Versão Sertão do Pajeú

13/10


2017

Coluna da sexta-feira

  Supremo pode ficar inibido

Apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, por 10 votos a 1, que são aplicáveis medidas cautelares contra parlamentares, os ministros Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes entendem que a decisão do plenário, da última quarta-feira, deverá inibir a Corte de impor novas medidas que interfiram no exercício do mandato.

"A proclamação foi de que a casa parlamentar pode rever a medida cautelar que implique qualquer embaraço ao exercício do mandato particular. Resultado: a ala do punitivismo pensará duas vezes antes de implementar medida nesse sentido, ante o risco da derrubada", disse Marco Aurélio.

Para ele, a precaução é salutar e a decisão de enviar ao crivo do Congresso as cautelares determinadas "foi um avanço cultural, fortalecendo as instituições". Marco Aurélio diz que "é preciso segurar os punitivistas". Gilmar Mendes concordou com a visão de que poderá haver um desencorajamento de novas cautelares que afetem o exercício do mandato de parlamentares.

As medidas cautelares, de forma geral, têm a finalidade de interromper um crime em andamento e garantir o sucesso das investigações. O que o STF decidiu é que as medidas que interfiram no mandato parlamentar podem ser aplicadas mas precisam passar pelo crivo da casa legislativa. Para Gilmar, as cautelares só podem ser aplicadas em situação "excepcionalíssima".

"Isso (aplicação de cautelares) não é necessário. Haverá um caso ou outro em que isso será imprescindível. Muito mais importante era julgarmos mais rapidamente os processos, termos um procedimento mais célere", disse o ministro. Segundo ele, a questão do afastamento de Eduardo Cunha "foi muito peculiar". "O problema é o excepcional se tornar regular", disse Gilmar Mendes.

A decisão do Supremo permitirá ao Senado rever o afastamento de Aécio Neves, determinado duas vezes pelo Supremo - primeiro, por liminar, do ministro Edson Fachin, em maio, e depois por decisão da Primeira Turma do STF, no dia 26 de setembro. O tucano, flagrado em áudio gravado pelo empresário Joesley Batista, foi denunciado em junho pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de corrupção passiva e de embaraço a investigações, acusado de ter aceitado propina de R$ 2 milhões, repassados pela J&F a um primo do senador e a um auxiliar parlamentar e de ter tentado obstruir investigações. Ele nega.

CORTES DE PIPAS– Vinte cidades da Paraíba vão deixar de ser abastecidas pela Operação Carro-Pipa do Governo Federal a partir de novembro. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, estas cidades não fazem parte da região semiárida paraibana, mas estavam incluídas no programa de forma equivocada. Uma dessas cidades é Matinhas, que fica no Agreste da Paraíba, e tem cerca de três mil habitantes e recebe água de carro-pipa da Prefeitura, que abastece uma cisterna comunitária e duas caixas d’água públicas. É nestes locais que a população pega água para beber e cozinhar. A maioria das famílias mora na zona rural e também está com dificuldade para produzir.

O PIB de Meirelles– O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, revelou, ontem, que a estimativa do Governo para o crescimento do PIB em 2018 é de 2%, com viés de alta e pode "até chegar a 3%." "O nosso cenário base que ainda está no Orçamento é um crescimento de 2% em 2018, mas já existem diversos analistas e economistas com previsões de crescimento maiores, até de 3% ou mais no ano que vem", disse o ministro. "Eu chamaria de um cenário otimista, mas é um cenário possível."

Efeito no caso Aécio– Em um julgamento que cindiu o Supremo Tribunal Federal ao meio e provocou polêmicas e bate-bocas diversos antes de o resultado final ser proferido na última quarta-feira, a maioria dos ministros da Suprema Corte definiu, por 6 votos a 5, que medidas cautelares que envolvam mandatos parlamentares terão de ser analisadas pelo Congresso para ser convalidadas. Na prática, isso significa que, na próxima terça-feira, os senadores vão avaliar, em plenário, a manutenção das sanções impostas pela Primeira Turma do STF ao senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). A polêmica não acabou após o voto de desempate proferido pela presidente Cármen Lúcia. Ao contrário, só aumentou.

Vaias em São Paulo– Na missa em Aparecida (SP), ontem, tão logo foram anunciadas as autoridades presentes -  o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB) e os ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Inovações), do PSDB e PSD, respectivamente – todos, sem exceção, foram vaiados pelo público presente. O prefeito da capital, João Doria, está na Itália em viagem oficial e o vice, Bruno Covas, foi para Paris. Se estivessem, também não teriam evitado igual constrangimento. A população brasileira está de saco cheio com políticos tradicionais e por isso mesmo as eleições de 2018 devem ter uma grande renovação, principalmente no parlamento.

Estado parado Do deputado José Humberto Cavalcanti (PTB) sobre artigo do deputado Tadeu Alencar em defesa do Governo Paulo Câmara: “Emissário do Governo Paulo Câmara, o deputado Tadeu Alencar tem a impossível tarefa de negar o que os pernambucanos sentem na pele: nosso Estado está parado e, muitas vezes, andando para trás. Esse não é um debate estrito sobre a piora dos indicadores econômicos ou sociais, embora eles também sejam constatados na pesquisa do Centro de Liderança Política, em parceria com a consultoria Tendências e a revista The Economist. Citado pelo senador Armando Monteiro, o levantamento ratifica o sentimento da maioria da população. O que Eduardo Campos começou, Paulo Câmara parou. Só não vê quem não quer”.

CURTAS

HORÁRIO DE VERÃO– O horário de verão de 2017 começa na primeira hora do próximo domingo. À meia-noite de amanhã, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 18 de fevereiro do ano que vem.

REPERCUSSÃO– O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), classificou como correta a decisão do colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF) de repassar ao Congresso a palavra final sobre o afastamento de parlamentares. A decisão afeta diretamente o senador Aécio Neves (PSDB-MG), afastado por decisão da Primeira Turma, que também determinou seu recolhimento noturno.

Perguntar não ofende: A ministra Carmem Lúcia frustrou o Brasil? 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Nehemias

O Brasil só tem uma saída, Lula 2018

marcos

Lula o exemplo de pai e marido. Arrumou uma Rapariga (Rosimary Noronha). Pense em um cabra safado.

marcos

Você quer continuar a Corrupção no Brasil?......Então vota no Pt.

marcos

Lula o Alcoólatra que faz piadas com o nome de Deus.

marcos

A Ladra e ex presidente Dilma Jumenta, teve seus bens bloqueados pela Justiça. Nada mais justo em se tratando de uma gatuna nata.


Versão Sertão Central

Confira as últimas colunas

12/12


2017

Coluna da terça-feira

Oposição unida por Pernambuco

As principais lideranças de oposição no Estado lançaram, na tarde de ontem, durante evento no Arcádia Paço Alfândega, que reuniu quase duas mil pessoas, o movimento “Pernambuco Quer Mudar”. À frente do ato estavam os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB), os ministros Fernando Filho (sem partido) e Mendonça Filho (DEM), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) e os ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra Neto (PSDB), entre outros líderes.

A proposta do grupo é percorrer todas as regiões do Estado, já a partir de janeiro, iniciando por Petrolina, no Sertão, com o objetivo de ouvir as pessoas e recolher propostas que possam compor uma futura plataforma de trabalho.

As sugestões recolhidas servirão de base para que o movimento possa, segundo os seus idealizadores, apresentar à sociedade alternativas à atual gestão, contemplando ações que reestruturem a economia, a segurança pública, a saúde, infraestrutura, entre outras áreas.

O evento reuniu mais de 45 prefeitos, vereadores, além de deputados federais e estaduais, representantes de partidos políticos, militantes, profissionais liberais e sindicalistas. Todos desgostosos com a gestão do governador Pulo Câmara.

Ao fim do encontro, os oposicionistas divulgaram um manifesto elaborado por sete partidos (Podemos, DEM, PSDB, PTB, PRB, PV e PRTB). O documento traz diversas críticas ao Governo Estadual e pode ser conferido na íntegra neste link.

Empresários pró-reforma da Previdência – O presidente Michel Temer receberá, hoje à tarde, lideranças empresariais que irão manifestar apoio à aprovação da reforma da Previdência. O encontro foi organizado pelo governo e pelos próprios empresários, que informaram ao presidente que vão buscar conversar com deputados para tentar convencê-los a votar a proposta ainda neste ano. Entre as entidades que confirmaram presença estão a CNI (Confederação Nacional da Indústria), Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo), Fierj (Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil) e a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

CNJ divulga supersalários – Cerca de quatro meses depois de a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, determinar que os tribunais brasileiros enviassem em dez dias os dados sobre pagamentos a magistrados, 72 de 90 tribunais já haviam encaminhado seus dados de maneira organizada e padronizada ao conselho até o fim da tarde de ontem. Uma comissão deverá analisar com lupa os supersalários para identificar eventuais irregularidades.

Tráfico de crianças – O Ministério Público de Portugal abriu investigação para apurar uma suposta rede de tráfico internacional de crianças que seria articulada pela Igreja Universal do Reino de Deus. O inquérito, a cargo do Diap (Departamento de Investigação e Ação Penal) de Lisboa, foi aberto na semana passada. Uma série de reportagens do canal TVI, líder de audiência em Portugal, acusa a Igreja Universal do Reino de Deus e a família de seu líder, o bispo Edir Macedo, de tráfico internacional de crianças. Segundo a emissora portuguesa, dois dos netos do fundador da Universal teriam saído irregularmente de Portugal para serem adotados no Brasil.

Inelegível por 8 anos  – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) condenou, por unanimidade, na sessão de ontem, o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) e o deputado federal Pedro Paulo Carvalho (PMDB), que concorreu à prefeitura do Rio no ano passado, por abuso de poder político-econômico e conduta vedada a agente público, devido ao uso do Plano Estratégico Visão Rio 500, contratado e custeado pelo município, como plano de governo na campanha eleitoral de 2016. Em nota, a assessoria do tribunal informou que, com a decisão, os dois políticos ficam inelegíveis por oito anos e deverão pagar, cada um, multa de 100 mil Ufirs (cerca de R$ 106,4 mil). Os dois ainda podem recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CURTAS

TAMARINEIRA – O advogado Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, de 46 anos, ferido em um acidente de trânsito na Zona Norte do Recife provocado por um motorista bêbado em 26 de novembro, recebeu alta, ontem, do Hospital Santa Joana, unidade de saúde em que ele estava internado desde o dia da colisão, que deixou três pessoas mortas.

PARTIDO VERDE – O presidente do PV de Pernambuco, Carlos Augusto Costa, disse, ontem, ser natural a reação de um grupo de filiados da agremiação, que criticou a saída do partido da base do Governo Paulo Câmara. "Esse movimento é o primeiro ponto, nós vamos abrir a discussão interna e vamos ouvir todo mundo", afirmou.

Perguntar não ofende: Como será a reação do PSB de Paulo Câmara aos movimentos da oposição?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

suricato

Perguntar não ofende::Quando a rede globo e jornalistas picaretas pagos vão parar de querer derrubar o governo Temer plantando noticias negativas e mentirosas ?


Versão Mata Norte

11/12


2017

Coluna da segunda-feira

Corruptos temem perder eleição e foro privilegiado

Além do cálculo eleitoral feito pelos candidatos que temem perder o pleito, o novo medo dos políticos para a eleição de 2018 é o risco da prisão (para os corruptos, claro). O temor é considerado novo pelos candidatos por causa da possível perda do foro privilegiado, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Só na operação Lava-Jato, 63 deputados e 30 senadores têm processo no STF. Sem foro, seus casos baixariam para instâncias inferiores da Justiça. O grande temor dos políticos em Brasília é cair nas mãos de juízes como Marcelo Bretas e Sergio Moro, da primeira instância no Rio e em Curitiba. A Lava-Jato já resultou nas prisões de quatro ex-deputados: André Vargas, Luiz Argôlo, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves.

Fora o julgamento no STF, suspenso no momento, o foro também é tema de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita na Câmara dos Deputados. Os parlamentares tentam anular a tese do ministro Luís Roberto Barroso, que defende o foro para crimes cometidos durante o mandato parlamentar e em função dele. Ainda existem deputados que querem fazer uma interpretação que alcance todos os mandatos, e não apenas o atual.

A preocupação atinge grandes nomes do PT e PSDB. O senador Aécio Neves, por exemplo, já cogita uma candidatura a deputado federal, visto que uma reeleição para o seu mandato no Senado, no momento, é impossível. A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, segundo aliados, já desistiu de disputar uma vaga no senado. Ré na Lava-Jato, ela é acusada de receber R$ 1 milhão do esquema de corrupção da Petrobras para sua campanha em 2010.

