Coluna desta segunda na Folha

Por usina, Feitosa bate em Marília

Pré-candidata do PT à Prefeitura do Recife, a deputada Marília Arraes estendeu o debate sobre a instalação da usina nuclear em Itacuruba, com forte pronunciamento contrário em seminário do PT, em São Paulo. “Mostrou que está desconectada com os aspectos positivos que o projeto levará para Itacuruba e região”, reagiu o deputado Alberto  Feitosa (SD).

Na cruzada para Pernambuco abocanhar o maior investimento dos últimos anos no Nordeste, orçado em mais de U$ 40 milhões, o deputado já esteve em Angra dos Reis, para conhecer o funcionamento das usinas nucleares em operação há 40 anos e, na semana passada, em Itacuruba, onde esquentou o debate com a própria população.

“Itacuruba tem uma taxa de suicídio dez vezes maior que a média nacional pelo seu vazio demográfico, falta de emprego e déficit social”, lembra, adiantando que a usina tem tudo para mudar esta realidade brutal, ignorada por Marília.

Fora da real – Feitosa acha que Marília tem que sair da posição cômoda em que se encontra, de criticar o que não conhece, para se atinar aos fatos. “Não sabe ela de uma pesquisa divulgada pelos blogs da região na qual 70% da população de Itacuruba já se convenceu de que a usina não é bicho papão, mas algo da mais alta relevância para criar um novo polo de desenvolvimento no Estado”, afirmou.

Drama sertanejo – Depois de levar tanta pauleira em Afogados da Ingazeira, a Compesa informa que encontrou a saída para o drama da falta de água: a construção de uma estação de tratamento em Tabira, que, segundo a estatal, mesmo em outro município, beneficia Afogados. “Hoje, a estação de Afogados reforça Tabira, isso vai acabar”, diz a direção da Compesa. Será?

Vai de carona – Consultados pela coluna, especialistas em legislação eleitoral não têm receio de inferir que não há mais tempo hábil até as eleições municipais para criação do Aliança pelo Brasil, o novo partido do presidente Bolsonaro. Mesmo com a caneta na mão e um exército de aliados, a tendência é Bolsonaro é pegar carona em outros partidos para eleger prefeitos e vereadores.

Republicanos – Não é só o Avante que tem seminário, dia 6, em Gravatá. O PRB, presidido no Estado pelo deputado Sílvio Costa Filho, realiza o Encontro Regional do Republicano, na próxima sexta-feira, no Recife Praia Hotel, às 14 horas, com a presença do presidente nacional, Marcos Pereira.

Até com Wi-Fi – A obra de Miguel Coelho (MDB) em Petrolina, que desperta inveja de muitos gestores pelo elevado índice de investimentos, não é apenas alicerçada no cimento. Entregou 88 ônibus para atender 22 linhas de diversos bairros da cidade com serviços até de Wi-Fi e tomadas USB para celular.

Cabeça dura – A prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), não se curva às regras da destinação dos recursos dos precatórios do Fundef e reforça a decisão, tomada em acordo com os servidores, segundo ela, para usar o dinheiro em pagamento de pessoal. A União não permite. Vai se ferrar.

Perguntar não ofende: Por que a Compesa passou a ser tão bombardeada depois que fritou Roberto Tavares, uma das melhores revelações de Eduardo Campos?

Publicado em: 25/11/2019