruturar, ele escolheu os índios brasileiros como principal alvo", afirmou Humberto. O senador participou da Assembléia Xukuru, no último sábado, em Pesqueira, no Agreste pernambucano. O evento, realizado há 19 anos, discute as diretrizes das ações da comunidade, formada por 25 aldeias. Na ocasião, a morte do cacique Chicão, grande líder dos Xukurus, também foi lembrada.

Entre os ataques sistemáticos que vêm sofrendo os povos indígenas no Brasil, o governo Jair Bolsonaro decretou o esvaziamento das competências da Funai e colocou em xeque a demarcação de novas terras indígenas, ao determinar que a função fique sob o comando da ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), representante da bancada do agronegócio na Câmara e conhecida como "musa do veneno". O governo também tinha decidido extinguir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, mas acabou recuando após protestos.  

"Nós vamos resistir porque a luta é de todos nós. Precisamos estar juntos para manter nossos direitos. Portanto, é importante ter você, senador, e tantos outros parlamentares ao nosso lado para garantir que cada projeto de lei nocivo aos povos indígenas apresentado por esse governo seja combatido por vocês. E hoje queremos aqui reafirmar o compromisso, como liderança Xukuru, da continuidade da luta na defesa dos povos indígenas. Digo ao povo que avance", disse o cacique Marquinhos Xukuru, líder da comunidade e filho do cacique Chicão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

“O problema é a nossa classe política”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse, na manhã de hoje, que o Brasil é "um país maravilhoso" e que o grande problema "é a nossa classe política".

"É um país maravilhoso que tem tudo para dar certo, mas o grande problema é a nossa classe política. É 'nós' [Wilson] Witzel, 'é nós' Crivella, sou eu Jair Bolsonaro, é o Parlamento em grande parte, é a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa. Nós temos que mudar isso. Não existe maior satisfação para um político do que ser reconhecido em qualquer lugar, do Brasil ou fora do Brasil. Ser reconhecido pelo lado bom. Temos que mudar o destino do Brasil”.

Acompanhado pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, Bolsonaro participou de cerimônia na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Ao discursar no evento, o presidente também falou sobre outros temas, como a reforma da previdência e relação do Brasil com outros países da América do Sul.

Sobre a reforma, Bolsonaro sugeriu que caso a Câmara dos Deputados ou o Senado Federal tenham propostas melhores, "que coloquem em votação".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

Paulo investe R$ 505 mi em recuperação de estradas

O governador Paulo Câmara lançou, na manhã de hoje, no Palácio do Campo das Princesas, o maior Programa de Reestruturação de Malha Viária já proposto no Estado: o “Caminhos de Pernambuco”. Com um investimento de R$ 505 milhões até 2022, e 2.000 quilômetros de rodovias recuperadas, o que representa 40% do Estado, já no primeiro ano, o objetivo é garantir mais qualidade de vida e mobilidade à população e trazer ainda mais desenvolvimento ao Estado.

O governador discorreu sobre a importância de apresentar um programa pensado e cobrado pelo povo de Pernambuco, mesmo em um cenário de crise nacional. “Em um momento como este, em que o Brasil ainda vai demorar muito para dar uma sustentabilidade ao seu crescimento, a situação faz com que seja preciso redobrar a atenção em áreas tão essenciais. Os recursos são poucos, mas precisam ser bem gastos. Vamos priorizar esse investimento nos próximos quatro anos, dando um foco muito forte já no primeiro”, informou Paulo Câmara. “São alcances necessários dentro de um olhar emergencial. Por isso, estamos priorizando neste primeiro ano o que está mais urgente, mas não vamos deixar de olhar tudo o que precisa ser feito nos próximos anos”, acrescentou.