Mais nomes figuram o risco de não serem eleitos em 2018. São eles o senador Lindbergh Faria, acusado de ter se beneficiado de um esquema de recebimento de propina de empresas contratadas por Nova Iguaçu quando foi prefeito da cidade, e o também senador Humberto Costa, denunciado por ter recebido cerca de R$ 600 mil para favorecer a Odebrecht em uma licitação na Petrobras, em 2010. A situação mais delicada é a do senador Renan Calheiros (PMDB), envolvido em 15 inquéritos.

Perguntado sobre a manobra que os deputados tentam para anular a perda do foro, um dos envolvidos na costura do texto disparou: “O objetivo não é proteger o mandato, mas o exercício parlamentar. Isso não é uma manobra. Vai beneficiar casuisticamente um ou outro, mas o conceito é correto”.

Lula tenta se desvincular de Cabral – Em caravana pelo Brasil para fazer pré-campanha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Rio, na semana passada, porém o seu ato teve baixa adesão. Durante a passagem pelo Estado, Lula tentou se distanciar do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), que está preso por corrupção e lavagem de dinheiro. O petista foi o principal cabo eleitoral de Cabral nas eleições de 2006 e 2010, mas, na semana passada, o tom foi outro. Em Campos, no Norte Fluminense, Lula disse que “o povo do Rio foi traído” pelos políticos que “roubaram o estado”.

Bruno pode retomar mandato – O Ministério Público Federal (MPF) emitiu, na última quinta-feira, um parecer favorável à devolução do mandato do prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira (PTB). O pedido para retomada do mandato, assinado pelo subprocurador-geral da República, Francisco Rodrigues dos Santos Sobrinho, contesta a decisão do então desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Odilon de Oliveira Neto, falecido no final de novembro. Investigado por desvio de bens e rendas públicas, o petebista foi alvo da Operação Tupinambá, deflagrada pela Polícia Civil em setembro. Com o falecimento do desembargador Odilon Neto, o desembargador Evandro Magalhães pode ser efetivado e ficar com o caso, que está nas mãos de Antônio Carlos, atual substituto.

Vice de Bolsonaro – Presidente de uma CPI no Congresso pela quarta vez, o senador Magno Malta (PR-ES) tem um desafio pela frente: conseguir adiar o fim da comissão no Senado que investiga maus-tratos a crianças e adolescentes. O prazo acaba neste mês e sua intenção é prorrogá-lo até o fim do primeiro semestre de 2018. Isso porque as reuniões do colegiado têm sido usadas como uma espécie de “palanque” eleitoral para o senador, ligado à bancada evangélica, e cotado para ser vice em uma eventual chapa presidencial do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

PV abandona Paulo Câmara – A Executiva Estadual do Partido Verde decidiu, na última sexta-feira, aceitar o convite da oposição ao governo Paulo Câmara (PSB) para se incorporar ao ‘Movimento Pernambuco Quer Mudar’. O desembarque do Governo, segundo o presidente estadual da sigla e ex-candidato à Prefeitura do Recife em 2016, Carlos Augusto Costa, foi provocado pelo distanciamento entre o PSB do Recife e os integrantes do Partido Verde. Porém, alguns dissidentes da legenda afirmam que a decisão foi tomada sem um debate partidário e discordam do rompimento.

Sinal verde – No último sábado, durante Convenção Nacional do PSDB em Brasília, Elias Gomes, ex-prefeito de Jaboatão, e Geraldo Alckmin, governador de São Paulo e novo presidente do partido, tiveram uma conversa sobre o atual cenário político em Pernambuco. Alckmin acredita que o colega tucano deve dar continuidade ao seu projeto de pré-candidatura ao governo de Pernambuco, desde que o faça com apresentação de conteúdo, promoção de debate coletivo e contato direito com a população, num discurso alinhado às novas propostas de atuação psdbista. O ex-prefeito lançou sua pré-candidatura em setembro deste ano, na sede do PSDB em Recife.

CURTAS

CIDADANIA – Os moradores do Coque e região vão receber, a partir de amanhã até a sexta-feira, a 11ª Ação da Cidadania. Durante a semana, serão oferecidos diversos serviços à comunidade, como emissão de carteira de identidade, exames, atendimento odontológico e outros. A ação acontece das 8h às 14h, na Casa de Justiça e Cidadania do Coque.

OPOSIÇÃO – A oposição no Estado fará o seu primeiro encontro político, hoje, no Arcádia do Paço Alfândega, a partir das 17h. Nomes como os ministros de Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido) e da Educação, Mendonça Filho (DEM), os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e o ex-ministro das Cidades, deputado federal Bruno Araújo (PSDB), participam do evento.

Perguntar não ofende – A manobra tentada pelos deputados sobre o foro privilegiado surtirá algum efeito?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

O ato final de Lula....../////..... Na sexta-feira, Sergio Moro vai interrogar o laranja do Condenado Lula, Glaucos da Costamarques, sobre os recibos da cobertura de São Bernanrdo. Em seguida, ele vai sentenciar o condenado pela segunda vez. Eu aposto em mais de 10 Anos.

marcos

Lula afirma a Jornal Europeu, que caso não seja candidato votá em Bolsonaro.


Versão Agreste Central

08/12


2017

Coluna da sexta-feira

Meirelles decide candidatura em março

Cotado como um possível nome para o Planalto em 2018, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), voltou a dizer que a decisão sobre sua candidatura à Presidência da República só será tomada no fim do primeiro trimestre.

"A data de decisão sobre candidatura para quem ocupa cargo público é o final de março. O que vou fazer é me dedicar 100% ao trabalho como ministro da Fazenda e no fim de março, aí sim, vou avaliar essa situação e tomar uma decisão sobre um possível passo seguinte", disse Meirelles, filiado ao PSD.

Durante um encontro com empresários em Manaus, ontem, o ministro foi perguntado sobre a recuperação da economia e frisou: “O Brasil voltará a crescer no próximo ano”.

O ministro realçou em sua fala a necessidade da continuidade do que chamou de "ciclo de reformas" para que essa previsão otimista seja concretizada. Depois das mudanças na aposentadoria, em negociação no momento, ele disse que o encaminhamento da reforma tributária será o próximo passo. Ponderou, porém, que a proposta de simplificação do sistema tributário não está pronta. "Tão logo esteja pronta, vamos apresentar à Câmara"

Na noite de ontem, o ministro participou da noite de louvor em celebração ao centenário da igreja Assembleia de Deus no Amazonas. Na ocasião, Meirelles pediu para que os evangélicos orassem pela economia brasileira.

Operação Papai Noel – A presença reforçada da Polícia Militar nas ruas está garantida neste fim de ano, com a Operação Papai Noel 2017. De 8 a 25 de dezembro, os centros comerciais de 33 municípios da Região Metropolitana ao Sertão do Estado estarão com 3.812 militares em escala extra, incrementando o policiamento ostensivo. A Operação l trará reforço para os 14 municípios da RMR, 8 do Agreste, 7 do Sertão e 4 da Zona da Mata. No Recife, o 11º, 12º, 13º, 16º e 19º Batalhões, assim como a CIATUR, destacarão efetivo especificamente para essa ação.

Dinheiro desbloqueado – O juiz federal Sérgio Moro determinou, ontem, que sejam desbloqueados R$ 63.702,54. A quantia pertence ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o juiz, a defesa comprovou que o dinheiro era proveniente da aposentadoria do petista. O dinheiro tinha sido bloqueado a mando de Moro, depois que ele condenou o ex-presidente a nove anos e meio de prisão, por ter recebido um apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista. Segundo a sentença, o imóvel serviu como pagamento de propina da OAS a Lula.

Obras inacabadas – O TCE divulgou, ontem, um relatório sobre obras paralisadas/inacabadas em Pernambuco no ano de 2016 com base em dados fornecidos pelos seus próprios jurisdicionados (Governo do Estado e Prefeituras). O diagnóstico foi apresentado pelo auditor de controle externo, Pedro Teixeira e o chefe do Núcleo de Engenharia, Ayrton Guedes Alcoforado. De acordo com o Tribunal, existiam em Pernambuco, no final do ano passado, 1.547 obras paralisadas/inacabadas, cujos contratos totalizam R$ 6,2 bilhões, dos quais cerca de R$ 2 bilhões já foram pagos às empresas que venceram as licitações.

Confraternização – O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, foi convidado especial do ex-senador Clésio Andrade (PMDB-MG) para a cerimônia da 24º edição do prêmio de jornalismo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília. Segovia e sua mulher se sentaram para jantar em uma mesa reservada especialmente para Andrade, que renunciou ao mandato de senador em 2014. Andrade preside a CNT e é réu no processo do chamado mensalão tucano, em Minas Gerais. Sua renúncia foi interpretada na ocasião como um gesto para levar o processo do STF (Supremo Tribunal Federal) à primeira instância da Justiça. O diretor-executivo da PF, Sandro Avelar, número 2 do comando da polícia, acompanhou Segovia no evento da CNT. Após a cerimônia de entrega do prêmio, Avelar e Segovia jantaram com Andrade na mesa principal da cerimônia, próxima à pista de dança.

Luto e alívio – Em uma aula aberta na Casa do Saber, na noite de ontem, o apresentador Luciano Huck afirmou que ter desistido de considerar uma candidatura presidencial trouxe "uma mistura de luto e alívio". O apresentador também afirmou que, nesse momento, "é preciso encontrar uma candidatura viável de centro".  E que os candidatos que hoje despontam nas pesquisas não estão entre as suas escolhas. Ao ser instigado a responder sobre os candidatos que estão postos na disputa, Huck falou que Geraldo Alckmin e Marina Silva são bons nomes – mas não empenhou apoio para nenhum deles. Huck também espera que apareça algum nome novo e de fora da política. "Tem que aparecer", disse.

CURTAS

MORRO – Na manhã de hoje, Geraldo Julio e Paulo Câmara participam, mais uma vez, da tradicional Festa do Morro, que este ano chega à sua 113ª edição, com o tema "Muitos Nomes, Uma Só Mãe". Os políticos acompanham a celebração das 6h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Antes disso, a partir das 5h15, eles sobem o Morro da Conceição desde o Largo Dom Luiz.

TÁXI – Com o objetivo de atender ao aumento da demanda de passageiros durante as festas de fim de ano e as prévias de carnaval, os taxistas do Recife podem circular na área de Olinda e vice-versa devido à assinatura de um convênio entre as duas cidades. A permissão para os motoristas de táxis dos dois municípios é válida até as 12h do dia 14 de fevereiro de 2018, a Quarta-feira de Cinzas.

Perguntar não ofende – A operação Papai Noel passará mais segurança aos pernambucanos?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Será que Lula ainda vai mandar o MPF enfiar os processos no cu?

marcos

Deputado Lula.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

marcos

Suíça autoriza repatriação de R$ 71 milhões Roubados por João Santana nos Governos PTistas de Lula e Dilma Jumenta...../////.... A Suíça autorizou a repatriação para o Brasil de R$ 71.373.932,78 –valor que é fruto de Roubo e Corrupção PTista controladas por João Santana. O montante, depositado em conta judicial, estava em contas bancárias em nome da offshore Shellbill Finance, controlada por Feira. Aí você pergunta, quem Quebrou o Brasil? Lulalá, Lulalá, Lulalá.....

marcos

Lava Jato no rastro do dinheiro de Dirceu até a Espanha......//////.... Gerson Almada (ex-Engevix) contou à Lava Jato que Milton Pascowitch teria viajado à Espanha para gerir os Milhões de Euros roubados do Brasil, nas contas de Lula e Dirceu. Os investigadores já têm uma pista do dinheiro do Condenado Lula e Dirceu em terras espanholas. Esse Lula é sem dúvida um Bilionário.

marcos

U$D 35.000.000,00 Trinta e cinco Milhões de Dóllares para Lula........./////.....Com o avanço da delação de Antonio Palocci a PGR vai chamar a depor o pastor Caio Fabio, envolvido no caso do “Dossiê Cayman”. Caio Fabio denunciou há alguns anos que a ajuda de Muamar Kadafi para Lula pode ter alcançado a cifra de US$ 35 milhões. Eu acho Lula um Bilionário.


Prefeitura do Ipojuca

07/12


2017

Coluna da quinta-feira

Temer adia decisão de pautar Previdência para hoje

Apesar dos esforços para votar a reforma da Previdência ainda este ano, o presidente Michel Temer (PMDB) decidiu esperar até a tarde de hoje para fazer a recontagem dos votos garantidos e avaliar se a matéria tem condições de ser pautada na Câmara na próxima semana. Isso porque o peemedebista não conseguiu reunir, até a noite de ontem, o apoio necessário para a aprovação das mudanças na aposentadoria.

