Deputados e senadores de PE se reunirão com prefeitos

Coordenada pelos deputados Augusto Coutinho (SD) e Wolney Queiroz (PDT), a bancada pernambucana na Câmara participa de uma assembleia com todos os prefeitos do Estado na segunda-feira (25). A iniciativa é da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). “Fomos convidados e aceitamos porque é muito importante estarmos em diálogo com os prefeitos neste momento. Há muitas questões que têm sido levantadas e dizem respeito ao trabalho no Congresso. Especialmente projetos em discussão como os que envolvem repasses para os municípios enfrentarem este momento de crise decorrente da pandemia”, disse Coutinho.

Entre os assuntos que devem ser levantados, está um possível adiamento das eleições municipais. Em entrevista a este blog, na última quinta-feira (21), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), falou sobre a criação de uma comissão mista composta por deputados e senadores para debater o adiamento do pleito deste ano, descartando a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

Outro assunto que deve ser levantado pelos gestores municipais diz respeito ao pagamento de obrigações previdências e de precatórios neste momento de pandemia. “São questões delicadas e que têm impacto direto sobre os caixas dos municípios e sobre a população que vive nestas cidades, especialmente as do interior. Este é um momento grave, pois, se por um lado os prefeitos precisam destinar mais recursos para saúde e assistência social, por outro têm visto quedas significativas nas arrecadações via impostos. E a União tem esse papel de prestar socorro. Por isso, acredito que a conversa com os parlamentares, neste momento, é essencial, tanto para ouvirmos as necessidades dos prefeitos, quanto para falarmos sobre o que tem sido feito”, concluiu Augusto Coutinho.

Publicado em: 23/05/2020