O Programa busca otimizar a gestão do pavimento, priorizando ações de manutenção corretiva e preventiva voltadas para a garantia da trafegabilidade nas estradas, além de maior durabilidade do pavimento. O foco está nos serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem, requalificação asfáltica, além de sinalização vertical e horizontal. Ao longo de dois meses, cerca de 50 profissionais percorreram todos os 5.554,5 km das estradas pavimentadas do Estado para fazer o diagnóstico a partir do levantamento das necessidades de cada rodovia.

As ações já começaram hoje pela BR-232, com 200 profissionais atuando simultaneamente nos 130 km que compreendem o trecho Recife-Caruaru nos dois sentidos. Em menos de um mês, haverá 24 equipes atuando em frentes de trabalho em todas as regiões. A mobilização envolverá, anualmente, o trabalho de 1.248 profissionais, além de um conjunto de 638 máquinas, como escavadeiras, patrols, caminhões basculantes, entre outros.

As ações propostas foram resultado de análises técnicas que indicaram o tipo de material e a intervenção necessária para cada situação identificada nas estradas. Para otimizar os serviços, as rotas foram traçadas de acordo com a logística de cada região, levando em conta o escoamento de produção, rota turística e, inclusive, fatores climáticos, para a definição do calendário de execução das obras.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

arnaldo luciano da luz alencar ferreira

DEUS queira que Salgueiro seja beneficiado, Pois aqui devido ser o cruzamento do Nordeste, temos inúmeras cidades que nós visitam diariamente é o que ouvimos é o povo falar da situação das Estradas e que venha a primeira obra do Governo Paulo Câmara em Salgueiro, Pois aqui o Governo do Estado não existe, Aqui em Salgueiro o Governo Paulo Câmara em quatro anos e quatro meses do Governo tinha três obras em andamento e elas estão paradas e abandonadas a muito tempo que são o Asfalto de Conceição das crioulas o IML e a cobertura de algumas quadras, Se realmente for feito as reformas das estradas de responsabilidade do Estado essa será a primeira obra de PAULO CÂMARA em Salgueiro, mais o pior é que nem os aliados do Governo acredita mais nessas promessas.



20/05


2019

Emendas garantem 26 quadras para Petrolina

O deputado federal Fernando Filho (DEM) esteve em Petrolina, no último final de semana, para a entrega da oitava quadra poliesportiva fruto de recursos de emendas federais do parlamentar. O evento ocorreu na comunidade de Porto da Ilha, na Zona Rural do município, e contou com a presença do prefeito Miguel Coelho, do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado estadual Antonio Coelho (DEM).

Além de Porto da Ilha, moradores dos bairros de COHAB III e IV, Cosme e Damião, Alto do Cocar, Quati, Vale do Grande Rio e Fernando Idalino já contam com quadras poliesportivas oriundas de emendas do deputado. “Tudo isso é parte do nosso trabalho de buscar recursos em Brasília e trazer para o nosso Estado. Ao todo, serão 26 quadras como essa, em investimentos que chegam a R$ 5 milhões, garantindo o desenvolvimento de Petrolina e do nosso Sertão do São Francisco”, destacou Fernando Filho, que também participou da 14ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos de Dormentes (Caprishow).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

FHC e Alckmin temem autoritarismo de Bolsonaro

O blog do Tales Faria enviou ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ao presidente nacional do PSDB, ex-governador Geraldo Alckmin, o texto que o presidente Jair Bolsonaro distribuiu na manhã da última sexta-feira em grupos de WhatsApp.

O texto, de autoria anônima, diz que Bolsonaro sofre pressões de todas as corporações, em todos os Poderes e que o país "está disfuncional".

Fernando Henrique considerou "perigoso" quando "os que mandam não conseguem apoio por suas próprias deficiências”. Geraldo Alckmin foi categórico: "O Brasil não é ingovernável. O governo é que não está à altura do Brasil". Clique aqui e confira o texto do jornalista Tales Faria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

Caruaru é do povo

Por Delegado Lessa*

A vocação comercial do município de Caruaru tem raízes históricas. De acordo com pesquisadores, nos anos iniciais do século XIX, a Fazenda Caruru já era um povoado com cerca de mil habitantes. Nesse contexto, começava a nascer a feira, em frente ao pátio da Capela de Nossa Senhora da Conceição (que fora edificada por José Rodrigues de Jesus em fins do século XVIII).