Segundo ministros, Temer segue na linha de vender otimismo e "buscar consenso" nas legendas aliadas para marcar logo a data da votação. Na reunião, se falou que o governo poderia ter hoje de 260 a 270 votos, o que ainda não é suficiente para pautar a votação na Câmara, que precisa de 308 votos para ser aprovada.

Para tentar aumentar o atual placar, Temer promoverá nova rodada de reuniões e abrirá o gabinete presidencial para deputados indecisos e resistentes, porém a expectativa é pessimista mesmo dentro da equipe presidencial.

Até o momento, só o PMDB e o PTB fecharam questão sobre a votação, que é quando a bancada precisa votar unida, com possível punição para quem descumprir a ordem.

Participaram do encontro 18 ministros; 16 deputados, mais o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; além de presidentes de 7 partidos; e o secretário nacional de Previdência, Marcelo Caetano.

Mesmo com o otimismo do Governo, um fator interessante surpreendeu alguns deputados durante a reunião. Os parlamentares foram chamados para um jantar, mas, durante a conversa, só foi servido água. Teve quem foi informado na porta do Alvorada que o encontro não era um jantar e sim uma reunião de trabalho. A fome fez alguns deles lamentaram o ocorrido.

“Não defendo ficar punindo deputado” – O deputado federal pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) disse, entrevista ao site ‘O antagonista’, que vai votar a favor da reforma da Previdência, mas é contra punir quem não acompanhar a orientação do partido. Jarbas votou pelo prosseguimento das duas denúncias contra Michel Temer e foi ameaçado de ser punido.

Abandonando a vida pública – Deputado federal pelo PR de São Paulo, Tiririca subiu à tribuna da Câmara, ontem, para fazer um discurso no qual disse estar com "vergonha" da política e, por isso, está "abandonando a vida pública". Tiririca foi o segundo deputado mais votado no país em 2014, com mais de um milhão de votos. "Subo nesta tribuna pela primeira vez e pela última vez, não por morte, [mas] porque estou abandonando a vida pública", disse.

Apelo pela segurança – O prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB), esteve, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, para uma reunião com secretário de Segurança Pública, Antônio de Pádua, e a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Maria dos Santos. Na ocasião, o secretário se colocou à disposição do prefeito para ajudar o município a combater a violência. Para isso, houve a doação de novas viaturas da polícia para Palmares. Ainda durante a reunião, a gerente da PC assumiu o compromisso de, no primeiro quadrimestre de 2018, entregar o Complexo Científico de Palmares.

Câmara aprova Refis rural – A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, projetos de lei que permitem parcelamento de dívidas (Refis) de produtores rurais com o Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) e de micro e pequenas empresas do Simples Nacional. No projeto sobre o Funrural, ainda serão analisados destaques, que têm previsão de serem votados na semana que vem. Depois, o texto segue para o Senado. Já o Refis para as pequenas empresas vai direto para a análise da outra Casa. Pelo texto aprovado, as empresas poderão parcelar as dívidas do regime tributário do Simples Nacional em até 180 parcelas, com 90% de desconto nos juros e multas.

Oposição unida – Com o objetivo de debater os problemas de Pernambuco e “unir” os opositores ao Governo Paulo Câmara (PSB), a oposição no Estado fará o seu primeiro encontro político na próxima segunda-feira, no Arcádia do Paço Alfândega, a partir das 17h. Nomes como os ministros de Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido) e da Educação, Mendonça Filho (DEM), os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e o ex-ministro das Cidades, deputado federal Bruno Araújo (PSDB), estarão presentes no evento.

CURTAS

LOMBADAS DESLIGADAS – Por conta do feriadão de Nossa Senhora da Conceição, amanhã, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, vai desligar, a partir do meio dia de hoje, as lombadas eletrônicas da PE-060 (Km 16,3 Ipojuca) e da PE-035 (km 7,3 e 7,9 Itapissuma). Os equipamentos de fiscalização eletrônica permanecerão desligados até às 5 horas da próxima segunda-feira (11).

NATAL SOLIDÁRIO – O bairro de Santo Amaro, no Recife, receberá pela primeira vez uma Feira de Artesanato. O evento, que acontecerá neste sábado (9), das 9h às 22h, no cruzamento entre as ruas Frei Cassimiro e Pombal, foi organizado pelo vereador Alcides Teixeira Neto, para oferecer uma oportunidade aos artistas do bairro de expor e comercializar o seu trabalho. O ponto alto de evento será às 19h, quando o parlamentar lançará o Natal Solidário, uma campanha para arrecadar doações para a comunidade.

Perguntar não ofende – Deve haver punição para o parlamentar que vota contra orientação do partido?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Quem se aposenta hoje com R$ 2.000 vai se aposentar com R$ 1.200 após a reforma.

Fernandes

Logo, saberemos quantos são, né?

Fernandes

Dizem que a candidatura do Bolsonara é na verdade uma pesquisa para saber quantos idiotas existem no Brasil

Fernandes

CAMINHONEIROS PARADOS em Araucaria/PR, Ijuí/RS e RJ. Navios aguardam carregamento no porto de Paranaguá. Postos sem combustíveis.

Fernandes

Bolsonaro, o encantador de burros e analfas.



06/12


2017

Coluna da quarta-feira

Maia só coloca Previdência em pauta se tiver votos

Sem querer correr o risco da reforma da Previdência não ser aprovada no Plenário da Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, ontem, que só colocará a pauta em votação se houver certeza de que há o número de votos necessários para aprová-la.

Maia, porém, é um dos defensores de que o texto seja votado ainda este ano. Com tempo curto para votar antes do início do recesso parlamentar, que começa no dia 23 de dezembro, o governo pressiona lideranças partidárias e parlamentares para espremer os 308 votos necessários para a aprovação do texto, mas enfrenta resistência em partidos da base.

Antes, o presidente da Câmara não queria colocar a reforma em votação por causa do desgaste causado pelas votações das duas denúncias criminais contra Temer no segundo semestre. Ontem, mais otimista, Maia afirmou ter esperança de votar a matéria ainda em 2017 e disse que os partidos estão "engajados".

Segundo parlamentares ouvidos pela Folha, os deputados também esperam que se consolide um número de votos suficientes para se comprometerem com a reforma. "Eu já ouvi deputado dizendo 'podem contar comigo para ser o 308º voto', ou seja, eles querem votar se for aprovar", disse o líder do PSD, Marcos Montes (MG).

Ontem, o PMDB decidiu pelo fechamento de questão no assunto, o parlamentar que votar contra a aprovação da reforma pode sofrer punições e até ser expulso do partido. Definitivamente a pressão está grande para a aprovação das mudanças na aposentadoria.

Humberto critica “doação” de Temer à Prefeituras – O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou, ontem, o presidente Michel Temer por condicionar o aumento do FPM à aprovação da reforma da Previdência. Em uma tentativa de aprovar a reforma ainda este ano, o Governo orientou aos prefeitos que pressionassem os deputados de suas bases a apoiarem as mudanças na aposentadoria, com a promessa de um repasse de R$ 3 bilhões ao município. Humberto chamou o ato chantagem.

FBC confiante da inocência – A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), representada pelo advogado André Luiz Callegari, comemorou a suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da análise de uma denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o senador, ontem. FBC segue confiante nos votos que abriram a divergência e que demonstram, segundo a defesa, claramente, a ausência de sua participação nesses fatos. André Callegari afirma que, nestes 35 anos de vida pública do senador, não existe qualquer condenação em desfavor do parlamentar.

AGU defende portaria do trabalho escravo – Em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu a portaria do trabalho escravo editada pelo governo Michel Temer, sob a alegação de que o texto – que acabou suspenso por decisão da ministra Rosa Weber – conferiu "maior clareza, objetividade e segurança jurídica". Em outubro, Rosa Weber atendeu a um pedido do partido Rede Sustentabilidade e concedeu uma liminar para suspender os efeitos da portaria do Ministério do Trabalho que flexibiliza as regras de combate ao trabalho escravo.

Estácio demite e recontrata 1,2 mil professores – O grupo Estácio confirmou que promoveu, no fim deste semestre, uma reorganização em sua base de docentes. Segundo nota divulgada ontem, o processo envolveu o desligamento de profissionais da área de ensino do grupo e o lançamento de um cadastro reserva de docentes para atender possíveis demandas nos próximos semestres, de acordo com as evoluções curriculares. Segundo informações que circulam na imprensa, a empresa estaria demitindo 1,2 mil professores e recontratando, em janeiro do ano que vem, outros 1,2 mil. Internamente, a Estácio teria justificado que os professores ganhavam uma remuneração acima do mercado.

“É equívoco apostar que Lula não será candidato” – Na noite de ontem, durante a cerimônia de premiação do “Brasileiros do Ano 2017”, da revista "IstoÉ", o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse ser um "equívoco" apostar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está fora das disputas. "É um equívoco os partidos apostarem que Lula não será candidato. É preciso se preparar para enfrentá-lo na rua". ACM Neto acredita, porém, que a candidatura de Bolsonaro deve se desidratar até às eleições.

CURTAS

TRAGÉDIA TAMARINEIRA – O médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, responsável por atender João Victor Ribeiro de Oliveira Leal, de 25 anos – responsável por dirigir um Ford Fusion sob efeito de álcool, matar três pessoas e ferir gravemente outras duas – afirmou à Polícia Civil que o rapaz, mesmo embriagado, estava no seu nível máximo de consciência. A soma dos crimes cometidos por João Victor pode resultar em 70 anos de prisão.

HEMOPE – Com a proximidade das festas de fim de ano, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) pede ajuda da população para manter o estoque de sangue. Ontem, todos os sangues com fatores negativos (O-, A-, B- e AB-) estavam em estado crítico. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar saudável. Todos os doadores precisam apresentar um documento oficial com foto.

Perguntar não ofende – Somente o otimismo do Governo vai conseguir aprovar a reforma?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Lula, você é a única esperança do Brasil.

Fernandes

O povo deu exemplo de cidadania, foi pra rua, bateu panela, mostrou a bunda e os silicones, tirou a Dilma! O único probleminha é que agora não sabe se compra o gás ou a comida...

Fernandes

Gás de cozinha depois que bateram panela. R$ 80,00. Piorou né? Bate panelinha que passa...

Fernandes

Lula dispara! 61% dos votos válidos. DataFolha 02/12/2017 Lula! Guerreiro! Do POVO brasileiro!!

Fernandes

Bolsonaro, o encantador de burros e analfas.


Compesa

05/12


2017

Coluna da terça-feira

Municípios ganham R$ 3 bilhões se reforma for aprovada

Caso a reforma da Previdência seja aprovada ainda este ano, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou a liberação de R$ 3 bilhões para os prefeitos em 2018. “Se a reforma não for aprovada este ano, esse dinheiro não existe”, disse Padilha, ontem, durante entrevista.

Para conseguir a aprovação, o Governo conta com os administradores municipais para pressionarem os deputados. Questionado sobre de onde virá esse dinheiro, o ministro afirmou que, com a aprovação da reforma da Previdência, o Governo projetou condições melhores de arrecadação, o que melhora a situação das contas públicas.

Segundo Padilha, Temer quer, no curso do ano que vem, fortalecer ainda mais o chamado pacto federativo. “Ele está pensando em conseguir um recurso extra para os municípios, em torno de R$ 3 bilhões”, afirmou.

Temer já liberou R$ 2 bilhões que vão ser acrescentados ao Fundo de Participação dos Municípios, segundo Padilha, esses R$ 3 bilhões estão além do que já foi liberado e só será tratado no próximo ano, com a interlocução dos deputados e senadores. Esta será a motivação para os prefeitos pressionarem os parlamentares que representam os seus municípios, a votarem a favor da reforma.

O Governo conta agora com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para marcar a data da votação da reforma. “Uma vez marcada a votação, os prefeitos estarão aqui um dia antes para fazer todo proselitismo possível em favor da reforma da Previdência”, pontuou o ministro. Padilha disse estar confiante em votar os dois turnos da reforma ainda este ano.

“Vão ter que me engolir” – Dois dias após a divulgação de pesquisa Datafolha que o aponta na liderança da corrida presidencial em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de bobagem a suposição de que pode não ser candidato na disputa. "Como disse Zagallo, eles vão ter que me engolir", disse, em referência a uma frase que ficou famosa na boca do ex-técnico da seleção Mário Jorge Lobo Zagallo.

