Zeca quer Arcoverde como bra├žo do Porto Digital

O ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB) realizou uma live, na última quarta (20), para falar sobre inovação e tecnologia com foco no desenvolvimento de cidades de médio porte. Uma das grandes ideias levantadas foi implantar um "braço" do Porto Digital para Arcoverde. Ou seja, transformar a cidade em um polo tecnológico. O encontro contou com a publicitária Izabela Domingues, PHD em consumo e cibercultura, professora da UFPE e do CESAR School, como debatedora. 

Milhares de internautas acompanharam a conversa, que tratou de várias questões dentro do tema o "pós-coronavírus e a inovação". O ex-prefeito ressaltou o momento difícil provocado pela pandemia. Em suas palavras, "é preciso cuidar do hoje, preservar as vidas e pensar no futuro".

Zeca revelou sonhar com parcerias envolvendo o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), a UFPE e o Porto Digital, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Educação do município, para oportunizar conhecimento para os jovens e transformar Arcoverde em uma grande incubadora de tecnologia.

 “Assim podemos preparar ainda mais nossos jovens, inserir ainda mais a mulher no mercado de trabalho, aumentando a qualificação, gerando renda e emprego para a cidade em parceria com as empresas de tecnologia que já existem em Arcoverde”, afirmou.

Ao se referir às sugestões do ex-prefeito, Izabela Domingues afirmou: "O caminho é trabalhar junto. É momento de fazer junto e compartilhar conhecimento. Acho que Arcoverde tem tudo para ser bem-sucedida. Pode sonhar, como deve sonhar e deve fazer. Atuar junto a parceiros que desejam dar esse passo adiante, como você que entende que é por aí que a gente tem que rumar para poder alavancar a economia, distribuir riqueza, poder capacitar as pessoas e que Arcoverde possa ser um polo de ponta ainda mais ligada a essas transformações do mundo presente, do mundo digital que não param de acontecer”.

Izabela comenta que, para isso acontecer, primeiro precisa de liderança com esse olhar sobre as necessidades da cidade. “É preciso ter esse olhar que você tem que Educação é fundamental e ofertar esses acessos é fundamental. E isso se faz articulando atores sociais que vão somar forças e trazer essa condição para o município. Então ter uma liderança como você que tem essa visão avançada, essa visão pra frente vai fazer com que a cidade cresça como um todo”.

Outro ponto importante explorado pelo ex-prefeito Zeca Cavalcanti foi usar todo esse potencial de inovação e tecnologia na gestão pública, otimizando a saúde, a educação, gerenciando o município de uma forma mais econômica para que sobre mais recursos para investir onde mais se precisa.

Publicado em: 23/05/2020