O que faltou dizer da pesquisa em Jaboatão

Por Zeca Martins*

Na virada de hoje para amanhã, a meia-noite, o Blog do Magno vai divulgar a pesquisa que nós da Potencial estamos realizando para avaliar o cenário eleitoral para as eleições municipais de 2020 em Olinda. Será a segunda da série para a Região Metropolitana do Recife. Enquanto ainda estamos na expectativa dos resultados, trago novas análises e considerações finais do estudo realizado para o pleito em Jaboatão dos Guararapes.

Considerando o cenário atual da sua gestão, o potencial eleitoral do prefeito Anderson Ferreira, isto é, aqueles eleitores que votariam com certeza ou poderiam votar nele para um novo mandato de prefeito é de 59%. Uma possibilidade de mais 14 pontos percentuais, o que equivale a um crescimento de 1/3 em relação aos 45% de intenção de voto registrados no estudo. O segundo pré-candidato com maior potencial eleitoral é Ulisses Tenório (PSB), que tem chances de chegar até 20% de preferência entre os eleitores.

Quando consideramos a análise segmentada pela região de moradia do eleitor, o prefeito aparece na frente em todas elas, com destaque para as regionais 4-Muribeca e 7-Guararapes, com mais de 50% de intenção entre os moradores. O menor percentual foi registrado na R2-Cavaleiro (38%). Entre homens e mulheres praticamente não existe diferença estatística entre os percentuais, com respectivamente, 47% e 44%, podemos considerar uma igualdade técnica por conta da margem amostral da pesquisa (4%). O mesmo acontece quando se avaliam os resultados por faixa de renda mensal familiar, 45% (até 2 SM), 46% (entre 2 SM e 5 SM) e 45% (acima de 5 SM). A intenção em votar no Prefeito Anderson Ferreira é de quase 60% entre os mais jovens (16 a 24 anos), de 2/3 entre aqueles com menor instrução e de 44% entre os que têm maior nível de escolaridade (superior).

Chamando a atenção do universo político local, natural e esperado em um ambiente de pré-campanha eleitoral, os resultados evidenciam a gestão desenvolvida pelo prefeito Anderson Ferreira, reconhecida de forma expressiva pela população pesquisada. Em sua coluna de ontem Magno Martins definiu muito bem: “Anderson Ferreira em céu de brigadeiro”, é o que de fato retratam os resultados da pesquisa.

Importante salientar que a parceria entre a Potencial e o Blog do Magno não se deu de forma simplista, foi construída levando em consideração a experiência da empresa realizando estudos em todo o país. A POTENCIAL atua nacionalmente desde 2007, desenvolvendo análises e diagnósticos sobre o ambiente político-eleitoral e de mercado.

Agora é aguardar os resultados da avaliação em Olinda para analisar o cenário político-eleitoral no município.

A pesquisa eleitoral de intenção de voto realizada em Jaboatão dos Guararapes está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PE- 06059/2020 para o cargo de Prefeito para as eleições municipais de 2020 de acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019.

*Diretor da Potencial, professor universitário, estatístico filiado ao CONRE 5ª. Região sob o número 8707, especialista em Marketing Eleitoral, especialista em Pesquisa de Opinião e de Mercado, pós-graduando em Data Science e Analytics pelo SENAI/CIMATEC

Publicado em: 08/07/2020