Boatos – Circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp um boato que eleitores que não fizerem cadastramento biométrico até 7 de dezembro deverão pagar multa de R$ 150 e terão seu CPF e carteira de motorista cancelados. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a informação é falsa. A legislação não prevê cancelamento de documentos, caso o eleitor não faça seu cadastro, nem multa. A multa só acontece quando não se vota e é no valor de R$ 3,50.

Aprovada projeção de R$ 35 bi para 2018 – Por maioria simples, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, ontem, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2018. O Estado vai dispor de R$ 35 bilhões, sendo R$ 33 bilhões de receita e despesa, R$ 1,5 bilhão de investimento e R$ 600 milhões para segurança. O montante vai garantir a construção de seis escolas técnicas e o Hospital da Mulher de Caruaru, no Agreste pernambucano. Já os R$ 600 milhões para segurança serão destinados para garantir os acordos de aumento salarial para os profissionais, especialmente a Polícia Militar (PM).

Trabalho intenso para aprovar reforma – O presidente Michel Temer afirmou, ontem, que trabalha "intensamente" para a reforma da Previdência Social ser aprovada ainda neste ano. "Esperamos que dê certo. Estamos trabalhando intensamente para isso. Vejo grande interesse dos parlamentares, vejo auxílio na Câmara, no Senado e vejo que a imprensa está a favor e, de igual maneira, penso eu, a opinião pública. Esperamos que dê certo", disse o presidente.

Ato contra Reforma da Previdência – Apesar da suspensão da greve geral nacional, que estava convocada para amanhã, representantes de centrais sindicais de Pernambuco se reuniram, ontem, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), no bairro de Santo Amaro, para reforçar a manutenção do ato público na Praça do Derby, área central do Recife. Os participantes irão se concentrar a partir das 15h, hoje.

CURTAS

CONTAS DESAPROVADAS – O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco desaprovou, ontem, as contas do diretório estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB) no exercício referente às eleições de 2016. Na mesma sessão, o pleno do TRE também decidiu pela suspensão dos repasses do fundo partidário para o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

GÁS – A Petrobras reajustou em 8,9%, em média, o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, engarrafado pelas distribuidoras em botijões de até 13 quilos (kg). O reajuste do gás de cozinha entra em vigor à 0h desta terça-feira (5).

Perguntar não ofende – Os prefeitos vão aderir à campanha do Governo Federal a favor da reforma da Previdência?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Bolsonaro, o encantador de burros e analfas.

Fernandes

Bolsonaro: 30 anos na política sem fazer porra nenhuma e tem otário que me chama de mito.

Fernandes

A direita não tem argumentos fica enxugando gelo, são uns tabacudos. Como disse Reinaldo Azevedo, os eleitores de Bolsonaro, são ignorantes e analfabetos.

Fernandes

Lula dispara! 61% dos votos válidos. DataFolha 02/12/2017 Lula! Guerreiro! Do POVO brasileiro!!

Fernandes

É de dá nojo e ainda tem velhaca alcoólatra direitista demente que defende os milicos.



04/12


2017

Coluna da segunda-feira

O legado de Temer

Disposto a defender a candidatura de quem “defender o seu legado”, o presidente Michel Temer se reuniu, ontem, com ministros e dirigentes dos partidos aliados, no Palácio da Alvorada, para debater e planejar a estratégia política para unir o chamado “centro” nas eleições de 2018.

Até então, dois nomes já surgiram como possíveis candidatos apoiados por Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), ou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Há, também, líderes que que defendem uma campanha de Temer à reeleição, dependendo do cenário.

Segundo fontes palacianas, o nome preferido do próprio Temer é o de Alckmin, mas a aprovação ao nome dele dependerá de suas atitudes daqui para a frente. O governo não quer que tucanos saiam da equipe como se fossem adversários de Temer e exige o apoio do PSDB à reforma da Previdência.

Porém, existe outra ala de líderes que acredita ainda não ser o momento de ungir o candidato. O PMDB, por exemplo, avalia se lançará candidatura própria ou apoiará algum concorrente da base aliada.

Um protagonista muito importante é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Nos bastidores, Maia tem feito movimentos na direção de Meirelles.

Com a ameaça de rompimento dos tucanos e a melhoria de indicadores econômicos, dirigentes do PMDB voltaram a discutir a possibilidade de uma candidatura do presidente a um segundo mandato. Por muitos aliados, diante da baixíssima popularidade de Temer, o plano da candidatura própria do PMDB é visto como loucura.

Candidatura importante – Vice-presidente nacional do PSB, o governador Paulo Câmara considerou muito importante para o Brasil a confirmação de que Marina Silva (Rede) será, mais uma vez, candidata à Presidência da República. "Marina e Eduardo fizeram um programa de Governo em 2014 que continua muito válido. Em 2018 é fundamental que não se perca, mais uma vez, a oportunidade de fazer um debate elevado sobre o futuro do país”

Bolsonaro e o nepotismo – O deputado federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e seus filhos empregaram, nos últimos 20 anos, uma ex-mulher do parlamentar e dois parentes dela em cargos públicos em seus gabinetes. Ana Cristina Valle, ex de Bolsonaro e mãe de Jair Renan, o quarto filho do presidenciável; a irmã dela, Andrea, e o pai das duas, José Cândido Procópio, ocuparam as vagas a partir de 1998, ano de nascimento de Jair Renan. Ana Cristina e José Cândido não estão mais nos gabinetes da família, mas Andrea continua no do deputado estadual Flávio Bolsonaro, filho do presidenciável. Apesar dos quase 20 anos de nomeações, os casos não podem ser tecnicamente enquadrados como nepotismo.

Clã dos Ferreira na Mata Norte – O clã dos Ferreira esteve presente, ontem, no município de Macaparana, na Zona da Mata Norte, para ver o andamento das obras de construção de novas salas de aula e de um auditório na Escola Municipal Severino Francisco da Silva. A instituição de ensino foi beneficiada pela emenda do então deputado federal Anderson Ferreira, hoje prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Ciceroneados pelo vereador Zé Ivaldo, o prefeito, o patriarca da família, Manoel Ferreira e o deputado estadual André Ferreira circularam pela escola e puderam ver que o auditório e três salas estão em fase de execução das obras estruturais. De acordo com o vereador, a expectativa é que tudo esteja concluído no próximo ano.

É necessário “romper com o sistema” – De passagem pelo Recife onde participa, hoje, de um debate organizado pelo Movimento Ética e Democracia sobre “As perspectivas e Desafios do Brasil e da Região Nordeste”, o senador e pré-candidato à Presidência da República pelo “Podemos”, Álvaro Dias, falou sobre seus planos para “romper com o sistema”. O presidenciável afirmou que a sociedade brasileira buscará uma candidatura “alternativa” na eleição do ano que vem, em razão da “rejeição ao sistema atual”. “Quem vem combater o sistema atual é o quem vai se destacar. É o nosso caso porque ao longo da nossa trajetória a prioridade foi combater esse sistema”, explicou o senador. O evento com a participação de Álvaro será realizado no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, a partir das 9h.

CURTAS

MISSA – Aconteceu no último sábado, na capela do Colégio Damas, nas Graças, Zona Norte do Recife, a missa de sétimo dia em memória das vítimas do trágico acidente de carro ocorrido na Tamarineira, no último domingo (26). Na saída da missa, muitos seguiram para o Ato pela vida, um protesto contra os crimes de trânsito. Todos os participantes deram as mãos formando um círculo e pararam por três minutos o cruzamento da Estrada do Arraial com a Rua Cônego Barata, local da tragédia.

MISSA II – A missa de sétimo dia da babá Roseane Maria de Brito Souza, de 23 anos, vítima do acidente que deixou quatro mortos na Zona Norte do Recife na semana passada, foi marcada por momentos de dor e comoção. A celebração lotou a Igreja Matriz de Caueiras, ontem, localizada a poucos metros da residência da família, no município de Aliança.

Perguntar não ofende – Mesmo com a popularidade baixa, Temer teria coragem para arriscar uma candidatura?O legado de Temer


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Bolsonaro, o encantador de burros e analfas.

Fernandes

SEGUNDO TURNO SERIA ENTRE PAULO CÂMARA E MARÍLIA ARRAES, REVELA PESQUISA

Fernandes

EM SUA ÚLTIMA COLUNA, NOBLAT DIZ QUE LULA SERÁ PROTAGONISTA. O jornalista Ricardo Noblat, em sua última coluna em O Globo, com o qual encerra agora contrato, destaca que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o protagonista das próximas eleições; A mais recente pesquisa de intenção de votos do Datafolha reforça a convicção da esmagadora maioria dos brasileiros.

Fernandes

Lula dispara! 61% dos votos válidos. DataFolha 02/12/2017 Lula! Guerreiro! Do POVO brasileiro!!

Fernandes

Lula o melhor presidente do Brasil, com 55 honoris causa de universidades pelo mundo. O MITO


Hapvida - Mais saúde para você e sua família

02/12


2017

Coluna do sabadão

A autoconfiança de Lula

Durante uma reunião com dirigentes do PT de São Paulo, ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que setores do mercado promovem “terrorismo” e estão criando uma “guerra de classe” contra a sua candidatura em 2018.

Muito confiante de seu potencial para gerir o País, o ex-presidente disse que seu governo foi uma prova de que não há risco de instabilidade para o mercado financeiro, caso volte ao Palácio do Planalto.

Segundo petistas presentes ao evento, Lula esbanjou autoconfiança ao afirmar que não tem medo do mercado porque "mercado não vota". "Quem vota é o povo".

Ele também disse que, durante o seu governo, a bolsa de valores bateu recorde de pontuação e que o seu objetivo é promover a retomada do crescimento. “Diziam que eu iria quebrar o país. Eu fui presidente, e o país não quebrou”, afirmou Lula.

Ainda na reunião e em entrevista ao site ‘Brasil de Fato’ Lula disse também que não precisava voltar a ser candidato à Presidência, "mas eles cutucaram a onça com vara curta, e a onça vai brigar". "Se o objetivo deles é tentar não deixar eu ser candidato, vamos brigar para ver. Eu vou estar na disputa até que eles tenham coragem de cometer a barbárie de sangrar mais uma vez a democracia brasileira. Porque já sangraram com impeachment da Dilma”, concluiu.

Com o andamento da Lava Jato, vamos ver até onde vai a coragem e autoconfiança do ex-presidente.

Só 30 mil urnas com voto impresso – O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou, ontem, que somente em torno de 30 mil urnas eletrônicas estarão aptas a emitir o voto impresso nas eleições do ano que vem. “Estamos estimando em torno disso”, afirmou Mendes. “Não temos condições nem recursos”, acrescentou o ministro sobre a implantação do voto impresso em todas as cerca de 600 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas em 2018. “Vamos comunicar ao Congresso”.

Agricultura aporta milhões na economia – O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), liberou, na última quinta-feira, um aporte de R$ 4,7 milhões para pagamento do Programa Garantia-Safra. Com esta liberação de recursos, o Estado assegurou investimentos no valor total de R$ 12.013.764,00, beneficiando 117.782 agricultores familiares. O programa, coordenado pela SARA, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF), consiste no pagamento de um benefício, um seguro que cobre a perda da plantação devido à estiagem, efetuado aos agricultores em cinco parcelas.

Olinda ganha prêmio na Saúde – Com o tema voltado para ações de promoção à saúde da população trabalhadora em Postos de Revenda de Combustíveis (PRC), com ênfase no benzeno, o município de Olinda conquistou o primeiro lugar como o melhor programa na categoria do Eixo Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho. A premiação é resultado da apresentação da experiência exitosa realizada em junho passado num curso promovido pela Secretaria de Saúde de Olinda, e posteriormente inscrito no VI Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. A iniciativa vitoriosa foi coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da Gerência do Departamento em Vigilância Sanitária da cidade.

Sefaz apreende mercadorias em trânsito – A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) apreendeu R$ 820 mil em mercadorias irregulares por meio da Operação Guardião, realizada nos dias 29 e 30 de novembro.  A ação, conduzida pela Diretoria de Postos e Terminais Fiscais (DPF), consistiu na intensificação da fiscalização de produtos em trânsito na capital e interior, gerando um crédito tributário de R$ 390 mil em favor do Governo do Estado. Dentre as mercadorias apreendidas constavam confecções, cimento, embalagens e eletrodomésticos, além de produtos alimentícios, tais como frango, cereais e charque. Também foram lavrados 35 autos de infração por descumprimento de obrigações acessórias. Ao todo, 40 auditores fiscais e 15 policiais militares participaram da ação, junto aos efetivos fixos dos postos fiscais.

