Governo de PE

08/11


2018

Especialistas, ministros, sindicatos: fim de ministério

Criticam fim do Ministério do Trabalho

Bolsonaro afirma que a pasta, criada há 88 anos, será incorporada a outro ou 'fatiada'

Folha de S.Paulo

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), confirmou nesta quarta-feira (7) que o Ministério do Trabalho será extinto.  "O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", disse, sem dar mais detalhes.

Na terça-feira (6), a Folha publicou que a equipe de transição estudava extinguir a pasta, que, neste mês, completa 88 anos. A possibilidade de perda do status de ministério não foi bem recebida por especialistas, sindicatos e membros da Justiça do Trabalho.

A percepção é que o arranjo é um sinal ruim, em especial em um momento em que o desemprego atinge 13 milhões de brasileiros. Representantes dos empregadores aguardam mais detalhes para se pronunciar. Em avaliação, há alternativas como associar a área de emprego e renda a algum órgão ligado à Presidência.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Um presidente que exalta o torturador ustra,o que você espera que vai fazer pelo Brasil

Fernandes

A famosa Musa do Veneno para ministra da agricultura! Se não fosse trágico,seria cômico!

Fernandes

Quem votou no Bolsonaro deve esta com medo e, com vergonha! Quanto lixo ele está convocando para ser ministro dele !

Fernandes

JBS confirmou eu dei 100 milhões ao deputado Onix Lorenzetti, ao ministro do bolsonaro. Vamos passar o Brasil a limpo. KKKK

marcos

Emílio Odebrecht confirma, autorizei a reforma do sítio de Atibaia à pedido de dona Mariza. E o Cotó ainda diz condenado sem provas. kkk


Governo de PE

Confira os últimos posts



21/05


2019

Miguel Coelho confirma ida de Bolsonaro a Petrolina

O prefeito Miguel Coelho recebeu a confirmação do Palácio do Planalto sobre a visita oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro, a Petrolina. A agenda está prevista para próxima sexta-feira (24), a partir das 14h, quando será inaugurado o Residencial Morada Nova, no bairro Antônio Cassimiro. O presidente ainda deve ter uma visita a uma fazenda de frutas nos perímetros irrigados da cidade sertaneja para mostrar o potencial da fruticultura da região.

Além de Petrolina, Bolsonaro visitará o Recife no mesmo dia, onde fará reunião no Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A agenda em Pernambuco é, segundo o prefeito Miguel Coelho, importante para definir investimentos estratégicos para o fortalecimento da região, em especial, para o povo sertanejo. “O presidente tem conhecimento de que o Sertão é uma das áreas que mais necessita de apoio do Governo Federal. Aqui em Petrolina, Bolsonaro poderá ver o Sertão que dá certo e se desenvolve, mas é claro que vamos reivindicar recursos para dar continuidade ao grande plano de investimentos que estamos tocando para melhorar a infraestrutura, saúde e educação de nossa cidade”, resume o prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Congresso Nordestino de Educação Médica

21/05


2019

Maia rompe com líder do governo Major Vitor Hugo

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), rompeu relações com o líder do governo, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO).

Hoje, Maia disse ao blog da Andréia Sadi que o deputado não merece respeito depois de ter divulgado uma charge na qual uma pessoa aparece chegando ao Congresso com um saco de dinheiro na cabeça com a inscrição "diálogo". O presidente da Câmara deixou de receber Vitor Hugo nas reuniões na residência oficial.

"Com ele não dá, ele botou isso aí no post do PSL. Então, um líder do governo que posta uma charge dessa, do diálogo ser um saquinho de dinheiro na cabeça, não merece o meu respeito. Eu só expliquei aos deputados porque ele me agrediu antes", disse Maia após a reunião de líderes desta terça.

Segundo Maia, mesmo depois de ter exposto aos líderes os motivos de não receber Vitor Hugo em reuniões, o líder do governo permaneceu no encontro e reafirmou sua posição, dizendo que "não era democrático" Maia fazer reunião na residência oficial da Câmara com somente parte dos líderes.

