João Arraes vence a guerra frente à Covid-19

Na guerra contra o inimigo silencioso e traiçoeiro, a Covid-19, cada alma vitoriosa vale milhões de motivos para dobrar o sino em comemoração. Meu amigo ficha limpa João Arraes, 75 anos, diabético e hipertenso, me ligou ontem, com o coração ancho de felicidade: escapou da morte, não a Severina que arrasta tantos nordestinos ao outro mundo, mas a covidiana.

Ficha limpa porque, diferente de tantos políticos sem-vergonha, nunca meteu a mão no dinheiro alheio. Exerceu cargos públicos, entre eles vereador do Recife e secretário de Segurança Pública, sem nunca se envolver em maracutaias. Sertanejo honrado, batizado como Miguel Arraes, parente bem próximo, na Chapada do Araripe. 

Bom camarada, delegado de polícia de carreira, João teve quatro mandatos de vereador do Recife, eleito duas vezes primeiro-secretário da Casa. Disputou o Senado e ganhou notabilidade como secretário de Segurança no Governo Carlos Wilson. Seu último mandato se encerrou em 2012 e de lá para cá nunca foi lembrado para emprestar seu talento nos governos socialistas.

Mas a Eduardo Campos deu o sangue e o suor do seu rosto, um dos primeiros a apostar na sua candidatura a governador. Foi aliado fiel, daqueles que gastavam a gasolina do carro particular e sola de sapato comendo poeira e levando sol na cara pelas estradas do Sertão empunhando as bandeiras mais legítimas do seu amigo Eduardo.

Com a Imprensa, teve uma relação transparente e ainda é uma bela fonte, bem informado como sempre. João ficou 14 dias internado no hospital, local, segundo ele, em que foi contaminado quando visitava um parente submetido a procedimento cirúrgico. Cumprindo a última etapa da recuperação em casa, me disse ontem que também como tantos outros casos escapou da morte por um milagre.

"Não tomei cloroquina. Meu tratamento foi à base de antibióticos e de muitas orações", desabafa, emocionado. João é amigo dos amigos, sabe como poucos cativar e manter a legião de amigos e admiradores. 

Tiro o chapéu para ele!

Publicado em: 24/05/2020