TSE decide sobre fundo partidário – O deputado Cícero Almeida (sem partido – AL) protocolou, ontem, consulta no Tribunal Superior Eleitoral para saber se os partidos podem utilizar o fundo partidário em campanhas eleitorais. A relatora do caso será a ministra Rosa Weber. Se decidir pela proibição, o TSE despejará uma bomba sobre os partidos que não fizeram caixa, e prometeram esta verba para cooptar deputados de outras siglas. A chance de os ministros vetarem o uso, por sinal, é grande. Isso porque já foi criado um novo fundo eleitoral.

CURTAS

NATAL – Para abrir as celebrações natalinas do Recife, o prefeito Geraldo Julio inaugura, amanhã, a decoração de Natal da cidade. A Avenida Cais da Alfândega, local escolhido para sediar a ornamentação, será transformada em uma colorida alameda iluminada. Árvores, postes e calçadas ganharão luzes e adornos para celebrar a data. Pelo terceiro ano consecutivo, a concepção do projeto foi desenvolvida pela equipe da Fundação de Cultura do Recife Prefeitura do Recife.

ÁGUA PARA O AGRESTE – O governador Paulo Câmara assina, amanhã, a Ordem de Serviço do Sistema de Abastecimento de Água do Distrito de Quatro Bocas, localizado no município de Angelim, Agreste Meridional do Estado. A ação, que possui valor estimado de R$ 730 mil, beneficiará cerca de 800 habitantes da região. O prazo para a conclusão da obra é de 120 dias.

Perguntar não ofende – A pesquisa encomendada pelo Estadão vai gabaritar a positividade de Lula?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Lula o melhor presidente do Brasil, com 55 honoris causa de universidades pelo mundo. O MITO

Fernandes

REINALDO AZEVEDO CHAMA ELEITORES DE BOLSONARO DE IGNORANTES, ANALFABETOS E MANDA ELES ESTUDAREM.

Fernandes

Lula dispara, aumenta vantagem e vencer no 1º turno, mostra Datafolha. O instituto fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. Como houve alterações em cenários, só é possível comparação com levantamentos anteriores nas simulações de intenção espontânea de voto no primeiro turno e estimuladas no segundo.

marcos

O comando penitenciário do Condenado Lula........................ Roberto Jefferson escreveu no Twitter que quer ver se, na carta aos brasileiros, Lula “vai dizer como pretende comandar o país de dentro da prisão”. Os ghost-writers da cartinha do condenado poderiam ser Nem da Rocinha e Fernandinho Beira-Mar.....Bate uma Panelinha Condenada.

marcos

O Condenado Lula prepara carta aos Brasileiros, a ser divulgada no primeiro semestre de 2018.................................................... “Resta saber se o endereço do remetente será Complexo Penitenciário da Papuda (CEP: 70297-400) ou Complexo Médico Penal do Paraná, região metropolitana de Curitiba (CEP: 83320-000).....Bate uma Panelinha Presidiária.....kkkkk


ArcoVerde

01/12


2017

Coluna da sexta-feira

Alckmin pacifica o PSDB  -

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, ontem, em visita a São Luís, que o clima no PSDB nacional "está pacificado". “Desde a semana passada o partido está pacificado ao redor do nome do governador Geraldo Alckmin. Ele deve ser presidente do partido e nosso candidato a presidente do Brasil”.

Ele também relembrou dos tempos em que foi membro do governo Sarney, no comando da Embratur, e disse estranhar a aliança entre tucanos e comunistas no Estado, governado por Flavio Dino (PCdoB).

Doria foi ao Maranhão a convite da Fiema (Federação das Indústrias no Maranhão). Além de dar entrevistas a programas de rádio e televisão e participar de almoço com empresários locais, o prefeito também ministrou palestra em uma universidade local.

Sobre a crise que tem afetado o seu partido nas últimas semanas, o prefeito se disse sossegado. Em relação ao correligionário Arthur Virgílio, que também pretende disputar a presidência pelo PSDB em prévias contra Alckmin, Dória foi evasivo. "Acredito que ele irá tomar a decisão acertada".

O prefeito também fez questão de frisar seu apoio ao governo Temer. "Não tenho vergonha de falar que este governo [Temer] faz o que precisa ser feito. Está conduzindo reformas que são muito úteis para o Brasil e é um governo comprometido com o crescimento".

Doria aproveitou a agenda para visitar a ex-governadora Roseana Sarney pela manhã. Disse se tratar apenas de uma visita de cortesia. "Eu conheço a governadora de muitos anos, tenho uma boa relação com ela. Eu fiz parte do governo Sarney, fui presidente da Embratur. Tive o prazer de reencontrá-la".

A aliança entre tucanos e comunistas no Maranhão, já que o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) faz parte do governo de Flávio Dino (PC do B) também foi questionada ao prefeito. "Eu não vejo em nenhum Estado uma associação desse tipo. Isso só acontece aqui no Maranhão. Eu não vejo o PSDB caminhando com pessoas que defendem teses de esquerda".

MIDIA SUSPENSA _A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu, ontem, a veiculação de propagandas do governo federal sobre a reforma da Previdência Social. A decisão tem eficácia imediata e vale para todo o país. Procurada, a Advocacia Geral da União (AGU) informou que recorrerá contra a decisão assim que for intimada.

AÉCIO NA GELADEIRA - Dezembro inicia sem tréguas para o senador Aécio Neves (MG) que sequer deverá discursar na convenção nacional do PSDB no próximo dia 9. Não se trata de uma aparição discreta, mas de uma tentativa de esconder o tucano afastado da presidência do partido desde maio. Nenhuma foto deverá ser permitida a fim de associar a imagem desgastada de Aécio ao pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin. A convenção escolherá o governador de São Paulo como o presidente da sigla.

Segurança reforçada - Aproveitando a sua passagem no município do Litoral Sul, ontem, o governador Paulo Câmara lançou o plano de reforço à segurança para o verão 2018 em Ipojuca, com o intuito de garantir mais tranquilidade para moradores e turistas que frequentam as praias do Litoral Sul. "Teremos o reforço na companhia de turismo, reforço no batalhão que abrange a cidade do Cabo e de Ipojuca, dos bombeiros militares e da Polícia Civil. Nós iremos dar respostas muito duras em relação à segurança. Resposta de trabalho repressivo e preventivo em favor da população. Estamos muito focados, cientes de que o trabalho que precisa ser diário e permanente", ressaltou o governador.

Pegaram Téo Vilela - A PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) realizaram, ontem, uma operação em Alagoas que teve como um dos alvos o ex-governador do Estado Teotônio Vilela Filho. Em nota, ele negou qualquer irregularidade. A ação, batizada de "Caribdis", mira uma suposta prática dos crimes de fraude a licitação, desvio de verbas públicas, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa relacionados a uma obra no sertão alagoano.

Sem Lula, dá Bolsonaro - A primeira pesquisa presidencial que exclui o ex-presidente Lula da disputa de 2018 aponta o deputado federal Jair Messias Bolsonaro como líder absoluto. Quando o cenário substitui João Dória por Geraldo Alckmin surge Bolsonaro em uma vitória no primeiro turno. A pesquisa desconsidera a participação do ex-presidente Lula em virtude das condenações em primeira e segunda instância que são dadas como certas até mesmo pela defesa do petista. O primeiro cenário aponta para a ausência de um candidato do Partido dos Trabalhadores na disputa e na segunda sugere o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como presidenciável.

CURTAS -

INCLUSIVA - Com o objetivo de fomentar a economia inclusiva, colaborativa e que pense o futuro dialogando com a preservação do meio-ambiente, o governador Paulo Câmara anunciou, ontem, a implantação de Parques de Soluções Sustentáveis no Bairro do Recife, na área central da capital pernambucana, e no Arquipélago de Fernando de Noronha. Ao lado do prefeito Geraldo Júlio, Paulo assinou o Termo de Compromisso que estabelece as condições para a criação dos mecanismos que vão garantir o suporte necessário à iniciativa.

JARBAS - Em visita ao sertão pernambucano, na tarde de ontem, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) junto com o vice-governador e presidente estadual do PMDB, Raul Henry, participou, ao lado do prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB-PE), do anuncio de execução dos recursos de emenda parlamentar destinados ao município. Lá, R$ 1 milhão oriundos do Orçamento Geral da União, vai ser aplicado em ações de melhoria do desenvolvimento urbano na cidade, com foco na recuperação das vias públicas. “Salgueiro é uma cidade importante e estratégica para Pernambuco. Todos os esforços e recursos que podem contribuir para o desenvolvimento da cidade e melhoria de vida de sua população terão o meu apoio e a minha ajuda”, afirmou Jarbas. Onze ruas vão receber melhorias.

Perguntar não ofende – Eleito, Bolsonaro vai desarmar a população e superlotar os presídios?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

REINALDO AZEVEDO CHAMA ELEITORES DE BOLSONARO DE IGNORANTES, ANALFABETOS E MANDA ELES ESTUDAREM.

Fernandes

Bolsonaro, o encantador de burros e analfas.

Fernandes

Lula o melhor presidente do Brasil, com 55 honoris causa de universidades pelo mundo. O MITO

Fernandes

REINALDO AZEVEDO CHAMA ELEITORES DE BOLSONARO DE IGNORANTES, ANALFABETOS E MANDA ELES ESTUDAREM.12

marcos

Lula o Alcoólatra que faz piadas com o nome de Deus.


Banner Arrecadação Pref. Garanhuns

30/11


2017

Coluna da quinta-feira

O caos da segurança em Pernambuco

Por Ítala Alves e Denise Martins

O Sistema de Informação de Mortalidade do Departamento de Informática do SUS (DataSUS) contabilizou, na madrugada de ontem, a marca negativa e inédita de cinco mil homicídios, somente este ano, em Pernambuco. Desde 2004, quando a Secretaria de Defesa Social (SDS) iniciou este tipo de contagem, o ano de 2006 era considerado o mais violento da história.

Apesar dos esforços mostrados pelo Governo Paulo Câmara nos últimos meses, os resultados não aparecem. No último dia 17/11, o governador anunciou um conjunto de ações para fortalecer segurança. Entre as ações, foram divulgados novos equipamentos para as Polícias Militar, Civil e Científica. Paulo assinou os Projetos de Lei para a criação do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (2º BIEsp) e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM). As medidas integram o Plano de Segurança de Pernambuco e totalizam um investimento de R$ 290,8 milhões para o setor.

A falta de segurança no Estado, possivelmente, será o tema mais focado pela oposição durante o período de pré-campanha para as eleições do próximo ano. Enquanto as ações do Governo não mostrarem resultado, o assunto será a pedra no sapato de Paulo Câmara.

Além dos homicídios, Pernambuco ainda sofre com os as explosões das agências bancárias no interior do Estado, os assaltos a ônibus na Região Metropolitana, roubos e furtos diários de veículos, trafico de drogas e o crescente uso de crack, prova de que o governo perdeu a capacidade de coordenar as policias.

Ciente de que só uma melhoria na segurança pode garantir algum fôlego para a campanha em 2018, Paulo Câmara terá que provar o seu conhecimento de gestão pública e driblar a violência no Estado caso queira se reeleger.

Reforço em Ipojuca – Amanhã, o governador Paulo Câmara vai até o município do Ipojuca, na Região Metropolitana, para autorizar importante ação para o desenvolvimento da segurança na região. O reforço na segurança para o verão 2018 pretende garantir a segurança para moradores e turistas que frequentam as praias de Ipojuca durante o período de alta temporada.

Precatórios até 2024 – A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, em primeiro turno, por 364 votos a 2, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estende de 2020 para 2024 o prazo para estados e municípios quitarem os precatórios. Precatórios são débitos do poder público com cidadãos ou empresas por terem perdido processo judicial) em atraso. Por se tratar de uma PEC, a proposta ainda terá de ser analisada em segundo turno para seguir para votação no Senado.

Oposição na Mata Sul – A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) visita, hoje, a Zona da Mata Sul do Estado, em mais uma edição do Pernambuco de Verdade. Esta será a oitava edição do programa, e contará com visitas a obras e equipamentos públicos nas cidades da região. Ao final do dia, o bloco oposicionista realizará uma audiência pública na Câmara Municipal de Maraial, às 18h. Este ano, o Pernambuco de Verdade já visitou o Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó, Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco, Agreste Setentrional, Agreste Meridional, Agreste Central e Zona da Mata Norte.

Ministro em Petrolina – O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), visita o município de Petrolina, hoje. Ele foi convidado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB). Em pauta, a liberação de R$ 100 milhões para o Projeto Pontal de Irrigação, dentro do Programa 'Avançar' do governo Michel Temer. O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, filhos do senador, também integrarão a comitiva.