"Como ele me agrediu na semana passada, misturando o problema dele com minha relação com outros líderes, [dizendo] que eu não recebia, que eu não fazia reunião de líderes, eu expliquei para os outros porque eu comecei a excluir ele desde março. Só isso. Porque eu queria que ficasse claro que eu sou democrático, ouço a todos, respeito a todos", afirmou o presidente da Câmara.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

Representantes da direita prometem grande ato no domingo

No próximo domingo, em apoio a medidas do governo federal, movimentos apartidários e lideranças políticas em todo Brasil estarão nas ruas. É previsto a adesão de pelo menos 60 cidades, nas capitais e no Distrito Federal. Em Pernambuco, a concentração está marcada para às 14h em frente a Padaria Boa Viagem, no Recife. O deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, tem encabeçado o ato ao lado de movimentos de direita e outros líderes políticos.

Com objetivo de organizar a manifestação, uma reunião foi realizada, ontem, definindo os detalhes e pautas para o ato. Além de Marco Aurélio, participaram do encontro o Coronel Meira, ex-candidato a deputado federal pelo PRB e Marco Aurélio Filho, presidente do PRTB Recife.

Na Alepe a deputada Clarissa Tércio (PSC) também deu sinal de apoio à manifestação, em seu perfil no Instagram a conservadora fez uma publicação de convocação. “Dia 26 estaremos todos juntos, num grande ato de apoio às mudanças que o nosso Brasil precisa. Eu creio em dias melhores para nossa nação”, diz o texto da publicação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

PSB confirma presença em encontro com Bolsonaro

Política Real

O líder do PSB na Câmara, deputado Tadeu Alencar (PE), confirmou que os 13 parlamentares nordestinos que compõem a bancada federal socialista estarão presentes ao encontro, amanhã, com o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Na oportunidade, Bolsonaro abordará com os parlamentares do Nordeste o apoio deles à “Nova Previdência” estabelecida pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19 encaminhada pelo governo federal em troca de medidas federativas que garantam mais recursos para os estados e municípios.

Na reunião entre o presidente e os congressistas nordestinos serão tratados, ainda, iniciativas para revitalizar os órgãos de desenvolvimento regional que atuam nos estados nordestinos como o Departamento Nacional de Obras Contra à Seca (DNOCS), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e Banco do Nordeste (BNB).

Os 13 socialistas que irão ao encontro com Bolsonaro nesta quarta são Átila Lira (PI), Bira do Pindaré (MA), Danilo Cabral (PE), Denis Bezerra (CE), Felipe Carreras (PE), Gervásio Maia (PB), Gonzaga Patriota (PE), JHC (AL), Lídice da Mata (BA), Marcelo Nilo (BA), Rafael Motta (RN), além do líder da legenda – Tadeu Alencar (PE).

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), através de sua assessoria, também confirmou que estará presente na reunião com Bolsonaro.

BOICOTE – Os deputados e senadores petistas não comparecerão na reunião agendada pelo Palácio do Planalto. De acordo com o deputado José Guimarães (CE), vice-líder da minoria, não há sintonia entre a pauta encampada pelo partido com a agenda do governo federal. “Não vou. Não iremos e ninguém do partido vai”, resumiu o petista cearense.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ArcoVerde

21/05


2019

Cabo: População poderá fazer exames na rede particular

A Secretaria de Saúde de Pernambuco e o laboratório Boris Berenstein firmaram um convênio no Cabo de Santo Agostinho. Com a parceria, os cabenses agora contarão com o suporte do laboratório para exames na rede pública dentro do próprio município, sem precisar se deslocar até o Recife, desafogando a fila da rede pública.

“Estou muito satisfeita em acompanhar a concretização dessas assinaturas. Trabalhamos juntos para que o convênio se tornasse realidade e vamos seguir trabalhando para melhorar o atendimento à população”, disse a deputada Fabíola Cabral (PP). Trata-se de uma grande conquista para a saúde pública da região, que passa a contar com o suporte da unidade do laboratório para realização de exames de Tomografia e Ressonância.

