Araripina atinge nota histórica no IDEB

Com a divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, o município de Araripina atingiu a nota histórica de 4,9 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (4ª série/5º ano). O salto na qualidade da educação municipal refletiu no crescimento da nota que era de 4,1 em 2017 e subiu para 4,9 em 2019.

Fatores foram determinantes, como o funcionamento das escolas nucleadas – que estão colocando fim ao modelo multisseriado; a garantia de transporte e alimentação escolar de qualidade que tem gerado excelentes números de frequência em sala e também registrado o menor índice de evasão escolar da rede; a valorização e o investimento nos professores e servidores da educação municipal, mantendo rigorosamente em dia o pagamento dos salários dos servidores do Fundeb 40 e 60 e uma política de investimentos em reformas, ampliações e construções de novas escolas e creches.

Assim, o município de Araripina conseguiu mudar a realidade da educação pública que antes era um caos com frequentes greves de professores, atrasos de salários, baixa frequência escolar e alta evasão devido à falta de qualidade no ensino, merenda e transporte.

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, comemorou o resultado divulgado pelo INEP e destaca a confiança na melhoria da educação municipal. “Este resultado refere-se ao primeiro ano da nossa administração onde ainda estávamos arrumando a casa pela bagunça deixada pela gestão passada. Estamos muito felizes que hoje nossas crianças têm uma educação de qualidade, pois é um dos meus sonhos: transformar a realidade da nossa cidade através da educação. Estamos no caminho certo”, destacou Pimentel.

Publicado em: 16/09/2020