Coluna desta quarta na Folha

Aprovado, Izaías pode eleger sucessor

Em tempos tão bicudos, prefeito bem avaliado é coisa raríssima neste Nordeste de desigualdades sociais gritantes. Garanhuns, um dos cartões postais do turismo, foge à regra. Ali, o trabalhista Izaías Régis, fechando a segunda gestão, tem incríveis 66,7% de aprovação, segundo pesquisa do Instituto Opinião.

Pelo levantamento, o vice-prefeito Haroldo Vicente (PTB), candidato apoiado pelo prefeito, já desponta em segundo lugar, com 16,3% das intenções de voto ante 22,7% do socialista Sivaldo Albino, das forças governistas no Estado lideradas pelo governador Paulo Câmara.

Transferir voto é uma barreira quase intransponível em colégios eleitorais urbanos como Garanhuns, mas a história mostra que prefeitos com avaliação positiva acima de 60% dificilmente deixam de emplacar seus sucessores. Se o julgamento em Garanhuns se der pelo Governo Izaías, Haroldo já pode preparar a beca da posse.

Delegado sai candidato – Picado pela mosca azul, o delegado Israel Rubis, transferido da Regional de Arcoverde para Vitória de Santo Antão, é candidatíssimo a prefeito da chamada porta do Sertão, pelo PP, do deputado Eduardo da Fonte. O respaldo vem do povo, que foi às ruas protestar contra a sua transferência, em ato baixado pelo governador Paulo Câmara. Mais um que troca a polícia pela política.

Poderoso – O deputado Alberto Feitosa (SD) não entendeu a ausência do governador e do prefeito do Recife na homenagem do Fórum Nordeste, na última segunda-feira, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Maia manda, hoje, no País, por ele passa a pauta das reformas e dos altos interesses do Brasil, e, particularmente, do Nordeste”, desabafou, em tom de lamento.

Precavido – Por falar no sucesso da homenagem a Rodrigo Maia, que atraiu a Pernambuco representantes de todos os Estados nordestinos produtores de açúcar e álcool, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), estava de malas prontas para vir ao Recife, mas desistiu quando soube que Paulo Câmara não estaria presente. Na verdade, evitou roubar a cena.

Festejado – O PSB promoveu seminário sobre as eleições municipais, ontem, em Garanhuns, coincidentemente, no mesmo dia em que o meu blog postou a pesquisa do Opinião apontando o pré-candidato do partido, Sivaldo Albino, na frente. Acabou sendo festejadíssimo pela cúpula estadual.

João do Recife – O deputado Renildo Calheiros (PCdoB) acha que João Paulo, pré-candidato comunista em Olinda, só apareceu com 5% na pesquisa do Opinião, porque o eleitorado ainda não o associa o nome João Paulo ao ex-prefeito do Recife. “Quando isso estiver claro, ele dispara”, aposta.

GOVERNADORES – O derramamento de óleo cru nas praias do Nordeste entra na pauta do encontro de hoje dos nove governadores da região no Recife. Eles chegam ao Estado pela manhã, participam da Conferência do Clima e depois fazem mais uma reunião do Consórcio Regional.

Perguntar não ofende: O Nordeste teve algum motivo para celebrar, ontem, com sessão plenária na Câmara, o Dia dos Nordestinos?

Publicado em: 06/11/2019