Após a assinatura desse contrato, o início do atendimento para tomografias e ressonâncias no Boris Berenstein do Cabo, é imediato. O fluxo para o acesso a esses procedimentos continua o mesmo: os pacientes se dirigirem a um Hospital do município. A partir daí, uma vez o médico solicitando os exames, ele vai fazer o agendamento através da Unidade de Saúde onde o paciente foi atendido. Em seguida, a Unidade repassa a solicitação para o setor de marcação de exames na Secretaria Municipal de Saúde, que tem alinhamento direto com a Secretaria Estadual de Saúde e vai, prioritariamente, agendar o exame para unidade do Boris do Cabo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Asfaltos

21/05


2019

Presidente da FAV é premiada no México

A oftalmologista Liana Ventura, presidente da Fundação Altino Ventura, receberá, no México, um Prêmio Humanitário que desde 1987 só foi concedido a quinze personalidades mundiais. A filha, Camila Ventura, também será homenageada.

Acompanham a Dra. Liana o seu marido, Marcelo Ventura, e a oftalmologista Cecília Cavalcanti. Pelo seu trabalho científico e humanitário, principalmente em favor das crianças vítimas da chikungunya, Liana foi incluída entre as mulheres que mudaram a história de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

Governo oferece bolsas integrais em cursos superiores

O governador Paulo Câmara e o secretário estadual de Saúde, André Longo, lançam, amanhã, às 9h, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o edital do processo seletivo para o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2019. As 114 bolsas integrais de estudo, para dez cursos de graduação em Saúde em 15 instituições privadas de ensino, são destinadas para estudantes da rede pública de ensino do Estado, ou bolsistas integrais da rede particular. No evento, que contará com a presença de estudantes já beneficiados pelo Programa, haverá o balanço dos cinco anos do FormaSUS-PE.

A seleção e classificação dos candidatos é feita a partir da média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições ocorrem a partir da próxima quinta-feira (23/05) até 12 de junho pelo site: www.formasus.pe.gov.br. O resultado será conhecido no dia 24 de julho.

As bolsas integrais, estimadas em um valor total de R$ 7,5 milhões, estão distribuídas em instituições de ensino superior localizadas em seis municípios pernambucanos.

Este ano, o FormaSUS-PE ampliou em 10% o número de bolsas disponíveis em cursos superiores, passando de 104 em 2018, para 114. Ao todo, são 12 vagas para cursos de medicina, 73 de enfermagem, 03 de biomedicina, 04 de farmácia, 13 de fisioterapia, 02 de nutrição, 02 de odontologia, 01 de tecnólogo em radiologia, 01 de psicologia e 03 de serviço social. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes.

"O FormaSUS-PE surgiu da necessidade de regulamentar a contrapartida, por parte das instituições privadas, à Rede Estadual de Saúde, que oferece mais de 3 mil vagas de estágio curricular obrigatório aos alunos. É nos hospitais e demais serviços do Governo de Pernambuco que esses estudantes se tornam profissionais. Então, nada mais justo que estas instituições ofereçam, como contrapartida, a formação de saúde a jovens cuja renda não permite o acesso, formando mão de obra comprometida com o serviço público”, ressalta o secretário André Longo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

bm4 Marketing 6

21/05


2019

Sergio Moro não vai à marcha

Os atos convocados por apoiadores do governo Bolsonaro são para defender também o pacote anticrime de Sergio Moro. Além de protestar contra a possibilidade de sua pasta (o Ministério da Justiça e Segurança Pública) ficar sem o Coaf. Mas, segundo o site 'O Antagonista', Moro já decidiu que não vai aderir às manifestações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

PE pode ter arranjo bioeconômico a partir do umbu

Comunidades tradicionais do sertão baiano já potencializam os usos do umbu, um fruto cheio de nutrientes, aquoso e especialmente rico em vitamina C. Em Pernambuco, deverá ser plantada uma floresta de umbu, na Serra do Giz, em Afogados da Ingazeira, por iniciativa de um grupo nacional de cientistas (Ecolume/IPA) com apoio do prefeito José Patriota, presidente da Amupe. Na próxima sexta-feira, no IPA de Ibimirim, o Ecolume fará a entrega de 700 mudas produzidas a gestores da prefeitura de Afogados da Ingazeira. 