Mais juízes no STF – Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram aumentar o número de juízes nos gabinetes para dar celeridade aos processos. As delações da Lava Jato e o caso JBS sobrecarregaram o gabinete do ministro Edson Fachin, mas os desdobramentos foram distribuídos a vários gabinetes. Isso aumentou o volume de trabalho dos magistrados. Cada ministro já tem a prerrogativa de contar com dois juízes, sendo um auxiliar e outro instrutor – o relator da Lava Jato conta com três juízes, sendo dois instrutores.

CURTAS

MORRO – O Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, recebe a 113ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição, iniciada ontem. Com o tema “Nossa Senhora da Conceição do Morro: Muitos Nomes, Uma Só Mãe”, o evento faz referência aos vários títulos dados à mãe de Jesus Cristo. A programação, que ocorre até o dia 8 de dezembro, inclui procissão, apresentações musicais e missas.

MORRO II –Estão previstos bloqueios de ruas e avenidas e reforço em linhas de ônibus, até a madrugada do dia 9 de dezembro. Os bloqueios são montados entre 17h e 1h, nos cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro. A partir das 6h do dia 6 de dezembro, as interdições se tornam contínuas e os bloqueios são desfeitos apenas à 1h do dia 9 de dezembro, após o término da festa.

Agradecimento – Quero com alegria agradecer a toda minha equipe do blog e do Frente a Frente, que se empenharam para manter a qualidade enquanto estive ausente. Agradeço a Ítala Alves, Nivaldo Araújo, Denise Martins, Geisa Souza, Aline Bonato, Mônica Moraes e Aldir Junior, Max Menezes, José Maria Trindade, Walber Agra, José Nivaldo Júnior, Angelo Castelo Branco, Adriano Oliveira e Samir Abou Hana e Edvaldo Moraes.

Perguntar não ofende – As ações do Governo Estadual voltadas para segurança vão surtir efeito antes da campanha eleitoral?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

CALA TUA BOCA VELHA ALCOÓLATRA BESTA.

Nehemias

Lula o melhor presidente do Brasil, com 55 honoris causa de universidades pelo mundo. O MITO

Nehemias

REINALDO AZEVEDO CHAMA ELEITORES DE BOLSONARO DE IGNORANTES, ANALFABETOS E MANDA ELES ESTUDAREM.

marcos

Pesquisa mostra que 70% dos eleitores de Lula no Nordeste são Doutores Honoris Causa. Bate uma panelinha Analfa!

marcos

Que é Mais bandido, Lula ou Aécio?



28/11


2017

Coluna da terça-feira

Fernando e Armando entram no páreo

Dois candidatos a governador reafirmaram, ontem, suas postulações ao Palácio do Campo das Princesas. O primeiro, o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), reafirmou em entrevista à Rádio Jornal que é pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2018. Fernando explicou que as oposições de Pernambuco estão num processo de diálogo, que deve ser intensificado em dezembro, mas confirmou que pretende participar da disputa.

“Sou pré-candidato e estou animado. Meu nome está colocado, como o de várias outras lideranças políticas estaduais. Vamos unir forças e definir propostas, para que possamos levar ao povo de Pernambuco um projeto que traduza os sonhos das pessoas”, disse. Fernando, no entanto, ponderou que ainda é cedo para que os nomes de uma possível chapa de oposição sejam consolidados. “Vamos aprofundar mais as discussões, poderemos até ter mais de uma candidatura, mas o principal é que possamos dialogar sobre o futuro”, destacou o senador.

Pré-candidato ao Senado, o deputado e vice-líder da oposição na Câmara Federal, Sílvio Costa (Avante), foi ovacionado, no domingo, no encontro de lideranças políticas realizado pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), no município de Surubim, no Agreste. Mais de 100 lideranças – prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e ex-vereadores – saudaram o deputado Sílvio Costa aos gritos de "senador, senador", repetindo as manifestações individuais de aprovação e apoio à atuação do deputado na oposição ao governo Michel Temer (PMDB).

Em seu pronunciamento, Sílvio Costa ressaltou a liderança política de Armando Monteiro – que colocou-se à disposição de uma convocação das oposições para o governo estadual – e revelou sua confiança na condução pelo senador, a partir de 2018, das mudanças que Pernambuco necessita para retomar o desenvolvimento e os empregos. "O senador Armando foi ministro da Indústria e Comércio, é reconhecido em todo o Brasil por esse trabalho e lutou contra o impeachment da presidente Dilma. Vamos continuar unidos para retirar do comando do Estado esse governo que paralisa Pernambuco", destacou Sílvio.

Sob aplausos, Sílvio Costa também ressaltou a falta de liderança do governador Paulo Câmara para articular o combate à violência e minimizar as dificuldades na saúde pública. "Há 60 municípios sem delegado, hoje, no Estado. Há municípios que têm apenas um policial. O governo fala em educação, mas quem conhece a realidade são os professores que até agora esperam o cumprimento da promessa de duplicação dos salários", citou sob aclamação Sílvio Costa.

PRISÃO - Um dos alvos da Operação Torrentes, deflagrada no início do mês pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), o coronel da Polícia Militar (PM) Fábio de Alcântara Rosendo do cargo de secretário executivo de Defesa Civil, ligada à Casa Militar. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco do último sábado. No seu lugar, o governador Paulo Câmara (PSB) determinou a nomeação de Luiz de Oliveira França para exercer a função.
 

Voo tucano - O governador Geraldo Alckmin disse, na noite de ontem, após jantar com integrantes do PSDB no Palácio dos Bandeirantes, que aceitou ser candidato à presidência do PSDB. Ele afirmou, porém, que sua candidatura só será oficializada no dia 9 de dezembro, na convenção do partido. A reunião teve a participação do ex-presidente Fernando Henrique, do senador Tasso Jereissati e do governador de Goiás, Marconi Perillo. Segundo Alckmin, durante o encontro, Perillo e Jereissati disseram que abririam mão das suas pré-candidaturas, caso ele tivesse disposição de participar do processo.

Encontro na Amupe - Procedimentos que devem ser seguidos durante a transição de mandato entre a atual e a futura gestão municipal foram apresentados, ontem, aos prefeitos das cidades pernambucanas onde o pleito foi decidido no primeiro turno. A reunião, realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no Centro do Recife, contou com a participação de representantes de instituições estaduais de controle e fiscalização. O Fórum de Combate à Corrupção e o Ministério Público de Pernambuco organizaram o encontro, que também contou com a presença de representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e da Delegacia de Crimes contra a Administração Pública. Um dos temas da reunião foi a Lei Complementar 260, que obriga que os atuais prefeitos repassem aos futuros gestores dados referentes a cada prefeitura.

Greve em Barreiros - A cidade de Barreiros, localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco e com 40 mil habitantes, passa por uma situação inusitada desde o resultado das eleições deste ano no município. Serviços de saúde, educação e coleta de lixo deixaram de ser oferecidos à população. Segundo moradores do local, o motivo é a não reeleição do prefeito Carlos Artur Soares (PSB). Na educação, os professores da rede municipal estão em greve desde a segunda semana de outubro devido à falta de pagamento dos salários. “Paga um mês, ficam dois. Paga um mês, ficam três. Isso não é bom para a educação do município. Nós estamos em greve, fizemos uma reunião e decidimos só voltar quando ele [o prefeito] resolver a situação do pagamento dos professores”, conta o professor Flávio Luna.

Recomendação aos que chegam - Em uma reunião realizada no Recife, na manhã de ontem, entre representantes do Ministério Público Estadual e Federal e do Tribunal de Contas do Estado, foi apresentado um documento com recomendações para os prefeitos que estão deixando os cargos e os que estão assumindo as prefeituras. “Tem sido, infelizmente, muito comum nós verificarmos o desmonte dos serviços públicos, começando inicialmente com a demissão de terceirizados em hospitais em detrimento da continuidade da prestação de serviços públicos à população e com o abandono das cidades, o fornecimento de merenda escolar e interrupção dos serviços de recolhimento de lixo”, ressalta a procuradora-geral em exercício do Ministério Público de Contas, Germana Laureano.

CURTAS 

EXPLOSÕES - Com os seis roubos registrados, ontem, e hoje Pernambuco já soma 46 explosões de caixas eletrônicos este ano. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), de janeiro a setembro, foram registradas 40 ocorrências desse tipo, o que dá uma média de pelo menos um caso por semana quando o poder público contabilizou 34 roubos com uso de explosivos.
Nesta quinta, a cúpula da SDS se reuniu para traçar as estratégias do Pacto Pela Vida. O chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, disse que a pasta planeja tomar medidas para melhorar o setor de inteligência da corporação no interior do estado.

ASSALTOS A BANCO - Aumenta número de investidas em PE uma explosão por semanada força tarefa agências sem funcionar pede investimentos grupo de trabalho mais delegados. "O secretário (Angelo Gioia) enxergou isso com muita facilidade, vai desenvolver esforços para que a gente venha a aumentar essa capacidade de inteligência, principalmente para melhorar também nossa interlocução com outros estados.

Perguntar não ofende - Quem será o proximo candidato a assumir sua corrrida ao Palácio das Princesas? 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Nehemias

REINALDO AZEVEDO CHAMA ELEITORES DE BOLSONARO DE IGNORANTES E MANDA ELES ESTUDAREM. Ôxente! Você é analfa, é? https://www.youtube.com/watch?v=XjkZcw39Hgg

marcos

Defesa de Lula contesta manutenção de bloqueio de bens....../////..... Cristiano Zanin divulgou uma nota condenando a decisão do TRF-4 que manteve o bloqueio de R$ 16 milhões de Lula. Disse que ela afronta a Constituição Federal e que bloquear os bens do ex-presidente decorre do “mau uso das leis” para –vocês adivinharam– “fins de perseguição política”. Bate panelinha Lula, R$ 16 Milhões. Esse Lula é Rico ou Milionário?

marcos

Dia difícil para a família Lula...../////..... Além de o TRF-4 manter o bloqueio de R$ 16 milhões de Lula, o Supremo rejeitou hoje uma queixa de Fábio Luís, o Lulinha, contra o deputado Domingos Sávio, do PSDB de Minas. Em entrevista a uma rádio de Divinópolis, Sávio disse que a “roubalheira na Petrobras começou lá no governo Lula, e o Lulinha, filho dele, é um dos homens mais ricos do Brasil hoje”. Também afimou que Lulinha ficou rico “do dia para a noite” e deveria ser investigado. Fábio Luís acusou o deputado de “denegrir sua imagem, reputação e dignidade”. Para o STF, a fala está protegida pela imunidade parlamentar. Estão perdendo todas!

marcos

A defesa do Bandido Lula é derrotada mais uma vez....////.... Um recurso do Condenado Lula contra o juiz Sergio Moro foi negado pelo ministro Edson Fachin. “A defesa do Bandido alegara que Moro não lhe permitiu acesso a apurações que tramitam em Curitiba decorrentes do acordo de delação premiada do casal Mônica Moura e João Santana”. É a segunda derrota do dia para Lula e Cristiano Zanin Martins.

Cicero sergio de lima

Noticias replicadas do ano passado? Que falta de profissionalismo.


Supranor 1

24/11


2017

Coluna da sexta-feira

O fator Luciano Huck

Começou como uma mera especulação, mas a candidatura do apresentador Luciano Huck à Presidência da República, em 2018, ganha a cada dia ares de realidade. Os entusiastas de um “outsider” (candidato de fora do cenário político) se alvoroçaram, ontem, nas redes sociais com o resultado de uma pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos, que apontou um salto de 17 pontos percentuais na aprovação do apresentador desde setembro, saindo de 43% para 60%. Em contrapartida, sua desaprovação caiu de 40% para 32% no mesmo período.

O levantamento trouxe o marido de Angélica com a melhor aprovação entre os 22 nomes analisados, sendo dos mundos político e Jurídico. Apesar de não ser uma pesquisa de intenção de votos, o estudo mediu a satisfação momentânea do brasileiro com os cotados para liderar o País a partir de janeiro de 2019. E o fator Luciano Huck é uma variável que tende a crescer e pode mexer na polarização Lula-Bolsonaro que se desenha atualmente.

O global, que tem dado sinais de que quer concorrer, pode angariar o apoio de um eleitor mais ao centro, que não aderiu a Bolsonaro, mas também não quer Lula de novo. Ele “comeria o cartão” de Geraldo Alckmin e João Doria, tucanos que tentam se posicionar nesse segmento do eleitorado para largar com chances de vencer o pleito em um provável segundo turno. Há ainda as incógnitas Marina Silva e Ciro Gomes para se contabilizar nesse jogo.

