Ação de André Régis foi selecionada para congresso

Considerado por especialistas como sendo um trabalho referencial sobre as questões da educação pública na região Nordeste do Brasil, que reflete em grande medida a realidade nos bolsões de pobreza da América Latina, a plataforma digital Raio-X das Escolas disponibilizada em tempo real pelo vereador e professor André Régis juntamente com a sua equipe técnica, foi a escolhida pela Midwest Political Science Associations, entre experiências de vários países, para o congresso científico da instituição em abril de 2020 na cidade de Chicago, nos EUA.

Em comunicação formal ao gabinete do vereador a MPSS informa que o "X-ray of educational infrastructure and the quality of education” foi aprovada para compor a agenda oficial do evento que reúne notórias autoridades nos campos da ciência. André Régis já confirmou presença no congresso onde fará uma conferência durante sessão plenária.       

Desde 2013, quando decidiu montar uma equipe multidisciplinar a partir do meio acadêmico onde ele trabalha como professor de Ciência Política e Direito Constitucional, o vereador André Régis fez a opção de dedicar seus mandatos a um amplo e objetivo levantamento sobre a real situação da rede pública de ensino do Recife. Com doutorado e PhD obtido na universidade de New York, o parlamentar promoveu vários seminários em seu gabinete e propôs um desafio aos seus assessores com o propósito de trazer à tona os motivos pelos quais as crianças pobres que dependem da escola pública não conseguem alcançar um nível de aprendizado nivelado aos jovens cujas famílias podem pagar mensalidades em unidades particulares de ensino.

Depois de continuados ciclos de visitas técnicas previamente agendadas para todas as 300 escolas públicas que continuam sendo inspecionadas desde então, André Régis contabiliza até agora 1.100 relatórios documentados com imagens, vídeos e artigos disponibilizados inclusive no site www.raioxdasescolas.com.br. Todo esse conteúdo está sempre atualizado para cada escola incluindo dados sobre o IDEB para os cursos fundamentais 1 e 2, situação da infraestrutura dos prédios, condições de higiene, entregas de fardamentos e material escolar, acessibilidade, avaliação do ambiente de trabalho, entre outros detalhes que de forma inédita estão disponíveis na plataforma digital.

As equipes de gabinete do parlamentar já rodaram cerca de 55 mil km nos últimos seis anos em visitas e revisitas às escolas públicas mantidas pela prefeitura recifense. Os resultados obtidos e exibidos no site revelam por um lado situações adversas repetitivas que comprometem a eficácia da escola pública no Recife. André Régis já encaminhou mais de 1.500 requerimentos solicitando providencias corretivas para o atual sistema de ensino público que para ele não funciona e está longe de assegurar aos adultos de amanhã a garantia mínima de acesso ao mercado de trabalho do século XXI.

Publicado em: 12/11/2019