Para José Patriota, várias comunidades serão beneficiadas com a iniciativa do Ecolume. “Recebemos alegremente as mudas e apoiamos esta inciativa por fortalecer a Caatinga e valorizar o semiárido com a multiplicação do umbuzeiro, uma planta típica e referência histórica de nosso bioma”, diz. O gestor destaca ainda a sua parceria com o Ecolume diante do objetivo do grupo voltado ao desenvolvimento do agricultor com o do ecossistema.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

Atirem-me um lápis

Por Maciel Melo*

Atirem-me um lápis. Disparem em mim, façam qualquer gesto que seja digno de minha morte. Espoletem palavras de ordem, de progresso, de educação e de vida.

A nossa pólvora é feita do grafite que acende a sabedoria do povo brasileiro. Uma nação sã não foge à luta. Somos escaldados, mas não temos medo de água fria, muito menos de cara feia.

Quando o educador Paulo Freire engatilhava as espirais, partindo de um ponto cego, na intenção de unificar as margens das páginas da educação no Brasil, sem distinção de cor, raça, sexo, religião e nível social, lhe alvejaram na calada da noite, e rasgaram o único método da língua portuguesa direcionado aos fracos e oprimidos.

Atirem-me, pois, um lápis. Metralhem-me com rajadas de verbos, de sílabas, exclamações, reticências... está aí, morrerei, sangrando a essência do povo de minha terra. Terra de Zumbis, de Gracilianos, de Gregórios Bezerras, de Vitorinos e Lourivais. Terra dos Joãos Paraibanos, Ivanildos, Pedrosas, dos Sertões, dos Carrascais. Terra Ariânica, de Manoel Bandeira, Leandro Gomes de Barros, Patativa, Josué de Castro, Chico Sciencie e muito mais.

Atirem-me, já, um lápis.

*Cantor e compositor


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

Deputados articulam mutirão dos endividados ao Sertão

O Governo de Pernambuco, através do Procon, atendeu à solicitação do deputado federal Sebastião Oliveira e do deputado estadual Rogério Leão e vai realizar, entre os dias 27 e 31/05, um mutirão dos endividados, nos municípios de Serra Talhada e São José do Belmonte, no Sertão.

Sebastião Oliveira explicou que a iniciativa vai contemplar negociações de dívidas com a Celpe, Compesa, bancos e empresas de telefonia. De acordo com o parlamentar, a ação vai possibilitar que os endividados tenham a oportunidade de negociar diretamente com as empresas, sem a necessidade de intermediários.

“Será uma grande oportunidade de negociação. O acordo poderá beneficiar o devedor com a retirada de juros e multas, além do parcelamento dos débitos”, afirmou Sebastião.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

FBC confirma acordo para não recriar mais ministério

O líder do governo no Senado e também relator da reforma administrativa na Comissão Especial, Fernando Bezerra (MDB), confirmou que houve acordo entre Congresso e governo para que não haja mais a recriação dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

"Foi um acordo entre governo e Congresso, com Onyx, Maia e Alcolumbre. Vamos trabalhar para tentar votar na quarta", disse Bezerra.

Com o acordo, a ideia é manter como está hoje o Ministério do Desenvolvimento Regional. A iniciativa partiu do próprio presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que ficou incomodado com as acusações de toma lá, dá cá feitas por pessoas ligadas ao governo nas redes sociais enquanto havia conversas para uma indicação da Câmara e outra do Senado para as novas pastas.

"Agora ninguém quer mais espaço no governo. Você conversa, indica e depois apanha do próprio governo", disse um parlamentar que participa das conversas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

Veículos e congestionamentos no espaço urbano (II)

Por Maurício Costa Romão*

A solução de longo prazo para a mobilidade urbana já foi estabelecida pelos especialistas: dar absoluta prioridade aos modais sustentáveis, transporte público, bicicleta e andar a pé. Isso implica em desincentivar o uso de automóvel como modal preferencial.