Caso se lance na corrida pelo Planalto, Luciano Huck é que seria o Trump brasileiro, e não Bolsonaro. Alguém que nunca disputou cargo público, egresso do mundo do entretenimento, que entra numa disputa para “salvar o País” em tempos de crise. Claro que a avaliação aqui é apenas comparativa. Huck não é Trump; nem muito menos o contrário. O fato é que existem semelhanças. Se o apresentador do Caldeirão vai se viabilizar, ainda é cedo para dizer, mas que seu desempenho acendeu a luz de alerta dos concorrentes, acendeu. 

LOGOTIPO DA GLOBO NA TESTA – Vivo que só ele, o ex-presidente Lula já ensaia o discurso para um eventual embate tendo Luciano Huck como adversário. O petista afirmou que quer disputar contra “alguém com o logotipo da Globo na testa”; apostando no desgaste crescente da maior emissora do País em dias de redes sociais e YouTube. “Quero ver o que essa gente pensa e vai propor para o Brasil”, disse Lula, que não acredita em um “outsider”.

LASTRO – Restaria, nesta equação, o partido pela qual Luciano Huck concorreria. O global tem simpatia pelo PSDB, tendo apoiado a candidatura de Aécio Neves ao Planalto em 2014. O problema é que os tucanos já têm dois pré-candidatos: Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, que parece ser o nome, e o prefeito da capital paulista, João Doria, cujo voo presidencial pode nem decolar. Correndo por fora, quem pode dar o lastro necessário a Huck é o grupo Agora!, que quer reunir propostas de políticas públicas que juntem tanto esquerdistas quanto liberais.

FORO PRIVILEGIADO – O julgamento no STF que pode levar à restrição do foro privilegiado para congressistas foi interrompido ontem, após um pedido de vistas do ministro Dias Toffoli. O placar está 7X0 para a aplicação das restrições a deputados e senadores. A maioria dos ministros acompanhou o relator Luís Roberto Barroso. Para Barroso, só teriam direito a foro privilegiado políticos acusados por crimes cometidos no exercício do mandato e que também tenham relação com o cargo ocupado. O caso já havia sido interrompido quase seis meses antes, desta vez por um pedido de vistas do ministro Alexandre Moraes.

SEM CRÉDITO NA PRAÇA – Pré-candidato ao Governo do Estado (só Deus sabe até quando), o tucano Elias Gomes pode ter muita dificuldade para bancar sua improvável campanha. O ex-prefeito de Jaboatão não honrou seu saldo devedor referente às campanhas de 2016, quando bancou o socialista Heraldo Selva na sua sucessão, e, pasmem, de 2014, quando foi o avalista do filho, Betinho Gomes, que disputou com sucesso vaga na Câmara Federal. Parece que Elias tem mais dívidas do que ex-mulheres.

Curtas

PARECER – O processo de privatização da Eletrobras e suas empresas subsidiárias e controladas pode ser submetido à consulta popular por meio de convocação de referendo. Esta é a proposta do Projeto de Decreto Legislativo Nº 948, de 2001, em tramitação na Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, e que teve o parecer favorável do relator, o deputado Danilo Cabral (PSB). Originário do Senado Federal, o projeto condiciona a desestatização da Eletrobras à aprovação da proposta pela população.

BARRAGENS – O vereador Iran Severo, de Ouricuri, comemora a construção de sete barragens no município, viabilizadas a partir da sua articulação junto com o deputado federal Fernando Monteiro, de quem o parlamentar é aliado. "É uma ação importante. Nós conseguimos as obras e o povo de Ouricuri é quem sai beneficiado", comemora o vereador, que tem forte atuação no município.

POSSE – O governador Paulo Câmara empossa, hoje, às 17h, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o novo secretário de Desenvolvimento Social de Pernambuco, Cloves Benevides, que exercia a Diretoria de Articulação e Projetos do Ministério da Justiça. Cloves (39 anos) é natural de Belo Horizonte, tem atuação marcada como gestor de Políticas Públicas e projetos sociais. O novo secretário é uma indicação do deputado federal Eduardo da Fonte, que preside o PP em Pernambuco.

Perguntar não ofende: Na Black Friday da política, tem aliado cobrando metade do valor pelo apoio?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Nehemias

Bolsonaro, o encantador dos analfas.

Nehemias

REINALDO AZEVEDO CHAMA ELEITORES DE BOLSONARO DE IGNORANTES E MANDA ELES ESTUDAREM. Ôxente! São analfas, é? https://www.youtube.com/watch?v=XjkZcw39Hgg

marcos

Você votaria em um Bandido Condenado para Presidente do Brasil?

marcos

REINALDO AZEVEDO afirma que Lula já era pra estar preso se realmente houvesse justiça no Brasil.

marcos

Nunca esquecer: Lula, Dilma Jumenta e o PT quebraram o Brasil e deixaram 13 Milhões de Desempregados.


Mobi Brasil 4

23/11


2017

Coluna da quinta-feira

 Marun tem a cara do Governo Temer

O futuro ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, tem a cara do Governo Temer. É um daqueles personagens comuns que se encontra constantemente nos corredores da Câmara dos Deputados. Não tem grande expressão nem pensamento político. É um bonachão quase folclórico, e só foi escolhido para o cargo de articulador do Planalto porque fará tudo que o chefe mandar. Um verdadeiro cão de guarda.

Marun se notabilizou no noticiário nacional justamente por ser um dos maiores - talvez o maior - defensor do presidente na guerra contra o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A sobrevivência de Temer no Plenário da Câmara se deve muito à atuação de Carlos Marun, que vai acabar premiado com o status de ministro. Portanto, não se espera nada dele além do que defesa cega do presidente moribundo a quem serve.

Vai entrar para a história do Brasil no mesmo capítulo dos Eliseus Padilhas e Moreiras Francos que formam o primeiro time de Temer. É, no final das contas, uma cria do Centrão, que já pressionava o presidente por mais espaço na Esplanada dos Ministérios. Antes do presidente da República, servia a outro senhor: o ex-deputado Eduardo Cunha, que hoje está preso. Deputado de primeiro mandato, Carlos Marun é gaúcho, filiado ao PMDB, mas que fez carreira pelo Mato Grosso do Sul. Antes de chegar à Câmara Federal, foi vereador em Campo Grande, deputado estadual e secretário de Habitação e Cidades.

IMBASSAHY - O antecessor de Carlos Marun na Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, que agoniza no cargo, é justamente o oposto do novo ministro. Pensava politicamente as ações do Governo Temer, mas foi fritado pelo Centrão, sedento por poder. A saída de Imbassahy, ainda que não oficializada, diminui o feudo do PSDB na atual administração, reforçando a corrente do partido que quer independência de Temer para lançar candidato ao Planalto em 2018.

GAFE - O Palácio do Planalto postou "por engano" em seu perfil oficial no Twitter um aviso da posse do deputado Carlos Marun na Secretaria de Governo. A mensagem, publicada  às 16h51, foi posteriormente apagada. A culpa não foi atribuída a um estagiário, mas a um funcionário terceirizado da agência de publicidade Isobar, que cuida das redes sociais do Planalto. Sei.

NOMEAÇÃO - Segundo interlocutores do presidente, a nomeação de Carlos Marun só acontecerá após a votação da Reforma da Previdência. O próprio deputado chegou a soltar nota à imprensa tentando despistar sua indicação. A questão é que Temer quer a continuidade de Imbassahy como ministro. Especula-se a ida dele para a pasta de Direitos Humanos, espaço tucano, no lugar de Luislinda Valois, aquela mesma que pediu para acumular o salário de ministra com o de desembargadora aposentada.

CIDADES - Quem tomou posse, ontem, foi o novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy (sem partidoGO), que chega à Esplanada dos Ministérios chancelado pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Para o desprazer da tropa de choque palaciana, Maia tem aumentado sua influência no Congresso e, com isso, seu espaço político. A mudança também agrada o Centrão, que não para de barganhar poder em troca da garantia de apoio na votação da reforma da Previdência.

Curtas -

CULTURA - O vereador do Recife, Alcides Teixeira Neto pretende implementar o projeto “Cultura nas Praças” na capital pernambucana - PLO 350/2017. A proposição, que está tramitando na Casa José Mariano, engloba a exibição de filmes, apresentações culturais, encenação de peças teatrais, manifestações folclóricas e artesanato, entre outras atividades. Boa iniciativa iniciativa do vereador, que tem um trabalho consolidado em Santo Amaro, bairro onde é muito querido.

AUDITORIA - A metodologia utilizada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) para as atividades de auditoria e certificação das Tomadas de Contas Especiais (TCEsp) vem trazendo resultados expressivos para Pernambuco. Entre janeiro e setembro deste ano, foram certificados 89 processos, que podem gerar um retorno em potencial aos cofres públicos de R$ 6,6 milhões. Até agora, o quantitativo de certificações alcançou um incremento de 48%, comparado com todo o exercício de 2016.

SEGURANÇA - Na tarde de ontem, a deputada Roberta Arraes esteve com Alexandre Filho e o vereador de Araripina, Francisco Edivaldo, na Secretaria de Defesa Social, em reunião com o secretário Antônio de Pádua, de onde saiu com boas notícias para a segurança do Sertão do Araripe. O titular da SDS informou à parlamentar que, em breve, estarão chegando na região o Departamento de Repressão Ao Narcotráfico (Denarc) e um núcleo de Gerência Geral da Polícia Científica, com instalações no município de Ouricuri.

Perguntar não ofende: A perda de mais um ministério não vai sacramentar o desembarque tucano do Governo Temer


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Nehemias

Meu País é o Nordeste! Não sou brasileiro. Eu sou Nordestino! frente Libertária Nordeste Livre

Nehemias

REINALDO AZEVEDO CHAMA ELEITORES DE BOLSONARO DE IGNORANTES E MANDA ELES ESTUDAREM. Ôxente! São analfas, é? https://www.youtube.com/watch?v=XjkZcw39Hgg

marcos

Qual o político MAIS Ladrão do Brasil?......Lula......Acertou ......Mizeravi...

marcos

O desespero de Lindinho...../////......Lindbergh Farias disse ver como “desespero” a inclusão do nome de Luciano Huck entre os presidenciáveis de 2018. Para o senador, estão “tentando achar um candidato” que rivalize com Lula. Lindinho sabe muito bem que isso não será nada perto do desespero dos petistas quando a Justiça impedir Lula de se candidatar. Será que vai dá Bolsonaro...X...Huck no segundo turno?

marcos

Marisa nome de rua, já era: A nova Lei Orgânica do Município de São Paulo NÃO permite que seja colocado nome de Corruptos e Ladrões em Ruas, Praças e Avenidas.


Asfaltos

22/11


2017

Coluna da quarta-feira

Pernambuco unido contra o fechamento de agências bancárias no interior

A notícia já quase passa despercebida na leitura diária dos jornais e sites. Assaltantes explodem agência bancária em cidade do interior. Aconteceu na madrugada de ontem, mais uma vez, em Pernambuco. Em Moreilândia, no Sertão. Bandidos fortemente armados invadiram o município e explodiram um caixa eletrônico do Bradesco. Pelo menos duas pessoas foram feitas reféns durante a ação. Não bastasse o trauma de passar por uma situação do tipo, os cidadãos de Moreilândia, assim como muitos outros pernambucanos, ainda têm de arcar com os prejuízos do fechamento de agências bancárias no interior.

Sem ter onde sacar seu dinheiro para comprar o remédio ou pagar o mercadinho, o aposentado é o maior prejudicado porque tem de se deslocar até a cidade mais próxima para ter acesso a um banco. E muitos, infelizmente, têm sido vítimas de outra modalidade de assalto praticada por quadrilhas que estão se especializando em roubar velhinhos. Quem também é bastante penalizado é o comércio do município onde a agência é fechada. Qualquer serviço bancário tem que ser realizado a quilômetros de distância. Trava qualquer negócio e dificulta a logística de qualquer empresário.

Alia-se a isso o principal problema: a demora dos bancos – sejam públicos ou privados – em reabrir as agências danificadas por criminosos. Para fugir à responsabilidade, eles alegam de tudo: falta de dinheiro, problemas técnicos e operacionais. Isso quando os lucros de instituições como Banco do Brasil, por exemplo, só aumentam no comparativo com os anos anteriores. No final das contas quem paga é o povo.

Mas há uma luz no final do túnel. A problemática tem unido políticos de todas as colorações e bandeiras na busca de um objetivo comum. Do governador Paulo Câmara ao senador Fernando Bezerra Coelho, passando por deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Também pudera: a pauta está na ordem do dia, é urgente e precisa de união e força política para andar. Não tem outra saída a não ser pressionar, aqui e em Brasília, instituições como o Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e outros bancos. É uma grande oportunidade de se usar a política para o bem. Isso, claro, aliado ao reforço na segurança do interior. Só assim o povo pernambucano vai parar de penar.

