Meu filho aniversaria, mas quem ganha o presente sou eu

Meu amigo Inácio Neto, da Faculdade de Medicina de Olinda, hoje uma das melhores do País, se emocionou, ontem, com o texto que escrevi para o meu filho primogênito Felipe Martins e me presenteou com uma belíssima e colorida tela do caboclo de lança pintanda pelo olidense Ricardo Coimbra. Vou mandar para meu filho deixar sua casa com o charme do Carnaval pernambucano nos Estados Unidos.

Coimbra é fantástico. Inácio tem um verdadeiro acervo das suas obras na Faculdade de Medicina de Olinda. O artista explora o tema carnaval representado por caboclos de lança, Galo da Madrugada, Homem da Meia-Noite, personagens evidenciados em terceira dimensão nas telas. Famoso por misturar o popular e o erudito, une em uma mesma expressão plástica as técnicas de artesanato, escultura e pintura.

Costuma, também, reproduzir paisagens de Recife e Olinda, principalmente suas construções históricas, pontes, coqueiros, arrecifes e casas coloridas. Recentemente, fez uma exposição em Fernando de Noronha. No arquipélago, explorou paisagens e reproduziu suas já conhecidas técnicas de contraste, sombra e luz, com traços feitos a dedo, pincel, bisnaga e outros materiais.

Publicado em: 18/10/2020