Live da quarta trata de segurança nos presídios

A advogada criminalista carioca Maíra Fernandes é uma das mais credenciadas defensoras dos direitos humanos no País. É a convidada da live da próxima quarta-feira, às 19 horas, pelo Instagram deste blog. Ninguém conhece como ela alternativas para melhoria da política prisional, investimento pelos estados em modelos de apoio aos detentos, como associações de proteção e assistência a condenados e colônias agrícolas.

É grande estudiosa das legislações sobre drogas. Acha que deixar que o policial decida se a quantidade de droga apreendida configura tráfico ou uso, sem tabela de quantidades, dá margem a arbitrariedades e defende a criminalização das drogas no País.

A advogada também é favorável à adoção de novas políticas para reduzir a superlotação dos presídios, com medidas que levem à diminuição de prisões preventivas e temporárias.

Outro tema sobre o qual ela possui uma visão crítica é a Operação Lava Jato. Já afirmou, sobre a operação que “desnudou um empreendimento criminoso multifacetado, com a participação de inúmeras pessoas, durante muitos anos”.

E alerta para o fato de que “nem sempre as provas apresentadas contra um dos réus podem ser as mesmas para todos os demais, como se eles seguissem acorrentados numa acusação comum”. Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.

Publicado em: 09/08/2020