IPUBI – Na contramão do fechamento de agências, Ipubi ganhou um novo estabelecimento do Banco do Brasil semana passada. A luta foi grande, mas o povo saiu ganhando graças à articulação do prefeito Chico Siqueira, do deputado federal Fernando Monteiro e do próprio governador Paulo Câmara. “Essa é uma vitória do povo de Ipubi”, comemorou Fernando. Que o exemplo do município do Araripe se replique em todo o estado.

TRABALHO – Fernando Monteiro, inclusive, tem desprendido esforços para conseguir a reabertura de outras agências bancárias. O parlamentar, junto com o prefeito Arquimedes Valença, luta para devolver à Buíque uma agência do Banco do Brasil. O deputado já conseguiu uma unidade da Caixa Econômica Federal para Panelas, onde atua em parceria com a prefeita Joelma Duarte Campos e com o ex-prefeito Sérgio Miranda. O parlamentar também garantiu duas unidades do INSS, uma para Panelas e outra para Itamaracá, esta em articulação com o prefeito Tato.

PROJETO DE LEI – Em outra frente, o também deputado federal Severino Ninho trabalha para tornar lei um projeto que determina prazo para a reabertura de bancos danificados por vandalismos e explosões. O socialista foi relator da matéria de número 5.280/16. O relatório apresentado por Ninho, e aprovado, por unanimidade, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, determina que, sempre que o prazo de abertura for superior a 15 dias, o banco é obrigado a dispor de serviço provisório que ofereça, no mínimo, saque, depósito, pagamento e recebimento de salário.

COBRANÇA – Ontem, dois deputados estaduais também engrossam o coro pela reabertura de agências. Odacy Amorim e Rodrigo Novaes foram duros, durante debate no programa de Aldo Vilela, na Rádio CBN, quando questionados sobre o tema. Odacy chamou atenção para o sofrimento dos sertanejos, enquanto Rodrigo lembrou a viagem que fez à Brasília para uma reunião com o presidente do BB, Paulo Caffarelli, para cobrar a reabertura de agências. De acordo com o parlamentar, esta é a realidade das cidades de Terra Nova, Itaíba, Afrânio, Dormentes, Águas Belas, Orocó, Serrita e Jatobá.

Curtas

DISTRITAL MISTO – O Senado aprovou, ontem, por 40 votos favoráveis e 13 contra, dois PLs que estabelecem voto distrital misto para as eleições vereadores e deputados federais, estaduais e distritais. De autoria dos senadores José Serra (SP) e Eunício Oliveira (CE), as matérias seguem para a análise na Câmara Federal. Contudo, mesmo que os deputados aprovem as medidas, as novas regras não valerão para a eleição de 2018 porque, segundo a Constituição, qualquer alteração eleitoral precisa entrar em vigor um ano antes da eleição seguinte.

PENA REDUZIDA – O Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) diminuiu a pena de Eduardo Cunha para 14 anos e seis meses – ele havia sido condenado a 15 anos e quatro meses pelo juiz Sérgio Moro. Apesar de não ter havido unanimidade, os desembargadores decidiram ainda pelo cumprimento imediato da pena após o julgamento de prováveis embargos de declaração.

TEATRO – Cedido ao TER-PE em 2012, por meio de comodato, o anexo do Teatro Paulo Freire, no Centro do Paulista, será devolvido à administração municipal em até 90 dias. A novidade, que representa uma conquista para a classe artística da cidade, é o resultado de um pleito antigo do prefeito Junior Matuto junto ao órgão da Justiça Eleitoral. O gestor do Paulista, inclusive, esteve reunido, ontem, no Recife, com o presidente do TRE/PE, Luiz Carlos de Barros Figueiredo. Na ocasião, o desembargador atendeu à solicitação do prefeito e “bateu o martelo” sobre a devolução do imóvel.

Perguntar não ofende: Vai durar até quando o jogo de prende e solta da turma de Jorge Picciani no Rio de Janeiro?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Nehemias

Bolsonaro, o encantador dos analfas.

Nehemias

Impossível não amá-lo! Lula é nosso!

Nehemias

Bolsonaro, o encantador de burros.

Nehemias

Geisel: O combate à corrupção foi palavra de ordem durante a ditadura. Nos porões do regime, porém, a ilegalidade prevaleceu.

marcos

Os Mortadelas em Pernambuco votam assim: Para Governador, Paulo Câmara..Para Senador..João Paulo e Mendonçinha.. UiUiUIIi bate panelinha


bm4 Marketing 5

20/11


2017

Coluna da segunda-feira

Os novos caminhos da Segurança em Pernambuco

A segurança pública se tornou, nos últimos anos, o maior desafio para quem está à frente dos nossos Executivos estaduais. Os já bastante elevados números de assaltos, homicídios e outros tipos de crimes foram catapultados com a ramificação do tráfico de drogas no País, colocando os governadores de Estado contra as cordas. E esse triste fenômeno encontrou no consumo do crack e toda a cadeia que o acompanha o combustível ideal aliciar um verdadeiro exército que se divide entre meros batedores de carteiras viciados e facções como o Comando Vermelho – originário do Rio de Janeiro – e o Primeiro Comando da Capital, o PCC – nascido em São Paulo.

Em Pernambuco, a explosão desse verdadeiro "coquetel molotov" espalhou estilhaços por todos os lados. O governador Paulo Câmara, que herdara um Pacto Pela Vida sem o mesmo fôlego, leia-se recursos, dos anos dourados do Governo Eduardo Campos, precisou apostar na mudança de nomes – secretários, chefes de Polícia e comandantes militares –, de protocolos e de perfil de investimento. Fazer mais com menos deixou de ser apenas uma opção que ficava muito bonita no discurso para se tornar uma prática que não conseguia lutar contra a curva ascendente dos dados negativos expostos diariamente na Imprensa.

Paulo precisou ser criativo, usar todo o seu conhecimento de gestão pública, afinal, foi assim que ele foi apresentado à população no debate eleitoral de 2014, para encontrar os atalhos necessários que garantissem mais recursos para a sua política de segurança. O governador imprimiu um forte arrocho em sua gestão; cortou na carne, no osso e até no tutano. Foi juntando aos pouco os R$ 290 milhões que encorpam o seu Plano de Segurança de Pernambuco. Um pacote que aposta fortemente no aumento do número de profissionais de segurança (contratação de 4.500 novos policiais) e na estrutura que sustentam a sua atuação, como novos Batalhões, Batalhões Especializados, Companhias e na aquisição de helicópteros e outros equipamentos.

E, faltando menos de um ano para a eleição, os números começam a aparecer. Muito timidamente, é verdade. Porém, suficientes para imprimir mais confiança no alcance de um resultado positivo, ou pelo menos não tão duro como o que estávamos nos acostumando a ver. Só para se ter uma ideia, o município de Caruaru, governada pela principal prefeita de oposição a Paulo, Raquel Lyra, já registrou em outubro e setembro uma redução próxima de 50% no número de homicídios. Esse efeito não ocorreu por acaso. Paulo encaminhou, em setembro, 140 homens dos 1.500 policiais militares recém-formados, os tais laranjinhas, para a Capital do Agreste. E a resposta foi muito rápida. Esse resultado ainda deve ser otimizado pelo envio de outros 160 praças que passaram a compor, desde a última terça-feira, o BIESP, Primeiro Batalhão Especializado do Interior.

Esse aumento regionalizado do efetivo policial propiciou que o governador se lançasse em visitas por todas as regiões do Estado para "apresentar" à população os novos homens da PM. Fez isso em Garanhuns, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão. E já agendou idas à Araripina, Tamandaré e outras cidades na próxima semana. Paulo entendeu que a sensação de segurança é tão importante quanto a própria segurança. O efeito laranjinha mostra isso. Quanto mais novos policiais com o boné de cor chamativa ocupam as ruas, mais gente deixa suas casas para viver seus municípios.

Sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, O governador reuniu um grande número de prefeitos para anunciar a criação de batalhões de Polícia, batalhão especializado, reforços de efetivos municipais e criação de novas delegacias. Destacar os incrementos virou uma prioridade na sua agenda. De olho em 2018, Câmara sabe muito bem que a possibilidade de uma real mudança no cenário da segurança pública pode lhe garantir o fôlego necessário para entrar na disputa com muito mais chances de carimbar a reeleição.

BIOMETRIA – O Tribunal Regional Eleitoral (TER) reúne, no próximo dia 29, diversos prefeitos e vereadores (de todos os lados) para pedir mais empenho no processo de biometria. Os municípios mais problemáticos hoje são Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata, cujos números estão muito ruins. O Cabo tem 164.524 eleitores. Só 75.346 fizeram a biometria até agora; percentual de 45,80%. Já Camaragibe possui 123.470 eleitores. Só 61.586 (49,88%) fizeram até agora. Dos 80.441 eleitores de São Lourenço 43.844 fizeram biometria, o equivalente a 54,50%. A meta do TER é chegar a 100% nas três cidades.

BIOMETRIA 2 – A biometria é importante porque reduz consideravelmente a possibilidade fraudes nas eleições. E quem não fizer terá o título eleitoral cancelado. Com o título cancelado, são várias implicações: o cidadão pode perder o Bolsa Família, não terá acesso a recursos como os do Fies ou Minha Casa, Minha Vida, nem financiamento em banco público. Também fica impedido de tirar passaporte e de assumir algum emprego em estatal. Aquele jovem que, por exemplo, quiser participar do programa Ganhe o Mundo não poderá viajar.

BIOMETRIA 3 – O papel do Tribunal Regional Eleitoral é orientar as pessoas. O processo é rápido. Pode ser agendado no site ou então ir sem agendar mesmo, no cartório ou posto eleitoral de cada município. Não podemos deixar para última hora, em nome do conforto do próprio eleitor, e para evitar transtornos.

SOCIAL – O TER-PE também está atuando no social. A entidade lançou a terceira edição do Programa Novos Rumos. A iniciativa, que no início contatava com apenas cinco pessoas, acolherá 13 jovens durante um período de até seis meses, em unidades do próprio Tribunal. Com essa iniciativa, o TRE-PE quer servir de exemplo para que outros órgãos públicos tomem medidas semelhantes. “Desejo que vocês se dediquem pensando no bem de vocês mesmos, e para que a gente possa provar a essa sociedade que vale a pena dar essa oportunidade a todos, que todo mundo merece uma nova chance”, declarou o presidente do Tribunal, Luiz Carlos de Barros Figueiredo.

Curtas

PRESIDENCIÁVEL – Mirando 2018, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, desembarca no Recife para cumprir agenda neste domingo e segunda-feira. Provável nome do PSDB ao Planalto, Alckmin se reunirá hoje com políticos e empresários. Também assistirá missa na Igreja Madre de Deus, Recife Antigo, às 11h, e visitará uma comunidade do Pilar. Amanhã ele estará na Fiepe, para um café da manhã. Em seguida, participa de palestra sobre gestão pública no Paço Alfândega. Os atos servirão como teste de popularidade para o tucano em Pernambuco.

CONSELHEIROS TUTELARES – O deputado federal Severino Ninho tem encampado diversas lutas em prol dos conselheiros tutelares pernambucanos. O socialista tem usado a tribuna da Câmara para parabenizar e incentivar o trabalho da categoria. Ninho defende a aprovação de dois Projetos de Lei que autorizaram os conselheiros tutelares a serem reconduzidos mais de uma vez aos seus cargos.

SANTA MARIA DA BOA VISTA – No seu primeiro mandato à frente da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão, Humberto Mendes tem trabalhado muito para organizar o Executivo municipal em áreas fundamentais como Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Infraestrutura. O gestor também tem articulado parcerias com a Sétima Companhia Independente de Polícia Militar para reforçar a segurança na cidade.

Perguntar não ofende: A delação de um ex-assessor de Geddel Vieira Lima pode implodir o que sobrou do Governo Temer?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Nehemias

Lula é o primeiro presidente a receber o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico de Davos

Nehemias

10 escândalos de corrupção da Ditadura, abafados pelas Forças Armadas. https://falandoverdades.com.br/escandalos-de-corrupcao-na-ditadura/.WhNfvE_NDhV.facebook

Nehemias

Nova pesquisa. Lula 42% Bolsonaro 16% Marina 7% Alckmin 5% iro 4%. Chora analfas.

Nehemias

Bolsonaro, o encantador dos Analfas.

Nehemias

Bolsonaro, o encantador de burros.


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores