Detran realiza operação Rota de Fuga em Boa Viagem

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Diretoria de Fiscalização, levou, ontem, para o cruzamento da Rua Raul Azevedo com Frei Leandro, em Boa Viagem, a Blitz da Operação Rota de Fuga – ORF, que vem fugindo do tradicional modelo da blitz estática, investindo na descentralização de suas equipes, com raio de cobertura abrangendo a via principal e suas secundárias, que recebem o trânsito dessa principal, tornando-se potenciais rotas de fuga para os infratores.

Conforme destacou Paulo Paz, gerente de Fiscalização do Detran, antes de realizar a blitz, agentes de trânsito da ORF realizam estudo prévio em locais estratégicos, mapeando as recorrências de infrações. Com base nisso, a fiscalização monta a blitz nas potenciais rotas de fugas, acessadas pelos motoristas.

A ação contou com 10 agentes, 4 viaturas, 4 motos e guinchos, além do apoio do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, e o 19º Batalhão da Polícia Militar – BPM. Ao todo foram realizadas cerca de 105 abordagens de veículos, desses, 44 foram autuados e 78 testes de alcoolemia forma realizados, além da remoção de 6 veículos para o deposito do Órgão.

A ORF atua de forma descentralizada, onde as equipes fazem com que seu raio de cobertura abranja uma via principal e as vias nas quais deságua o trânsito dessa principal, tornando-se potenciais rotas de fuga para os infratores, afastando-se do modelo tradicional da blitz estática. Dessa forma, as equipes focam a fiscalização de alcoolemia, disputa de velocidade, manobras arriscadas, entre outros

Publicado em: 08/11/2019