CadĂȘ o gatil da Prefeitura do Recife?

Houldine Nascimento, da equipe do blog

Em resposta à enorme quantidade de gatos espalhada na área de lazer da Avenida Beira Rio, na Torre, e em outros pontos da cidade, a Prefeitura do Recife havia anunciado, em junho de 2019, a construção de um gatil. O assunto foi tema de reportagem na Rede Globo e a promessa era de que o abrigo de animais ficasse pronto até agosto do ano passado.

Na ocasião, o gerente de Vigilância Ambiental da Prefeitura, Jurandir Almeida (foto 1), esteve presente na Beira Rio e viu de perto a situação que afligia comerciantes e moradores. Mais de um ano depois, não há sinal desse abrigo para gatos. 

Ativistas agem por conta própria

Por diversas vezes, o trabalho de acolher os animais abandonados tem ficado para ONGs, que nem sequer contam com suporte da administração municipal. Um exemplo é a casa de passagem Eu amo animais, que fica no bairro do Prado, Zona Oeste recifense. O espaço é gerido por Elpídio Araújo (foto 2) e existe desde junho de 2014.

Até agora, passaram por lá cerca de 500 animais adotados e recolhidos da rua. A maior dificuldade, conta Elpídio, é dar ração para 80 gatos, nove cães, além de garantir a vacinação dos bichinhos.

Doações podem ser feitas

Para ajudar Elpídio a manter o abrigo, basta entrar em contato com ele pelo WhatsApp: (81) 98474-8533. Também é possível fazer doações diretas na conta bancária:

Caixa Econômica Federal
Elpidio Alberico A Araujo
CPF: 698.243.804-00
Agência: 1028
Operação: 013
Conta-corrente: 00000549-2

Elpidio Araújo também criou um aplicativo de rádio intitulado "Eu amo animais", que pode ser baixado no Google Play.

Publicado em: 02/08/2020