Coluna desta quarta na Folha

Voluntários com saúde sob risco

O envolvimento voluntário da população na limpeza das praias atingidas por manchas de óleo cru, metendo a mão na massa sem o uso adequado de equipamentos, pode trazer riscos à saúde. Químicos ouvidos pela coluna advertem que os gases voláteis existentes nas camadas do óleo possuem substâncias tóxicas, como o benzeno, altamente cancerígeno.

Quanto à poluição da água para o banho, o óleo expande compostos perigosos só vistos microscopicamente. “A população não tem ideia da gravidade. A rigor, o mais indicado seria usar roupas e equipamentos de astronautas”, adverte um estudioso.

Ele aconselha que órgãos ambientais, como a CPRH, colham, imediatamente, amostras da água do mar com laudos para garantir o banho sem nenhum risco de contaminação. Na Bahia, segundo ele, já existem relatos de pessoas que não usaram os equipamentos exigidos reclamando de fortes dores de cabeça ao dormir.

Piche contagiante – Outro químico adverte aos que acham que a substância jogada nas praias é um simples piche, sem risco algum de contaminação. “Mesmo sendo piche, só o contato e a inalação já provocam risco altíssimo de contrair doenças”, diz o especialista. As imagens nas redes sociais e nos telejornais, em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, mostram pessoas arrastando o óleo até sem luva.

Omissão – Os deputados da bancada adoram aparecer nas redes sociais exibindo o falso exemplo de cidadania, mas na hora de trabalhar em favor da solução do problema não estão nem aí. Ontem, por exemplo, três autoridades federais foram depor numa comissão da Câmara sobre o vazamento de petróleo, mas não havia um só representante do Estado. Vergonhoso!

Sobrevoo – Único representante nordestino presente na comissão que tratou do vazamento de petróleo nas praias da região, o deputado João Roma (PRB-BA) sugeriu a inclusão da Polícia Federal nas investigações da tragédia ao meio ambiente e anunciou que, amanhã, o presidente do Senado, David Alcolumbre, na condição de presidente da República interino, sobrevoará o litoral alagoano.

Prejuízo – Rodrigo Novaes precisa cuidar melhor do turismo. O Estado acaba de sofrer duplo prejuízo: o cancelamento de duas rotas internacionais, uma ligando Recife a Madri, e outra Recife a Frankfurt. No Mapa do Turismo Brasileiro, 27 municípios do Estado já haviam ficado de fora.

O patrono – O novo líder do Governo no Congresso, Eduardo Gomes, do Tocantins, sucessor de Joice Hasselmann, era o primeiro vice-líder governista no Senado por escolha do líder Fernando Bezerra Coelho, a quem é extremamente ligado. Alguém duvida da indicação e apadrinhamento de FBC?

REPERCUSSÃO – Têm obtido uma ampla repercussão os artigos em meu blog, sempre às terças-feiras, sobre as novas regras eleitorais com o crivo da competente advogada Diana Câmara. O de ontem, enfocando a polêmica do mandato coletivo, foi para os anais da Alepe, a pedido de Alberto Feitosa.

Perguntar não ofende: Por que o PDT adiou, ontem, mais uma vez, o julgamento da deputada Tábata Amaral por ter votado a favor da Previdência?

Publicado em: 23/10/2019