Descobertas farão Petrobras maior petroleira do mundo

 As reservas gigantes recém-descobertas pela Petrobras — Tupi, Carioca, Júpiter e Bem-te-vi — vão alçar a empresa à condição de maior companhia do mundo no setor. Segundo especialistas, a reivindicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), de que o Brasil terá uma ‘cadeira’ entre os grandes, faz muito sentido: em cinco a 10 anos, quando essas reservas estiverem sendo exploradas, o País vai figurar entre os maiores exportadores mundiais.

Há alguns anos, seria difícil acreditar na viabilidade comercial desses campos por conta da necessidade de fazer investimentos pesados. Com a alta na cotação do petróleo — que tem estimativas de terminar o ano no patamar de US$ 200 —, esses recursos serão compensados e vão garantir à Petrobras a liderança na tecnologia de extrair petróleo da camada do pré-sal, a até quase 7 km de profundidade.

Tupi e Júpiter aparecem nas estatísticas internacionais entre as mais importantes descobertas de petróleo e gás dos últimos 10 anos. Cada um deles tem reserva estimada de 6 bilhões a 8 bilhões de barris. A Petrobras já confirmou outra descoberta em águas ultra-profundas, nos campos de Carioca e Guará, mas ainda não forneceu o volume.(JB Online)

Publicado em: 20/07/2008