A movimentação mercantil e o espírito empreendedor formaram a identidade do município. Caruaru não é somente um aglomerado de pessoas, nem simplesmente uma unidade político-administrativa urbanizada. O município possui uma identidade, é um organismo vivo. É um local de troca de saberes, de produtos, um ponto de interação e de desenvolvimento.

O empreendedorismo das pessoas promove movimentação financeira e cultural. Os 40 mil metros quadrados que formam o Parque 18 de Maio contemplam diversos segmentos de comercialização, de alimentos a ervas. A Feira da Sulanca é o pulmão comercial do nosso município que, por vezes precisa de mais ar, mas ainda participa da renda de 1/3 da população da nossa Caruaru e atrai milhares de compradores devido ao mix variado de produtos que oferece. A Feira de Artesanato concentra artefatos produzidos a partir de madeira, couro metal, coco, cordas, lã, rede, porcelana e barro – remetendo ao Mestre Vitalino.

Caruaru também possui o Distrito Industrial, em constante expansão. O Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste conta com 03 módulos, compreendendo mais de 140 empresas. O setor industrial cresce em Caruaru, imprimindo novas configurações econômicas ao município.

A Capital do Agreste também é um polo médico-hospitalar no interior de Pernambuco. Na área educacional, Caruaru possui desde escolas de Educação Infantil até centros universitários, passando por colégios de ensino médio, cursos técnicos e cursinhos pré-vestibular, motivando o ensino e a aprendizagem para caruaruenses e moradores de municípios do entorno.

A cidade é ainda uma referência cultural, com personalidades que vão das letras à política. Álvaro Lins, os irmãos Condé, Austregésilo de Athayde, Tabosa de Almeida e Nelson Barbalho são alguns desses nomes. Ademais, Caruaru também inspira música. Onildo Almeida, Azulão, Israel Filho, Valdir Santos, Erisson Porto, Marlene do Forró e Renilda Cardoso são apenas alguns ícones que traduzem em canções as faces da nossa cidade princesa.

Caruaru é bem mais do que uma cidade, é o coração pulsante de um povo que ama, sonha e transforma realidades. A força e a criatividade das pessoas revelam a grandiosidade deste município. Caruaru é do povo!

*Deputado estadual pelo PP


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

Caixas eletrônicos do BB são explodidos em Venturosa

Um grupo fortemente armado com fuzis, metralhadoras e explosivos invadiu uma agência do Banco do Brasil no município de Venturosa, no Agreste, e explodiu os caixas eletrônicos. De acordo com a polícia, cerca de 10 homens participaram do roubo durante a madrugada de hoje.

Dois carros foram usados na ação. Quando a Polícia Militar chegou ao banco, os criminosos já haviam fugido. Um segurança particular foi levado como refém e liberado próximo a um posto de combustíveis.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/05


2019

PCR firma parceria inédita com o Sebrae

Na busca por fortalecer as micro e pequenas empresas, o prefeito Geraldo Julio assina, hoje, um protocolo de intenções para implementar soluções digitais inovadoras para este público. Batizado de "Sua Empresa + Digital", o projeto é uma parceria inédita da Prefeitura como Sebrae e tem o objetivo de atender mais de 6 mil empreendimentos dos bairros centrais do Recife. Participam da cerimônia o superintendente do Sebrae Pernambuco, Francisco Saboya, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Guilherme Calheiros.

A meta da iniciativa é requalificar os polos comerciais do Recife a partir da implementação de estratégias digitais para 6.355 micro e pequenas empresas dos bairros da Boa Vista, Santo Antônio, Santo Amaro e São José.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores