Correios têm greve programada para próxima terça

Houldine Nascimento, da equipe do blog

Funcionários dos Correios ameaçam deflagrar uma greve na próxima terça-feira (4). A razão alegada pelos trabalhadores da estatal brasileira responsável por entrega de correspondências é uma proposta da Diretoria, que visa a cortar alguns benefícios e adequar outros à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), usando como justificativa a atual crise econômica do país causada pela pandemia.

Caso a medida seja aprovada, reduzirá os adicionais de férias e noturno, a licença maternidade, entre outras concessões mais generosas do que as previstas na CLT. A proposição também pretende retirar indenização por morte ou invalidez e o pagamento de multas dos funcionários.

Para evitar a deflagração da greve, os Correios apresentaram uma proposta de acordo aos trabalhadores. Uma nota divulgada pela empresa afirma que a readequação vem sendo feita em respeito à legislação e à CLT. Além disso, visa à saúde e ao equilíbrio financeiro da instituição. A estatal também observa a paralisação como uma "reação imprópria".

Publicado em: 01/08/2020