O pedágio urbano (“congestion charging”, “urban toll” ou “congestion pricing”) é uma maneira de promover esse desestímulo. O mecanismo consiste em cobrar uma tarifa aos condutores de veículos que circulem em determinadas áreas da cidade (como acontece com a cobrança de pedágio nas rodovias concessionadas). Em geral, os veículos coletivos ficam isentos de pagamento.

A idéia por trás da instituição da tarifa é a de que a imobilidade urbana é causada em larga escala pelo maior demandante do espaço viário e maior gerador de tráfego: o transporte motorizado individual. Seu uso desenfreado acarreta prejuízos materiais, sociais, ambientais e de saúde, e são injustamente socializados. Portanto, esse transporte tem que ser parte da solução do problema.

É uma questão de desequilíbrio entre oferta limitada do espaço viário e excesso de demanda pelo seu uso, protagonizado pelo automóvel. O preço (a tarifa do pedágio) vai ajudar a desestimular a demanda.

O pedágio urbano, além de reduzir a quantidade de automóveis circulando na malha viária, tem uma vantagem adicional: gera receitas para serem aplicadas em sustentabilidade urbana, particularmente, em transportes coletivos. Daí existir entre os especialistas visível preferência por essa modalidade vis-à-vis o rodízio de automóveis.

O rodízio (adotado em São Paulo e em outras grandes cidades como, México, Santiago, Bogotá, Quito, Pequim, Atenas, etc.) busca reduzir o congestionamento mediante restrições à circulação de automóveis (relação entre dias da semana e finais das placas) em certos horários do dia, mas não gera recursos para o ente público, nem tampouco induz a mudanças de cultura ou de hábitos.

O modelo de pedágio urbano é antigo: foi implantado pela primeira vez em 1975, em Cingapura. São várias as cidades, entre grandes, médias e até pequenas, que têm adotado o pedágio urbano depois do exemplo exitoso de Cingapura: Londres, Estocolmo, Milão, Durham, Oslo, Bergen, etc., mas só recentemente é que Buenos Aires se tornou a primeira cidade da América Latina a implantar a modalidade.

Desde 15 de maio de 2018, Buenos Aires iniciou o sistema de pedágio urbano, abrangendo 70 quadras, numa área de 2 km 2. O entorno pedagiado é vigiado por 80 câmaras com período de restrição de 11:00h as 16:00h, de segunda a sexta-feira. São esperados 35 mil veículos a menos na zona demarcada, metade do volume anterior. (Continua...)

*Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

Centrão acerta com Maia votar nesta semana a MP 870

Os líderes do Centrão acertaram com o presidente da Câmara uma nova estratégia para desmontar o discurso armado pelo governo para as manifestações de rua contra o Congresso neste domingo (26).

O Centrão – bloco que reúne cerca de 200 deputados em torno do PP, DEM, PR, PRB, MDB e SD – puxará a votação na Câmara ainda nesta semana da MP 870 da reforma administrativa. Ela estruturou a Esplanada dos Ministérios após a posse do presidente Jair Bolsonaro.

Os políticos desta coligação informal são alvos de apoiadores de Bolsonaro, sob acusação de paralisar o governo, como noticiou a Folha de S. Paulo nesta terça. A aprovação da MP 870 também é uma das bandeiras, além da reforma da Previdência e o pacote anticrime do ministro Sergio Moro. Clique aqui e confira o texto do jornalista Tales Faria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/05


2019

Queiroz solicita curso de medicina para UPE de Caruaru

O deputado estadual José Queiroz (PDT) defendeu, ontem, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a indicação para a criação do curso de medicina no Campus Caruaru da Universidade de Pernambuco. Segundo o parlamentar, o curso complementará a infraestrutura na área médica da região do Agreste, que já dispõe de uma sólida equipe de profissionais reconhecidos no Pernambuco e no Brasil.

Queiroz subiu à Tribuna para enfatizar que um novo curso de medicina proporcionará novas oportunidades a juventude do interior do estado, do Agreste e do município, que é o segundo polo médico do estado. “Estou sendo procurado por grupos de estudantes do ensino médio de Caruaru que colocam que, apesar do crescimento da cidade que alcançou grande dimensão em todos os setores, ainda há limitações para suas potencialidades no ensino universitário da região”, destacou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores